INDICAÇÕS DE BOAS LEITURAS E IMORTAIS OBRAS em http://alissondiego.blogspot.com.br/2009/07/festival-de-inverno-tem-programacao.html

O signo literário da prosa brasileira

Texto publicado em O Jornal de Hoje, Natal-RN, 1998

Sob o signo de câncer (água dá luz), nasceu a dupla de prosadores mais representativos de nossa historiografia literária: o carioca Machado de Assis (21/07/1839) e o mineiro Guimarães Rosa (27/06/1908).

Sincronia astrológica e literária, o autor mineiro nasceu no mesmo ano no qual o romancista carioca morreu, aos 69 anos. Fundador da ABL – Academia Brasileira de Letras, Machado construiu uma obra que transcende os limites dos gêneros literários e os demarcados estilos de época. Arquitetou personagens com a sutileza e a ironia de quem não se contenta com a descrição do real. Fez das discórdias históricas e diferenças culturais as matérias de suas narrativas, transformando “a linguagem da realidade em realidade da linguagem” (João Alexandre Barbosa). De posse do nosso instinto de nacionalidade, ele sabia que o Brasil precisava construir uma identidade linguística e cultural.

http://arquivodeformas.blogspot.com.br/2010/03/o-signo-literario-da-prosa-brasileira.html

__________________

ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia Poética.

ANDRADE, Carlos Drummond de. De notícias e não notícias faz-se a crônica. Rio de Janeiro: Record, 2004

BANDEIRA, Manuel. Meus poemas preferidos. São Paulo: Ediouro, 2002

BUARQUE, Chico. Leite Derramado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

CERVANTES, Miguel de. O engenhoso fidalgo D. Quixote de La Mancha. São Paulo: Editora 34, 2010.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Crime e Castigo. São Paulo: Editora 34, 2002.

ECO, Humberto: O nome da rosa.

FREYRE, Gilberto - Casa Grande e Senzala. São Paulo: Record, 1933

HAWKING, Stephen. O Universo Numa Casca de Noz. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro, 1936

KAFKA, Franz. O processo. [tradução de Torrieri Guimarães]. São Paulo: Martin Claret, 2003.

LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

MARQUEZ, Gabriel Garcia. Yo no vengo a decir un discurso. Argentina: Sudamericana, 2010.

MASI, Domenico de. O Futuro Chegou - Modelos de Vida Para Uma Sociedade Desorientada. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2014.

MINDLIN, José. Uma vida entre livros. São Paulo: EdUsp/Companhia das Letras, 1997.

NERUDA, Pablo. Antologia Poética: tradução Eliane Zagury. 10 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984.

NERUDA, Pablo. Confesso que vivi. Bertrand Brasil, 2000.

PESSOA, Fernando. Obra completa de Alberto Caeiro. Companhia de Bolso, 2005.

PLATÃO. Apologia de Sócrates

RAMOS, Graciliano. Memórias do Cárcere. São Paulo: Martins, 1972.

RIBEIRO, Darcy - O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995

ROSA, João Guimarães - Sagarana. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1937

ROSA, João Guimarães. Ave, Palavra. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1978.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: 1956.

VIEIRA, Antonio (Padre). Sermões. [revisão e adaptação de Frederico Ozanan Pessoa de Barros]. Erechim: Edelbra, 1998.

___________________________

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. BARBOSA, J.A. Forma e literatura brasileira; de 1800 a 1950. In: JACKSON, D., ed. Transformations of literature language in latin literature;, from Machado de Assis to the vanguarde. Austin, University of Texas, 1987. [ Links ]

2. BARBOSA, J.A. A tradição do impasse. São Paulo, Ática, 1974. [ Links ]

3. COUTINHO, A., org. Caminhos do pensamento crítico. Rio de Janeiro, Ed. Americana /Prolivro, 1974. v.1. [ Links ]

4. COUTINHO, A. A crítica literária romântica. In: ______ A literatura no Brasil. 3ª ed; Rio de Janeiro, José Olympio/EDUFF, 1986. v.3. [ Links ]

5. FACCIOLI, V. Textos de Machado de Assis: a crítica. In: BOSI, Alfredo et alii, org. Machado de Assis. São Paulo, Ática,1982. [ Links ]

6. LIMA, L.C. Dispersa demanda. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1981. [ Links ]

7. MACHADO DE ASSIS. Obra Completa. Organização de Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1985. v.1 e 3. [ Links ]

8. MARTINS, W. A crítica literária no Brasil. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1952. [ Links ]

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-31731990000100007&script=sci_arttext

________________

Leitura e Literatura

Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante. Esta seção traz artigos e links que abordam a questão da leitura e da literatura.

