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LINGUA PORTUGUESA – habilidades - Currículo do Estado de São Paulo

http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf
Quadro de conteúdos
e habilidades em Língua Portuguesa
5a- série/6o- ano do Ensino Fundamental
5a- sé5a- série/6o- ano do Ensino Fundamental
Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,
em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em
debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas
tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar, escolher e classificar argumentos que sejam a favor ou contrários à defesa de
um ponto de vista
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Identificar e reconhecer a produção de um texto como processo em etapas de
reelaboração
• Produzir versão final de um texto com marcas de intervenção
• Construir ponto de vista que represente o interesse do grupo majoritário
• Construir conceito de “ato político” a partir de situação de comunicação
• Construir opinião crítica a partir de informações e análises apresentadas
• Analisar imagens sob o ponto de vista de seu caráter político e social
• Realizar apresentação oral adequada à situação de interlocução
• Fruir esteticamente objetos culturais.ie/6o- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos gerais
Traços característicos de textos narrativos
• Enredo, personagem, foco narrativo, tempo, espaço
• Estudos de gêneros textuais
• Gêneros textuais narrativos e suas situações de comunicação
• Estudos linguísticos
• Noção de tempo verbal, modo subjuntivo na narrativa, subjuntivo e os verbos regulares, articuladores temporais e espaciais
• Substantivo, adjetivo, pronomes pessoais, formas de tratamento, verbo, advérbio
• Sinônimos e antônimos
• Uso dos “porquês”
• Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de textos narrativos em diferentes situações de comunicação
• Interpretação de texto literário e não literário
• Fruição
• Situacionalidade
• Coerência
• Coesão
• A importância do enunciado
• Produção de síntese
• Produção de ilustração
Roda de leitura oral
Roda de conversa
47
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
1º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances,
contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Saber procurar informações complementares em dicionários, gramáticas, enciclopédias,
internet etc.
• Selecionar textos para a leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesses (estudo,
formação pessoal, entretenimento, realização de tarefas etc.)
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas
• Inferir e reconhecer elementos da narrativa
• Analisar narrativas ficcionais: enredo, personagem, espaço, tempo e foco narrativo
• Produzir texto com organização narrativa
48
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
5a- série/6o- ano do Ensino Fundamental
2º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Estudo da narratividade em diferentes gêneros
Gênero textual crônica narrativa
Gênero textual letra de música
Estudos linguísticos
• Tempos e modos verbais, verbos modalizadores, locução verbal
• Compreensão do sentido das palavras (em contexto de dicionário, em contexto de uso,
na noção do radical das palavras etc.)
• Questões ortográficas
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de crônica narrativa, letra de música e outros gêneros em diferentes
situações de comunicação
• Formulação de hipóteses
• Interpretação de textos literário e não literário
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
Roda de leitura oral
Roda de conversa
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances,
contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto escrito
• Reconhecer e compreender a narratividade em imagens
49
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2º- Bimestre
• Transpor textos de linguagem verbal para outras linguagens
• Transpor texto de linguagem não verbal para outras linguagens
• Criar estratégias para a apresentação oral de um projeto
• Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores das narrativas
policiais ou de enigma
• Reconhecer características do gênero: crônica narrativa
• Produzir quadro-síntese com características do gênero crônica narrativa
• Reconhecer traços característicos do gênero letra de música
50
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
5a- série/6o- ano do Ensino Fundamental
3º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Discurso artístico: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros narrativos articulados por projetos
Construção de projeto artístico
Estudos linguísticos
• Substantivo, adjetivo, artigo, numeral
• Pontuação
• Tempos e modos verbais
• Discursos direto e indireto
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de tipologias e gêneros narrativos articulados
por projeto artístico
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
51
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
3º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances,
contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para a elaboração de
textos narrativos
• Compreender aspectos linguísticos em funcionamento no texto narrativo
• Reconhecer, na leitura de textos ficcionais, elementos que indiquem o comportamento e
as características principais das personagens
• Identificar problemas e criar soluções que possam ajudá-los a organizar projetos
• Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar projetos
52
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
5a- série/6o- ano do Ensino Fundamental
4º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Discurso artístico: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros narrativos articulados por projetos
Construção de projeto artístico
Estudos linguísticos
• Questões ortográficas
• Acentuação
• Pronomes
• Tempos e modos verbais
• Discursos direto e indireto
• Figuras de linguagem
• Pontuação
• Adjetivos e locuções adjetivas
• Advérbio e locuções adverbiais
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de tipologias e gêneros narrativos articulados
por projeto artístico
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
53
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
4º- Bimestre
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances,
contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas
• Reconhecer no texto indícios de intencionalidade do autor
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Posicionar-se como agente de ações que contribuem para sua formação como leitor, escritor e
ator em uma dada realidade
• Refletir sobre os critérios de seleção/leitura de livros, ampliando-os ou modificando-os a
partir de discussões coletivas
• Identificar problemas a partir da observação da realidade
• Reconhecer elementos conotativos
Competências de produção de textos (Saresp)
COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e
