A concepção do ensino na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Currículo de Língua Portuguesa

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias constitui-se de um conjunto de disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (LEM), Educação Física e Arte.

O ser humano é um ser de linguagens!

A construção do conhecimento humano,

o desenvolvimento das artes, da ciência, da filosofia

e da religião foram possíveis graças à linguagem

que permeia a construção de todas as

atividades do homem. Não apenas a representação

do mundo, da realidade física e social, mas

também a formação da consciência individual, a

regulação dos pensamentos e da ação, próprios

ou alheios, ocorrem na e pela linguagem.

_____________

a contextualização

na área pode se dar em três níveis:

1• A contextualização sincrônica, que ocorre

num mesmo tempo, analisa o objeto em relação

à época e à sociedade que o gerou.

2 • A contextualização diacrônica, que ocorre

através do tempo, considera o objeto cultural

no eixo do tempo.

3 • A contextualização interativa, que permite

relacionar o objeto cultural com o universo

específico do aluno. Como ele é visto hoje?

Que tipo de interesse ele ainda desperta?

Quais as características desse objeto que

fazem com que ele ainda seja estudado,

apreciado ou valorizado?

__________

questão da contextualização remete-nos

à reflexão a respeito da intertextualidade e da

interdisciplinaridade. De que maneira cada

objeto cultural se relaciona com outros objetos

culturais? Como uma mesma ideia, um mesmo

sentimento, uma mesma informação são tratados

pelas diferentes linguagens?

____________

A consciência linguística e a

consciência crítica dos usos que se fazem da

língua estrangeira devem possibilitar o acesso

a bens culturais da humanidade. Os estudos de

Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira Moderna

constituem-se em excelentes meios para

a sensibilização dos alunos para os mecanismos

de poder associados a uma língua.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais

– PCN (2006), a linguagem é a capacidade

humana de articular significados coletivos

em sistemas arbitrários de representação, que

são compartilhados e que variam de acordo

com as necessidades e experiências da vida em

sociedade. A principal razão de qualquer ato de

linguagem é a produção de sentido.

O homem conhece o mundo por meio de suas

linguagens e de seus símbolos. À medida que

ele se torna mais competente nas diferentes linguagens,

torna-se mais capaz de conhecer a si

mesmo, a sua cultura e o mundo em que vive.

Trata-se de usar as diferentes linguagens

como meios de organização da realidade,

nela constituindo significados, em um processo

centrado nas dimensões comunicativas da expressão,

informação e argumentação.

Utilizar-se da linguagem é saber colocar-se como agente do processo de produção/recepção.

Por cultura entendemos a urdidura de muitos

fios que se interligam constantemente e que

respondem às diferentes formas com que nos

relacionamos com as coisas do mundo, com

os outros seres humanos e com os objetos e

as práticas materiais da vida.

______________________

Currículo de Língua Portuguesa

Contrapondo ao tupi-guarani, silenciado no século XIX definitivamente, o ensino da língua portuguesa começou com a Reforma feita pelo Marquês de Pombal, em 1759. Esta tornou

obrigatório, em Portugal e no Brasil, o ensino da

Língua Portuguesa. Esse ensino passou a seguir

a tradição do ensino do latim, ou seja, passou

a ser visto como ensino da gramática do português.

Até o final do século XIX, observamos

ainda o ensino da retórica e da poética.

Fatores externos levaram à democratização

do ensino: os filhos dos trabalhadores chegaram

à sala de aula nas décadas de 1950 e 1960.

As Propostas Curriculares do Estado de São Paulo, construídas

no período de 1986 a 1993 e que deram

origem aos Parâmetros Curriculares Nacionais

(PCNs) do Ensino Fundamental, de 1997, e aos

PCNs do Ensino Médio, de 1998, constituem a

base sobre a qual ele se desenvolve.

TEXTO

Totalidade semiótica de sentido constituída

por uma combinação de linguagens e

operações aplicadas ao fluxo de uma produção

semiótica concreta.