Artigos

Subsídios para trabalhar com poesia em sala de aula. Miriam Mermelstein.

Sobre o gosto da leitura na escola. Miriam Mermelstein.

Formação de Leitores: um salto necessário para a escola pública. Maria Aparecida Ceravolo Magnani. Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994. p. 13-14.

A Importância da Leitura na Sociedade Contemporânea e o Papel da Escola Nesse Contexto. Maria Thereza Fraga Rocco. Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994. p. 37-42.

Leitura: história e sociedade. Regina Zilberman. Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988. p.13-17.

Leitura: ente o fascínio e o pensamento. Davi Arrigucci Junior. Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994. p.19-24.

Leitura e formação do gosto (por uma pedagogia do desafio do desejo) Maria do Rosário Mortatti Magnani. Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994. p.101-106.

Pragas da Leitura Sírio Possenti. Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994. p.27-33.

A leitura no contexto escolar Ezequiel Theodoro da Silva. Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988. p.63-70.

A leitura enquanto prática social e a intervenção da escola Maria Lúcia Hage Masini e Suzana Magalhães Maia. Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988. p.73-76.

A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor João Wanderley Geraldi. Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988. p.79-84.

Jogos de Leitura Luiz Percival Leme Brito. Série Idéias n.13. São Paulo: FDE,1994. p.47-58.

A cartilha e a leitura Luiz Carlos Cagliari. Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988. p.21-26.

Oficina de notícias: os bastidores da redação Manoel Canabarro. Série Idéias n.17. São Paulo: FDE, 1994. p.81- 94.

Literatura nunca é apenas literatura João Alexandre Barbosa. Série Idéias n. 17. São Paulo: FDE, 1994. p.21- 26.

Os Limites e as Possibilidades do Trabalho com Literatura em Sala de Aula Equipe Técnica de Língua Portuguesa da Delegacia de Ensino de Garça. Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994. p. 61-67.

Prosas e Narrativas: Ruth Rocha e Maria Heloisa Penteado Claudia de Arruda Campos. Série Idéias n.13. São Paulo: FDE,1994. p. 85-90.

Conto de Tradição Oral Regina Machado. Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994. p.109-115.

A formação do professor e a literatura infanto-juvenil Marisa Lajolo. Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988. p.29-34.

Tijolos, Casas e Pontes: A Obra de Lygia Bojunga Nunes Sylvia Maria C. Da Rocha e H. De Bittencourt. Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994. P.93-96.

A leitura na escola

Textos e Autores da Língua Portuguesa

Carlos Drummond de Andrade

http://www.releituras.com/drummond_menu.asp

Apresenta dados biográficos, cronológicos e bibliográficos do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. Dispõe de poemas e textos.

Cecília Meireles

http://www.releituras.com/cmeireles_menu.asp

Traça um perfil da obra de Cecília Meireles (1901-1964) através de seus poemas e de suas atividades como educadora e literata.

Clarice Lispector

http://www.releituras.com/clispector_menu.asp

O primeiro link é para o site Releituras, que traz a biografia e trechos de obras de Clarice Lispector (1920-1977). O segundo é para o site do programa Alô Escola, da TV Cultura, que denomina Clarice como ‘um objeto não identificado das Letras brasileiras’.

Hilda Hilst

http://www.releituras.com/hildahilst_menu.asp

Site sobre a escritora Hilda Hilst (1930-2004).

João Cabral de Mello Netto

http://www.releituras.com/joaocabral_menu.asp

Traz a vida e a obra do poeta pernambucano (1920-1999), cuja poesia é considerada fundamental para a modernidade e pós-modernidade literária brasileira.