situacionais da proposta de produção de texto
COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos
organizacionais da tipologia textual em questão
COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto de forma lógica, demonstrando
conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais necessários para a construção
coerente do texto
COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da escrita à
situação comunicativa
54
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
6a- série/7o- ano do Ensino Fundamental
1º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Traços característicos da tipologia relatar nos gêneros relato oral e relato autobiográfico
Estudos de gêneros narrativos
Estudos de gêneros do agrupamento tipológico relatar
Narrar e relatar: semelhanças e diferenças
Traços característicos de textos jornalísticos
Estudos linguísticos
• Conectivos: preposição, conjunção
• Frase, oração, período
• Tempos e modos verbais
• Locução verbal
• Formas nominais
• Advérbio e locução adverbial
• Pontuação
• Interjeição
• Oralidade × escrita: registros diferentes
• Linguagens conotativa e denotativa
• Questões ortográficas
• Acentuação
• Artigo
• Numeral
Variedades linguísticas
Conteúdos de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de textos organizados nas tipologias narrar e relatar em diferentes
situações de comunicação
• Inferência
55
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
1º- Bimestre
• Formulação de hipótese
• Interpretação de textos literário e não literário
• Leitura em voz alta
• Etapas de elaboração da escrita
• Paragrafação
Roda de leitura oral
Roda de conversa
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia relatar, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens,
relatos de experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Ler e interpretar textos da tipologia relatar, inferindo seus traços característicos em
situações específicas de comunicação
• Analisar textos, identificando os valores e as conotações que veiculam
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Distinguir e ressignificar as características da tipologia narrativa em contraste ao
agrupamento tipológico relatar
• Criar hipótese de sentido a partir de informações dadas pelo texto (verbal e não verbal)
• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas
• Inferir informações subjacentes aos conteúdos explicitados no texto
• Fruir esteticamente objetos culturais
56
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
6a- série/7o- ano do Ensino Fundamental
2º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Estudo de gêneros do agrupamento tipológico relatar
Gênero textual notícia
Gênero textual relato de experiência
Estudos linguísticos
• Frase, oração, período
• Advérbio
• Adjetivo
• Figuras de linguagem
• Função conotativa
• Questões ortográficas
• Pronomes pessoais, possessivos, de tratamento
• Discursos direto e indireto
• Tempos e modos verbais
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de notícia, relato de experiência e outros gêneros em diferentes
situações de comunicação
• Interpretação de textos literário e não literário
• Intertextualidade
• Etapas de elaboração da escrita
• Importância do enunciado
• Coesão
• Coerência
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa
Roda de leitura oral
Roda de conversa
57
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia relatar, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens,
relatos de experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Analisar e interpretar textos do gênero relato, identificando os valores e as conotações
que veiculam
• Produzir quadro-síntese com características dos gêneros relato de experiência e notícias
de jornal
• Inferir informações subjacentes aos conteúdos explicitados no texto
• Ressignificar produções textuais a partir de conhecimentos linguísticos
• Construir critérios para ler notícias a partir de conhecimentos sobre o jornal como mídia
impressa
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Comparar variedades linguísticas de acordo com o contexto comunicacional
• Reconhecer diferentes tipos de coesão que permitem a progressão discursiva
do texto
• Fruir esteticamente objetos culturais
58
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
6a- série/7o- ano do Ensino Fundamental
3º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Discurso da esfera do jornalismo: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros do agrupamento tipológico relatar articulados por projetos
Construção de projeto jornalístico
Estudos linguísticos
• Verbo (ênfase nos verbos do dizer)
• Funções da linguagem
• Pontuação
• Discursos direto e indireto
• Tempos e modos verbais
• Pontuação
• Conectivos
• Questões ortográficas
• Concordâncias nominal e verbal
• Sujeito e predicado
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros do agrupamento tipológico
relatar articulados por projeto jornalístico
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
59
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
3º- Bimestre
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia relatar, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens,
relatos de experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas
• Ler enunciados, depreendendo deles informações e orientações para a escrita
• Identificar sequências lógicas de enunciados
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Produzir textos escritos de acordo com a situação comunicativa e o contexto no qual se
inserem
• Utilizar conhecimentos sobre a língua e sobre gêneros textuais para a elaboração e
realização de projetos coletivos
• Analisar aspectos discursivos e linguísticos do gênero priorizado, em função do contexto
comunicacional
• Compreender textos orais e escritos por meio de retomada dos tópicos do texto
• Fruir esteticamente objetos culturais
60
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
6a- série/7o- ano do Ensino Fundamental
4º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Discurso jornalístico: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros do agrupamento tipológico relatar articulados por projetos
Construção de projeto jornalístico
Estudos linguísticos
• Figuras de linguagem
• Preposição
• Uso dos “porquês”
• Forma e grafia de algumas palavras e expressões
• Discursos direto e indireto
• Marcadores de tempo e lugar
• Pontuação
• Elementos coesivos
• Pronome: pessoal, possessivo
• Verbos do dizer
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros do agrupamento tipológico
relatar articulados por projeto jornalístico
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
61
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
4º- Bimestre
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia relatar, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens,
relatos de experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores do gênero textual
