Habilidades em língua portuguesa

LINGUA PORTUGUESA – http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf

Quadro de conteúdos

e habilidades em Língua Portuguesa

5a- série/6o- ano do Ensino Fundamental

5a- sé5a- série/6o- ano do Ensino Fundamental

Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,

em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em

debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas

tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:

• Identificar, escolher e classificar argumentos que sejam a favor ou contrários à defesa de

um ponto de vista

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Identificar e reconhecer a produção de um texto como processo em etapas de

reelaboração

• Produzir versão final de um texto com marcas de intervenção

• Construir ponto de vista que represente o interesse do grupo majoritário

• Construir conceito de “ato político” a partir de situação de comunicação

• Construir opinião crítica a partir de informações e análises apresentadas

• Analisar imagens sob o ponto de vista de seu caráter político e social

• Realizar apresentação oral adequada à situação de interlocução

• Fruir esteticamente objetos culturais.ie/6o- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos gerais

Traços característicos de textos narrativos

• Enredo, personagem, foco narrativo, tempo, espaço

• Estudos de gêneros textuais

• Gêneros textuais narrativos e suas situações de comunicação

• Estudos linguísticos

• Noção de tempo verbal, modo subjuntivo na narrativa, subjuntivo e os verbos regulares, articuladores temporais e espaciais

• Substantivo, adjetivo, pronomes pessoais, formas de tratamento, verbo, advérbio

• Sinônimos e antônimos

• Uso dos “porquês”

• Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de textos narrativos em diferentes situações de comunicação

• Interpretação de texto literário e não literário

• Fruição

• Situacionalidade

• Coerência

• Coesão

• A importância do enunciado

• Produção de síntese

• Produção de ilustração

Roda de leitura oral

Roda de conversa

47

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

1º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagem

orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances,

contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes

desenvolvam as seguintes habilidades:

• Saber procurar informações complementares em dicionários, gramáticas, enciclopédias,

internet etc.

• Selecionar textos para a leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesses (estudo,

formação pessoal, entretenimento, realização de tarefas etc.)

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

• Inferir e reconhecer elementos da narrativa

• Analisar narrativas ficcionais: enredo, personagem, espaço, tempo e foco narrativo

• Produzir texto com organização narrativa

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Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

5a- série/6o- ano do Ensino Fundamental

2º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Estudo da narratividade em diferentes gêneros

Gênero textual crônica narrativa

Gênero textual letra de música

Estudos linguísticos

• Tempos e modos verbais, verbos modalizadores, locução verbal

• Compreensão do sentido das palavras (em contexto de dicionário, em contexto de uso,

na noção do radical das palavras etc.)

• Questões ortográficas

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de crônica narrativa, letra de música e outros gêneros em diferentes

situações de comunicação

• Formulação de hipóteses

• Interpretação de textos literário e não literário

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

Roda de leitura oral

Roda de conversa

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagem

orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances,

contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes

desenvolvam as seguintes habilidades:

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto escrito

• Reconhecer e compreender a narratividade em imagens

49

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

2º- Bimestre

• Transpor textos de linguagem verbal para outras linguagens

• Transpor texto de linguagem não verbal para outras linguagens

• Criar estratégias para a apresentação oral de um projeto

• Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores das narrativas

policiais ou de enigma

• Reconhecer características do gênero: crônica narrativa

• Produzir quadro-síntese com características do gênero crônica narrativa

• Reconhecer traços característicos do gênero letra de música

50

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

5a- série/6o- ano do Ensino Fundamental

3º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Discurso artístico: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros narrativos articulados por projetos

Construção de projeto artístico

Estudos linguísticos

• Substantivo, adjetivo, artigo, numeral

• Pontuação

• Tempos e modos verbais

• Discursos direto e indireto

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de tipologias e gêneros narrativos articulados

por projeto artístico

• Interpretação de textos literário e não literário

• Inferência

• Fruição

• Situacionalidade

• Leitura dramática

• Leitura em voz alta

• Coerência

• Coesão

• Informatividade

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

51

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

3º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagem

orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances,

contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes

desenvolvam as seguintes habilidades:

• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para a elaboração de

textos narrativos

• Compreender aspectos linguísticos em funcionamento no texto narrativo

• Reconhecer, na leitura de textos ficcionais, elementos que indiquem o comportamento e

as características principais das personagens

• Identificar problemas e criar soluções que possam ajudá-los a organizar projetos

• Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar projetos

52

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

5a- série/6o- ano do Ensino Fundamental

4º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Discurso artístico: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros narrativos articulados por projetos

Construção de projeto artístico

Estudos linguísticos

• Questões ortográficas

• Acentuação

• Pronomes

• Tempos e modos verbais

• Discursos direto e indireto

• Figuras de linguagem

• Pontuação

• Adjetivos e locuções adjetivas

• Advérbio e locuções adverbiais

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de tipologias e gêneros narrativos articulados

por projeto artístico

• Interpretação de textos literário e não literário

• Inferência

• Fruição

• Situacionalidade

• Leitura dramática

• Leitura em voz alta

• Coerência

53

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

4º- Bimestre

• Coesão

• Informatividade

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagem

orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances,

contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes

desenvolvam as seguintes habilidades:

• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

• Reconhecer no texto indícios de intencionalidade do autor

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Posicionar-se como agente de ações que contribuem para sua formação como leitor, escritor e

ator em uma dada realidade

• Refletir sobre os critérios de seleção/leitura de livros, ampliando-os ou modificando-os a

partir de discussões coletivas

• Identificar problemas a partir da observação da realidade

• Reconhecer elementos conotativos

Competências de produção de textos (Saresp)

COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e

situacionais da proposta de produção de texto

COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos

organizacionais da tipologia textual em questão

COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto de forma lógica, demonstrando

conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais necessários para a construção

coerente do texto

COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da escrita à

situação comunicativa

54

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

6a- série/7o- ano do Ensino Fundamental

1º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Traços característicos da tipologia relatar nos gêneros relato oral e relato autobiográfico

Estudos de gêneros narrativos

Estudos de gêneros do agrupamento tipológico relatar

Narrar e relatar: semelhanças e diferenças

Traços característicos de textos jornalísticos

Estudos linguísticos

• Conectivos: preposição, conjunção

• Frase, oração, período

• Tempos e modos verbais

• Locução verbal

• Formas nominais

• Advérbio e locução adverbial

• Pontuação

• Interjeição

• Oralidade × escrita: registros diferentes

• Linguagens conotativa e denotativa

• Questões ortográficas

• Acentuação

• Artigo

• Numeral

Variedades linguísticas

Conteúdos de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de textos organizados nas tipologias narrar e relatar em diferentes

situações de comunicação

• Inferência

55

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

1º- Bimestre

• Formulação de hipótese

• Interpretação de textos literário e não literário

• Leitura em voz alta

• Etapas de elaboração da escrita

• Paragrafação

Roda de leitura oral

Roda de conversa

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia relatar, em situações de aprendizagem

orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens,

relatos de experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Ler e interpretar textos da tipologia relatar, inferindo seus traços característicos em

situações específicas de comunicação

• Analisar textos, identificando os valores e as conotações que veiculam

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Distinguir e ressignificar as características da tipologia narrativa em contraste ao

agrupamento tipológico relatar

• Criar hipótese de sentido a partir de informações dadas pelo texto (verbal e não verbal)

• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

• Inferir informações subjacentes aos conteúdos explicitados no texto

• Fruir esteticamente objetos culturais

56

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

6a- série/7o- ano do Ensino Fundamental

2º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Estudo de gêneros do agrupamento tipológico relatar

