AUTODIDATISMO: NÃO É ENSIMESMAMENTO, MAS ABERTURA AO OUTRO E AO SABER COMO REDE DE POSSIBILIDADES...

o termo autodidatismo é por formação de palavras com acréscimo de prefixo + radical + sufixo. Auto-= por si mesmo; didát-(íco) ou didática como variáveis do radical "didat-": -ismo= exagero ou abundância de atitudes e ações conexas com o fim almejado: aprender por si mesmo!

Não há autodidatismo absoluto porque seria a negação ou exclusão do outro como diferente e uma das vias do saber.

Todo autodidatismo é relativo porque está relacionado a situações, contextos, pessoas e condições de saber sobre o que precisamos.

O autodidatismo exige a capacidade de organização, disciplina e dedicação aos estudos. Não se pode excluir a presença de um outro que pode nos ajudar a aprender e quando ensinamos também aprendemos alguma coisa de novidade. Sabe-se que aprendemos a aprender ou a estudar ou valorizar o conhecimento como saber ou sabor de habilidades e competências adiantamos na superação de nossas deficiências e dúvidas. Aprender é resultado de partilhar saber e envolver-se em boas situações de desafio. Nenhum problema se dá gratuitamente: ele pode se constituir em motivação e alavanca para ir mais longe.

O que nos parece hoje difícil e intransponível amanhã pode ser mais fácil, porque atingimos um nível de maturidade e percepção que não tínhamos antes.

Cada fase da vida tem sua face (seu perfil): cada fase tem seus desafios e possibilidades.

Isolar-se é negar a busca de saber mais e aprender com o outro...

Sentar e ter uma pausa para aprender é ótima ocasião de ver o que sabe e avaliar o que pode e precisa aprender.

Sucesso em seus estudos em casa e de revisão. Faça exercícios e assista a filmes Youtube sobre o que estamos ensinando nos Tutores.

O saber não tem limites porque a fome e sede de saber é alimentada ou provoca pela motivação, necessidades e desafios.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 19/02/2014
Código do texto: T4698424
Classificação de conteúdo: seguro