reportagem
• Analisar textos, identificando os valores e as conotações que veiculam
• Formular hipótese de sentido a partir de informações do texto (verbal e não verbal)
• Coletar, organizar informações e fazer anotações sobre os textos apresentados a partir de
critérios preestabelecidos
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Distinguir conectivos e demais elementos de coesão próprios de relatos orais e escritos
• Ressignificar produções textuais a partir de conhecimentos linguísticos
• Ampliar conhecimentos sobre determinado autor, tema jornalístico, estilo de um jornal ou sobre
um gênero em questão, aprendendo a antecipar informações e a interpretar os textos lidos
• Construir critérios para retirar um livro da biblioteca a partir do conhecimento que se tem
do autor e da obra
• Fruir esteticamente objetos culturais
Competências de produção de textos (Saresp)
COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e
situacionais da proposta de produção de texto
COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos
elementos organizacionais da tipologia textual em questão
COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto de forma lógica, demonstrando
conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais
necessários para a construção
coerente do texto
COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da escrita à
situação comunicativa
62
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
7a- série/8o- ano do Ensino Fundamental
1º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Traços característicos de textos prescritivos
Gênero textual anúncio publicitário
Estudos de gêneros prescritivos
Textos prescritivos e situações de comunicação
Estudos linguísticos
• Conceito de verbo
• Modo imperativo nas variedades padrão e coloquial
• Como e por que usar a gramática normativa
• Imperativo negativo
• Pesquisa no dicionário
• Modo indicativo (verbos regulares)
• “Tu”, “vós” e variedades linguísticas
• Irregularidades do indicativo
• Discurso citado
• Frase e oração
Conteúdos de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de textos prescritivos em diferentes situações de comunicação
• Fruição
• Interpretação de textos literário e não literário
• Intertextualidade
• Coerência
• Coesão
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade de voz, elocução e pausa
Leitura dramática
Roda de conversa
63
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
1º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia prescritiva/injuntiva, em situações
de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras
de jogos, anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Ler e interpretar textos prescritivos/injuntivos, inferindo seus traços característicos em
situações específicas de comunicação
• Analisar textos prescritivos/injuntivos e construir quadro-síntese
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Comparar usos linguísticos na norma-padrão e coloquial
• Inferir características de anúncios publicitários a partir de conhecimento prévio
• Analisar a intertextualidade presente em um texto
• Comparar características da tipologia prescritiva/injuntiva em textos de diferentes gêneros
64
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
7a- série/8o- ano do Ensino Fundamental
2º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Estudo de gêneros textuais prescritivos
Traços característicos de textos prescritivos
Gênero textual anúncio publicitário
Gênero textual regra de jogos
Estudos linguísticos
• Período simples
• Verbo (termo essencial da oração)
• Sujeito e predicado
• Vozes verbais
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de anúncios publicitários, regras de jogos e outros gêneros em
diferentes situações de comunicação
• Interpretação de textos literário e não literário
• Fruição
• Inferência
• Coerência
• Coesão
• Intencionalidade
• Informatividade
Roda de conversa
65
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia prescritiva/injuntiva, em situações
de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras
de jogos, anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Analisar o efeito de uma dada variedade linguística no texto
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Analisar anúncios publicitários produzidos em diferentes suportes
• Identificar e analisar níveis de persuasão do texto publicitário
• Reconhecer o conceito de intencionalidade
• Pesquisar textos coerentes com tema preestabelecido
• Interpretar texto de forma a compreender o raciocínio autoral
66
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
7a- série/8o- ano do Ensino Fundamental
3º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Discurso da esfera da publicidade: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros prescritivos articulados por projetos
Construção de projeto publicitário
Estudos linguísticos
• Complementos da oração (objetos direto e indireto, agente da passiva,
complemento nominal)
• Figuras de linguagem
• Questões ortográficas
• Discurso citado
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros prescritivos articulados por
projeto publicitário
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
67
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
3º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia prescritiva/injuntiva, em situações
de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras
de jogos, anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Selecionar e escolher anúncios publicitários de acordo com orientações dadas
• Comparar anúncios, tendo em vista diferentes públicos-alvo
• Pesquisar objetos culturais a partir de tema e público-alvo
• Selecionar objetos culturais coerentes com tema e público-alvo
• Construir estratégia publicitária pertinente ao público-alvo
• Identificar e reconhecer a produção de texto como processo em etapas de reelaboração
• Produzir versão final de um texto, com marcas de intervenção
• Apresentar análises orais de anúncios publicitários
• Apresentar oralmente os resultados de uma análise de grupo
68
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
7a- série/8o- ano do Ensino Fundamental
4º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Discurso da esfera da publicidade: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros prescritivos articulados por projetos
Construção de projeto publicitário
Estudos linguísticos
• Funções complementares: objeto direto, objeto indireto, agente da passiva e
complemento nominal
• Funções acessórias: adjunto adnominal, aposto, adjunto adverbial, vocativo
• Pontuação
• Concordâncias verbal e nominal
• Regências verbal e nominal
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros prescritivos articulados por
projeto publicitário
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
69
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