Luís Vaz de Camões

http://www.revista.agulha.nom.br/camoes.html

Traz a biografia do grande poeta quinhentista português Luís Vaz de Camões. Além de uma versão integral de "Os Lusíadas", sua obra prima, o site apresenta sonetos, elegias, redondilhas, odes e três autos do poeta português.

Lygia Fagundes Telles

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lyg_l.php?t=001

Especial criado pelo Site do CRE Mario Covas, traz biografia, entrevistas, materiais publicados pela imprensa e contos da autora na íntegra.

Machado de Assis

http://www.releituras.com/machadodeassis_bio.asp

O primeiro site selecionado traz a biografia daquele que é considerado até hoje o maior escritor brasileiro. O segundo link leva ao projeto Literatura Brasileira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que disponibiliza a íntegra de contos, crônicas, poemas, romances e peças de teatro.

Guimarães Rosa

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=035

Matéria especial contendo links com informações sobre sua vida e obra, resumos, análises críticas e, também, uma série de livros que estão disponíveis no CRE Mario Covas para pesquisa e empréstimo.

Ziraldo

http://www.educacional.com.br/ziraldo/obras/obras.asp

Biografia, livros e obras selecionadas de Ziraldo.

Vinícius de Moraes

http://www.viniciusdemoraes.com.br

Disponibiliza a obra completa do poeta Vinícius de Moraes (1913-1980). Neste site, criado pelos herdeiros do poeta para comemorar os 90 anos de nascimento de Vinícius, o internauta poderá montar sua própria antologia de textos, músicas e sonetos. São mais de 1.500 tópicos, entre poesia, prosa, letras de música e críticas de cinema. Há também a biografia, áudio de algumas canções, fotografias, capas de livros e discos.

Adélia Prado

http://www.releituras.com/aprado_menu.asp

Biografia, bibliografia, poemas e outras informações sobre a poetisa mineira Adélia Prado.

Escritores imortais

http://www.klickescritores.com.br/imort.htm

Apresenta uma galeria de grandes escritores brasileiros, com bibliografia, biografia e obra. Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Manoel Bandeira, Mario de Andrade, Nelson Rodrigues, Oswald de Andrade, Vinícius de Moraes são alguns dos escritores que podem ser encontrados no site.

Fernando Pessoa

http://www.revista.agulha.nom.br/pessoa.html

A página é composta por poemas de Fernando Pessoa e seus heterônimos.

José Paulo Paes

http://www.revista.agulha.nom.br/jpaulo.html

Poesia, biografia e outras informações sobre o poeta paulista de Taquaritinga.

Mario Quintana

http://www.revista.agulha.nom.br/quinta.html

Traz poemas, resenhas, ensaios e comentários do poeta gaúcho Mario Quintana.

Jorge Amado

http://www.jorgeamado.dreamhosters.com/?page_id=24

O site traz informações, notícias e obras dos escritores Jorge Amado e Zélia Gatai.

Biblioteca Virtuais

Biblioteca Virtual - Literatura

www.biblio.com.br

Textos e biografias de centenas de autores de Língua Portuguesa. Também possui dicionário.

Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes (em espanhol)

www.cervantesvirtual.com

Especializada em cultura hispano-americana. Possui milhares de obras digitalizadas. Na Biblioteca de Autores contemporâneos estão páginas especiais sobre alguns dos mais importantes autores hispano-americanos do século XX.

Ciberoteca (em espanhol)

http://www.ciberoteca.com/homecas.asp

Facilita o acesso a mais de 54 mil títulos literários, técnicos e científicos disponíveis na Internet. Permite buscas por autor ou por título.

Bibliotecas On-Line

http://www.historiaimagem.com.br/biblionline.php

Mais de 70 sites de bibliotecas existentes ao redor do mundo

Sistema Integrado de Bibliotecas – Universidade de São Paulo

http://www.usp.br/sibi/>

Traz o Catálogo on-line das bibliotecas do SIBi/USP.

FONTE: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_l.php?t=001

___________________

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - LÍNGUA PORTUGUESA

BIBLIOGRAFIA

A) Livros a artigos

1. BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2011.

2. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

3. BASSO, Renato; ILARI, Rodolfo. O português da gente. São Paulo: Contexto, 2006.

4. CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 12. ed. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2011.

5. KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 12. ed. Campinas: Pontes, 2008.

6. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2007.

7. MARTINS, Nilce Sant’anna. Introdução à estilística: a expressividade na Língua Portuguesa. 4. ed. rev., São Paulo: EDUSP, 2008.

8. MOISES, Massaud. A literatura portuguesa. 37. ed. São Paulo: Cultrix, 2009.

9. SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

B) Publicações Institucionais

1. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf> Acesso em: 02 ago. 2013.

2. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: língua portuguesa. In: ___________________. Currículo do Estado de São Paulo: linguagens, códigos e suas tecnologias. 2 ed. São Paulo: SE, 2012. p. 27-106. Disponível em: <http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2013.

Livros e Artigos

1. ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia; SILVA, Lorena Bernadete. Juventudes e sexualidade. Brasília: UNESCO Brasil, 2004. Disponível em:

<http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001339/133977por.pdf> Acesso em: 05 jul. 2013.

2. FREURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: Editora DPA, 2003.

3. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar, 22. ed., São Paulo: Cortez Editora, 2011.

4. MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo, diferença cultural e diálogo. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79. Agosto/2002, p. 15-38. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10847.pdf>. Acesso em: 2 jul.2013.

5. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2005.

6. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2004.

7. ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre:

Artmed, 2010.

A) Livros e Artigos

1. CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva com os Pingos nos Is. 2. ed. Porto Alegre:

Mediação, 2005.

2. CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e

políticos. 14. ed., São Paulo, Cortez, 2011.

3. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed.,

São Paulo: Paz e Terra, 2011.

4. FREITAS, Luiz Carlos de. Eliminação Adiada: o ocaso das classes populares no interior

da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação e Sociedade, Campinas, vol.

28. n.100 – Especial, p.965-987, out. 2007. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1628100.pdf >. Acesso em: 2 jul.2013.

5. GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2001.

Disponível em:< http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002121/212183por.pdf> Acesso em: 05 jul. 2013

6. LA TAILLE, Yves.DANTAS, Heloisa e OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 24. ed. São Paulo: Summus, 1992.

7. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro, UNESCO/Cortez Editora, cap. III e IV, p. 47-78, e cp. VI, 93-104, 2000. Disponível em: <https://www.google.com.br/#output=search&sclient=psyab&

q=www.sistemas.ufrn.br%2Fshared%2FverArquivo%3FidArquivo%3D1035842&oq=w

ww.sistemas.ufrn.br%2Fshared%2FverArquivo%3FidArquivo%3D1035842&gs_l=hp.12...2

330.2330.0.4025.1.1.0.0.0.0.169.169.0j1.1.0....0...1c..21.psyab.saDFff2tqN4&pbx=1&bav=o

n.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.49478099,d.dmg&fp=9f8639b5091b4696&biw=1366&bih=673>

Acesso em: 2 jul.2013.

8. RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 20. ed., São Paulo: Cortez, 2011.

9. SACRISTÀN, J. Gimeno; PÉREZ GOMES, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

10. SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas; Autores Associados, 2010.

11. TEIXEIRA, Anísio. A escola pública universal e gratuita. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.26, n.64, out./dez. 1956. p.3-27. Disponível em: <http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/gratuita.html> Acesso em 03 jul.2013.

B) Publicações Institucionais

1. BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008. Disponível em: <http: //portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2013.

2. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas

transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2013.

3. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação. São Paulo: SE, 2012, p. 7-20. Disponível em:

<http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/EnsinoFundCicloII/Materiais/tabid/1044/Default.aspx> Acesso em: 18 jul.2013.

