Fábula: Elas vivem
Esse texto, escrito por minha amiga Nelcilandia, foi o ganhador do
IV Concurso Literário do Colégio Gênesis- Feira de Santana - Bahia - Gênero Textual: Fábula Categoria:Mãe
Título: Elas vivem
A raposa e a cegonha não mais convidariam uma ou outra para jantar, como nos contou nosso amigo Êsopo. Ambas já tinham aprendido que não se deve fazer aos outros o que não deseja que os outros lhes façam.
Foi então que a raposa teve uma daquelas suas idéias brilhantes e comunicou não só para a cegonha como para todos os animais, com os quais convivia na floresta, já não tão habitada quanto na época do jantar oferecido por elas.
Assim a raposa criou o concurso de culinária onde cada um animal faria um prato especial e venceria o mais original, diferente e criativo. Seria experimentado por um grupo de jurados composto por Dr. Formiga, Sr. Leão, Sr. Macaco e Seu Pavão.
Sr. Leão foi logo dizendo: - Para satisfazer a minha fome tem que ser um prato de fartura. Enquanto o Sr. Macaco logo afirmou: -Para ganhar esse concurso o prato tem que ser melhor que banana. Dona Formiga disse logo assim: -Para mim quanto menor, melhor.E Sr. Pavão finalizou: - Que vença o melhor.
No dia do grande concurso tinha prato de todos os tipos. Os pequenos pratos o Sr. Leão não experimentou. Os grandes pratos a Formiga nem triscou. Sr. Macaco só experimentou aqueles que continham banana e derivados. E o Sr. Pavão preocupado com a beleza de suas penas não arriscou comer qualquer coisa.
O concurso não teve vencedor. A Raposa resolveu que ela seria a ganhadora e a Cegonha saiu inconformada levando consigo a sua famosa sopa.
Moral da estória: Gosto não se discute!