Curso bíblico na Paróquia Imaculado - 100 anos de evangelização - Maria em São Lucas nos dias 11, 18 e 25 de fev. 2014, no salão paroquial.
O melhor troféu é a graça de Deus e a amizade.
Convido-o para o Curso bíblico na Imaculado - 100 anos de evangelização - com a palestra Maria em São Lucas nos dias 11, 18 e 25 de fev. 2014, no salão paroquial.
Cuidar da alma é uma ciência cujo valor ultrapassa todas as outras... com a oração, a reflexão da Bíblia, presença da devoção de Maria e seu santo de nome, a eucaristia, os documentos papais, a presença na comunidade, as campanhas da Igreja como a CF sobre o Tráfico de mulheres (tema deste ano), contribuir com dízimo, etc.
________________________
INICIATIVA DA PARÓQUIA
IMACULADA CONCEIÇÃO DE PIRACICABA, SP,
EM SEU CENTENÁRIO (1914-2014).
MONSENHOR ORIVALDO CASINI – PÁROCO -
CONVIDA OS AGENTES DE PASTORAL
PARA OS ENCONTROS BÍBLICO-LITÚRGICOS
SOBRE A PRESENÇA DE MARIA NO EVANGELHO DE SÃO LUCAS, MINISTRADOS POR JOÃO BOSCO.
OS ENCONTROS BÍBLICOS SERÃO NOS DIAS:
11 DE FEVEREIRO DE 2014 – A Fé de Maria Santíssima em Lucas;
18 DE FEVEREIRO DE 2014 – Maria no corpo místico de Cristo;
25 DE FEVEREIRO DE 2014 – A presença de Maria hoje.
LOCAL: SALÃO PAROQUIAL DA IGREJA MATRIZ DA IMACULADA.
HORÁRIO: às 20 horas, após a Missa das 19 h e 30 min.
Obs.: Leve sua BÍBLIA e, se possível, o Catecismo da Igreja Católica.
Participe dos encontros levando um quilo de alimento não perecível.
São Lucas confirma que a Virgem Maria é a MÃE DE JESUS!
A Igreja repete com fé: Maria é a MÃE DE DEUS.
“Nada é impossível para que Deus” realizasse seu plano de Amor sobre a humanidade e sobre a Igreja.
Hoje, nós veneramos a Imaculada como MÃE DA IGREJA e procuramos conhecer o mistério em que Maria faz parte desde sua Maternidade Divina, Concepção Imaculada até sua Assunção ao Céu.
OBJETIVOS DOS ENCONTROS
1. Fortalecer a fé e a pastoral dos leigos da paróquia à luz da reflexão bíblica e litúrgica sobre a Mãe de Deus como Imaculada Conceição;
2. Renovar e confirmar a visão dos leigos e ministérios leigos sobre a presença da Imaculada nas ações pastorais e litúrgicas;
3. Iluminar a vida pessoal, familiar, eclesial e social dos cristãos ao realizar as leituras do evangelho de São Lucas, centrado na vida de Jesus e Maria Santíssima.
Para conseguirmos esses objetivos, é necessário ver São Lucas como o autor do Terceiro Evangelho – O EVANGELHO DA MISERICÓRDIA DIVINA E DA PRESENÇA DE MARIA – SERVA E MÃE DE JESUS - NA OBRA SALVÍFICA, escrito, provavelmente, depois do ano 64 da era cristã. Os textos de São Paulo (aos Colossenses 4,14; Segunda carta a Timóteo 4,11 e Filemon 24) confirmam Lucas sendo o médico, companheiro de Paulo em suas viagens e que esteve preso ao seu lado durante as perseguições. Lucas anunciou Cristo à atual Grécia e à Turquia. Provavelmente, entre 80 a 100 depois de Cristo, também escreveu os Atos dos Apóstolos. Coube a Lucas 1,1-4 resumir sua cuidadosa pesquisa sobre documentos e entrevistas como ainda registrar a seleção ordenada de testemunhos e pessoas para, deste modo, dar suporte à formação dos líderes e fortalecer a fé dos primeiros cristãos fora da Palestina.
Por isso, a Igreja canta exultante e feliz a Santíssima Virgem eternamente sua gratidão ao Sim como a serva humilde do Senhor, que se torna Mãe de Jesus e Imaculada para sempre no coração da Igreja e dos fiéis leigos que de dedicam a um culto santo e corredentora do homem e da mulher no corpo místico de Cristo.
“Ave, sempre Bela,
Virgem Mãe de Deus.
Do alto mar, Estrela
Porta azul do Céu.
Novas o Anjo traz,
Ave Te saúda,
Funda-nos na paz!
De Eva, o nome muda.
Dá-nos, vida pura,
Um caminho certo,
Para quem procura,
Ver Jesus de perto!”
Fonte: LITURGIA DAS HORAS, Ofício Comum de Nossa Senhora,
página 1.764 - antigo Ofício de Nossa Senhora ou Breviário dos padres.
Desde tempos da Igreja Primitiva, vem sendo cultuado a Virgem Maria. Sábia tradição reconhece que o corpo da Mãe de Deus (Teotokos) não conheceu a corrupção do sepulcro, mas foi elevada em corpo e alma para junto da Santíssima Trindade. “Todas as gerações vão me chamar de Bem-Aventurada, porque o Altíssimo fez em mim maravilhas...” (LUCAS, 1, 48)
Porque, Maria é “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo...” (LUCAS, 1, 28). Como Maria, queremos meditar o sentido de tudo isso para o nosso bem e para o bem de toda a Igreja.