DOM QUIXOTE - UMA LITERATURA VERSÁTIL MESMO COM ARES DE TRADIÇÃO
Mira a la luz de frente y las sombras quedarán a atus espaldas.
É um dos livros mais lidos no mundo. Contem valor inestimável - uma joia e monumento literário. Crianças e adultos encontram páginas de valor afetivo e intelectual capazes de descortinar uma visão profunda de si e do mundo.
A tragicomédia perpassa essa obra quando se mergulha em sua confecção artística e estética.
A dupla se completa na busca do sentido da vida: Pança e Quixote. O épico e lírico, o sátiro e o melancólico, o sonho e a realidade, fantasia e instinto, trivial e heroísmo, lazer e trabalho, crítica e culpabilidade são ângulos da reflexão possível da literatura hispânica ao mundo global.
A contradição e o desejo de um sonho em aberto é a experiência mais subjetiva que embala ainda a leitura de Dom Quixote entre o esplendor e a decadência, a luz e a sombra da vida humana, amargura e alegria, desespero e fé na vida.
O sublime e o cotidiano merecem uma viagem espacial: é o que entendeu a NASA quando propôs que o livro estivesse como legado da humanidade em um dos lançamentos de aparelhos a navegar pelo espaço sideral. A esperança é que outros seres se deliciem com a obra que nos comovem a viajar por prazer estético quando se lê Dom Quixote me casa, no campo, na escola ou no silêncio de uma biblioteca do planeta Terra.
Dom Quixote não deixará se sentir só e o acompanhará em suas andanças de cavalheiro andante e seu olhar com a parceria de seu cúmplice escudeiro com o bolso cheio de batatas e cebolas ou a barriga cheia de comida e sempre faminto Sancho Panza, como o tratam os espanhóis da América e da Europa.