Gênero textual notícia

Gênero textual relato de experiência

Estudos linguísticos

• Frase, oração, período

• Advérbio

• Adjetivo

• Figuras de linguagem

• Função conotativa

• Questões ortográficas

• Pronomes pessoais, possessivos, de tratamento

• Discursos direto e indireto

• Tempos e modos verbais

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de notícia, relato de experiência e outros gêneros em diferentes

situações de comunicação

• Interpretação de textos literário e não literário

• Intertextualidade

• Etapas de elaboração da escrita

• Importância do enunciado

• Coesão

• Coerência

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa

Roda de leitura oral

Roda de conversa

57

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

2º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia relatar, em situações de aprendizagem

orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens,

relatos de experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Analisar e interpretar textos do gênero relato, identificando os valores e as conotações

que veiculam

• Produzir quadro-síntese com características dos gêneros relato de experiência e notícias

de jornal

• Inferir informações subjacentes aos conteúdos explicitados no texto

• Ressignificar produções textuais a partir de conhecimentos linguísticos

• Construir critérios para ler notícias a partir de conhecimentos sobre o jornal como mídia

impressa

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Comparar variedades linguísticas de acordo com o contexto comunicacional

• Reconhecer diferentes tipos de coesão que permitem a progressão discursiva

do texto

• Fruir esteticamente objetos culturais

58

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

6a- série/7o- ano do Ensino Fundamental

3º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Discurso da esfera do jornalismo: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros do agrupamento tipológico relatar articulados por projetos

Construção de projeto jornalístico

Estudos linguísticos

• Verbo (ênfase nos verbos do dizer)

• Funções da linguagem

• Pontuação

• Discursos direto e indireto

• Tempos e modos verbais

• Pontuação

• Conectivos

• Questões ortográficas

• Concordâncias nominal e verbal

• Sujeito e predicado

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros do agrupamento tipológico

relatar articulados por projeto jornalístico

• Interpretação de textos literário e não literário

• Inferência

• Fruição

• Situacionalidade

59

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

3º- Bimestre

• Leitura dramática

• Leitura em voz alta

• Coerência

• Coesão

• Informatividade

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia relatar, em situações de aprendizagem

orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens,

relatos de experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

• Ler enunciados, depreendendo deles informações e orientações para a escrita

• Identificar sequências lógicas de enunciados

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Produzir textos escritos de acordo com a situação comunicativa e o contexto no qual se

inserem

• Utilizar conhecimentos sobre a língua e sobre gêneros textuais para a elaboração e

realização de projetos coletivos

• Analisar aspectos discursivos e linguísticos do gênero priorizado, em função do contexto

comunicacional

• Compreender textos orais e escritos por meio de retomada dos tópicos do texto

• Fruir esteticamente objetos culturais

60

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

6a- série/7o- ano do Ensino Fundamental

4º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Discurso jornalístico: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros do agrupamento tipológico relatar articulados por projetos

Construção de projeto jornalístico

Estudos linguísticos

• Figuras de linguagem

• Preposição

• Uso dos “porquês”

• Forma e grafia de algumas palavras e expressões

• Discursos direto e indireto

• Marcadores de tempo e lugar

• Pontuação

• Elementos coesivos

• Pronome: pessoal, possessivo

• Verbos do dizer

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros do agrupamento tipológico

relatar articulados por projeto jornalístico

• Interpretação de textos literário e não literário

• Inferência

• Fruição

• Situacionalidade

• Leitura dramática

• Leitura em voz alta

• Coerência

• Coesão

61

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

4º- Bimestre

• Informatividade

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia relatar, em situações de aprendizagem

orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens,

relatos de experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores do gênero textual

reportagem

• Analisar textos, identificando os valores e as conotações que veiculam

• Formular hipótese de sentido a partir de informações do texto (verbal e não verbal)

• Coletar, organizar informações e fazer anotações sobre os textos apresentados a partir de

critérios preestabelecidos

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Distinguir conectivos e demais elementos de coesão próprios de relatos orais e escritos

• Ressignificar produções textuais a partir de conhecimentos linguísticos

• Ampliar conhecimentos sobre determinado autor, tema jornalístico, estilo de um jornal ou sobre

um gênero em questão, aprendendo a antecipar informações e a interpretar os textos lidos

• Construir critérios para retirar um livro da biblioteca a partir do conhecimento que se tem

do autor e da obra

• Fruir esteticamente objetos culturais

Competências de produção de textos (Saresp)

COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e

situacionais da proposta de produção de texto

COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos

elementos organizacionais da tipologia textual em questão

COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto de forma lógica, demonstrando

conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais

necessários para a construção

coerente do texto

COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da escrita à

situação comunicativa

62

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

7a- série/8o- ano do Ensino Fundamental

1º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Traços característicos de textos prescritivos

Gênero textual anúncio publicitário

Estudos de gêneros prescritivos

Textos prescritivos e situações de comunicação

Estudos linguísticos

• Conceito de verbo

• Modo imperativo nas variedades padrão e coloquial

• Como e por que usar a gramática normativa

• Imperativo negativo

• Pesquisa no dicionário

• Modo indicativo (verbos regulares)

• “Tu”, “vós” e variedades linguísticas

• Irregularidades do indicativo

• Discurso citado

• Frase e oração

Conteúdos de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de textos prescritivos em diferentes situações de comunicação

• Fruição

• Interpretação de textos literário e não literário

• Intertextualidade

• Coerência

• Coesão

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade de voz, elocução e pausa

Leitura dramática

Roda de conversa

63

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

1º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia prescritiva/injuntiva, em situações

de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras

de jogos, anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Ler e interpretar textos prescritivos/injuntivos, inferindo seus traços característicos em

situações específicas de comunicação

• Analisar textos prescritivos/injuntivos e construir quadro-síntese

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Comparar usos linguísticos na norma-padrão e coloquial

• Inferir características de anúncios publicitários a partir de conhecimento prévio

• Analisar a intertextualidade presente em um texto

• Comparar características da tipologia prescritiva/injuntiva em textos de diferentes gêneros

64

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

7a- série/8o- ano do Ensino Fundamental

2º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Estudo de gêneros textuais prescritivos

Traços característicos de textos prescritivos

Gênero textual anúncio publicitário

Gênero textual regra de jogos

Estudos linguísticos

• Período simples

• Verbo (termo essencial da oração)

• Sujeito e predicado

• Vozes verbais

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de anúncios publicitários, regras de jogos e outros gêneros em

diferentes situações de comunicação

• Interpretação de textos literário e não literário

• Fruição

• Inferência

• Coerência

• Coesão

• Intencionalidade

• Informatividade

Roda de conversa

65

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

2º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia prescritiva/injuntiva, em situações

de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras

de jogos, anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Analisar o efeito de uma dada variedade linguística no texto

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Analisar anúncios publicitários produzidos em diferentes suportes

• Identificar e analisar níveis de persuasão do texto publicitário

• Reconhecer o conceito de intencionalidade

• Pesquisar textos coerentes com tema preestabelecido

• Interpretar texto de forma a compreender o raciocínio autoral

66

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

7a- série/8o- ano do Ensino Fundamental

3º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Discurso da esfera da publicidade: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros prescritivos articulados por projetos

Construção de projeto publicitário

Estudos linguísticos

• Complementos da oração (objetos direto e indireto, agente da passiva,

complemento nominal)

• Figuras de linguagem

• Questões ortográficas

• Discurso citado

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros prescritivos articulados por

projeto publicitário

• Interpretação de textos literário e não literário

• Inferência

• Fruição

• Situacionalidade

• Leitura dramática

• Leitura em voz alta

• Coerência

• Coesão

• Informatividade

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

67

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

3º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia prescritiva/injuntiva, em situações

de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras

de jogos, anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Selecionar e escolher anúncios publicitários de acordo com orientações dadas

• Comparar anúncios, tendo em vista diferentes públicos-alvo

• Pesquisar objetos culturais a partir de tema e público-alvo

• Selecionar objetos culturais coerentes com tema e público-alvo

• Construir estratégia publicitária pertinente ao público-alvo

• Identificar e reconhecer a produção de texto como processo em etapas de reelaboração

• Produzir versão final de um texto, com marcas de intervenção

• Apresentar análises orais de anúncios publicitários

• Apresentar oralmente os resultados de uma análise de grupo

68

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

7a- série/8o- ano do Ensino Fundamental

4º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Discurso da esfera da publicidade: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros prescritivos articulados por projetos

