PARABÉNS PELOS 58 ANOS, Monsenhor Jorge Simão Miguel, no contexto do centenário da Paróquia Imaculada Conceição em que ainda atua evangelizando e celebrando missas, batizados etc.
"...informou o padre Casini, que divide a administração da paróquia com o vigário monsenhor Jorge Simão Miguel. " (Contexto da fala sobre a reforma da Matriz na voz do pároco Monsenhor Orivaldo Casini)
http://m.g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/01/paroquia-completa-100-anos-e-quer-reformar-matriz-em-piracicaba-sp.html
_________________________
Paróquia centenária lança galeria de quadros com párocos em Piracicaba- Pinturas a óleo foram produzidas pelo artista plástico Aquino Machado. Dez párocos administraram a matriz desde a fundação em janeiro de 1914.06/07/2013 12h44 - Atualizado em 06/07/2013 13h01
Lançamento da galeria de quadros dos párocos do centenário da Paróquia Imaculada Conceição, sábado (6), às 18h. A igreja fica na rua Dona Lydia, s/nº, na Vila Rezende, em Piracicaba. Informações: (19) 3421-0448.
http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/camara-homenageia-paroquia-imaculada-conceicao-por-seu-centenario-18893
http://m.g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/07/paroquia-centenaria-lanca-galeria-de-quadros-com-parocos-em-piracicaba.html
________________________________________
https://www.google.com.br/?gws_rd=cr&ei=aIZ6Uue8FZOekQfSlYHQAQ#q=foto+do+monsenhor+jorge+miguel+na+galeria+dos+p%C3%A1rocos+da+Imaculada+concei%C3%A7%C3%A3o+de+Piracicaba%2C+SP
__________________________
11 DE JANEIRO DE 2014
Câmara homenageia Paróquia Imaculada Conceição por seu centenário
Situada na Vila Rezende, a tradicional paróquia, que celebra um século de instalação no próximo dia 19, foi homenageada em solenidade de iniciativa de José Luiz Ribeiro.
http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/camara-homenageia-paroquia-imaculada-conceicao-por-seu-centenario-18893
A sequência de eventos que, desde o ano passado, marca as comemorações pelo centenário da Paróquia Imaculada Conceição teve na noite deste sábado (11) um de seus principais momentos, com o ato oficial de reconhecimento do Poder Legislativo piracicabano à tradicional igreja situada na avenida Dona Lídia, na Vila Rezende.
A paróquia, que celebra um século de instalação no próximo dia 19, foi homenageada em solenidade de iniciativa do vereador José Luiz Ribeiro (SDD). A cerimônia organizada pela Câmara ocorreu no próprio templo religioso, ao final da missa das 18h, que foi acompanhada por cerca de 500 pessoas.
"São 100 anos levando a paz, a fraternidade, a justiça, a solidariedade, o amor e o evangelho de Jesus Cristo a todos. A Câmara não poderia deixar de, neste momento, prestar essa homenagem à nossa padroeira Imaculada Conceição. A história da comunidade se mistura com a da Vila Rezende e a de Piracicaba", disse José Luiz.
Receberam a homenagem pela paróquia os monsenhores Jorge Simão Miguel (que, na solenidade, representou o bispo da Diocese de Piracicaba, dom Fernando Mason) e Orivaldo Casini, respectivamente vigários auxiliar e titular da Imaculada Conceição. Monsenhor Jorge foi o que permaneceu mais tempo à frente da matriz entre os 10 religiosos que a comandaram neste um século: foram 46 anos, entre 6 de janeiro de 1960 e 26 de fevereiro de 2006.
Já monsenhor Orivaldo, que teve seu batismo e o casamento dos pais celebrados por monsenhor Jorge, comemorou 25 anos de ordenação sacerdotal no último dia 6. Ele agradeceu o reconhecimento prestado pelo Legislativo piracicabano e destacou a colaboração de inúmeros fiéis ao longo da trajetória da igreja centenária.
"É motivo de muita alegria para a nossa paróquia receber essa homenagem da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Eu sou filho desta igreja e, graças a Deus, tenho o privilégio de ser pároco desta paróquia em seu centenário, celebrando também meus 25 anos de sacerdócio", afirmou monsenhor Orivaldo.
"Nesses 100 anos, muitas pessoas participaram, contribuíram, deram seu tempo, ajudaram financeiramente e se esforçaram para que a palavra de Deus fosse levada a todos os cantos dessa região", completou o religioso, ao recordar que a Imaculada Conceição abrangia antigamente um amplo território, o qual foi se reduzindo à medida que suas comunidades tornaram-se também paróquias. Hoje, apenas as capelas de São Luiz Gonzaga e São Frei Galvão estão ligadas à matriz.
José Luiz destacou o trabalho dos monsenhores Jorge e Orivaldo à frente da paróquia. "A vocês, nossos agradecimentos. Que Deus os abençoe, para que continuem levando a missão de Jesus Cristo de evangelizar e semear o amor e a paz, e que Nossa Senhora da Imaculada Conceição cubra-os sempre com seu manto sagrado, guardando-os, protegendo-os e dando-lhes sabedoria, discernimento, fortaleza e coragem."
A solenidade de entrega da homenagem (que será exibida na íntegra pela TV Câmara nos próximos dias) foi acompanhada também pelos vereadores Carlos Alberto Cavalcante (PPS), José Aparecido Longatto (PSDB), Paulo Camolesi (PV) e Pedro Cruz (PSDB) e pela assessoria de Francisco Almeida (PT).
