PARABÉNS PELOS 25 ANOS DE PADRE: Monsenhor Orivaldo é o 10º padre da Matriz - Report. Flávia Santucci, Foto: Amanda Vieira/JP e Paróquia Imaculada Conceição celebra centenário, Jornal de Piracicaba, SP, 19 jan. 2014

Jornal de Piracicaba, 19 de jan. de 2014.

Décimo padre a frente da Paróquia Imaculada Conceição, monsenhor Orivaldo Casini está há oito anos na comunidade. Natural de Ártemis, ele conta que chegou na Vila Rezende no dia 26 de fevereiro de 2006 para assumir o lugar do monsenhor Jorge Simão Miguel, que ficou por 46 anos na igreja. Só que anos antes de substituir monsenhor Jorge, os caminhos dos dois párocos já haviam se cruzado dentro da igreja. Mais precisamente na pia batismal.

O JP também está no Facebook e no Twitter.

Em uma manhã de julho de 1958, com apenas duas semanas de vida, Orivaldo, o primogênito de quatro irmãos, recebia das mãos do então padre Jorge o primeiro sacramento e, mesmo que ninguém soubesse, começava ali uma vida inteira dedicada a Deus.

Anos mais tarde, depois de uma rápida passagem pela inspeção de qualidade da Metalúrgica Dedini, o padre optou por fazer um seminário e, com o apoio de Jorge Simão, foi estudar em Campinas e em seguida passou um ano em Aparecida.

Ordenado sacerdote em 1989, Orivaldo, enfim, traçava os primeiros passos de sua carreira na igreja. “Fui padre em três paróquias em Santa Bárbara d’Oeste e depois passei 12 anos em São Pedro. Em 2006 assumi o lugar do monsenhor Jorge, que se tornou pároco emérito da Paróquia Imaculada Conceição. Meu primeiro trabalho aqui foi conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo monsenhor anteriormente. Só precisei dar continuidade.”

Monsenhor Orivaldo revela que quando chegou, alguns setores da igreja já estavam bem desenvolvidos. Pastorais, equipes e conselhos estavam estruturados e o que era realmente necessário, era cuidar da paróquia.

“Em 1970 inauguramos essa igreja que estamos hoje e desde então ela nunca foi reformada. Temos um projeto de reforma interna da igreja que quero concluir ainda esse ano. É preciso trocar o forro e o vitral, que estão ambos deteriorados. Essa é a principal mudança para esse ano de centenário.”

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa do JP ou no JP Virtual

___________________________

Imaculada Conceição celebra centenário, Jornal de Piracicaba, SP, 19 jan. 2014 - Paróquia Imaculada Conceição

http://www.jornaldepiracicaba.com.br/capa/default.asp?p=viewnot&cat=viewnot&idnot=214889

Poucas igrejas no Estado de São Paulo tem o privilégio de ter mais de 100 anos. Em Piracicaba mesmo, apenas duas podem se gabar desse feito. E uma delas é a Paróquia Imaculada Conceição, que chega hoje ao centenário de sua fundação. Os 100 anos da igreja se misturam com a própria criação do bairro Vila Rezende, onde ela está localizada. Isso porque foi exatamente ali, naquele bairro, que a história de Piracicaba começou.

O JP também está no Facebook e no Twitter.

Com 246 anos de fundação, Vila Rezende é o bairro mais antigo da cidade. A igreja veio logo em seguida. “A fundação de Piracicaba aconteceu oficialmente do lado da margem do Rio Piracicaba, justamente onde hoje é a Vila Rezende. Portanto, foi na Vila que o núcleo urbano, com poucas casa e roçados, começou a ser formado. Em 1784, prevendo o crescimento da Freguesia, foi desenhado um novo traçado urbano para Piracicaba, do lado da margem do rio onde está o centro atual. E, seguindo este novo plano, o lado do “novo” começou a se desenvolver mais”, contou o historiador Fábio Bragança.

Segundo ele, o bairro cresceu em volta da igreja e, por isso mesmo, é possível observar ao redor dela as construções mais antigas da cidade. “Nas vilas e cidades, em virtude de nossa tradição cristã, herança portuguesa, o símbolo do poder religioso ficava sempre num ponto de destaque da localidade. Pode perceber que a Igreja Imaculada Conceição está num ponto alto, em praça, exatamente no centro das atenções da localidade. Funcionando como centro de orientação religiosa e mais tarde para orientação de localização espacial. É em volta da igreja que são erguidas as primeiras casas e que o núcleo urbano vai tomando forma. Por isso, é natural notar que em volta da igreja estão as construções mais antigas, as que ainda resistem ao tempo”, explicou.

O decreto oficial de instalação da paróquia está guardado até hoje. Assinado pelo bispo Dom João Baptista Corrêa Nery há 100 anos, o documento divide a paróquia de Santo Antônio e institui a criação da nova paróquia, tendo como titular Nossa Senhora da Conceição, “cuja festa se há de celebrar anualmente com pompa e religioso esplendor”, conforme trecho histórico.

No dia 14 de janeiro de 1914, a criação da igreja foi autorizada pela Câmara Eclesiástica de Campinas. No dia 19 de janeiro, ela foi instalada. Mas a pedra fundamental já tinha sido lançada muito antes disso, em 8 de dezembro de 1904, na comemoração do cinquentenário da definição do dogma da Imaculada Conceição na igreja.

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa do JP ou no JP Virtual

Reportagem: Flávia Santucci | Foto: Amanda Vieira/JP

http://www.jornaldepiracicaba.com.br/capa/default.asp?p=viewnot&cat=viewnot&idnot=214890 e http://www.jornaldepiracicaba.com.br/capa/default.asp?p=viewnot&cat=viewnot&idnot=214889
Enviado por J B Pereira em 19/01/2014
Reeditado em 19/01/2014
Código do texto: T4656080
Classificação de conteúdo: seguro