Construção de projeto publicitário

Estudos linguísticos

• Funções complementares: objeto direto, objeto indireto, agente da passiva e

complemento nominal

• Funções acessórias: adjunto adnominal, aposto, adjunto adverbial, vocativo

• Pontuação

• Concordâncias verbal e nominal

• Regências verbal e nominal

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros prescritivos articulados por

projeto publicitário

• Interpretação de textos literário e não literário

• Inferência

• Fruição

• Situacionalidade

• Leitura dramática

• Leitura em voz alta

• Coerência

• Coesão

• Informatividade

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

69

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

4º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia prescritiva/injuntiva, em situações

de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras

de jogos, anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Ressignificar a construção de anúncio publicitário, após sistematização de características

• Ressignificar suas produções textuais a partir de seus conhecimentos linguísticos

• Avaliar, segundo critérios, os trabalhos apresentados pelos grupos

• Selecionar informações a partir de critério preestabelecido

• Organizar informações a partir de critério preestabelecido (organização da informação por

meio de articuladores)

• Identificar e reconhecer critérios de organização da informação em parágrafos

(informações novas/informações repetidas)

• Resumir narrativas e texto expositivo

Competências de produção de textos (Saresp)

COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e

situacionais da proposta de produção de texto

COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos

elementos organizacionais da tipologia textual em questão

COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto de forma lógica, demonstrando

conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais necessários para a construção

coerente do texto

COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da escrita à

situação comunicativa

70

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

8a- série/9o- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos

1º- Bimestre

Conteúdos gerais

Traços característicos de textos argumentativos

Traços característicos de textos expositivos

Estudos de gêneros da tipologia argumentativa

Estudos de gêneros da tipologia expositiva

Argumentar e expor: semelhanças e diferenças

Estudos linguísticos

• Marcas dêiticas (pronomes pessoais)

• Pontuação

• Elementos coesivos (preposição e conectivos)

• Concordâncias nominal e verbal

• Questões ortográficas

• Pronome relativo

• Adequação vocabular

• Período simples

• Crase

Variedades linguísticas

Conteúdos de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de textos argumentativos

e expositivos em diferentes situações de

comunicação

Interpretação de textos literário e não literário

• Leitura em voz alta

• Inferência

• Coerência

• Paragrafação

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Elaboração de fichas

Apresentação oral

Roda de conversa

71

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

1º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,

em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em

debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas

tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:

• Ler e interpretar textos argumentativos, inferindo seus traços característicos

• Analisar textos argumentativos e construir quadros-síntese

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Debater oralmente sobre temas variados, selecionando argumentos coerentes para a

defesa de um dado ponto de vista

• Identificar tipos de argumentos em textos de opinião

• Produzir resenhas utilizando os conhecimentos adquiridos sobre textos argumentativos

• Analisar temas diversos, selecionando argumentos que justifiquem pontos de vista

divergentes

• Fruir esteticamente objetos culturais

• Saber revisar textos, reconhecendo a importância das questões linguísticas para a

organização coerente de ideias e argumentos

72

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

8a- série/9o- ano do Ensino Fundamental

2º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Estudo de gêneros textuais da tipologia argumentativa

Estudo de gêneros textuais da tipologia expositiva

Gênero textual artigo de opinião

Gênero textual carta do leitor

Estudos linguísticos

• Pontuação

• Figuras de linguagem

• Colocação pronominal

• Regências verbal e nominal

• Funções da linguagem

• Período composto por coordenação

• Articuladores sintáticos argumentativos

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de artigo de opinião, carta do leitor e outros gêneros em diferentes

situações de comunicação

• Formulação de hipótese

• Inferência

• Interpretação de textos literário e não literário

• Informatividade

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

Roda de conversa

73

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

2º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,

em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em

debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas

tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:

• Ler e interpretar textos expositivos e argumentativos, inferindo seus traços característicos

• Selecionar informações de acordo com os objetivos ou intencionalidades da situação

comunicativa

• Identificar, escolher e classificar argumentos que sejam a favor ou contrários à defesa de

um ponto de vista

• Analisar imagens do ponto de vista de seu caráter político

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Compreender, identificar e utilizar os mecanismos de coerência e coesão no texto

