IDADE MÉDIA e o Cristianismo Medieval: fatos e complexos conflitos entre fragmentação e centralização de poder real e papal...

I. O cristianismo latino na Alta Idade Média

1.Problemas e métodos de cristianização:

O quadro político do Ocidente nos séculos V a IX. Os ‘Bárbaros’: entre arianismo e catolicismo; as rápidas

conversões e os seus efeitos. Importância da conversão dos Francos para o Ocidente.

Debates teológico-políticos no final do mundo antigo e começos da Idade Média. Cristianização dos

‘Bárbaros’ e barbarização do cristianismo. O cristianismo bárbaro inaugura a Idade Média.

Na Península Ibérica: peculiaridades do cristianismo desde os primeiros séculos. A conversão dos Suevos e o

papel de S. Martinho de Dume. A cristandade visigótica e Isidoro de Sevilha. O advento dos Muçulmanos, a

diáspora cristã e os ‘resistentes’[moçárabes].

Estruturas e instituições num período de mudança

Igrejas nacionais e igrejas privadas. O Ocidente fragmentado e isolado. A conversão dos Lombardos. Bento

de Núrsia e a Regra Beneditina. O monaquismo no Ocidente.

O papado desde Gregório Magno [590-604] até meados do século VIII: um esforço de direcção unitária.

Episcopalismo versus monaquismo no governo das igrejas cristãs? As relações entre Roma e Bizâncio.

O cristianismo no mundo carolíngio

Situação da Igreja franca nos séculos VII e VIII. Comparação com o cristianismo das Ilhas Britânicas. A

acção reformadora do monge beneditino inglês Winfrid [Bonifácio]. Os Francos voltam-se para o Papa.

Cristianização da Germânia e da Escandinávia.

Carlos Magno e a Igreja: a ideia de «Cristandade ocidental». Características do cristianismo carolíngio;

reformas religiosas e renascimento cultural. O monaquismo. Debates teológicos: adopcionismo e

iconoclastia. O culto e a liturgia. Da ‘doação de Constantino’ à Igreja nas mãos dos leigos. Feudalização das

estruturas religiosas e desejos de ‘libertas’.

4. O cristianismo desde o século X à «Reforma gregoriana» [1049-1122]

Vitalidade e expansão do cristianismo no século X; o mundo monástico nos séculos X e XI: eremitismo e

cenobitismo na Itália. Esboço de movimentos reformistas: Cluny, Brogne e Gorze.

A Cristandade do ano mil. As grandes transformações da sociedade cristã desde o princípio do século XI.

Institucionalização do movimento reformador em meados do século; Gregório VII e a «reforma gregoriana»

[1073-1085]; o centralismo romano e os seus opositores. Um outro impulso expansionista? As Cruzadas. O

novo equilíbrio dos poderes temporais e espirituais.

II. O cristianismo oriental: entre ortodoxia e heterodoxia

1. Ortodoxia e heterodoxia no tempo de Justiniano:

Premissas histórico-doutrinais de um conflito. Restauração política e unidade dogmática na acção de

Justiniano. Fracasso da política religiosa imperial e o despontar de igrejas nacionais.

2. A secessão do Oriente heterodoxo:

O avanço persa no Oriente bizantino e as suas repercussões religiosas. O culto da Virgem Maria e dos

santos: a espontânea devoção dos fiéis e a recuperação de antigas crenças. Em busca de novos

compromissos doutrinais: o monotelismo. Novas tensões com a cristandade ocidental: aspectos políticos e

questões doutrinais. Consolidação das instituições públicas e das estruturas eclesiásticas como reacção às

conquistas muçulmanas. A fragmentação das cristandade oriental: Nestorianos, Monofisitas, Melquitas e

Maronitas. A Arménia e a Geórgia.

3. A luta pelas imagens e o triunfo da ortodoxia:

As origens da iconoclastia: uma questão em aberto. O papel do sagrado na sociedade bizantina e a função

das imagens. O estatuto do ícone: sugestões cristológicas e complicações intelectuais. A afirmação monástica no concílio de Niceia de 787. Nova fase iconoclasta e nascimento de uma estética cristã. O

triunfo da ortodoxia.

4. O fervor missionário do cristianismo oriental:

Fócio: um patriarcado entre moderados e rigoristas. Evangelização dos Eslavos: entre ardor missionário e

acção política. A conclusão da obra evangelizadora: a cristianização da Rússia.

5. A ortodoxia entre espiritualidade e tentações seculares:

Uma igreja rica e poderosa mas de piedade modesta. Insatisfação religiosa e movimentos heterodoxos. O

cisma entre Roma e Constantinopla. O renascimento do espiritualismo monástico: o hesicasmo.

III. O cristianismo latino entre os séculos XII e XV

1. Cristianismo e Cristandade na época da «teocracia papal [1122-1309]

A construção da monarquia papal. O modelo institucional romano: sua divulgação e imposição ao Ocidente.

A perda das peculiaridades regionais e a diminuição dos poderes locais. Inocêncio III e o concílio IV de

Latrão [1215]. A Cristandade ocidental.

2. O poder social do clero e a sua contestação:

A afirmação das estruturas eclesiásticas no princípio do século XIII. A contestação do modelo clerical de

cristianismo. A ascensão das mulheres religiosas. Os leigos em busca de lugar e de estatuto. Heresias e

contestações. Formas de repressão e de superação. Francisco de Assis e Domingos de Gusmão. O

nascimento dos frades; as Ordens Mendicantes; o combate aos hereges. Reforço e alargamento da cultura

das elites: organização dos estudos superiores e nova presença pastoral. Da Peregrinação à Cruzada; da

Cruzada à Missão. Enquadramento eclesiástico e conformismo religioso. A atracção do Oriente mais

distante. Rituais litúrgicos, formas de piedade e devoção.

3. Crises do cristianismo no «Outono da Idade Média» [1309-1453]:

As vicissitudes do papado na Igreja de França [1309-1378]. Avinhão; o «Grande Cisma do Ocidente»

[1378-1418].

Marginais e minorias religiosas nos finais da Idade Média. Intolerância e repressão. Outros sintomas de mal

estar e de descrédito institucional. A busca individual da religião e do culto. A Imitação de Cristo e a

«devotio moderna». Clima de contestação e desejos de reformas. O Cristianismo oriental: da segregação ao

desaparecimento de Constantinopla [1453]: Bizantinos e Eslavos.

Bibliografia seleccionada:

Obras gerais:

Fliche, A. e Martin, V., (dir), Histoire de l’Église depuis les origines jusqu’à nos jours, Paris, Bloud et Gay,

1938 s. (vols. 4-14, especialmente)

Jedin, H. (dir.), Manual de Historia de la Iglesia, Barcelona, 1966-1969 (vols. 2 - 4)

Mayeur, J.-M., Pietri, Ch. e L., Vauchez, A., Venard, M. (dir.), Histoire du Christianisme, Paris, Desclée,

1990 (vols. 3-6) [a melhor obra e a mais actualizada]

Chelini, J., Histoire religieuse de l’Occident médiéval, Paris, Hachette, 1991

Le Goff, J. Brémond, R. (dir.), Histoire de la France Religieuse, Paris, 1987, vol. II.

Fonte:

Universidade de Lisboa

Professor Armando Martins

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Armando Martins: http://origemdaigreja.blogspot.com.br/search/label/Idade%20M%C3%A9dia
Enviado por J B Pereira em 05/07/2014
Reeditado em 11/07/2014
Código do texto: T4871046
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