O Diário de Daiane - A nova aluna.

Querido diário,

Hoje eu me aproximei mais de Beatriz, a nova aluna da escola. No primeiro dia, logo que entrou na sala, Beatriz deu um sorriso e sentou na carteira perto da professora. Fiquei olhando para ela e vi que ela tinha um aparelho grudado na orelha. Hoje, na hora do intervalo, esperei todos saírem e fui conversar com ela. Comecei perguntando se ela estava gostando da escola. Ela respndeu que sim e depois foi dizendo que tinha surdez. Ela falava e fazia alguns gestos, disse que tinha surdez moderada, ouvia pouco e aquele aparelho era para ajudar a ouvir melhor os sons. Bia é uma garota bem legal, inteligente e divertida. Na saída da aula, ela conversou comigo sobre vários assuntos, inclusive me ensinou a língua de sinais. Ela disse que essa língua se chama Libras e que a professora de português está fazendo um curso de libras para se comunicar com surdos.

Diário, no início achei aquele aparelho estranho, mas depois fui me acostumando. Bia me deu um caderninho com o alfabeto em libras e me ensinou como dizer o meu nome na linguagem dos surdos, achei legal, Bia é muito divertida.

Diário, ia esquecendo...no início, meus colegas de sala estranharam a presença de Bia, mas ela não estava nem aí. A professora dava sua aula como de sempre. A pró olhava para Beatriz e ela fazia um sinal positivo. Bia ia ao quadro e respondia as questões, perguntava e, quase sempre, acertava tudo. Depois das primeiras aulas, a turma já estava conversando com Beatriz. A coordenadora Márcia apresentou Beatriz para todos as turmas. Ela disse que Beatriz foi transferida para nossa escola e que era para a turma receber a nova aluna com carinho e respeito,(ela sempre fala isso quando alguém chega na escola). Moisés, que estava ao lado de Beatriz, disse: - Pode deixar,vou tratar essa nova aluna com muito respeito e carinho. Ela acertou todas as questões de matemática. Meu grupo vai precisar dessa ajuda, vou estudar a língua dos sinais. Todos caíram na risada, inclusive Bia.

Diário, quando contei para minha mãe, sobre Bia, ela disse que tia Anália, está fazendo um trabalho da faculdade sobre inclusão de crianças com necessidades especiais. Não entendo muito sobre isso, mas depois vou conversar com minha tia sobre esse assunto.

Diário, aprendi a dizer meu nome, na língua dos sinais. É lindo, lindo!

Tchau!

Dai.