4. LEGISLAÇÃO

1. BRASIL CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL – 1988. (Artigos 5º, 6º; 205 a 214)

2. BRASIL LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.

Dispõe sobre o Estatuto da Criança do Adolescente – ECA (Artigos 1º a 6º; 15 a 18; 60 a 69)

3. BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB

4. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (anexo o Parecer CNE/CP nº 3/2004)

5. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (anexo o Parecer CNE/CEB nº 7/2010)

6. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 30 DE MAIO DE 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (anexo o Parecer CNE/CP nº 8/2012)

7. SÃO PAULO. DECRETO Nº 55.588, DE 17 DE MARÇO DE 2010.

Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos

do Estado de São Paulo e dá providências correlatas

8. SÃO PAULO. DELIBERAÇÃO CEE Nº 9/97.

Institui, no sistema de ensino do Estado de São Paulo, o regime de progressão continuada no

ensino fundamental. (Indicação CEE nº 8/97 anexa)

1. PERFIL

O professor de língua portuguesa atua com respeito à variedade linguística própria do aluno,

fazendo ampliar a palavra que garante a relação eu outro. Constrói com o aluno, saberes,

fazeres e significados, que os levem a compartilhar conhecimentos da língua e da literatura,

vivenciar experiências tanto da dimensão social, quanto das singularidades do eu e da

convivência, firmada no compromisso da autonomia. Pauta-se na teoria e prática, com

intencionalidade na construção dos saberes linguísticos.

2. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

COMPETÊNCIAS

a) Conhecer, compreender e problematizar o fenômeno linguístico e o literário nas

dimensões discursiva, semântica, gramatical, textual e pragmática.

HABILIDADES

a.1) Estabelecer relações entre diferentes teorias sobre a linguagem, reconhecendo a

pluralidade da natureza, da gênese e da função de formas de expressão verbais e não verbais.

a.2) Reconhecer a língua em sua dimensão histórica, como fonte de legitimação de acordos

e condutas sociais e de experiências humanas manifestas nas formas de sentir, pensar e agir

na vida social, com base na análise de sua constituição e representação simbólica.

COMPETÊNCIAS

b) Construir um olhar dialético, no espaço didático, próprio da estrutura da língua, em

instâncias subjetivas e sociais.

HABILIDADES

b.1)Ser capaz de reconhecer, nos vários níveis dos textos escritos e falados, em que se

manifesta (fonética, léxico, morfologia, sintaxe, etc.) as marcas de variação linguística,

relativas aos fatores geográficos, históricos, sociológicos e técnicos; às diferenças entre a

linguagem oral e a escrita; à seleção de registro em situação interlocutiva (formal, informal).

COMPETÊNCIAS

c) Reconhecer as múltiplas possibilidades de construção de sentidos, tanto por parte do

emissor da mensagem como por parte do receptor, em situações de produção e recepção

textuais.

HABILIDADES

c.1)Analisar as implicações discursivas decorrentes de possíveis relações estabelecidas entre

forma e sentido, por meio de recursos expressivos: utilização de recursos sintáticos,

morfológicos, lexicais que permitam alterar o sentido explícito e implícito do texto para

expressar diferentes pontos de vista permitindo coesão e coerência textual.

COMPETÊNCIAS

d) Construir intertextualidades, analisando tema, estrutura composicional e estilo de objetos

culturais em diferentes linguagens, tais como literatura, pintura, escultura, fotografia e textos

do universo digital.

HABILIDADES

d.1) Identificar e justificar o uso de recursos linguísticos expressivos em textos,

relacionando-os às intenções do enunciador, articulando conhecimentos prévios e

informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semânticas

e pragmáticas) autorizadas pelo texto, para explicar ambiguidades, ironias e expressões

figuradas, opiniões e valores implícitos, bem como as intenções do enunciador / autor.

d.2) Analisar, comparar e justificar os diferentes discursos, em língua falada e em língua

escrita, observando sua estrutura, sua organização e seu significado relacionado às condições

de produção e recepção.

d.3) Analisar criticamente as obras literárias, não somente por meio de uma interpretação

derivada do contato direto com elas, mas também pela aplicação das categorias de diferentes

obras de crítica e de teoria literárias.

d.4) Analisar criticamente textos literários e identificar a intertextualidade (gêneros, temas e

representações) nas obras da literatura em língua portuguesa.

d.5) Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes linguagens:

literárias, pictóricas, esculturais, fotográficas, digitais estabelecendo relações intertextuais.

