CÉSAR OBEID, CORDEL, EDITORA UNO,2005

Leia novamente com os alunos os dois primeiros parágrafos

da apresentação de César Obeid, Rimas contadas, na qual ele

informa aos leitores a estrutura dos versos de cordel: estrofes

de seis versos, com rimas alternadas, que ocorrem sempre nos

versos pares. Proponha que eles voltem ao texto para comprovar

a explicação do autor.

Dentro da sextilha, sendo X os versos livres e A os versos

com rimas.

http://www.modernaliteratura.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB30D6852A0131AAF4C8960A76

1________________________ X

2________________________ A

3________________________ X

4________________________ A

5________________________ X

6________________________ A

Em primeiro lugar, deixe que os alunos escolham o tema sobre

o qual desejam falar. Então diga a eles que elejam uma palavra

que simbolize bem esse tema e que não seja muito difícil de rimar.

Essa palavra deve ser colocada no último verso, pois a estrofe de

cordel guarda seu maior sentido na última linha. Depois, peça aos

alunos que pensem em outras palavras que rimem com a palavra

escolhida e, dentre elas, escolham duas para colocar no fi nal dos

dois outros versos com rima, o segundo e o quarto.

Exemplo:

1_________________________X

2___________________capaz A

3_________________________X

4_____________________paz A

5_________________________X

6_________________animais A

Agora é só metrificar, construindo versos de sete sílabas e

manter as rimas.

http://www.modernaliteratura.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB30D6852A0131AAF4C8960A76

Exemplo:

1 Só teremos harmonia ____ X

2 Se a gente for capaz _____ A

3 De cuidar da natureza ___ X

4 E viver na plena paz _____ A

5 Respeitar o semelhante __ X

6 E também os animais. ___ A

___________________]

http://www.modernaliteratura.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB30D6852A0131AAF4C8960A76

PROJETO DE LEITURA

Coordenação: Maria José Nóbrega

Elaboração: Luísa Nóbrega

Leitor iniciante

Leitor em processo

Leitor fluente

LEIA MAIS...

do mesmo autor

sobre o mesmo assunto

sobre o mesmo gênero

Isso porque muitos dos sentidos que depreendemos ao ler

derivam de complexas operações cognitivas para produzir inferências.

Lemos o que está nos intervalos entre as palavras, nas

entrelinhas, lemos, portanto, o que não está escrito. É como se

o texto apresentasse lacunas que devessem ser preenchidas pelo

trabalho do leitor.

COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA

Procuramos evidenciar outros aspectos que vão além da trama

narrativa: os temas e a perspectiva com que são abordados,

certos recursos expressivos usados pelo autor. A partir deles, o

professor poderá identifi car que conteúdos das diferentes áreas

do conhecimento poderão ser explorados, que temas poderão ser

discutidos, que recursos lingüísticos poderão ser explorados para

ampliar a competência leitora e escritora do aluno.

PROPOSTAS DE ATIVIDADES

a) antes da leitura

Ao ler, mobilizamos nossas experiências para compreendermos

o texto e apreciarmos os recursos estilísticos utilizados pelo autor.

Folheando o livro, numa rápida leitura preliminar, podemos antecipar

muito a respeito do desenvolvimento da história.

[ [

] ] ] ]

5

As atividades propostas favorecem a ativação dos conhecimentos

prévios necessários à compreensão do texto.

Explicitação dos conhecimentos prévios necessários para que

os alunos compreendam o texto.

Antecipação de conteúdos do texto a partir da observação

de indicadores como título (orientar a leitura de títulos e

subtítulos), ilustração (folhear o livro para identifi car a localização,

os personagens, o confl ito).

Explicitação dos conteúdos que esperam encontrar na obra

levando em conta os aspectos observados (estimular os alunos

a compartilharem o que forem observando).

b) durante a leitura

São apresentados alguns objetivos orientadores para a leitura,

focalizando aspectos que auxiliem a construção dos signifi cados

do texto pelo leitor.

Leitura global do texto.

Caracterização da estrutura do texto.

Identifi cação das articulações temporais e lógicas responsáveis

pela coesão textual.

c) depois da leitura

Propõem-se uma série de atividades para permitir uma melhor

compreensão da obra, aprofundar o estudo e a refl exão a

respeito de conteúdos das diversas áreas curriculares, bem como

debater temas que permitam a inserção do aluno nas questões

contemporâneas.

Compreensão global do texto a partir da reprodução oral ou

escrita do texto lido ou de respostas a questões formuladas

pelo professor em situação de leitura compartilhada.

Apreciação dos recursos expressivos mobilizados na obra.

Identifi cação dos pontos de vista sustentados pelo autor.

Explicitação das opiniões pessoais frente a questões polêmicas.

Ampliação do trabalho para a pesquisa de informações

complementares numa dimensão interdisciplinar ou para a

produção de outros textos ou, ainda, para produções criativas

que contemplem outras linguagens artísticas.

SOBRE O MESMO GÊNERO

A Editora Hedra publicou antologias de renomados autores

de cordel:

Cordel de Expedito Sebastião Silva

Cordel de João Martins de Athayde

Cordel de Raimundo Santa Helena

Cordel de Severino José

Cordel de Rodolfo Coelho Cavalcante

Cordel de Manoel Caboclo

Cordel de Zé Vicente

Cordel de Teo Azevedo

Cordel de Minelvino Francisco Silva

Cordel de Cuíca de Santo Amaro

Cordel de Patativa do Assaré

CÉSAR OBEID, EDITORA UNO e 2005
Enviado por J B Pereira em 22/11/2013
Reeditado em 24/11/2013
Código do texto: T4582563
Classificação de conteúdo: seguro