4º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia prescritiva/injuntiva, em situações
de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras
de jogos, anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Ressignificar a construção de anúncio publicitário, após sistematização de características
• Ressignificar suas produções textuais a partir de seus conhecimentos linguísticos
• Avaliar, segundo critérios, os trabalhos apresentados pelos grupos
• Selecionar informações a partir de critério preestabelecido
• Organizar informações a partir de critério preestabelecido (organização da informação por
meio de articuladores)
• Identificar e reconhecer critérios de organização da informação em parágrafos
(informações novas/informações repetidas)
• Resumir narrativas e texto expositivo
Competências de produção de textos (Saresp)
COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e
situacionais da proposta de produção de texto
COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos
elementos organizacionais da tipologia textual em questão
COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto de forma lógica, demonstrando
conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais necessários para a construção
coerente do texto
COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da escrita à
situação comunicativa
70
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
8a- série/9o- ano do Ensino Fundamental
Conteúdos
1º- Bimestre
Conteúdos gerais
Traços característicos de textos argumentativos
Traços característicos de textos expositivos
Estudos de gêneros da tipologia argumentativa
Estudos de gêneros da tipologia expositiva
Argumentar e expor: semelhanças e diferenças
Estudos linguísticos
• Marcas dêiticas (pronomes pessoais)
• Pontuação
• Elementos coesivos (preposição e conectivos)
• Concordâncias nominal e verbal
• Questões ortográficas
• Pronome relativo
• Adequação vocabular
• Período simples
• Crase
Variedades linguísticas
Conteúdos de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de textos argumentativos
e expositivos em diferentes situações de
comunicação
Interpretação de textos literário e não literário
• Leitura em voz alta
• Inferência
• Coerência
• Paragrafação
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Elaboração de fichas
Apresentação oral
Roda de conversa
71
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
1º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,
em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em
debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas
tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler e interpretar textos argumentativos, inferindo seus traços característicos
• Analisar textos argumentativos e construir quadros-síntese
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Debater oralmente sobre temas variados, selecionando argumentos coerentes para a
defesa de um dado ponto de vista
• Identificar tipos de argumentos em textos de opinião
• Produzir resenhas utilizando os conhecimentos adquiridos sobre textos argumentativos
• Analisar temas diversos, selecionando argumentos que justifiquem pontos de vista
divergentes
• Fruir esteticamente objetos culturais
• Saber revisar textos, reconhecendo a importância das questões linguísticas para a
organização coerente de ideias e argumentos
72
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
8a- série/9o- ano do Ensino Fundamental
2º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Estudo de gêneros textuais da tipologia argumentativa
Estudo de gêneros textuais da tipologia expositiva
Gênero textual artigo de opinião
Gênero textual carta do leitor
Estudos linguísticos
• Pontuação
• Figuras de linguagem
• Colocação pronominal
• Regências verbal e nominal
• Funções da linguagem
• Período composto por coordenação
• Articuladores sintáticos argumentativos
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de artigo de opinião, carta do leitor e outros gêneros em diferentes
situações de comunicação
• Formulação de hipótese
• Inferência
• Interpretação de textos literário e não literário
• Informatividade
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
Roda de conversa
73
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,
em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em
debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas
tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler e interpretar textos expositivos e argumentativos, inferindo seus traços característicos
• Selecionar informações de acordo com os objetivos ou intencionalidades da situação
comunicativa
• Identificar, escolher e classificar argumentos que sejam a favor ou contrários à defesa de
um ponto de vista
• Analisar imagens do ponto de vista de seu caráter político
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Compreender, identificar e utilizar os mecanismos de coerência e coesão no texto
• Construir parágrafos argumentativos de acordo com o contexto da situação comunicativa
• Criar hipótese de sentido a partir de informações encontradas no texto
• Fruir esteticamente objetos culturais
74
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
8a- série/9o- ano do Ensino Fundamental
3º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Discurso político: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos
Construção de projeto político
Estudos linguísticos
• Regências verbal e nominal
• Período composto por subordinação
• Conjunção
• Preposição
• Anafóricos
• Pontuação
• Período composto
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos
articulados por projeto político
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
75
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
3º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,
em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em
debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas
tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar, escolher e classificar argumentos que sejam a favor ou contrários à defesa de
um ponto de vista
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Identificar e reconhecer a produção de um texto como processo em etapas de
reelaboração
• Produzir versão final de um texto com marcas de intervenção
• Construir ponto de vista que represente o interesse do grupo majoritário
• Construir conceito de “ato político” a partir de situação de comunicação
• Construir opinião crítica a partir de informações e análises apresentadas
• Analisar imagens sob o ponto de vista de seu caráter político e social
• Realizar apresentação oral adequada à situação de interlocução
• Fruir esteticamente objetos culturais
76
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
8a- série/9o- ano do Ensino Fundamental
4º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Discurso político: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos
Construção de projeto político
Estudos linguísticos