• Construir parágrafos argumentativos de acordo com o contexto da situação comunicativa

• Criar hipótese de sentido a partir de informações encontradas no texto

• Fruir esteticamente objetos culturais

74

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

8a- série/9o- ano do Ensino Fundamental

3º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Discurso político: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos

Construção de projeto político

Estudos linguísticos

• Regências verbal e nominal

• Período composto por subordinação

• Conjunção

• Preposição

• Anafóricos

• Pontuação

• Período composto

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos

articulados por projeto político

• Interpretação de textos literário e não literário

• Inferência

• Fruição

• Situacionalidade

• Leitura dramática

• Leitura em voz alta

• Coerência

• Coesão

• Informatividade

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

75

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

3º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,

em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em

debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas

tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:

• Identificar, escolher e classificar argumentos que sejam a favor ou contrários à defesa de

um ponto de vista

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Identificar e reconhecer a produção de um texto como processo em etapas de

reelaboração

• Produzir versão final de um texto com marcas de intervenção

• Construir ponto de vista que represente o interesse do grupo majoritário

• Construir conceito de “ato político” a partir de situação de comunicação

• Construir opinião crítica a partir de informações e análises apresentadas

• Analisar imagens sob o ponto de vista de seu caráter político e social

• Realizar apresentação oral adequada à situação de interlocução

• Fruir esteticamente objetos culturais

76

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

8a- série/9o- ano do Ensino Fundamental

4º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Discurso político: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos

Construção de projeto político

Estudos linguísticos

• Pontuação

• Período composto por subordinação

• Conjunção

• Crase

• Regências verbal e nominal

• Concordâncias verbal e nominal

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos

articulados por projeto político

• Interpretação de textos literário e não literário

• Inferência

• Fruição

• Situacionalidade

• Leitura dramática

• Leitura em voz alta

• Coerência

• Coesão

• Informatividade

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

77

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

4º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,

em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em

debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas

tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:

• Reconhecer e analisar texto de estrutura opinativa

• Resumir texto opinativo

• Posicionar-se como agente de ações que contribuam para sua formação como leitor,

escritor e ator em uma dada realidade

• Reformular ideias, apresentando novos argumentos e exemplos

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar projeto

coletivo

• Produzir uma versão final de um texto com marcas de intervenção

• Fruir esteticamente objetos culturais

Competências de produção de textos (Saresp)

COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e

situacionais da proposta de produção de texto

COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos

elementos organizacionais da tipologia textual em questão

COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto de forma lógica, demonstrando

conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais necessários para a construção

coerente do texto

COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da escrita à

situação comunicativa

COMPETÊNCIA V – Proposição – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,

demonstrando um posicionamento crítico e cidadão a respeito do tema

78

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

1a- série do Ensino Médio

1º- Bimestre

Conteúdos

Esferas de atividades sociais da linguagem

As diferentes mídias

A língua e a constituição psicossocial do indivíduo

A língua portuguesa na escola: o gênero textual no cotidiano escolar

A literatura na sociedade atual

Lusofonia e história da língua portuguesa

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de

diferentes indícios

Estruturação da atividade escrita

• Projeto de texto

• Construção do texto

• Revisão

Textos prescritivos (foco: escrita)

Projeto de atividade midiática (reportagem fotográfica, propaganda, documentário em vídeo,

entre outros)

Texto lírico (foco: leitura)

Poema: diferenças entre verso e prosa

Texto narrativo (foco: leitura)

Conto tradicional

Texto argumentativo (foco: escrita)

• Opiniões pessoais

Texto expositivo (foco: leitura e escrita)

• Tomada de notas

• Resumo de texto audiovisual (novela televisiva, filme, documentário, entre outros)

• Legenda

79

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

1º- Bimestre

Relato (foco: leitura e escrita)