COMPETÊNCIAS

e) Reconhecer os pressupostos teóricos que embasam os conceitos fundantes da disciplina na

práxis didática dos processos de ensino e de aprendizagem.

HABILIDADES

e.1) Articular informações linguísticas, literárias e culturais, estabelecendo relações entre

linguagem e cultura, comparando situações de uso da língua em diferentes contextos

históricos, sociais e espaciais e reconhecendo as variedades linguísticas existentes e os vários

níveis dos registros de linguagem

COMPETÊNCIAS

f) Ampliar sua história de leitor como Professor de Língua Portuguesa; desenvolvendo maior

autonomia e fruição estética

HABILIDADES

f.1) Relacionar o texto literário com os problemas e concepções dominantes na cultura do

período em que foi escrito.

f.2) Reconhecer e valorizar a expressão literária popular, estabelecendo diálogos intertextuais

com a produção literária erudita, identificando e justificando pela análise de texto, formas e

modos de representação linguística do imaginário coletivo e da cultura.

f.3) Identificar as características de textos em linguagens verbais e não verbais, analisando e

comparando suas especificidades na transposição de uma para outra.

COMPETÊNCIAS

g) Refletir sobre a prática docente, articulando dialogicamente os sujeitos envolvidos, os

materiais pedagógicos, as metodologias adequadas e os procedimentos de avaliação.

HABILIDADES

g.1) Analisar criticamente propostas curriculares de Língua e Literatura para a Educação

Básica, identificando os pressupostos teóricos nos processos de ensino e de aprendizagem de

Língua Portuguesa, com base na metodologia indicada no Currículo do Estado de São Paulo

para Língua Portuguesa.

g.2) Identificar a aplicação adequada de diferentes experiências didáticas para solucionar

problemas de ensino e de aprendizagem de produção de texto escrito na escola, justificando

os elementos relevantes e as estratégias utilizadas.

COMPETÊNCIAS

h) Reconhecer o ato didático como processo dinâmico de investigação, intencionalidade e

criação

HABILIDADES

f.1) Relacionar o texto literário com os problemas e concepções dominantes na cultura do

período em que foi escrito.

f.2) Reconhecer e valorizar a expressão literária popular, estabelecendo diálogos intertextuais

com a produção literária erudita, identificando e justificando pela análise de texto, formas e

modos de representação linguística do imaginário coletivo e da cultura.

f.3) Identificar as características de textos em linguagens verbais e não verbais, analisando e

comparando suas especificidades na transposição de uma para outra.

COMPETÊNCIAS

g) Refletir sobre a prática docente, articulando dialogicamente os sujeitos envolvidos, os

materiais pedagógicos, as metodologias adequadas e os procedimentos de avaliação.

HABILIDADES

g.1) Analisar criticamente propostas curriculares de Língua e Literatura para a Educação

Básica, identificando os pressupostos teóricos nos processos de ensino e de aprendizagem de

Língua Portuguesa, com base na metodologia indicada no Currículo do Estado de São Paulo

para Língua Portuguesa.

g.2) Identificar a aplicação adequada de diferentes experiências didáticas para solucionar

problemas de ensino e de aprendizagem de produção de texto escrito na escola, justificando

os elementos relevantes e as estratégias utilizadas.

COMPETÊNCIAS

h) Reconhecer o ato didático como processo dinâmico de investigação, intencionalidade e

criação.

HABILIDADES

h.1) Identificar e justificar o uso adequado de diferentes teorias e métodos de leitura, em

análise de casos, para resolver problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem de leitura

na escola.

h.2) Identificar e justificar o uso de materiais didáticos em diferentes experiências de ensino

e de aprendizagem de língua e literatura, reconhecendo os elementos relevantes e as

estratégias adequadas.

COMPETÊNCIAS

i) Saber criar situações didáticas, envolvendo a língua, a literatura e todos os tipos de

linguagem, que favoreçam a autonomia, a liberdade e a sensibilidade do aluno.

HABILIDADES

i.1) Identificar e justificar estratégias de ensino, em análise de casos, que favoreçam o

processo criativo e a autonomia do aluno.

