Mito e lenda têm conceituação complexa e se confundem. São narrativas com valor cultural e explicativo de fenômenos sociais e tribais... que se convergem e se divergem...

As lendas são relatos anônimos que tentam explicar determinados fatos e mistérios da vida por meio de episódios heroicos ou sobrenaturais, geralmente misturando realidade e fantasia. Os mitos são narrativas simbólicas que associam as forças da natureza e os aspectos da condição humana a fatos vivenciados por deuses, heróis ou seres sobrenaturais.

http://falabonito.wordpress.com/2007/01/05/lendas-e-mitos-brasileiros/

______________________

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm

_________________________

Por Ana Paula de Araújo

Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo. Ao se tornarem conhecidas, são registradas na linguagem escrita. Do latim legenda (aquilo que deve ser lido), as lendas inicialmente contavam histórias de santos, mas ao longo do tempo o conceito se transformou em histórias que falam sobre a tradição de um povo e que fazem parte de sua cultura.

Características de uma Lenda:

Lenda do Boitatá: Conta a lenda que foi uma cobra sobrevivente de um dilúvio que cobriu toda a terra. Desde então, anda pelas madrugadas perseguindo viajantes noturnos e procurando restos de animais. Conhecido como “fogo que corre”, o mito do boitatá é de origem indígena e consiste na história de uma cobra que protege a natureza, perseguindo aqueles que a desrespeitam e os mata.

1. Características de uma Lenda:

A fantasia ou ficção se mistura a realidade dos fatos. Fazem parte da realidade cultural de todos os povos.

2. Assim como os mitos, as lendas dão explicações aos fatos não explicáveis pela ciência ou pela lógica. Essas explicações são vindas da imaginação, mas não são fatos sobrenaturais ou fantásticos.

3. Faz parte da tradição oral, porque é contada pelas pessoas através dos tempos.

4. Ao explicar alguns fatos reais e históricos, a imaginação “aumenta um ponto” na realidade.

________________________________________________________________

Mito não é o mesmo que fábula, conto de fadas ou lenda.

Mitos são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles.

Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.

Todas as culturas possuem seus mitos. Alguns assuntos, como a criação do mundo, são bases para vários mitos diferentes. Mas o mito ainda existe hoje!

Os mitos se utilizam de simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis.

Como nas lendas, um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado.

Características de um mito:

1. Tem caráter explicativo ou simbólico. Relaciona-se com uma data ou com uma religião.

2. Procura explicar as origens do mundo e do homem por meio de personagens sobrenaturais como deuses ou semideuses.

3. O mito explica a realidade através de suas histórias sagradas, que não possuem nenhum tipo de embasamento para serem aceitas como verdades.

4. Alguns acontecimentos históricos (antigos e recentes) podem se tornar mitos, desde que as pessoas de determinada cultura agreguem uma simbologia que tornem o fato relevante para as suas vidas.

5. São criados mitos para responder a esses desejos, os quais a razão não pode preencher adequadamente. Pode-se encontrar manifestações que são heranças do passado mítico da humanidade.

 Exemplos de manifestações míticas:

1ª) inventadas pelos desejos inconscientes que existem em todos. Ex: a vontade inconsciente de que o bem vença o mal.

2ª) o desejo de segurança. Ex: os heróis nas histórias em quadrinhos são gerados pela vontade de proteção ideal e imaginária.

3ª) Aquelas personagens que são encarnações de tudo aquilo que gostaríamos de ser. Os meios de comunicação divulgam artistas e esportistas como sendo fortes, saudáveis, com uma profissão de sucesso, ricos, lindos.

4ª) os rituais de passagem: festas de formatura, de ano novo, os bailes de 15 anos.

http://filosofandoehistoriando.blogspot.com.br/2009/05/diferencas-entre-mito-e-filosofia.html

_______________________________________

Alguns Mitos e Lendas Brasileiros

Bruxa: Figura carimbada nas histórias infantis, é uma velha de nariz e queixo grandes, com cabelos brancos e assanhados, vestida sempre de preto. Segundo a lenda, ela entra nas casas para carregar crianças que não querem dormir. Muitas vezes é confundida com a Cuca ou com outras personagens noturnas que desempenham o mesmo papel.

Cuca: Segundo a lenda, carrega as crianças inquietas, que não querem dormir ou que falam muito dentro de um saco e some imediatamente. A sua aparência é quase a mesma da bruxa, velha, cabelos brancos e enrugada. É um personagem criado no Brasil e está constantemente presente em cantigas de ninar.

