PÁSCOA: DA FESTA DO CORDEIRO HOLOCAUSTIAL PARA O CORDEIRO PERFEITO LIBERTADOR: JESUS CRISTO...

Feliz Páscoa em Jesus, o Mestre dos mestres.

Páscoa é a experiência de transição, passagem, interstício, trégua, travessia entre aqui e o ainda não da eternidade, em que nos transpareceremos Àquele ser Divino do qual nos originamos e para o qual nos destinamos como por um impulso misticamente vital e inexorável.

Liturgicamente, a Igreja Católica celebra:

"A Época da Páscoa [que]começa no domingo e vai até o Domingo de Pentecostes, sete semanas depois.

A Páscoa é o ato primário que completa o objetivo do ministério de Jesus na terra - derrotar a morte com sua morte e exaltar e purificar a humanidade assumindo voluntariamente suas fragilidades e depois superando-as. Este credo é resumido pelo Troparion Pascal, cantado repetidamente durante a Páscoa até a Apodosis da Páscoa, que é a véspera do dia da Ascensão.

O termo "Páscoa" deriva, através latim Pascha e do grego bíblico Πάσχα Paskha, do hebraico פֶּסַח (Pesaḥ ou Pesach, a Páscoa judaica).

FONTE:

5.↑ Ir para: a b Norman Davies. Europe: A History. [S.l.]: HarperCollins, 20 January 1998.

6.Ir para cima ↑ Nelson, Thomas. The Orthodox Study Bible: Ancient Christianity Speaks to Today's World (em English). [S.l.]: Thomas Nelson Inc, 28 February 2008. p. 1408. ISBN 9781418576363 Página visitada em 19 April 2014.

A Páscoa é uma festa móvel, o que significa que sua data não é fixa em relação ao calendário civil. O Primeiro Concílio de Niceia (325) estabeleceu a data da Páscoa como sendo o primeiro domingo depois da lua cheia seguinte ao equinócio vernal (a chamada lua cheia pascal)10 . Do ponto de vista eclesiástico, o equinócio vernal acontece em 21 de março (embora ocorra no dia 20 de março na maioria dos anos do ponto de vista astronômico) e a "lua cheia" não ocorre necessariamente na data correta astronômica. Por isso, a data da Páscoa varia entre 22 de março e 25 de abril (inclusive). Os cristãos orientais baseiam seus cálculos no calendário juliano, cuja data de 21 de março corresponde, no século XXI, ao dia 3 de abril no calendário gregoriano utilizado no ocidente. Por conseguinte, a Páscoa no oriente varia entre 4 de abril e 8 de maio inclusive.

Nas línguas de origem grega e latina, o nome utilizado para Páscoa é derivado do grego Πάσχα (Pascha), um termo que derivou, através do aramaico, do hebraico פֶּסַח (Pesach ou Pesaḥ), um termo utilizado originalmente para designar um festival judaico comemorando o Êxodo e conhecido em português como Páscoa judaica18 19 . Já nos primeiros anos da década de 50 do século I, Paulo, escrevendo de Éfeso aos cristãos de Corinto20 utilizou o termo para fazer referência a Cristo e é improvável que os efésios e coríntios tenham sido os primeiros a ouvir o Êxodo 12 interpretado como uma referência à morte de Jesus e não a um ritual de passagem judaico.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa

FELIZ PÁSCOA, CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA.

COM ELE, NÓS RESSUSCITAREMOS SEGUNDO O GRAU DE SANTIDADE QUE DEUS NOS CONCEDER E MERECERMOS NO ENCONTRO DEFINITIVO COM CRISTO - RESSUSCITADO - ETERNAMENTE.

Portant6o, busquemos total confiança no Projeto de Deus a nossa respeito e, em Cristo, correspondamos à graça recebida no Batismo e nos demais sacramentos até nosso suspiro derradeiro, em que entregaremos nossa alma a Deus, que Juiz dos vivos e mortos (segundo os Atos dos Apóstolos 10,42), haverá de nos unir à COMUNHÃO DOS SANTOS E nos engendrar à RESSURREIÇÃO DOS MORTOS DOS MORTOS E DA CARNE, segundo meu Plano de Amor Salvífico para esta vida "e a Vida do mundo que há de vir".

Sinceramente,

eis os votos de J B Pereira

J B Pereira e J B Pereira e http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa
Enviado por J B Pereira em 21/04/2014
Código do texto: T4776983
Classificação de conteúdo: seguro