COMPETÊNCIAS

j) Reconhecer e respeitar a existência de variedades linguísticas não remetendo à atitude

preconceituosa e discriminatória.

HABILIDADES

j.1) Desenvolver estratégias de ensino, que contemplem variações linguísticas, que

possibilitem a fruição estética de objetos culturais.

II. DOCENTE

1. PERFIL

Ao Professor de Educação Básica compete, como mediador nos processos de apreensão,

compreensão e produção de conhecimento, organizar condições didáticas que permitam ao

aluno a apropriação de bens culturais historicamente acumulados, fundamentais à educação

escolar de qualidade, direito do aluno. Prática docente, apoiada no diálogo, com vistas ao

desenvolvimento de ensino com foco nas relações entre conhecimento e cultura, currículo e

poder, exige do profissional a promoção de aprendizagem referenciada na curiosidade, na

cooperação, na pesquisa, na experimentação, na criatividade, que instaure processos de

concepção e de realização de projetos significativos aos alunos e à comunidade em que

vivem. Promover aprendizagem dessa natureza viabiliza a efetivação do princípio da escola

para todos, e para cada um em particular. Caberá ao profissional aprender, ensinar e trabalhar

com a heterogeneidade, a diversidade e a diferença; compreender que a relação

dialógica/interação entre os sujeitos é inerente à comunicação, à linguagem e às relações que

estabelecem cultural e socialmente e conhecer a relação entre a teoria e a prática e estar

atento à dinâmica entre ambas, para atuar, permanentemente, como protagonista de suas

ações e tomar, com autonomia e responsabilidade, as decisões pedagógicas que concorrem

para a realização de seu trabalho e a consecução dos objetivos traçados. Para isso é preciso

articular as duas dimensões formativas complementares e interdependentes: a) a dimensão

técnica, que se caracteriza pelo conhecimento dos conteúdos a serem ensinados e os recursos

metodológicos para desenvolvê-los com rigor e compreensão dos seus significados em

contextos diversos, referentes aos universos da cultura, do trabalho, do meio ambiente, da

arte, da ciência e da tecnologia, e b) a dimensão política que se caracteriza pelo compromisso

público com a educação escolar, decorrente da compreensão dos aspectos históricos,

filosóficos, sociológicos, psicológicos e econômicos que envolvem a educação e o ensino.

Também é necessário compreender como essas duas dimensões se integram com os

conteúdos próprios da docência: currículo; planejamento, organização de tempo e espaço

escolar; gestão de classe, interação grupal, relação entre professor e aluno; elaboração,

desenvolvimento e avaliação de situações didáticas; trabalho diversificado; avaliação de

aprendizagem em suas especificidades; pesquisa sobre sua prática e investimento na

autoformação, fundamentais à participação efetiva do professor na constituição da identidade

do educando como sujeito de uma sociedade em constante transformação, com a finalidade

de torná-lo capaz de atuar na preservação da herança cultural e na transformação da realidade

por ele vivida e, de forma indireta, da sociedade em que está inserido.

2. COMPETÊNCIAS

2.1 Educação Nacional

a) Conhecer os atos legais que regulamentam a profissão de professor e ser capaz aplicá-la

em situações que se apresentam no cotidiano do seu trabalho pedagógico.

b) Conhecer os direitos e deveres do docente e atuar em consonância com eles,

regulamentado em lei.

2.1.1 Sistema de Ensino Público de São Paulo: Educação Básica

a) Conhecer formas de atuação docente, situações didáticas e seus elementos constitutivos

para adequá-los à aprendizagem do aluno no que se refere aos conteúdos conceituais,

atitudinais e procedimentais, conforme os contextos locais, das políticas e do currículo da

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, nas dimensões sala de aula e escola.

b) Compreender a importância da educação escolar para a formação da identidade de novos

sujeitos sociais, para que eles possam integrar a sociedade brasileira, dela participando de

forma ativa e democrática em busca do bem comum.

