Jovens e a Literatura Brasileira por Victoria Sales

Faz um tempinho que não escrevo porque fiquei sem tempo. Sabe, nessa correria toda do nosso dia-a-dia é difícil até parar pra respirar um pouquinho!

Um dia desses eu estava lendo uma reportagem sobre a literatura brasileira que vem aumentando cada vez mais, principalmente na parte jovem. Eu me surpreendi com aquilo. Tipo, brasileiro jovem gostando de coisas brasileiras? Ainda mais livros?!

É claro que eu não deveria me surpreender, mas acontece que se as pessoas aqui no Brasil gostassem mais de ler e se importassem mais com o que é nacional, a minha reação poderia ter sido diferente.

A questão é que as pessoas não gostam de ler porque acham chato e desnecessário. já fui de turmas escolares em que, na hora que a professora pedia para alguém ler um texto em voz alta, eu só faltava ensinar o menino a ler. Não era possível que alguém da minha idade, na minha série, que aprendeu as mesmas coisas que eu, não saiba ler direito. Eu senti pena. E não é porque a pessoa tem fobia de falar em público, não! O problema na verdade é a escola.

Uma pessoa dessas não foi educada pelos pais com livros. E foi na escola que ele teve o primeiro contato com uma obra escrita de papel e capa dura. Os chamados clássicos que a gente é obrigado a ler. Esse sim é o problema, quando que alguém vai gostar de algo sendo obrigado a fazer isso? Ainda mais sendo um livro clássico? Quantas vezes nós nos pegamos dizendo "que livro chato, eu não entendo nada e ainda é cansativo!", eu mesma já devo ter dito isso umas milhões de vezes. Só porque é clássico não quer dizer que eu tenha que gostar.

Tudo bem que o livro foi famoso há uns cem anos atrás, mas eles têm de entender que o tempo passou. Enquanto as escolas tão sempre obrigando os alunos a lerem livros velhos com o português difícil, existem vários escritores tentando achar um reconhecimento. Mas é claro que fica difícil desse jeito. Agora mesmo, tem um grande número de brasileiros de todas as idades escrevendo algum livro que, com muito custo, algum dia pode ser publicado.

Os educadores precisam entender que para conquistar o gosto pela literatura brasileira (ou mesmo só a literatura em geral) é importante que não obrigue o aluno a ler e sim fazê-lo querer ler. Contar um pedaço da história e escolher um livro de aventura, por exemplo, pode fazer com que a curiosidade dos alunos aumente e consequentemente a criatividade! Existem muitos livros modernos que são brasileiros e que tem tanta qualidade quanto os que vêm de fora! Só que com a ideia de que só os clássicos é que são bons a leitura nunca vai pra frente! Autores nacionais precisam ser mais reconhecidos e sei que existem milhões de nomes diferentes com gêneros diferentes de livros espalhados pelas estantes nacionais. A gente só precisa dar uma olhada. E a escola pode mesclar os dois "tipos" de literatura nacional também!

O número pequeno dos que gostam de ler livros nacionais está cada vez crescendo e isso é muito bom, principalmente sendo os leitores jovens. Porque finalmente eles conseguiriam entender que dentro de um livro há um mundo novo que ele precisa descobrir, e cada um de nós tem uma certa vontade de querer viajar sem precisar sair do lugar.

Muitos jovens estão escrevendo também e isso é o que mais me impressiona. Os pais tem um papel fundamental nisso. Imagina se daqui a alguns anos a literatura brasileira finalmente é reconhecida? Títulos nacionais nas prateleiras lá de fora estampando o verde e amarelo brasileiro. E aí sim eu teria ainda mais orgulho de dizer "Eu escrevo, eu leio e eu sou brasileira!".

Bec
Enviado por Bec em 06/02/2014
Reeditado em 06/02/2014
Código do texto: T4681009
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.