CANTINHO DA ESPIRITUALIDADE - Prioridade no tempo de viver: graça e escolhas
PERDOE HOJE A ALGUÉM QUE O OFENDEU EM NOME DE JESUS! Esta é a empatia de Jesus e a lógica do Reino.
Perdoar só é possível quando nos entregamos a Deus! Humanamente, é quase impossível: tendemos a amar aos que nos amam e a nos afastarmos de quem não nos parece simpáticos ou são antipáticos.
"No essencial, unidade; no não essencial, liberdade dos filhos de Deus;
em tudo, amor. John Wesley - Medodismo. (apud HEBER, professor de Águas de São Pedro, 2014)
Fácil de ler um Bom livro sobre libertação do cigarro ou contra o tabagismo: RESPIRANDO LIBERDADE - Moacyr Scliar, Ed. Barrousse Jovem, 2005, 94 p.
Deus nos amou radical e imediatamente só para que nós herdássemos eternamente de sua amizade ou gratuidade.
E o amor de Jesus tornou-se exigente porque nos amou até o extremo de seu amor - um sinal maior é que se fez Corpo-Gente como nós, Eucaristia para ficar com a gente, lavou os pés de seus amigos para que nós fizéssemos o mesmo.
Por amor a Ele, sejamos santos e santas... Ser diferente por amor de Jesus é amor como ele fez.
Perdoar é um passo de santos segundo o coração de Jesus.
João Bosco - catequista
__________________
"Não há borboletas se a vida não passar por longas metamorfoses." Rubem Alves.
O ouvido é feminino - é o vazio que acolhe. A fala é masculina - e o som que preenche os espaços... Rubem Alves.
_______________
Escreva e ajude aos missionários da Comunidade Corpus Christi: 19 -4122-3118 - Eles trabalham com grupos de jovens de todas as condições sociais, mães solteiras, encaminham enxoval para bebês pobres que precisam de roupas e alimentos.
Por que é importante orar ou meditar em Deus?
1. Aumenta a fé e consola a alma sofrida e angustiada - alegra a todos que invocam a Deus com fé!;
2. Incentiva a vida espiritual e diviniza o corpo no querer de Deus;
3. Aproxima-nos da santidade;
4. Acalma o coração, é a respiração da alma devota...
5. Afasta-nos do mal e fortalece-nos no bem - afasta-nos da maldade...
6. Une-nos aos irmãos de fé e da Igreja como corpo místico de Jesus;
7. Organiza e direciona a inteligência - ajuda-nos a visualizar o bem e o perdão, dá soluções aos problemas e dificuldades como oportunidade de santificação pela conversão...
8. Colabora nossa ação no projeto de salvação do mundo: "tudo concorre para o bem dos que amam a Deus..."
9. Libera as boas emoções, canaliza as virtudes da alma, resolve diluir e vencer a tentação e o pecado pessoal e social.
10. A oração nos torna conscientes de nossa vocação e vontade de pertencer a Deus e ao seu Reino ou projeto em nossa vida... Torna-nos prudentes, sensíveis, caridosos, éticos, fraternos, humildes, serenos, prontos para a boa obra e reconhecendo que a salvação vem dos méritos de Jesus - nosso Redentor.
_______________________
Por que é bom confessar?
1. Porque o próprio Cristo nos presenteou esse dom e sacramento de Deus na ressurreição. Ele entregou o poder de perdoar aos apóstolos em nome d'Ele.
2. Deus está pronto a nos perdoar sempre e quer que perdoemos aos outros como no Pai-Nosso.
3. A confissão sincera com a caridade e busca da pureza apaga uma multidão de pecados... Firma-nos naqueles bons propósitos e na busca do Reino de Deus no coração e na vida pessoal e social.
4. Orienta a alma na vida de santidade e justiça interiores - na prática da virtude e afasta-nos do pecado.
5. Coloca-nos a serviço da Igreja e na fortaleza aos irmãos que sofrem e que estão no pecado, dando-nos coragem de anunciar o Reino de Jesus e denunciando todo pecado.
Este ano a Campanha da fraternidade propõe a conversão dos corações e situações onde estão o tráfico (des)humano: tráfico de mulheres, negros, bebês, crianças, adolescente, mulheres novas e jovens como mercadoria e escravas do sexo e de homens ricos e opressores, o trabalho escravo, venda e compra de órgãos do corpo humano, turismo sexual, exploração sexual e violação de todo direito humano... Somos contra toda exploração e assédio moral e sexual, econômico e regional decorrente de cumplicidades e ações do mal contra a vida e o corpo humanos. São pecados que bradam ao Céu e Deus não aceita que humilhe seus filhos e Filhas. Porque Deus nos fez para a Liberdade de Filhos redimidos no sangue de seu Filho Jesus.
Como defendeu seu povo; resgatou a José do Egito e aos profetas e mulheres de todos tempos. Hoje ainda age! "Com Deus não se brinca, emb0ra seja nosso Abbá, nosso Pai do Céu."
"Pedi ao Senhor que envie operários à messe porque a messe é grande e poucos são os operários." Peço por cristãos santos e corajosos para combater o tráfico desumano... de milhões de vidas... Se tivesse um filho seu e filha sua, o que faria você por ele e ela?
6. Engaja-nos na Igreja como comunidade de Fé. As igrejas e a sociedade não podem ser omissas e cúmplices no pecado social e social, interior e estrutural...
______________________________
Por que ler a Bíblia?
1. Porque é Palavra de Deus, livro de sabedoria espiritual, fonte de boa moral, carta de amor de Deus aos homens de todos os tempos.
2. Deus fala e nos ouve quando a meditamos e oramos com Ela.
3. Boa oportunidade de conhecer Jesus e o seguir sem fanatismo.
4. Fonte de libertação do pecado e do Maligno.
5. Forma de ser útil aos irmãos por um mundo justo e fraterno, denunciando o pecado e anunciando o Reino.
6. Maneira de dedicar-se a sua igreja e comunidade de Fé.
7. Ter a bíblia como fonte de alegria e conversão, luz, rocha, porta estreita, não é livro de ciência do mundo, mas sabedoria de Deus para o coração de fé.
______________
Por que aproximar-se da Eucaristia, Ceia do Senhor, do Ágape, da Missa?
1. Amar, conhecer, conversar e seguir Jesus -
"Pão da Vida... Eu dou a vida pelas minhas ovelhas, porque sou o Bom Pastor..."
2. Amar e perdoar a si, aos outros e aos pecados dos pastores e sacerdotes como homens como nós... A Igreja é povo de Deus, povo santo e pecador... Corpo místico de Jesus, do qual fazemos parte pelo Batismo e o direito de participar das orações, sacramentos e pela conversão e vida de santidade buscar a Deus e senti-Lo eternamente.
3. Jesus escolheu ser pão sagrada para aproximar-se de nós como seus amigos íntimos e capazes de amá-Lo e entende-Lo.
4. Ter Jesus como alimento para o corpo e médico da Alma e do corpo. A Eucaristia pode curar-nos de nosso pecados e egoísmos... Jesus é o centro da vida de fé e da comunidade de Fé. Ele é o pão da vida de Deus em nós!
5. Ter a Deus como fonte de vida, de caridade e bom exemplo de humildade e de santidade - anunciando o Reino e denunciando o pecado no mundo e em nós.
Jesus é nosso amigo, irmão mais velho sempre novo, pai dos pobre no Pai Eterno, mediador único comunicador do Espírito Santo, nosso advogado perante Deus, nosso amigo confidente em todas as horas da vida, fonte e finalidade de nossa vida terrena.
João Bosco - catequista católico.