CÉSAR OBEID, CORDEL, EDITORA UNO,2005
Leia novamente com os alunos os dois primeiros parágrafos
da apresentação de César Obeid, Rimas contadas, na qual ele
informa aos leitores a estrutura dos versos de cordel: estrofes
de seis versos, com rimas alternadas, que ocorrem sempre nos
versos pares. Proponha que eles voltem ao texto para comprovar
a explicação do autor.
Dentro da sextilha, sendo X os versos livres e A os versos
com rimas.
http://www.modernaliteratura.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB30D6852A0131AAF4C8960A76
1________________________ X
2________________________ A
3________________________ X
4________________________ A
5________________________ X
6________________________ A
Em primeiro lugar, deixe que os alunos escolham o tema sobre
o qual desejam falar. Então diga a eles que elejam uma palavra
que simbolize bem esse tema e que não seja muito difícil de rimar.
Essa palavra deve ser colocada no último verso, pois a estrofe de
cordel guarda seu maior sentido na última linha. Depois, peça aos
alunos que pensem em outras palavras que rimem com a palavra
escolhida e, dentre elas, escolham duas para colocar no fi nal dos
dois outros versos com rima, o segundo e o quarto.
Exemplo:
1_________________________X
2___________________capaz A
3_________________________X
4_____________________paz A
5_________________________X
6_________________animais A
Agora é só metrificar, construindo versos de sete sílabas e
manter as rimas.
http://www.modernaliteratura.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB30D6852A0131AAF4C8960A76
Exemplo:
1 Só teremos harmonia ____ X
2 Se a gente for capaz _____ A
3 De cuidar da natureza ___ X
4 E viver na plena paz _____ A
5 Respeitar o semelhante __ X
6 E também os animais. ___ A
___________________]
http://www.modernaliteratura.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB30D6852A0131AAF4C8960A76
PROJETO DE LEITURA
Coordenação: Maria José Nóbrega
Elaboração: Luísa Nóbrega
Leitor iniciante
Leitor em processo
Leitor fluente
LEIA MAIS...
do mesmo autor
sobre o mesmo assunto
sobre o mesmo gênero
Isso porque muitos dos sentidos que depreendemos ao ler
derivam de complexas operações cognitivas para produzir inferências.
Lemos o que está nos intervalos entre as palavras, nas
entrelinhas, lemos, portanto, o que não está escrito. É como se
o texto apresentasse lacunas que devessem ser preenchidas pelo
trabalho do leitor.
COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA
Procuramos evidenciar outros aspectos que vão além da trama
narrativa: os temas e a perspectiva com que são abordados,
certos recursos expressivos usados pelo autor. A partir deles, o
professor poderá identifi car que conteúdos das diferentes áreas
do conhecimento poderão ser explorados, que temas poderão ser
discutidos, que recursos lingüísticos poderão ser explorados para
ampliar a competência leitora e escritora do aluno.
PROPOSTAS DE ATIVIDADES
a) antes da leitura
Ao ler, mobilizamos nossas experiências para compreendermos
o texto e apreciarmos os recursos estilísticos utilizados pelo autor.
Folheando o livro, numa rápida leitura preliminar, podemos antecipar
muito a respeito do desenvolvimento da história.
[ [
] ] ] ]
5
As atividades propostas favorecem a ativação dos conhecimentos
prévios necessários à compreensão do texto.
Explicitação dos conhecimentos prévios necessários para que
os alunos compreendam o texto.
Antecipação de conteúdos do texto a partir da observação
de indicadores como título (orientar a leitura de títulos e
subtítulos), ilustração (folhear o livro para identifi car a localização,
os personagens, o confl ito).
Explicitação dos conteúdos que esperam encontrar na obra
levando em conta os aspectos observados (estimular os alunos
a compartilharem o que forem observando).
b) durante a leitura
São apresentados alguns objetivos orientadores para a leitura,
focalizando aspectos que auxiliem a construção dos signifi cados
do texto pelo leitor.
Leitura global do texto.
Caracterização da estrutura do texto.
Identifi cação das articulações temporais e lógicas responsáveis
pela coesão textual.
c) depois da leitura
Propõem-se uma série de atividades para permitir uma melhor
compreensão da obra, aprofundar o estudo e a refl exão a
respeito de conteúdos das diversas áreas curriculares, bem como
debater temas que permitam a inserção do aluno nas questões
contemporâneas.
Compreensão global do texto a partir da reprodução oral ou
escrita do texto lido ou de respostas a questões formuladas
pelo professor em situação de leitura compartilhada.
Apreciação dos recursos expressivos mobilizados na obra.
Identifi cação dos pontos de vista sustentados pelo autor.
Explicitação das opiniões pessoais frente a questões polêmicas.
Ampliação do trabalho para a pesquisa de informações
complementares numa dimensão interdisciplinar ou para a
produção de outros textos ou, ainda, para produções criativas
que contemplem outras linguagens artísticas.
SOBRE O MESMO GÊNERO
A Editora Hedra publicou antologias de renomados autores
de cordel:
Cordel de Expedito Sebastião Silva
Cordel de João Martins de Athayde
Cordel de Raimundo Santa Helena
Cordel de Severino José
Cordel de Rodolfo Coelho Cavalcante
Cordel de Manoel Caboclo
Cordel de Zé Vicente
Cordel de Teo Azevedo
Cordel de Minelvino Francisco Silva
Cordel de Cuíca de Santo Amaro
Cordel de Patativa do Assaré