O DUENDE :
Entre os buracos dos troncos de uma árvore robusta e frutífera,localizada numa floresta assustadora e medonha, morava um duende temido por muitos entes míticos da floresta, tinha a fama de atacar e matar quem quer que seja que atrevesse tocar em sua fortuna, um barril lotado de ouro, localizado depois do arco - íris, eles seres , eram os únicos até então, que sabiam o seu esquisito e peculiar nome.
Seu nome no decorrer da passagem temporal dessa história , será descoberta por uma humana, será que ela terá um final feliz , ou , como sempre o tal duende, sairá vitorioso.
Fora da floresta, dentro de uma cabana simples e singela, morava um moleiro chamado Nathanael e sua bonita, humilde e inteligente filha, chamada Magda , esse moleiro apesar de ser um homem simples , era um ótimo contador de causos, para não dizer mentiroso, espalhou que sua filha era uma poderosa fada que transformava palha em ouro maciço.
O Rei Eduardo que possuía vários servos leais espalhados pelo seu reino, que divulgaram á esnobe e arrogante alteza, a notícia creditada a menina, o rei buscava acreditar em seus servos fieis , mas desconfiava que não havia realmente fadas ,pois para eles não havia seres mágicos, mas queria uma prova dessa habilidade dessa suposta fada.
O Rei pediu que um dos servos mas fiéis fosse a cabana do moleiro e que trouxesse a menina para fiar várias palhas em ouro.
O Rei chegou perto da mocinha e afirmou a ela com olhar sínico e irônico, pois ficou desconfiado com essa história, que parecia mas uma fábula:
Mocinha, você só tem três dias para fiar a palha e e transforma-la em ouro puro, se conseguir será minha esposa, minha rainha e de meu povo, em sua mente pairava a seguinte ideia ,''Eu sou o maior galã da terra'', mas no entanto, o cara era feio que dói , fedia a chulé e era arrogante, era falsamente amado por seus servos, simplesmente por ser o rei, pois eles , eram falsos com ele , pois se ele fosse plebeu, seria ,escurrasado por todos , e ele continua falar, mas se falhar , será morta, como uma traidora , na mente da menina pairava a seguinte ideia ,''eu sei que sou conivente com as loucuras de seu pai, mas não sei, como me livrar dessa situação, se vencer serei rainha, amada por seu rei e por seu povo, mas se falhar serei odiada pelo rei e seu povo e agora o que devo fazer''.
No entanto, no primeiro dia em que ela fiava exaustivamente a palha para o rei , que queria comprovar se ela era mesmo uma fada que transformava palha em ouro, apareceu a ela um homenzinho feio, branquelo, que tinha orelhas compridas, dentes caninos afiados , um olhar medonho, o poder metafórmico , de transformar qualquer ser e objetos em ouro e o poder de controlar e levitar objetos, telocinese e transforma-lo em armas perigosas, disse isto, a menina ,assustando -a, para se cabar de seus dons:
Menina observei a sua conversa da senhorita com o rei, sua majestade, no entanto , posso resolver o seu problema e livra-la da morte, trazendo para si, a sua sorte.
A menina, mesmo apreensiva , ao ver á criatura, o horrendo duende, resolveu ouvir á proposta dele, era isso ou sua cabeça, corria um sério risco , falou então á ele:
Senhor Duende o que devo fazer para ser rainha e colocar a coroa na minha cabeça, não correndo o risco de perde-la para sempre.
O duende esperto, como nunca , falou a menina:
Só cumprirei o meu trato , se a senhorita , de fato, quando for rainha, me de a sua filha primogênita querida, promete.
A menina com medo de ser morta pelo rei, respondeu com certo receio e alívio á criatura :
Claro , Senhor Duende, cumprirei a minha palavra e o Senhor cumprirá á sua.
O Duende, com aparente seriedade, afirma:
Claro , mocinha ,palavra de Duende.
A menina fiava o dia inteiro aquela palha e o duende na espreita, exaustivamente transformava a palha em ouro.