• Pontuação
• Período composto por subordinação
• Conjunção
• Crase
• Regências verbal e nominal
• Concordâncias verbal e nominal
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos
articulados por projeto político
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
77
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
4º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,
em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em
debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas
tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer e analisar texto de estrutura opinativa
• Resumir texto opinativo
• Posicionar-se como agente de ações que contribuam para sua formação como leitor,
escritor e ator em uma dada realidade
• Reformular ideias, apresentando novos argumentos e exemplos
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar projeto
coletivo
• Produzir uma versão final de um texto com marcas de intervenção
• Fruir esteticamente objetos culturais
Competências de produção de textos (Saresp)
COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e
situacionais da proposta de produção de texto
COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos
elementos organizacionais da tipologia textual em questão
COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto de forma lógica, demonstrando
conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais necessários para a construção
coerente do texto
COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da escrita à
situação comunicativa
COMPETÊNCIA V – Proposição – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
demonstrando um posicionamento crítico e cidadão a respeito do tema
78
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
1a- série do Ensino Médio
1º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
As diferentes mídias
A língua e a constituição psicossocial do indivíduo
A língua portuguesa na escola: o gênero textual no cotidiano escolar
A literatura na sociedade atual
Lusofonia e história da língua portuguesa
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de
diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto de texto
• Construção do texto
• Revisão
Textos prescritivos (foco: escrita)
Projeto de atividade midiática (reportagem fotográfica, propaganda, documentário em vídeo,
entre outros)
Texto lírico (foco: leitura)
Poema: diferenças entre verso e prosa
Texto narrativo (foco: leitura)
Conto tradicional
Texto argumentativo (foco: escrita)
• Opiniões pessoais
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Tomada de notas
• Resumo de texto audiovisual (novela televisiva, filme, documentário, entre outros)
• Legenda
79
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
1º- Bimestre
Relato (foco: leitura e escrita)
• Notícia
Informação, exposição de ideias e mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos contextos
de leitura
Funcionamento da língua
Análise estilística: verbo, adjetivo e substantivo
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero
Construção da textualidade
Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Visão crítica do estudo da gramática
Compreensão e discussão oral
A oralidade nos textos escritos
Discussão de pontos de vista: Literatura e Arte
Expressão oral e tomada de turno
Habilidades
Espera-se que, tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com o
estudo, bem como a construção semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações de
aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso de diferentes
tipos textuais, priorizando, contudo, a tipologia expositiva, e desenvolvam as seguintes
habilidades:
• Relacionar o uso da norma-padrão às diferentes esferas de atividade social
• Identificar ideias-chave em um texto, concatenando-as na elaboração de uma síntese
• Elaborar projetos escritos para executar atividades
• Elaborar sínteses de textos verbo-visuais, compreendendo a linguagem como realização
cotidiana em circulação social por meio de gêneros textuais de diferentes tipologias
• Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária
80
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
1º- Bimestre
• Reconhecer a língua portuguesa como realidade histórica, social e geográfica, como
manifestação do pensamento, da cultura e identidade de um indivíduo, de um povo e de
uma comunidade
• Elaborar estratégias de leitura e de produção de textos diversos (verbais e não verbais),
respeitando as suas diferentes características de gênero e os procedimentos de coesão e
coerência textuais
• Relacionar linguagem verbal literária com linguagem não verbal
• Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes
morfológicas estudadas no bimestre: verbo, adjetivo, substantivo
81
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
1a- série do Ensino Médio
2º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
A exposição artística e o uso da palavra
Comunicação e relações sociais
Discurso e valores pessoais e sociais
Literatura e Arte como instituições sociais
Variedade linguística: preconceito linguístico
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de
diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto de texto
• Construção do texto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto de atividade extracurricular
Texto narrativo (foco: leitura)
• Crônica
Texto teatral (foco: leitura)
Diferenças entre texto teatral e texto espetacular
• Fábula
Texto lírico (foco: leitura)
• Poema
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Folheto
• Resumo
O texto literário e a mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
82
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
2º- Bimestre
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos
contextos de leitura
Funcionamento da língua
Análise estilística: verbo
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero
Construção da textualidade
Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica
e referencial, temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
O conceito de gênero textual
Polissemia
Compreensão e discussão oral
Discussão de pontos de vista em textos literários
Expressão de opiniões pessoais
Situação comunicativa: contexto e interlocutores
Habilidades
Espera-se que, tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com
o estudo, bem como a construção semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações
de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso
de diferentes tipos textuais, priorizando, contudo, a tipologia expositiva, e desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Adaptar textos em diferentes linguagens, levando em conta aspectos linguísticos,
históricos e sociais
• Reconhecer características básicas do texto dramático teatral
• Localizar informações visando a resolver problemas, no campo das instituições linguística
e literária, em dicionários, enciclopédias, gramáticas, internet etc.