ENUNCIAÇÃO

Ato ou acontecimento pelo qual um indivíduo

empírico, por meio de trabalho físico e

mental, produz um enunciado que será recebido,

em processo interativo e social, por outro

indivíduo. Esse acontecimento instaura um “eu”

que, dentro do enunciado, assume a responsabilidade

do ato de linguagem e um “você” constituído

pelo “eu” (enunciador) do texto.

A LITERATURA participa da consolidação da

teia humana que chamamos “sociedade”. Então,

o prazer do texto se constitui como jogo

entre a compreensão do próprio texto como fenômeno

de leitura literária e a interação com a

delicada trama social que é a instituição literária.

O texto literário vocaciona-se à eternidade

e à reflexão humana, mas é atualizado por uma

comunidade leitora que segue um intrincado e

plural conjunto de regras semióticas e sociais.

O centro da aula de Língua Portuguesa é o texto, não apenas escrito...

Tipologias e gêneros textuais DEVEM SER ESTUDADOS COMO:Tipologias-gêneros textuais e Texto-discurso-história, com o objetivo central, do ponto de vista dos conteúdos, é compreender que, nas situações

reais de comunicação, diferentes textos, compostos em diferentes linguagens, podem apresentar uma forma de organização interna

semelhante.

Escolhemos quatro grandes discursos para estudo: o publicitário,

o jornalístico, o artístico e o político, focando habilidades como: leitura, escrita, oralidade, audição e de estudos de aspectos gramaticais. Isso

Desse modo, uma foto, uma cena de telenovela,

uma canção, entre muitas outras possibilidades,

são textos.

Os tipos textuais abrangem cinco categorias

principais: narrar, relatar, prescrever, expor e

argumentar.

Por exemplo, dentro da tipologia

narrativa encontramos os gêneros conto,

fábula, apólogo, romance, telenovela etc.

Cada esfera de utilização da língua constrói seus modelos

relativamente estáveis orientados pelo conteúdo temático, pelo estilo e pela construção composicional. É o que denominamos gêneros textuais - eventos linguísticos e ações sociais - ou são ilimitados, são artefatos linguísticos construídos histórica e culturamente pelas pessoas para atingir objetivos específicos em situações sociais particulares.

Alguns exemplos de gênero são aula,

fofoca, monografia, debate, horóscopo, conversa

telefônica, conversa em roda de amigos,

tese de doutoramento etc.

O discurso é a linguagem

em interação, que leva em conta o que está

dito ou silenciado, os valores, os sentimentos,

as vivências e as visões de mundo dos interlocutores

envolvidos em uma determinada situação

comunicativa. É o produto de uma enunciação

formado por todos os elementos que concorrem

ao processo de significação, de tal modo

que supera a simples somatória dessas partes.

O discurso esquematiza as experiências a fim

de torná-las significantes e compartilháveis.

___________________

Conta de luz, telenovela, fofoca, aula são

alguns exemplos de gêneros que, pelo constante

uso social, não oferecem muitas dificuldades

de compreensão. O mesmo não podemos

dizer de outros gêneros textuais menos

frequentes em nosso cotidiano, mas também

importantes, tais como a crônica, o editorial, a

reportagem, o romance, o artigo de opinião,

o ensaio etc.

Os gêneros surgem de acordo com sua

função na sociedade; seus conteúdos, seu estilo

e sua forma estão sujeitos a essa função.

Isso quer dizer que conhecer um gênero não

é apenas conhecer suas características formais,

mas, antes de tudo, entender sua função e saber,

desse modo, interagir adequadamente. Em

outras palavras, desenvolver habilidades que

possibilitem essa interação.

Pode ser relativamente simples ensinar

as características formais de um gênero; por

exemplo, uma carta sempre começa com um

vocativo. Mas ensinar o uso social dessa carta,

bem como a função e o valor desse vocativo,

é muito mais desafiador.