O Rei sem desconfiar, elogiava , a menina , mas arrogante, presunçoso e ambicioso do que nunca, desejara a continuação desse serviço a ela e declara o seguinte a moça:
Mocinha gostei de seu serviço mas ainda não estou satisfeito, quero mas ouro, se não cabeças vão rolar.
A menina ouviu atentamente o decreto real, mas o Duende até a metade do dia, não aparecia, pois este no dia anterior, apareceu em seu quarto de fiar, até antes de o galo cantar e ela pensava consigo mesma,'' pobre de mim , minha cabeça corre risco, logo vai cair''.
Para surpresa de nossa anti - heróina, o duende apareceu e resolveu o mesmo problema, numa piscadela de olhos.
O Rei estava chegando e confiscou pessoalmente o ateliê e percebeu que o serviço da menina era impecável,mas ainda queria mas ouro, para se ostentar , dizendo para todos que era o rei ma rico que todos os seus antecessores juntos, mas o seu povo continuava a passar fome, pois ele , como rei cobrava demais e eles, o povo , pagavam altos impostos.
No dia seguinte , a menina fiava , o Duende transformava e o rei aparecia, dessa vez , ele só observou e aprovou a menina pelo seu suposto dom.
Anos após , os acontecimentos , o rei decretou que a menina seria a nova tesoureira do reino, por ter supostamente feito a sua riqueza crescer.
O Rei por anos , continuava apenas a admirar a menina, pois além de bonita, inteligente e ter um porte atlético, supostamente transformava qualquer objeto em ouro.
Com o passar dos anos, a admiração do Rei pela menina, virou uma paixão e depois amor,este pediu ela em casamento e esta aceitou , assim ele pode cumprir a sua palavra.
Ela no entanto aceitou esse pedido mas para melhorar a vida do povo , que sofria pela quantidade de impostos , do que pelo sentimento , já que por ele, só sentia amizade e não amor, pois pedira ao rei que só se casaria com ele, se ele fizesse esse desejo dela se tornar real, ele aceitou e decretou no cartório real, como a palavra de rei, não volta atras, ele jamais mudou essa lei.
Nove meses depois desse acontecimento , a rainha tem a sua primeira filha, uma doce menina.
A Rainha ainda pensava no dia em que deveria se encontrar com o Duende malvadão, pois ele cumpriu o seu trato, mas ela até agora nada, mas a preocupação logo diminuía , pois via o sorriso saindo nos lábios inocentes de sua querida filha e dos lábios macios de seu marido, pois apesar de tudo que vez de errado,ela amava e cuidava muito deles.
O Duende ameaçador e descontrolado, resolveu ir á Rainha,obrigar ela á cumprir sua antiga promessa, antes que se torne dívida, sendo tarde demais para resolver o tal problema.
O Duende , chega perto, dela e afirma o seguinte :
Rainha, a Senhora, sabe que deve algo muito importante.
A rainha , com intensa lágrimas nos olhos, pois poderá perder a pessoa mas importante de sua vida, afirma o seguinte:
Te darei a minha princesinha para o Senhor, mas espere um pouco, que precisarei me ausentar , pois preciso ir ao Toalete e ela esta num lugar que só, eu sei.
O Duende que não era bobo, nem nada, sabia, que ela estava blefando e afirmou á esta :
Rainha , tu es poderosa, mas eu tenho super - poderes, se eu quiser com a força de meu pensamento posso, jogar objetos afiados e acertar o seu coração.
A Rainha, debochando da cara do Duende, falou:
Duvido e você sabe porquê.
O Duende ,falou a Rainha: Agora , nem me importo de perder a aposta, pois sou muito mal e vou te matar.
Depois disso ,ele começou a jogar facas, tesouras para acertar o corpo da Rainha , mas ela se esquivou e nada de ela se ferir e morrer.
A Rainha, rindo do Duende, resolveu , propor uma charada á ele:
Seu Duende, por que o Senhor, não propõe a minha ilustre pessoa, uma charada, se eu perder eu e minha filha, seremos suas escravas, agora se eu ganhar o Senhor será banido da minha presença.