• Avaliar a própria expressão oral ou a alheia durante ou após situações de interação,
fazendo, quando possível, os ajustes necessários
• Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbal e
não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc.
83
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2º- Bimestre
• Distinguir as marcas próprias do texto literário e estabelecer relações entre o texto literário
e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político
• Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do
texto literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras críticas
em diferentes situações
• Estabelecer relações entre as informações do texto lido com outras de conhecimento prévio
• Identificar em textos o uso de tempos verbais no eixo do presente ou do pretérito para
reconhecer eventos anteriores e posteriores a esses tempos
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso do verbo
• Utilizar procedimentos iniciais para a elaboração do texto: estabelecer o tema; pesquisar
ideias e dados; planejar a estrutura; formular projeto de texto
84
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
1a- série do Ensino Médio
3º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
A literatura como sistema intersemiótico
O eu e o outro: a construção do diálogo e do conhecimento
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de
diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto de texto
• Construção do texto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto de texto
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Estrutura tipológica
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Fôlder
• Entrevista
Texto lírico (foco: leitura)
• O poema e o contexto histórico
Texto narrativo (foco: leitura)
• O conto
• Comédia e tragédia (semelhanças e diferenças)
As entrevistas e a mídia impressa
Relações entre literatura e outras expressões da Arte
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
85
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
3º- Bimestre
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos
contextos de leitura.
Funcionamento da língua
Análise estilística: verbo, adjetivo, substantivo
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero
Construção da textualidade
Construção linguística da superfície textual: coesão
Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática
Intersemioticidade
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Relações entre os estudos de literatura e linguagem
Compreensão e discussão oral
Discussão de pontos de vista em textos literários
Expressão de opiniões pessoais
Hetero e autoavaliação
Habilidades
Espera-se que, tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com
o estudo, bem como a construção semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações
de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso
de diferentes tipos textuais, priorizando, contudo, a tipologia expositiva, e desenvolvam as
seguintes habilidades:
• Construir um conceito de Literatura a partir de sua dimensão semiótica,
compreendendo-o como sistema intersemiótico
• Analisar, em um texto, os mecanismos linguísticos utilizados na sua construção
• Reconhecer diferentes elementos internos e externos que estruturam uma entrevista,
apropriando-se deles no processo de construção do sentido
• Reconhecer marcas da alteridade do coenunciador presentes no texto
• Identificar e explicar as diferenças entre comédia e tragédia
86
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
3º- Bimestre
• Reconhecer, em contos, entrevistas e poemas, marcas linguísticas que singularizam os
diferentes gêneros
• Identificar os efeitos de sentido resultantes do uso de determinados recursos expressivos,
em contos, entrevistas e poemas
• Reconhecer características básicas do poema lírico
• Posicionar-se criticamente diante do texto do outro, defendendo ponto de vista coerente
a partir de argumentos
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes
morfológicas e discursivas: verbo e conectores
87
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
1a- série do Ensino Médio
4º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
A construção do caráter dos enunciadores
A palavra: profissões e campo de trabalho
O texto literário e o tempo
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de diferentes
indícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto de texto
• Construção do texto
• Revisão
Texto narrativo (foco: leitura)
• Prosa literária: comparação entre diferentes gêneros de ficção
• Cordel
• Epopeia
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
Ethos e produção escrita
A opinião crítica e a mídia impressa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos
contextos de leitura
Intencionalidade comunicativa
Funcionamento da língua
Análise estilística: pronomes, artigos e numerais
Conhecimentos linguísticos e de gênero textual
Construção da textualidade
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática
88
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
4º- Bimestre
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Relações entre os estudos de literatura e linguagem
Compreensão e discussão oral
Discussão de pontos de vista em textos literários
Expressão de opiniões pessoais
Estratégias de escuta
Habilidades
Espera-se que, tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com
o estudo, bem como a construção semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações
de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso
de diferentes tipos textuais,
priorizando, contudo, a tipologia exposiçã, e desenvolvam as
seguintes habilidades:
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes
morfológicas: verbo, artigos e numerais
• Posicionar-se criticamente diante do texto do outro, defendendo ponto de vista coerente
a partir de argumentos
• Identificar e analisar mecanismos de ruptura no texto narrativo tradicional
• Reconhecer as principais diferenças e semelhanças entre gêneros literários narrativos
• Reconhecer e analisar a expressão literária popular, estabelecendo diálogos intertextuais
com a produção literária erudita
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes
morfológicas: verbo, pronomes, artigos e numerais
• Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes relações
intertextuais
89
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2a- série do Ensino Médio
1º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
A linguagem e a crítica de valores sociais
A palavra e o tempo: texto e contexto social
Como fazer para gostar de ler literatura?
