Exposição de fotos de gerações entre 1960 e 2014
http://www.bing.com/images/search?q=exposi%C3%A7ao+de+fotos+de+gera%C3%A7oes+entre+1960+e+2014&qs=n&form=QBLH&filt=all&pq=exposi%C3%A7ao+de+fotos+de+gera%C3%A7oes+entre+1960+e+2014&sc=0-19&sp=-1&sk=&cvid=b2d7afdb3bd64c7ca1513f63d7e70d6a#a
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http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/artes-fotografia.htm
Comentários
A utilização de imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam? Este plano de aula pretende fazer com que os alunos conheçam mais profundamente a linguagem fotográfica e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias; por exemplo, o telefone celular.
Material
Os textos "Fotografia - 1" e "Fotografia - 2" podem ser utilizados como ponto de partida.
Estratégia
- Leitura e entendimento dos textos.
- Pedir aos alunos que tragam fotografias para a sala de aula.
- O professor deve levar para a sala de aula várias imagens fotográficas, de diferentes fontes, e apresentá-las aos alunos, de maneira que eles percebam suas diferenças.
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Fotografia: espelho de gerações- 13/06/22
Fonte: http://goo.gl/KHpxi - Visite o site da Focus Escola de Fotografia – http://www.focusfoto.com.br
http://focusfoto.com.br/fotografia-espelho-de-geracoes/
Entre fotógrafos, o modernismo aconteceu de forma tardia em relação às outras artes visuais. “A fotografia não participou da Semana de Arte Moderna de 1922. No Brasil, o modernismo na fotografia foi acontecer na cena a partir de 1940, bem depois do que na Europa e nos Estados Unidos, indo até os anos 60, quando veio a ditadura. Com a redemocratização, a fotografia contemporânea retoma a herança de uma estética conceitual, um olhar mais criativo e, sobretudo, a liberdade de ação diante do código fotográfico, uma fotografia meio sem dogmas, com uma linguagem manipulada à exaustão que alcança a expressão mais genuína do que o artista busca”, pontua Chiodetto. “Mas é claro que os contemporâneos não retomaram do zero. Eles já vêm com um caldo conceitual, um lastro que se soma às influências estrangeiras”.
Dessa forma, ao lidar com paralelos e desdobramentos de inquietudes correlatas, a própria disposição das fotografias pelo espaço cumpre a missão de explicitar os diálogos entre as duas gerações. “Embaralho as duas gerações. As fotografias não estão divididas cronologicamente, até porque acredito que, na história da arte, a linguagem não acontece de uma forma linear e, sim, acredito eu, em espirais do tempo. Assim, as imagens vão ficando lado a lado. ”.