O Duende sagaz e maledicente, aceitou a proposta da Rainha, pois a sua charada envolvia um jogo com muita dificuldade, saber o nome dele, só que o Duende sabia e os outros entes míticos da floresta, só que o Duende nunca iria contar e jamais a Rainha mesmo sendo influente, popular e poderosa poderia enfrentar pessoalmente um Duende, bruxas, Ogros , Trolls , Lobisomens, Vampiros etc.
O Duende então falou a Rainha:
Senhora Rainha , essa é sua última chance, sem mentiras e chantagens, pois pode custar sua vida, a senhora tem que saber qual é o meu nome, em três dias, nem mas , nem menos.
A Rainha obviamente não sabia o nome do Duende, mas aceitou a proposta, falando o seguinte ao ser fantástico:
Senhor Duende, aceito, o seu fabuloso desafio.
No decorrer desse tempo, a Rainha, que não era boba, nadiga de nada , ordenou aos seus servos mas fiéis que investigassem em suas terras, pessoas suspeitas de serem Duendes.
No primeiro dia, os servos da Rainha, revelaram o seguinte, á ela:
Senhora Rainha, sabemos que a sua alteza é poderosa demais, mas pela discrição que a senhora nos deste sobre a aparência e o caráter do Duende não encontramos ninguém com o seu perfil relatado.
A Rainha enfurecida , afirma aos seus servos, o seguinte:
Seus lacaios, com cérebros diminuídos, como podem fazer nada direito, até os meus cães e gatos fariam melhor, é uma questão dividida entre continuar livre, como uma rainha e minha filha como uma princesa ou virar escrava de um Duende .
Vocês só tem mas dois dias, passou desses dois dias, serão trancafiados no calabouço , depois enforcados e decapitados pelo carrasco em praça pública, para servi como exemplo vivo , de traidores para todo o povo .
Os servos com medo mas com coragem afirmam a Rainha:
Senhora, sei que a sua dor é grande, mas matar a todos nós servos, não irá acalmar a irá do grotesco Duende perverso, mas faremos melhor nos dois dias seguintes.
A Rainha ficou com raiva, mas depois pensou com a razão, mas do que com o coração, afirmando o seguinte:
Senhores, sei que queres me acalmar , mas calem suas bocas, pois não é apenas uma rainha poderosa que fala, mas uma mãe que não quer ver sua filha virando escrava, só uma coisa que compreendo, que o Duende é maléfico e persistente, vai querer a minha filha querida de qualquer jeito,façam isso não apenas por mim, mas para ela, que será a continuação de meu grande reinado.
Os servos da Rainha, falaram á sua majestade , o seguinte:
Senhora iremos, a toda parte do reino e saberemos logo, o nome desse Duende medonho.
Os servos andaram pelos campos e ruas do reino, mas não viam nenhum ser que aparentava ser moralmente e fisicamente ser um Duende.
O segundo dia foi se embora, os servos não encontraram o Duende , a rainha ficava com mas raiva e desapontada com eles , por serem tão tapados e pelo risco de mãe e filha se tornarem escravas do temido Duende.
No último dia, o dia começou aparentar sossegado , porém também caótico, pois se os servos caberem o nome do Duende, serão recompensados pela Rainha , mas se falharem serão presos e executados, a Rainha se souber o nome do Duende, ele promete nunca mas a importunar e a sua filha, mas se perder ambas se tornam propriedades dele.
Nesse mesmo dia, os servos da Rainha , viram uma bela e sensual mulher acompanhada de um homem alto, elegante e bonito, no entanto do nada como se fosse,num passe de mágica, a mulher se em um homenzinho que mordeu e derrotou o homem desarmado,matando o á seguir, com certeza, o homem era ambicioso e queria tomar o barril de Ouro do Duende e este ficou enfurecido.