O estatuto do escritor na sociedade
Os sistemas de arte e de entretenimento
O século XIX e a poesia
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de
diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto de texto
• Construção do texto
• Revisão
Texto narrativo (foco: leitura)
• Textos em prosa: romance
• Comédia
Textos prescritivos (foco: escrita)
• Projeto de texto
Texto lírico (foco: leitura)
Poema: visão temática
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Artigo de opinião
• Anúncio publicitário
Argumentação, expressão de opiniões e mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos
contextos de leitura
90
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
1º- Bimestre
Funcionamento da língua
Análise estilística: conectivos
Aspectos linguísticos específicos da construção da textualidade
Construção linguística da superfície textual: uso de conectores
Coordenação e subordinação
Formação do gênero
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Períodos simples e composto
Valor expressivo do período simples
Compreensão e discussão oral
Discussão de pontos de vista em textos criativos (publicitário)
Habilidades
Espera-se que, pelo uso de diferentes tipos textuais, tendo como principal referência as esferas
de atividades relacionadas com a mídia, bem como as relações temporais entre linguagem
e indivíduo, em situações de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, e
priorizando a tipologia argumentativa, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Distinguir as diferenças entre leitura de distração e leitura literária, atentando para o valor
estético do texto ficcional
• Sintetizar opiniões
• Distinguir enunciados objetivos e enunciados subjetivos
• Reconhecer, em textos, os procedimentos de convencimento utilizados pelo enunciador
• Reconhecer o impacto social das diferentes tecnologias de comunicação e informação
• Analisar, em textos de variados gêneros, elementos sintáticos utilizados na sua construção
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos, em um texto, produzidos tanto pelo uso de
períodos simples ou compostos como pelo uso das conjunções
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pela coordenação e subordinação
de períodos na construção de textos argumentativos
• Distinguir notícia de artigo de opinião
• Relacionar – em artigos de opinião e anúncios publicitários – opiniões, temas, assuntos,
recursos linguísticos, identificando o diálogo entre as ideias e o embate dos interesses
existentes na sociedade
• Reconhecer as características que definem o gênero literário romance
• Estabelecer relações lógico-discursivas, analisando o valor argumentativo dos conectivos
91
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2a- série do Ensino Médio
2º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
Literatura e seu estatuto
O escritor no contexto social-político-econômico do século XIX
O indivíduo e os pontos de vista e valores sociais
Romantismo e Ultrarromantismo
Valores e atitudes culturais no texto literário
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de
diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção do texto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto de texto
Texto narrativo (foco: leitura e escrita)
• Romance
• Conto fantástico
Texto lírico (foco: leitura)
• Poema: a denúncia social
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Artigo de opinião
Argumentação, expressão de opiniões e mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos
contextos de leitura
92
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
2º- Bimestre
Funcionamento da língua
• Análise estilística: advérbio e metonímia
• Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero
• Coesão e coerência com vistas à construção da textualidade
Identificação das palavras e ideias-chave em um texto
Interação entre elementos literários e linguísticos
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial, temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Processos interpretativos inferenciais: metáfora
Compreensão e discussão oral
Concatenação de ideias
Discussão de pontos de vista em textos opinativos
Expressão de opiniões pessoais
Habilidades
Espera-se que, pelo uso de diferentes tipos textuais, tendo como principal referência as esferas
de atividades relacionadas com a mídia, bem como as relações temporais entre linguagem
e indivíduo, em situações de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, e
priorizando a tipologia argumentativa, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Inferir o sentido de palavras ou expressões em textos literários do século XIX,
considerando o contexto que as envolve
• Contextualizar histórica e socialmente o texto literário produzido no século XIX
• Reconhecer diferentes elementos que estruturam o texto narrativo (personagens,
marcadores de tempo e de localização, sequência lógica dos fatos) na construção do
sentido do romance e do conto do século XIX, apropriando-se deles no processo de
elaboração do sentido
• Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por
meio de argumentação lógica
93
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2º- Bimestre
• Estabelecer relação entre a tese e os argumentos apresentados para defendê-la ou refutá-la
• Inferir tese, tema ou assunto principal nos gêneros textuais: artigo de opinião, romance,
conto fantástico e poema
• Reconhecer recursos prosódicos e expressivos frequentes em texto poético (rima, ritmo,
assonância, aliteração), estabelecendo relações entre eles e o tema do poema
• Reconhecer o texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos
direitos e valores humanos atualizáveis na contemporaneidade
• Identificar o valor semântico e expressivo do advérbio na construção coesiva de um texto
• Identificar o valor expressivo da metáfora e da metonímia na construção coesiva de um
texto
• Confrontar um texto produzido antes do século XX com outros textos, opiniões e
informações, posicionando-se criticamente, levando em conta os diferentes modos de ver
o mundo presente
• Diferenciar ideias centrais e secundárias de um texto
94
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
2a- série do Ensino Médio
3º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
Ética, sexualidade e linguagem
Literatura e seu estatuto