Conteúdos gerais

Traços característicos de textos narrativos

• Enredo, personagem, foco narrativo, tempo, espaço

• Estudos de gêneros textuais

• Gêneros textuais narrativos e suas situações de comunicação

• Estudos linguísticos

• Noção de tempo verbal, modo subjuntivo na narrativa, subjuntivo e os verbos regulares,

articuladores temporais e espaciais

• Substantivo, adjetivo, pronomes pessoais, formas de tratamento, verbo, advérbio

• Sinônimos e antônimos

• Uso dos “porquês”

• Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de textos narrativos em diferentes situações de comunicação

• Interpretação de texto literário e não literário

• Fruição

• Situacionalidade

• Coerência

• Coesão

• A importância do enunciado

• Produção de síntese

• Produção de ilustração

Roda de leitura oral

Roda de conversa

47

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

1º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagem

orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances,

contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes

desenvolvam as seguintes habilidades:

• Saber procurar informações complementares em dicionários, gramáticas, enciclopédias,

internet etc.

• Selecionar textos para a leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesses (estudo,

formação pessoal, entretenimento, realização de tarefas etc.)

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

• Inferir e reconhecer elementos da narrativa

• Analisar narrativas ficcionais: enredo, personagem, espaço, tempo e foco narrativo

• Produzir texto com organização narrativa

48

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

5a- série/6o- ano do Ensino Fundamental

2º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Estudo da narratividade em diferentes gêneros

Gênero textual crônica narrativa

Gênero textual letra de música

Estudos linguísticos

• Tempos e modos verbais, verbos modalizadores, locução verbal

• Compreensão do sentido das palavras (em contexto de dicionário, em contexto de uso,

na noção do radical das palavras etc.)

• Questões ortográficas

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de crônica narrativa, letra de música e outros gêneros em diferentes

situações de comunicação

• Formulação de hipóteses

• Interpretação de textos literário e não literário

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

Roda de leitura oral

Roda de conversa

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagem

orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances,

contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes

desenvolvam as seguintes habilidades:

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto escrito

• Reconhecer e compreender a narratividade em imagens

49

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

2º- Bimestre

• Transpor textos de linguagem verbal para outras linguagens

• Transpor texto de linguagem não verbal para outras linguagens

• Criar estratégias para a apresentação oral de um projeto

• Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores das narrativas

policiais ou de enigma

• Reconhecer características do gênero crônica narrativa

• Produzir quadro-síntese com características do gênero crônica narrativa

• Reconhecer traços característicos do gênero letra de música

50

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

5a- série/6o- ano do Ensino Fundamental

3º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Discurso artístico: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros narrativos articulados por projetos

Construção de projeto artístico

Estudos linguísticos

• Substantivo, adjetivo, artigo, numeral

• Pontuação

• Tempos e modos verbais

• Discursos direto e indireto

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de tipologias e gêneros narrativos articulados

por projeto artístico

• Interpretação de textos literário e não literário

• Inferência

• Fruição

• Situacionalidade

• Leitura dramática

• Leitura em voz alta

• Coerência

• Coesão

• Informatividade

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

51

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

3º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagem

orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances,

contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes

desenvolvam as seguintes habilidades:

• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para a elaboração de

textos narrativos

• Compreender aspectos linguísticos em funcionamento no texto narrativo

• Reconhecer, na leitura de textos ficcionais, elementos que indiquem o comportamento e

as características principais das personagens

• Identificar problemas e criar soluções que possam ajudá-los a organizar projetos

• Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar projetos

52

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

5a- série/6o- ano do Ensino Fundamental

4º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Discurso artístico: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros narrativos articulados por projetos

Construção de projeto artístico

Estudos linguísticos

• Questões ortográficas

• Acentuação

• Pronomes

• Tempos e modos verbais

• Discursos direto e indireto

• Figuras de linguagem

• Pontuação

• Adjetivos e locuções adjetivas

• Advérbio e locuções adverbiais

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de tipologias e gêneros narrativos articulados

por projeto artístico

• Interpretação de textos literário e não literário

• Inferência

• Fruição

• Situacionalidade

• Leitura dramática

• Leitura em voz alta

• Coerência

53

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

4º- Bimestre

• Coesão

• Informatividade

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagem

orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances,

contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes

desenvolvam as seguintes habilidades:

• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

• Reconhecer no texto indícios de intencionalidade do autor

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Posicionar-se como agente de ações que contribuem para sua formação como leitor, escritor e

ator em uma dada realidade

• Refletir sobre os critérios de seleção/leitura de livros, ampliando-os ou modificando-os a

partir de discussões coletivas

• Identificar problemas a partir da observação da realidade

• Reconhecer elementos conotativos

Competências de produção de textos (Saresp)

COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e

situacionais da proposta de produção de texto

COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos

organizacionais da tipologia textual em questão

COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto de forma lógica, demonstrando

conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais necessários para a construção

coerente do texto

COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da escrita à

situação comunicativa

54

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

6a- série/7o- ano do Ensino Fundamental

1º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Traços característicos da tipologia relatar nos gêneros relato oral e relato autobiográfico

Estudos de gêneros narrativos

Estudos de gêneros do agrupamento tipológico relatar

Narrar e relatar: semelhanças e diferenças

Traços característicos de textos jornalísticos

Estudos linguísticos

• Conectivos: preposição, conjunção

• Frase, oração, período

• Tempos e modos verbais

• Locução verbal

• Formas nominais

• Advérbio e locução adverbial

• Pontuação

• Interjeição

• Oralidade × escrita: registros diferentes

• Linguagens conotativa e denotativa

• Questões ortográficas

• Acentuação

• Artigo

• Numeral

Variedades linguísticas

Conteúdos de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de textos organizados nas tipologias narrar e relatar em diferentes

situações de comunicação

• Inferência

55

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

1º- Bimestre

• Formulação de hipótese

• Interpretação de textos literário e não literário

• Leitura em voz alta

• Etapas de elaboração da escrita

• Paragrafação

Roda de leitura oral

Roda de conversa

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia relatar, em situações de aprendizagem

orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens,

relatos de experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Ler e interpretar textos da tipologia relatar, inferindo seus traços característicos em

situações específicas de comunicação

• Analisar textos, identificando os valores e as conotações que veiculam

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Distinguir e ressignificar as características da tipologia narrativa em contraste ao

agrupamento tipológico relatar

• Criar hipótese de sentido a partir de informações dadas pelo texto (verbal e não verbal)

• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

• Inferir informações subjacentes aos conteúdos explicitados no texto

• Fruir esteticamente objetos culturais

56

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

6a- série/7o- ano do Ensino Fundamental

2º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Estudo de gêneros do agrupamento tipológico relatar

Gênero textual notícia

Gênero textual relato de experiência

Estudos linguísticos

• Frase, oração, período

• Advérbio

• Adjetivo

• Figuras de linguagem

• Função conotativa

• Questões ortográficas

• Pronomes pessoais, possessivos, de tratamento

• Discursos direto e indireto

• Tempos e modos verbais

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de notícia, relato de experiência e outros gêneros em diferentes

situações de comunicação

• Interpretação de textos literário e não literário

• Intertextualidade

• Etapas de elaboração da escrita

• Importância do enunciado

• Coesão

• Coerência

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa

Roda de leitura oral

Roda de conversa

57

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

2º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia relatar, em situações de aprendizagem

orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens,

relatos de experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Analisar e interpretar textos do gênero relato, identificando os valores e as conotações

que veiculam

• Produzir quadro-síntese com características dos gêneros relato de experiência e notícias

de jornal

• Inferir informações subjacentes aos conteúdos explicitados no texto

• Ressignificar produções textuais a partir de conhecimentos linguísticos

• Construir critérios para ler notícias a partir de conhecimentos sobre o jornal como mídia

impressa

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Comparar variedades linguísticas de acordo com o contexto comunicacional

• Reconhecer diferentes tipos de coesão que permitem a progressão discursiva

do texto

• Fruir esteticamente objetos culturais

58

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

6a- série/7o- ano do Ensino Fundamental

3º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Discurso da esfera do jornalismo: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros do agrupamento tipológico relatar articulados por projetos

Construção de projeto jornalístico

Estudos linguísticos

• Verbo (ênfase nos verbos do dizer)