• Notícia

Informação, exposição de ideias e mídia impressa

Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos contextos

de leitura

Funcionamento da língua

Análise estilística: verbo, adjetivo e substantivo

Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero

Construção da textualidade

Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto

Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

Visão crítica do estudo da gramática

Compreensão e discussão oral

A oralidade nos textos escritos

Discussão de pontos de vista: Literatura e Arte

Expressão oral e tomada de turno

Habilidades

Espera-se que, tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com o

estudo, bem como a construção semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações de

aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso de diferentes

tipos textuais, priorizando, contudo, a tipologia expositiva, e desenvolvam as seguintes

habilidades:

• Relacionar o uso da norma-padrão às diferentes esferas de atividade social

• Identificar ideias-chave em um texto, concatenando-as na elaboração de uma síntese

• Elaborar projetos escritos para executar atividades

• Elaborar sínteses de textos verbo-visuais, compreendendo a linguagem como realização

cotidiana em circulação social por meio de gêneros textuais de diferentes tipologias

• Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária

80

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

1º- Bimestre

• Reconhecer a língua portuguesa como realidade histórica, social e geográfica, como

manifestação do pensamento, da cultura e identidade de um indivíduo, de um povo e de

uma comunidade

• Elaborar estratégias de leitura e de produção de textos diversos (verbais e não verbais),

respeitando as suas diferentes características de gênero e os procedimentos de coesão e

coerência textuais

• Relacionar linguagem verbal literária com linguagem não verbal

• Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais

• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes

morfológicas estudadas no bimestre: verbo, adjetivo, substantivo

81

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

1a- série do Ensino Médio

2º- Bimestre

Conteúdos

Esferas de atividades sociais da linguagem

A exposição artística e o uso da palavra

Comunicação e relações sociais

Discurso e valores pessoais e sociais

Literatura e Arte como instituições sociais

Variedade linguística: preconceito linguístico

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de

diferentes indícios

Estruturação da atividade escrita

• Projeto de texto

• Construção do texto

• Revisão

Texto prescritivo (foco: escrita)

• Projeto de atividade extracurricular

Texto narrativo (foco: leitura)

• Crônica

Texto teatral (foco: leitura)

Diferenças entre texto teatral e texto espetacular

• Fábula

Texto lírico (foco: leitura)

• Poema

Texto expositivo (foco: leitura e escrita)

• Folheto

• Resumo

O texto literário e a mídia impressa

Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

82

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

2º- Bimestre

• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos

contextos de leitura

Funcionamento da língua

Análise estilística: verbo

Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero

Construção da textualidade

Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica

e referencial, temática

Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

O conceito de gênero textual

Polissemia

Compreensão e discussão oral

Discussão de pontos de vista em textos literários

Expressão de opiniões pessoais

Situação comunicativa: contexto e interlocutores

Habilidades

Espera-se que, tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com

o estudo, bem como a construção semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações

de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso

de diferentes tipos textuais, priorizando, contudo, a tipologia expositiva, e desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Adaptar textos em diferentes linguagens, levando em conta aspectos linguísticos,

históricos e sociais

• Reconhecer características básicas do texto dramático teatral

• Localizar informações visando a resolver problemas, no campo das instituições linguística

e literária, em dicionários, enciclopédias, gramáticas, internet etc.

• Avaliar a própria expressão oral ou a alheia durante ou após situações de interação,

fazendo, quando possível, os ajustes necessários

• Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbal e

não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc.

83

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

2º- Bimestre

• Distinguir as marcas próprias do texto literário e estabelecer relações entre o texto literário

e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político

• Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do

texto literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras críticas

em diferentes situações

• Estabelecer relações entre as informações do texto lido com outras de conhecimento prévio

• Identificar em textos o uso de tempos verbais no eixo do presente ou do pretérito para

reconhecer eventos anteriores e posteriores a esses tempos

• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso do verbo

• Utilizar procedimentos iniciais para a elaboração do texto: estabelecer o tema; pesquisar

ideias e dados; planejar a estrutura; formular projeto de texto

84

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

1a- série do Ensino Médio

3º- Bimestre

Conteúdos

Esferas de atividades sociais da linguagem

A literatura como sistema intersemiótico

O eu e o outro: a construção do diálogo e do conhecimento

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de

diferentes indícios

Estruturação da atividade escrita

• Projeto de texto

• Construção do texto

• Revisão

Texto prescritivo (foco: escrita)

