Palestra: “Família e Escola na Educação para o século XXI - O desafio de educar nossas crianças nos dias de hoje"

Colégio Metropolitano convida os Pais para a Palestra: “Família e Escola na Educação para o século XXI - O desafio de educar nossas crianças nos dias de hoje", na Câmara dos Vereadores de Piracicaba, SP, em 08/05/2014, de 19h30 às 22 h.

A Assessora Pedagógica da Editora FTD, Maria Angela Diaféria Oliveira

começou por apresentar um vídeo ilustrativo referente ao trabalho da FTD no Brasil, editora essa que atua há 112 anos no mercado editorial tendo como foco à educação e formação de nossos filhos.

De que mais gostei? A simplicidade e a profundidade a partir dos exemplos do cotidiano interligados à sua experiência de mãe e educadora.

Cabe aos pais saber orientar os filhos na educação pelo exemplo de respeito e firmeza. Admitamos poder aprender com os filhos por serem diferentes e de outra geração. Contudo, eles poderão se lembrar de nós pela capacidade de conviver e celebrar com eles momentos pequenos como um almoço em casa no domingo, distanciando-se do shopping.

Se somos imigrantes digitais; eles são nativos digitais, segundo a palestrante. O grande desafio deles é configurar emocional e estrategicamente o saber conviver pelo afeto e toque responsável como abraço, o olhar nos olhos, o cheiro de um feijão (apreendemos memórias pelos sentidos do corpo e da alma)...

Adiantou-se ao fato de que precisamos descobrir modos simples e eficientes de leitura e escrita como servir-se da geladeira para afixar nela os bilhetes práticos aos filhos e às filhas. Deste modo, “...a gente vive de afeto”, conclui a palestrante.

Fundamentando seu discurso sereno e ético, busca em Confúcio (500 a.C.) o valor dos sentidos como: “ Eu ouço e esqueço; vejo e recordo; faço e compreendo...” Cada geração, tem recursos e caminhos de consolidação de sua presença na história e na vida dos filhos. Cada filho e cada filha refletem o que vive dos pais. Deste modo, os filhos se orgulharão dos pais e das mães que têm. E a escola se faz presença forte à medida que a família não consegue ficar com seus filhos ou têm pouco tempo de doarem-se aos filhos hoje. A tecnologia compensa um jeito de ser dos jovens e adolescentes em um perfil nunca dantes sentido na história da educação e da socialização dos seres humanos diante dos desafios e demandas hodiernos da sustentabilidade e cidadania virtual e ética.

Nossa consideração à Professora Maria Angela Diaféria Oliveira.

Atenciosamente.

João Bosco - mestre em literatura

____________________

Se quiser saber um pouco mais sobre a FTD, visite o link abaixo:​

http://www.ftd.com.br/a-ftd/

------------------------------------------------------------

Editora FTD

Maria Angela Diaféria Oliveira

Filial São Paulo

Assessora Pedagógica

(11) 3598-6200 / (11) 99824-7211

J B Pereira, J B PEREIRA e Assessora Pedagógica da Editora FTD e Maria Angela Diaféria Oliveira
Enviado por J B Pereira em 12/05/2014
Código do texto: T4803433
Classificação de conteúdo: seguro