• Funções da linguagem

• Pontuação

• Discursos direto e indireto

• Tempos e modos verbais

• Pontuação

• Conectivos

• Questões ortográficas

• Concordâncias nominal e verbal

• Sujeito e predicado

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros do agrupamento tipológico

relatar articulados por projeto jornalístico

• Interpretação de textos literário e não literário

• Inferência

• Fruição

• Situacionalidade

59

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

3º- Bimestre

• Leitura dramática

• Leitura em voz alta

• Coerência

• Coesão

• Informatividade

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia relatar, em situações de aprendizagem

orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens,

relatos de experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

• Ler enunciados, depreendendo deles informações e orientações para a escrita

• Identificar sequências lógicas de enunciados

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Produzir textos escritos de acordo com a situação comunicativa e o contexto no qual se

inserem

• Utilizar conhecimentos sobre a língua e sobre gêneros textuais para a elaboração e

realização de projetos coletivos

• Analisar aspectos discursivos e linguísticos do gênero priorizado, em função do contexto

comunicacional

• Compreender textos orais e escritos por meio de retomada dos tópicos do texto

• Fruir esteticamente objetos culturais

60

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

6a- série/7o- ano do Ensino Fundamental

4º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Discurso jornalístico: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros do agrupamento tipológico relatar articulados por projetos

Construção de projeto jornalístico

Estudos linguísticos

• Figuras de linguagem

• Preposição

• Uso dos “porquês”

• Forma e grafia de algumas palavras e expressões

• Discursos direto e indireto

• Marcadores de tempo e lugar

• Pontuação

• Elementos coesivos

• Pronome: pessoal, possessivo

• Verbos do dizer

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros do agrupamento tipológico

relatar articulados por projeto jornalístico

• Interpretação de textos literário e não literário

• Inferência

• Fruição

• Situacionalidade

• Leitura dramática

• Leitura em voz alta

• Coerência

• Coesão

61

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

4º- Bimestre

• Informatividade

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia relatar, em situações de aprendizagem

orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens,

relatos de experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores do gênero textual

reportagem

• Analisar textos, identificando os valores e as conotações que veiculam

• Formular hipótese de sentido a partir de informações do texto (verbal e não verbal)

• Coletar, organizar informações e fazer anotações sobre os textos apresentados a partir de

critérios preestabelecidos

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Distinguir conectivos e demais elementos de coesão próprios de relatos orais e escritos

• Ressignificar produções textuais a partir de conhecimentos linguísticos

• Ampliar conhecimentos sobre determinado autor, tema jornalístico, estilo de um jornal ou sobre

um gênero em questão, aprendendo a antecipar informações e a interpretar os textos lidos

• Construir critérios para retirar um livro da biblioteca a partir do conhecimento que se tem

do autor e da obra

• Fruir esteticamente objetos culturais

Competências de produção de textos (Saresp)

COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e

situacionais da proposta de produção de texto

COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos

elementos organizacionais da tipologia textual em questão

COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto de forma lógica, demonstrando

conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais

necessários para a construção

coerente do texto

COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da escrita à

situação comunicativa

62

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

7a- série/8o- ano do Ensino Fundamental

1º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Traços característicos de textos prescritivos

Gênero textual anúncio publicitário

Estudos de gêneros prescritivos

Textos prescritivos e situações de comunicação

Estudos linguísticos

• Conceito de verbo

• Modo imperativo nas variedades padrão e coloquial

• Como e por que usar a gramática normativa

• Imperativo negativo

• Pesquisa no dicionário

• Modo indicativo (verbos regulares)

• “Tu”, “vós” e variedades linguísticas

• Irregularidades do indicativo

• Discurso citado

• Frase e oração

Conteúdos de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de textos prescritivos em diferentes situações de comunicação

• Fruição

• Interpretação de textos literário e não literário

• Intertextualidade

• Coerência

• Coesão

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade de voz, elocução e pausa

Leitura dramática

Roda de conversa

63

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

1º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia prescritiva/injuntiva, em situações

de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras

de jogos, anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Ler e interpretar textos prescritivos/injuntivos, inferindo seus traços característicos em

situações específicas de comunicação

• Analisar textos prescritivos/injuntivos e construir quadro-síntese

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Comparar usos linguísticos na norma-padrão e coloquial

