Busca de qualidade em Educação e salário melhor para educadores: uma tensão política vigente e tema da Futuro Eventos 2014.
"...Chegamos então em 2014, imaginando que tudo o que queremos para uma educação de alto nível passa por uma verdadeira imersão na Excelência em Educação.
Com certeza ela nos levará a uma posição de destaque a nível mundial ao alcançarmos a tão sonhada qualidade total de ensino brasileiro em todos os níveis e em todas as áreas.
Sabemos, contudo, que estamos longe disso. Não porque queremos. Talvez por não termos sido capazes de pensar a nossa educação de forma ampla, mas adequada a cada realidade e necessidade das regiões e/ou níveis de ensino.
Temos no Brasil muitas exceções. Porém falta-nos planejamento de cima para baixo e de baixo para cima, além do que os investimentos em qualificação profissional são pífios. E mesmo quando existem não seguem um padrão para obtenção dos melhores resultados.
Nossos professores são mal pagos e desvalorizados. Nossas faculdades não formam os professores como deveriam. Nossos currículos não atendem princípios e regras que poderiam nos levar ao sucesso.
Enfim, não estamos conseguindo ser diferente. Não estamos indo além do trivial, não criamos expectativas e não apresentamos diferenciais.
Nosso padrão de gestão e de avaliação está muito longe daqueles que nos mostraria que rumo a seguir.
Muitas vezes, não sabemos onde queremos chegar. Quais nosso objetivos? Onde estão os espelhos, as experiências de sucesso e por que não servem de modelo para outras tantas?" http://www.futuroeventos.com.br/educar/congressistas/tema-da-educar-bett2014-e-lancado/
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Sim, temos estruturas e estudantes, formação regional e professores diferentes em cada parte desse imenso Brasil.
A qualidade de educação implica um olhar atento a cada escola e os profissionais que dialogam com os estudantes e o contexto social ou entorno de cada escola.
Infelizmente, a 7ª economia planetária não se deu conta de que a educação está limitada e ineficiente.
Melhoramos aos poucos, há muito por que melhorar. Não é momento ainda de comemorar. Enquanto os educadores não se sentirem como tal e nem forem valorizados e se verem capazes de viver com dignidade como esperar sucesso coletivo?
O texto acima da Futuro Evantos evidencia com discernimento as dificuldades sociológicas do processo educativo.