Vice-presidente da Câmara, Carlinhos lembrou a importância da religião católica em Piracicaba desde o surgimento da primeira igreja, a de Santo Antônio, em 1774, apenas sete anos após a fundação da cidade. "A Igreja Católica tem um papel fundamental no acompanhamento das famílias de nosso município nesses 240 anos que está em Piracicaba".
Texto: Ricardo Vasques - MTB 49.918
--------------------------------------------------------------------------------
Paróquia Imaculada Conceição é homenageada pelo seu centenário
14 de janeiro de 2014
--------------------------------------------------------------------------------
José Luiz homenageia Paróquia Imaculada Conceição
9 de janeiro de 2014
__________________________________________________
DIOCESE DE PIRACICABA - SÃO PAULO
FONTE: http://www.diocesedepiracicaba.org.br/novo/capa.asp?secao=material&id=239
Natural de Capivari (SP)
Filiação – Simão Miguel e Adélia Simão
Nascimento – 7 de maio de 1928
Ordenação diaconal – 20 de fevereiro de 1955
Ordenação presbiteral – 8 de dezembro de 1955
É pároco emérito da Paróquia Imaculada Conceição, em Piracicaba, onde continua exercendo seu ministério como vigário-paroquial.
Monsenhor Jorge é um dos padres mais antigos da diocese. Nasceu em Capivari, em 7 de maio de 1928, filho de Simão Miguel e Adélia Miguel, e foi batizado no dia 15 de novembro na Matriz de São João Batista. Também nessa igreja recebeu a Primeira Eucaristia, foi crismado e foi coroinha por seis anos.
Em 25 de fevereiro de 1943, ingressou no Seminário Diocesano de Campinas, onde fez os primeiros estudos da formação sacerdotal. Em 1949 transferiu-se para o Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo, onde cursou Filosofia e Teologia. Foi ordenado diácono em 20 de fevereiro de 1955 por Dom Antônio Siqueira, em São Paulo.
Em 8 de dezembro de 1955, foi ordenado sacerdote por Dom Ernesto de Paula, primeiro bispo diocesano de Piracicaba, na Catedral de Santo Antônio. No domingo seguinte, dia 11, celebrou a primeira missa solene em Capivari, na Matriz de São João Batista.
Em janeiro do ano seguinte passou a trabalhar em Piracicaba. Por dois anos foi professor e ministro de disciplina no Seminário Diocesano “Imaculada Conceição” (o primeiro seminário da diocese). Além do trabalho no seminário, também auxiliava na Paróquia Imaculada Conceição e era capelão do mosteiro das Irmãs Carmelitas. A partir de 1958, ele deixou os trabalhos no seminário diocesano e passou a se dedicar mais à paróquia, primeiramente como Vigário Coadjutor de Monsenhor Romário Pazzianotto; no ano seguinte, com o afastamento do Monsenhor Romário por motivo de doença, tornou-se Vigário Auxiliar.
E no dia 6 de janeiro de 1960, foi nomeado pároco por Dom Ernesto, ofício que exerceu por mais de 46 anos. Entre as grandes realizações de seu paroquiato, destaca-se a construção da nova igreja matriz. A cerimônia de lançamento da primeira pedra ocorreu em 27 de setembro de 1964 e a inauguração do novo templo em 23 de setembro de 1972.
Encerrou seu ofício de pároco no dia 26 de fevereiro de 2006, mas continua trabalhando na paróquia como pároco emérito e vigário-paroquial.
A SERVIÇO DA DIOCESE - Em 8 de dezembro de 1969, Dom Aníger Francisco de Maria Melillo nomeou-o Vigário Geral da diocese, ofício que exerceu por 33 anos, até o final de 2002.
Com a transferência de Dom Moacyr José Vitti para Curitiba, onde assumiu como Arcebispo Metropolitano em 18 de junho de 2004, a Diocese de Piracicaba tornou-se sede vacante. Para dirigi-la, no dia 22 do mesmo mês, Monsenhor Jorge foi escolhido pelo Colégio de Consultores como Administrador Diocesano, respondendo pelo governo da diocese até a posse do novo bispo diocesano, Dom Fernando Mason, em 24 de julho de 2005.
Completam seu currículo a serviço da diocese outros ofícios: foi membro do Colégio de Consultores, do Conselho Diocesano de Presbíteros, do Conselho Diocesano de Pastoral e diretor do Movimento Cursilhos de Cristandade.
MONSENHOR - Como Vigário Geral passou a ser chamado de monsenhor. Mas o título oficial veio em dezembro de 1980, como homenagem a seu Jubileu de Prata Sacerdotal: o Papa João Paulo II, atendendo pedido de Dom Eduardo Koaik, nomeou-o “Monsenhor Prelado de Honra de Sua Santidade”. O documento pontifício lhe foi entregue em 22 de janeiro de 1981.
Depois, em 2002, também a pedido de Dom Eduardo, o papa lhe concedeu o terceiro grau dos monsenhores, nomeando-o “Monsenhor Protonotário Apostólico Supra-numerário”, no dia 2 de dezembro. Ele é o único da diocese distinguido com essa alta honraria. O título foi entregue oficialmente no dia 16 de março, durante missa festiva presidida por Dom Eduardo.
Endereço – Av. Barão de Serra Negra, 415 – Vila Rezende
CEP 13.405-120 – Piracicaba
Fone/fax: (19) 3421-0448 e 3421-9617