O escritor no contexto social-político-econômico do século XIX
As propostas pós-românticas e a literatura realista e naturalista
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de
diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção do texto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto de texto
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Reportagem
• Correspondência
Texto narrativo (foco: leitura)
• O símbolo e a moral
Texto lírico (foco: leitura)
• O símbolo e a moral
• Poema: a ruptura e o diálogo com a tradição
Relato (foco: escrita)
• Ensaio ou perfil biográfico
95
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
3º- Bimestre
A expressão de ideias e conhecimentos e a mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos
contextos de leitura
Funcionamento da língua
A sequencialização dos parágrafos
Análise estilística: preposição
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero
Coesão e coerência com vistas à construção da textualidade
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial, temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Compreensão e discussão oral
Concatenação de ideias
Intencionalidade comunicativa
Discussão de pontos de vista em textos opinativos
Hetero e autoavaliação
Habilidades
Espera-se que, pelo uso de diferentes tipos textuais, tendo como principal referência as esferas
de atividades relacionadas com a mídia, bem como as relações temporais entre linguagem
e indivíduo, em situações de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, e
priorizando a tipologia argumentativa, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Relacionar diferentes produções textuais aos valores próprios da sexualidade e
contemporaneidade
• Relacionar a produção textual presente à herança cultural acumulada pela língua
portuguesa nos processos de continuidade e ruptura
• Organizar adequadamente os parágrafos de um texto visando a atingir a proposta
enunciativa
96
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
3º- Bimestre
• Elaborar estratégias de produção de textos expositivos e argumentativos
• Inferir tese, tema ou assunto principal nos diferentes gêneros: reportagem,
correspondência, poema, ensaio e/ou perfil biográfico
• Concatenar ideias na estruturação de um texto argumentativo
• Relacionar a construção da subjetividade à expressão literária em textos do século XIX
• Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, da intenção
comunicativa e do leitor a que se destina
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso dos elementos de
linguagem (preposição e conectivos) em textos variados
• Usar adequadamente os conectores na construção coesiva de um texto
97
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2a- série do Ensino Médio
4º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
Literatura e realidade social
Comunicação, sociedade e poder
Ruptura e diálogo entre linguagem e tradição
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de
diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção do texto
• Revisão
Texto literário (foco: leitura)
• Conto: a ruptura com a tradição
• Poema: subjetividade e objetividade
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Entrevista
Relato (foco: leitura e escrita)
• Reportagem
Texto informativo (foco: leitura e escrita)
• Fôlder ou prospecto
A expressão de opiniões pela instituição jornalística
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos
contextos de leitura
98
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
4º- Bimestre
Funcionamento da língua
Análise estilística: orações coordenadas e subordinadas
A sequencialização dos parágrafos
Conhecimentos linguísticos e de gênero textual
Coesão e coerência com vistas à construção da textualidade
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Compreensão e discussão oral
Concatenação de ideias
Discussão de pontos de vista em textos opinativos
Estratégias de escuta
Habilidades
Espera-se que, pelo uso de diferentes tipos textuais, tendo como principal referência as esferas
de atividades relacionadas com a mídia, bem como as relações temporais entre linguagem
e indivíduo, em situações de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, e
priorizando a tipologia argumentativa, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Relacionar a produção textual presente à herança cultural acumulada pela língua
portuguesa nos processos de continuidade e ruptura
• Relacionar a dimensão persuasiva da linguagem às diferentes vivências sociais visando a
polemizar preconceitos e incoerências
• Concatenar adequadamente as diferentes frases de um texto visando à construção da
textualidade
• Identificar, em textos literários dos séculos XIX e XX, as relações entre tema, estilo e
contexto de produção
• Relacionar o gênero textual conto à construção de expectativas de leitura
• Reconhecer processos linguísticos para romper com a tradição literária anterior ao século XX,
na Literatura
• Analisar o uso da linguagem na produção de entrevistas em interface com a construção
da identidade social
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso de orações coordenadas
e subordinadas em textos variados
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso de conectores em
entrevistas
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Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
3a- série do Ensino Médio
1º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
A literatura e a construção da modernidade e do moderno
Linguagem e o desenvolvimento do olhar crítico
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de
diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção do texto
• Revisão
Textos prescritivos (foco: escrita)
• Projeto de texto
Texto narrativo (foco: leitura e escrita)
• A narrativa moderna
• Cartum ou HQ
Texto lírico (foco: leitura)
• A lírica moderna
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Resenha crítica
Argumentação, crítica e mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos
contextos de leitura
http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf
Enviado por J B Pereira em 30/11/2013
Código do texto: T4593478
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Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
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