• Projeto de texto

Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)

• Estrutura tipológica

Texto expositivo (foco: leitura e escrita)

• Fôlder

• Entrevista

Texto lírico (foco: leitura)

• O poema e o contexto histórico

Texto narrativo (foco: leitura)

• O conto

• Comédia e tragédia (semelhanças e diferenças)

As entrevistas e a mídia impressa

Relações entre literatura e outras expressões da Arte

Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

85

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

3º- Bimestre

• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos

contextos de leitura.

Funcionamento da língua

Análise estilística: verbo, adjetivo, substantivo

Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero

Construção da textualidade

Construção linguística da superfície textual: coesão

Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática

Intersemioticidade

Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

Relações entre os estudos de literatura e linguagem

Compreensão e discussão oral

Discussão de pontos de vista em textos literários

Expressão de opiniões pessoais

Hetero e autoavaliação

Habilidades

Espera-se que, tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com

o estudo, bem como a construção semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações

de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso

de diferentes tipos textuais, priorizando, contudo, a tipologia expositiva, e desenvolvam as

seguintes habilidades:

• Construir um conceito de Literatura a partir de sua dimensão semiótica,

compreendendo-o como sistema intersemiótico

• Analisar, em um texto, os mecanismos linguísticos utilizados na sua construção

• Reconhecer diferentes elementos internos e externos que estruturam uma entrevista,

apropriando-se deles no processo de construção do sentido

• Reconhecer marcas da alteridade do coenunciador presentes no texto

• Identificar e explicar as diferenças entre comédia e tragédia

86

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

3º- Bimestre

• Reconhecer, em contos, entrevistas e poemas, marcas linguísticas que singularizam os

diferentes gêneros

• Identificar os efeitos de sentido resultantes do uso de determinados recursos expressivos,

em contos, entrevistas e poemas

• Reconhecer características básicas do poema lírico

• Posicionar-se criticamente diante do texto do outro, defendendo ponto de vista coerente

a partir de argumentos

• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes

morfológicas e discursivas: verbo e conectores

87

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

1a- série do Ensino Médio

4º- Bimestre

Conteúdos

Esferas de atividades sociais da linguagem

A construção do caráter dos enunciadores

A palavra: profissões e campo de trabalho

O texto literário e o tempo

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de diferentes

indícios

Estruturação da atividade escrita

• Projeto de texto

• Construção do texto

• Revisão

Texto narrativo (foco: leitura)

• Prosa literária: comparação entre diferentes gêneros de ficção

• Cordel

• Epopeia

Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)

Ethos e produção escrita

A opinião crítica e a mídia impressa

Estratégias de pós-leitura

• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos

contextos de leitura

Intencionalidade comunicativa

Funcionamento da língua

Análise estilística: pronomes, artigos e numerais

Conhecimentos linguísticos e de gênero textual

Construção da textualidade

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática

88

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

4º- Bimestre

Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

Relações entre os estudos de literatura e linguagem

Compreensão e discussão oral

Discussão de pontos de vista em textos literários

Expressão de opiniões pessoais

Estratégias de escuta

Habilidades

Espera-se que, tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com

o estudo, bem como a construção semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações

de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso

de diferentes tipos textuais,

priorizando, contudo, a tipologia exposiçã, e desenvolvam as

seguintes habilidades:

• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes

morfológicas: verbo, artigos e numerais

• Posicionar-se criticamente diante do texto do outro, defendendo ponto de vista coerente

a partir de argumentos

• Identificar e analisar mecanismos de ruptura no texto narrativo tradicional

• Reconhecer as principais diferenças e semelhanças entre gêneros literários narrativos

• Reconhecer e analisar a expressão literária popular, estabelecendo diálogos intertextuais

com a produção literária erudita

• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes

morfológicas: verbo, pronomes, artigos e numerais

• Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes relações

intertextuais

89

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf
Enviado por J B Pereira em 12/01/2014
Código do texto: T4647036
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