No entanto, O Duende que era muito esperto, neste dia , se deu muito mal , pois começou a cantar uma sinistra canção, que revelava seu nome e suas ações monstruosas , durante sua longa vida extrema de ambição e enganação:
Sou um Duende muito inteligente, veloz e feroz ataco e mato gente boa e ruim sem dó e nem piedade.
Não toque no meu ouro, pois te esmago, feito um inseto asqueroso.
Poder mágico eu tenho e possuo, transformo palha em ouro, mas você fez um trato comigo, te dei poderes e riquezas inimagináveis,mas agora é minha vez de triunfar , escravizarei a sua vida e a da sua filha , pois jamais saberá o meu nome que é Rumpelstiltskin.
A Rainha foi avisada do nome do Duende, pelos seus servos , mas a Rainha também era irônica e resolveu brincar de charada com Duende,falando o nome errado, agora este é um Duende vacilão.
A Rainha falou ao Duende , que sabia o nome dele e afirmou que era o seguinte:
Adalgamir Marge.
O Duende riu, sem parar, já não podia aquentar, com tanta asneira que saia da boca da sonsa , cruel e amada Rainha , mas logo se acalmou e percebeu que ela estava novamente se divertindo á sua custa , então afirmou a ela, dizendo:
Senhora , a majestade é brincalhona , mas isso é serio, nas próximas vezes que errar , cumprirei a minha palavra, sem nenhuma culpa.
A Rainha , continuou a pronunciar o nome do Duende erradamente, chamando ele de Adelgesto Patascatalo.
O Duende riu , mas seu semblante era mas tenebroso do que alegre.
A Rainha, no entanto, confessou ao Duende que estava apenas blefando e que agora falaria o seu nome correto, antes da hora de pronunciar , o verdadeiro nome do Duende, riu igual uma maluca e afirmou com ironia:
Seu Duende , picareta e ingênuo, tenho meus servos fiéis, a meu favor, continuo por cima e o Senhor pela primeira vez , vai ficar por baixo, pois agora enfie á sua insignificância de perdedor para fora de meu palácio, pois seu nome estranho , que é Rumpelstilskin, o nome do primeiro Duende que perdeu uma aposta para uma Rainha mortal.
Depois desses acontecimentos, a Rainha , conseguiu deixar de ser uma futura escrava do Duende , mas morreu de desgosto , por causa de uma enorme depressão profunda, pois não contou á sua família , a sua farsa de não ser uma genuína fada.
O Rei morrerá acreditando que a esposa era uma fada e deseja que sua filha não seguisse os seus passos na politica, de ser mau com seus súditos.
A Princesa , hoje é a Rainha de seu Reino,casou com um plebeu e teve vários filhos, seu casamento é feliz e seu reinado é brilhante, nenhum dos súditos passam fome e tem educação de pésssima qualidade, a vida no país é cheia de abundancia , não lembrando o legado da mentira dos reinados anteriores.
Rumpelstiskin, passou anos , gargalhando da Rainha, pois apesar de buscar salvar a sua vida e de sua filha do destino de ser escrava do Duende, vez muita coisa errada para isso acontecer , ou seja, os fins , não justificam os meios, se tornou assim semelhante , a quem ela chamava de monstro.
Na realidade, O Duende hoje em dia , é pouco visto, pois depois de saber que perdeu a aposta da Rainha, acabou diminuindo sua telesinese , ao cair da escada do quarto onde estava fazendo a charada , com a Rainha e suas mãos machucaram demais, mas ainda esta vivo, ponto para encarar outros desafios.
Atualmente, para alguns de nós , Rumpelstiskin, não passa de um mito criado para ensinar crianças , a não aceitar a ganancia, a soberba , a prepotência e a extrema ambição que leva o homem da riqueza á pobreza, da bondade á maldade e do alto á queda de poder.
Mas não se engane enquanto houver seres humanos que se reversam suas vidas equilibrando ela como uma balança temporal, entre a ingenuidade e malícia, a simplicidade e ambição, o bem e o mal, o Duende estará lá, para atender seus pedidos ou será que ele atenderá os seus próprios desejos.