Bibliografia básica para estudos de Bíblia, História da Igreja e História da Liturgia.
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 2ª. edição, São Paulo: Mestre Jou, 1982
BÍBLIA FÁCIL. Frei Paulo Avelino de Assis. 1986. Centro Bíblico Católico.
BÍBLIA DE JERUSALÉM.
BRIGHT, John. História de Israel. Paulinas, 1978.
Catecismo da Igreja e o Compêndio do Catecismo.
COMPÊNDIO VATICANO II. Vozes. 1968.
DIDAQUÉ. Catecismo dos primeiros cristãos. Trad. Urbano Zilles. Vozes, 1986.
FIGUEIREDO, Dom Fernando Antônio. Curso de teologia Patrística I e II. Vozes, 1983 e 1984.
MATOS, Henrique Cristiano José. Introdução à história da igreja. Belo Horizonte: o Lutador, 1997.
PUEBLA. Paulinas, 1979.
Schumaus, Michael. Trad. Marçal Versiani. A Fé na Igreja. Vozes, 1982.
Sverdi, Pe. Vicente, 1993. Respostas da Bíblia às acusações dos crentes contra a Igreja Católica.
_________________
LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário critico de teologia. São Paulo: Loyola / Paulinas, 2004.
RAHNER, Karl. Curso fundamental da fé. Introdução ao conceito de cristianismo, 3ª. edição,
São Paulo: Paulus, 2004.
VARILON, François. Um cristão face às grandes religiões. Braga: Editorial A-O, 1996.
ZILLES, Urbano. Fé e razão no pensamento medieval. Porto Alegre: Edipucrs, 1996.
______________ A crise da família e a família. in: Teocuminação. A Igreja e o capitalismo.
Porto Alegre: Edipucrs, v. 20, nº. 87, 1987, p. 11-24.
http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1268
______________________________
9 de janeiro de 2009
De Rationibus Fidei
• Seção: Documentos da Igreja
• Assunto: Doutrina Católica
•
Apresentamos aos caros leitores uma tradução do Pe. Elílio Júnior, diretamente do latim, de um opúsculo escrito por Santo Tomás de Aquino, o maior teólogo do séc. XIII. O opúsculo intitula-se De rationibus fidei (Sobre as razões da fé), e presta-se ao esclarecimento sobre os fundamentos da nossa fé católica. A tradução será publicada em várias partes.
Continue lendo
21 de dezembro de 2008
Bula Quum Inter Nonnullos
• Seção: Documentos da Igreja
• Assunto: Doutrina Católica
•
Define dogmaticamente a pobreza de Cristo e dos Apóstolos
Continue lendo
12 de dezembro de 2008
Adão e Cristo: do pecado (original) à liberdade
• Seção: Documentos da Igreja
• Assunto: Doutrina Católica
•
Detemo-nos na catequese de hoje sobre as relações entre Adão e Cristo, traçadas por São Paulo na conhecida página da Carta aos Romanos (5, 12-21), na qual ele entrega à Igreja as orientações essenciais da doutrina sobre o pecado original.
Continue lendo
21 de fevereiro de 2008
Seminaristas devem ser instruídos nas duas formas do Rito Romano
• Seção: Documentos da Igreja
•
• Temas: Liturgia • Missa Nova • Missa Tridentina
Os candidatos ao sacerdócio no Rito Romano da Igreja Católica têm o direito de serem formados nas duas formas do Rito Romano
Continue lendo
5 de fevereiro de 2008
Syllabus
• Seção: Documentos da Igreja
• Assunto: Doutrina Católica
•
Esta encíclica de Pio IX condena muitos erros largamente adotados em nossa época.
Continue lendo
23 de janeiro de 2008
Nota doutrinal sobre alguns aspectos da evangelização
• Seção: Documentos da Igreja
•
• Tema: Ecumenismo
Tal documento pretende chamar a atenção a todos os fiéis católicos sobre alguns princípios fundamentais acerca do anúncio do Evangelho nas circunstâncias actuais, esclarecendo importantes implicações de carácter antropológico, eclesiológico e ecumênico.
Continue lendo
23 de janeiro de 2008
Bula Veritas Ipsa
• Seção: Documentos da Igreja
• Assunto: Doutrina Católica
•
Bula de 1537, contra a escravidão, defende a liberdade dos índios
Continue lendo
4 de janeiro de 2008
Spe Salvi
• Seção: Documentos da Igreja
• Assunto: Doutrina Católica
•
« SPE SALVI facti sumus » – é na esperança que fomos salvos: diz São Paulo aos Romanos e a nós também (Rm 8,24). A « redenção », a salvação, segundo a fé cristã, não é um simples dado de facto. A redenção é-nos oferecida no sentido que nos foi dada a esperança, uma esperança fidedigna, graças à qual podemos enfrentar o nosso tempo presente: o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceite, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros desta meta, se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho. E imediatamente se levanta a questão: mas de que género é uma tal esperança para poder justificar a afirmação segundo a qual a partir dela, e simplesmente porque ela existe, nós fomos redimidos? E de que tipo de certeza se trata?
Continue lendo
30 de setembro de 2007
Motu Proprio Praestantia Scripturae
• Seção: Documentos da Igreja
•
• Tema: Modernismo e Progressismo
Motu Próprio de nosso Santíssimo Padre, pela Divina Providência, Papa Pio X, tratando das decisões da Comissão Pontífica encarregada do desenvolvimento dos estudos bíblicos, assim como das censuras e penas decretadas contra is que transgredirem as prescrições publicadas contra os erros modernistas.
http://www.montfort.org.br/category/documentos-da-igreja/page/3/
________________________