2.1.2 Escola

a) Reconhecer e valorizar, em situações do cotidiano escolar e em diferentes situações de

aprendizagem, os elementos que podem contribuir para o desenvolvimento de relações de

autonomia e cooperação, entre alunos e aluno/profissional da educação.

b) Conhecer e compreender o Projeto Político Pedagógico da escola na qual atua, a fim de

posicionar-se diante dele, analisar o seu próprio trabalho e propor elementos para seu

aperfeiçoamento.

c) Reconhecer e utilizar os espaços de trabalho coletivo, como espaços de reflexão sobre a

proposta pedagógica da escola e a prática docente e de participação em ações de formação

continuada.

d) Compreender as diferentes etapas de planejamento como uma ação recursiva, flexível e

dinâmica.

e) Refletir sobre o processo de ensino e de aprendizagem, as ações didáticas e o processo

avaliativo, identificando pontos que necessitam mudanças e/ou reformulações.

f) Implementar práticas educativas que levem em conta as necessidades pessoais e sociais

dos alunos, os temas e demandas do mundo contemporâneo e os objetivos da Proposta

Pedagógica.

2.1.3 Sala de Aula

a) Compreender e levar em conta as fases de desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da

criança, do jovem para organizar processos de ensino e aprendizagem apropriados a cada

fase de desenvolvimento do educando.

b) Propiciar aprendizagem significativa para os alunos, levando em conta suas experiências,

valores e conhecimentos prévios e tomando-os como ponto de partida para a introdução de

novos conteúdos.

c) Explicitar as concepções teóricas, que fundamentam as atividades educativas, para evitar a

dicotomia entre teoria e prática.

d) Apropriar-se dos diferentes componentes que organizam os planos de ensino dos

professores nas disciplinas nas diferentes etapas para sua elaboração, execução e avaliação.

e) Compreender os princípios da organização curricular das diferentes áreas como

norteadores da organização de ensino centrado na progressão continuada da aprendizagem.

f) Compreender o ensino da linguagem, associado a todos os conteúdos disciplinares em

todas as séries, exercitando a competência de leitura/compreensão de textos e expressão

escrita.

g) Estabelecer critérios pertinentes e relevantes para a progressão da aprendizagem, tais

como: a natureza, as especificidades e o grau de complexidade dos conteúdos; as

possibilidades de aprendizagem dos alunos; o tratamento didático, metodologia e

procedimentos de ensino e avaliação, os mecanismos de apoio, nas diferentes modalidades

em acordo com seus objetivos, tendo em vista as finalidades do projeto educativo.

h) Desenvolver competências lógico-discursivas que instrumentalizem o estudante com

vistas à autonomia intelectual, de modo que possa, gradualmente, desenvolver a consciência

crítica e aprender a pensar por conta própria.

i) Empregar diferentes recursos e procedimentos didáticos, ajustando-os às possibilidades e

dificuldades de aprendizagem dos alunos, sempre levando em conta a natureza, as

especificidades e o grau de complexidade dos conteúdos.

j) Conhecer e utilizar recursos tecnológicos relacionados às diferentes mídias e meios de

comunicação, valorizando-os como indispensáveis à socialização de informações e à prática

de diálogo com o aluno.

k) Saber planejar e desenvolver os trabalhos em sala de aula, privilegiando rotinas que

atendam às necessidades dos alunos, tendo em vista a diversidade, adequação, periodicidade

das atividades, organização do tempo/espaço e o agrupamento dos alunos de modo a

potencializar as aprendizagens dos diferentes conteúdos/áreas, garantindo, sempre que

possível, a abordagem dos temas transversais pertinentes.

l) Compreender os diferentes contextos que interferem na construção das subjetividades e

identidades do aluno, de modo a

lidar adequadamente com os diferentes modos de ser e estar no mundo deste aluno.

m) Saber mediar situações de conflito e indisciplina em sala de aula.

n) Conhecer e adotar diversas formas de avaliação da aprendizagem dos alunos por meio de

estratégias e instrumentos diversificados e utilizar a análise dos resultados para reorganizar

as propostas de trabalho na escola e na sala de aula.

______________________

http://alissondiego.blogspot.com.br/2009/07/festival-de-inverno-tem-programacao.html
Enviado por J B Pereira em 27/06/2014
Reeditado em 28/06/2014
Código do texto: T4860108
Classificação de conteúdo: seguro