Saci Pererê: Garoto negro de uma perna só, possui poderes mágicos através de seu gorro vermelho e se aproveita deles para fazer muitas travessuras com as pessoas que vivem ou passam pela mata. Caracteriza-se por usar sempre um cachimbo.

Mula-sem-cabeça: é a história de uma mulher que teve um romance com um padre e recebeu um castigo: todas as noites de quinta-feira, é transformada em um animal e sai galopando e soltando fogo pelas narinas.

Curupira ou Caipora: É a lenda de um anão que tem os pés virados para trás. Protege as matas e os animais. Algumas pessoas acreditam que ele é o responsável pelo desaparecimento de algumas pessoas nas matas brasileiras.

Mãe-d’água ou Iara: A palavra Iara/Yara é de origem indígena e significa “aquela que mora nas águas”. Provavelmente foi gerada na mitologia através do mito da Sereia. É uma mulher metade peixe metade humana, que atrai os homens com seu belo canto e os leva para os rios onde vive, no norte do país. Os homens que conseguem voltar de lá ficam loucos, e o encanto só é quebrado através do feitiço de um pajé.

Mãe-de-ouro: é a lenda de uma bola de fogo que indica onde se encontra o ouro. É conhecida também como uma mulher que vive nas cavernas e que atrai os homens casados.

Boitatá: Conta a lenda que foi uma cobra sobrevivente de um dilúvio que cobriu toda a terra. Por causa disso ele se escondeu em um buraco e seus olhos cresceram. Desde então, anda pelas madrugadas perseguindo viajantes noturnos e procurando restos de animais. Também conhecido como “fogo que corre” o mito do boitatá é de origem indígena e consiste na história de uma cobra de fogo que protege a natureza, perseguindo aqueles que a desrespeitam e até matando-os.

Lobisomem: Este mito não é exclusivamente brasileiro. Conta a história de um homem que por algum motivo foi mordido por um lobo e ao invés de morrer adquiriu a capacidade de transformar-se em um ser monstruoso, com características de lobo e de homem, e que ataca as pessoas nas noites de lua cheia. Há uma outra história a respeito do lobisomem: seria uma maldição para o sétimo filho de uma mesma mulher. Aos 13 anos ele começaria a se transformar no tal monstro e o encanto só se quebra quando alguém se aproximar dele sem que ele veja bater na cabeça do monstro.

Pisadeira: A lenda de uma velha que aparece durante a noite e pisa na barriga das pessoas que dormiram de estômago cheio, provocando nelas falta de ar.

____________________

A palavra folclore é de origem inglesa. A termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura.

- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm

_______________________

os principais deuses gregos :

Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Céu.

Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza.

Poseidon - deus dos mares

Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.

Hera - deusa dos casamentos e da maternidade.

Apolo - deus da luz e das obras de artes.

Ártemis - deusa da caça e da vida selvagem.

Ares - divindade da guerra.

Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas.

Cronos - deus da agricultura que também simbolizava o tempo.

Hermes - mensageiro dos deuses, representava o comércio e as comunicações.

Hefesto - divindade do fogo e do trabalho.

___________________

Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram :

- Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Herácles ou Hércules e Aquiles.

- Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.

- Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.

- Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.

- Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.

- Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa

- Quimera : mistura de leão e cabra que soltava fogo pelas ventas.

http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/

___________________

Há dois artigos esclarecedores na REvista Carta Fundamental de nov. 2011, p. 28-34

Um deles é de Daniel Munduruku (Belém do Pará, 28 de fevereiro de 1964) é um escritor e professor brasileiro. Pertence à etnia indígena mundurucu. Tem mestrado em antropologia social pela Universidade de São Paulo. É doutor em educação pela Universidade de São Paulo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Munduruku

Ele escreveu Bem-vindo ao mundo do impossível - sobre o mito.

O outro artigo é A selva dos mitos, de Betty Mindlin -

A antropóloga que publicou sete livros de mitos, em coautoria com narradores indígenas.

http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico-f-b/betty-mindlin-e-os-mitos-indigenas,236,2564.html

Ela escreveu A selva dos mitos, falando sobre as lendas indígena.

http://www.infoescola.com/redacao/mito-ou-lenda/ e http://filosofandoehistoriando.blogspot.com.br/2009/05/diferencas-entre-mito-e-filosofia.html
Enviado por J B Pereira em 25/05/2014
Reeditado em 23/06/2014
Código do texto: T4820144
Classificação de conteúdo: seguro