• Inferir características de anúncios publicitários a partir de conhecimento prévio

• Analisar a intertextualidade presente em um texto

• Comparar características da tipologia prescritiva/injuntiva em textos de diferentes gêneros

64

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

7a- série/8o- ano do Ensino Fundamental

2º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Estudo de gêneros textuais prescritivos

Traços característicos de textos prescritivos

Gênero textual anúncio publicitário

Gênero textual regra de jogos

Estudos linguísticos

• Período simples

• Verbo (termo essencial da oração)

• Sujeito e predicado

• Vozes verbais

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de anúncios publicitários, regras de jogos e outros gêneros em

diferentes situações de comunicação

• Interpretação de textos literário e não literário

• Fruição

• Inferência

• Coerência

• Coesão

• Intencionalidade

• Informatividade

Roda de conversa

65

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

2º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia prescritiva/injuntiva, em situações

de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras

de jogos, anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Analisar o efeito de uma dada variedade linguística no texto

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Analisar anúncios publicitários produzidos em diferentes suportes

• Identificar e analisar níveis de persuasão do texto publicitário

• Reconhecer o conceito de intencionalidade

• Pesquisar textos coerentes com tema preestabelecido

• Interpretar texto de forma a compreender o raciocínio autoral

66

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

7a- série/8o- ano do Ensino Fundamental

3º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Discurso da esfera da publicidade: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros prescritivos articulados por projetos

Construção de projeto publicitário

Estudos linguísticos

• Complementos da oração (objetos direto e indireto, agente da passiva,

complemento nominal)

• Figuras de linguagem

• Questões ortográficas

• Discurso citado

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros prescritivos articulados por

projeto publicitário

• Interpretação de textos literário e não literário

• Inferência

• Fruição

• Situacionalidade

• Leitura dramática

• Leitura em voz alta

• Coerência

• Coesão

• Informatividade

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

67

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

3º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia prescritiva/injuntiva, em situações

de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras

de jogos, anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Selecionar e escolher anúncios publicitários de acordo com orientações dadas

• Comparar anúncios, tendo em vista diferentes públicos-alvo

• Pesquisar objetos culturais a partir de tema e público-alvo

• Selecionar objetos culturais coerentes com tema e público-alvo

• Construir estratégia publicitária pertinente ao público-alvo

• Identificar e reconhecer a produção de texto como processo em etapas de reelaboração

• Produzir versão final de um texto, com marcas de intervenção

• Apresentar análises orais de anúncios publicitários

• Apresentar oralmente os resultados de uma análise de grupo

68

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

7a- série/8o- ano do Ensino Fundamental

4º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Discurso da esfera da publicidade: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros prescritivos articulados por projetos

Construção de projeto publicitário

Estudos linguísticos

• Funções complementares: objeto direto, objeto indireto, agente da passiva e

complemento nominal

• Funções acessórias: adjunto adnominal, aposto, adjunto adverbial, vocativo

• Pontuação

• Concordâncias verbal e nominal

• Regências verbal e nominal

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros prescritivos articulados por

projeto publicitário

• Interpretação de textos literário e não literário

• Inferência

• Fruição

• Situacionalidade

• Leitura dramática

• Leitura em voz alta

• Coerência

• Coesão

• Informatividade

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

69

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

4º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia prescritiva/injuntiva, em situações

de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras

de jogos, anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Ressignificar a construção de anúncio publicitário, após sistematização de características

• Ressignificar suas produções textuais a partir de seus conhecimentos linguísticos

• Avaliar, segundo critérios, os trabalhos apresentados pelos grupos

• Selecionar informações a partir de critério preestabelecido

• Organizar informações a partir de critério preestabelecido (organização da informação por

meio de articuladores)

• Identificar e reconhecer critérios de organização da informação em parágrafos

(informações novas/informações repetidas)

• Resumir narrativas e texto expositivo

Competências de produção de textos (Saresp)

COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e

situacionais da proposta de produção de texto

COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos

elementos organizacionais da tipologia textual em questão

COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto de forma lógica, demonstrando

conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais necessários para a construção

coerente do texto

COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da escrita à

situação comunicativa

70

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

8a- série/9o- ano do Ensino Fundamental

Conteúdos

1º- Bimestre

Conteúdos gerais

Traços característicos de textos argumentativos

Traços característicos de textos expositivos

Estudos de gêneros da tipologia argumentativa

Estudos de gêneros da tipologia expositiva

Argumentar e expor: semelhanças e diferenças

Estudos linguísticos

• Marcas dêiticas (pronomes pessoais)

• Pontuação

• Elementos coesivos (preposição e conectivos)

• Concordâncias nominal e verbal

• Questões ortográficas

• Pronome relativo

• Adequação vocabular

• Período simples

• Crase

Variedades linguísticas

Conteúdos de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de textos argumentativos

e expositivos em diferentes situações de

comunicação

Interpretação de textos literário e não literário

• Leitura em voz alta

• Inferência

• Coerência

• Paragrafação

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Elaboração de fichas

Apresentação oral

Roda de conversa

71

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

1º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,

em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em

debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas

tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:

• Ler e interpretar textos argumentativos, inferindo seus traços característicos

• Analisar textos argumentativos e construir quadros-síntese

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Debater oralmente sobre temas variados, selecionando argumentos coerentes para a

defesa de um dado ponto de vista

• Identificar tipos de argumentos em textos de opinião

• Produzir resenhas utilizando os conhecimentos adquiridos sobre textos argumentativos

• Analisar temas diversos, selecionando argumentos que justifiquem pontos de vista

divergentes

• Fruir esteticamente objetos culturais

• Saber revisar textos, reconhecendo a importância das questões linguísticas para a

organização coerente de ideias e argumentos

72

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

8a- série/9o- ano do Ensino Fundamental

2º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Estudo de gêneros textuais da tipologia argumentativa

Estudo de gêneros textuais da tipologia expositiva

Gênero textual artigo de opinião

Gênero textual carta do leitor

Estudos linguísticos

• Pontuação

• Figuras de linguagem

• Colocação pronominal

• Regências verbal e nominal

• Funções da linguagem

• Período composto por coordenação

• Articuladores sintáticos argumentativos

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de artigo de opinião, carta do leitor e outros gêneros em diferentes

situações de comunicação

• Formulação de hipótese

• Inferência

• Interpretação de textos literário e não literário

• Informatividade

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

Roda de conversa

73

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

2º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,

em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em

debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas

tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:

• Ler e interpretar textos expositivos e argumentativos, inferindo seus traços característicos

• Selecionar informações de acordo com os objetivos ou intencionalidades da situação

comunicativa

• Identificar, escolher e classificar argumentos que sejam a favor ou contrários à defesa de

um ponto de vista

• Analisar imagens do ponto de vista de seu caráter político

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Compreender, identificar e utilizar os mecanismos de coerência e coesão no texto

• Construir parágrafos argumentativos de acordo com o contexto da situação comunicativa

• Criar hipótese de sentido a partir de informações encontradas no texto

• Fruir esteticamente objetos culturais

74

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

8a- série/9o- ano do Ensino Fundamental

3º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Discurso político: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos

Construção de projeto político

Estudos linguísticos

• Regências verbal e nominal

• Período composto por subordinação

• Conjunção

• Preposição

• Anafóricos

• Pontuação

• Período composto

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos

articulados por projeto político

• Interpretação de textos literário e não literário

• Inferência

• Fruição

• Situacionalidade

• Leitura dramática

• Leitura em voz alta

• Coerência

• Coesão

• Informatividade

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

75

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

3º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,

em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em

debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas

tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:

• Identificar, escolher e classificar argumentos que sejam a favor ou contrários à defesa de

um ponto de vista

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Identificar e reconhecer a produção de um texto como processo em etapas de

reelaboração

• Produzir versão final de um texto com marcas de intervenção

• Construir ponto de vista que represente o interesse do grupo majoritário

• Construir conceito de “ato político” a partir de situação de comunicação

• Construir opinião crítica a partir de informações e análises apresentadas

• Analisar imagens sob o ponto de vista de seu caráter político e social

• Realizar apresentação oral adequada à situação de interlocução

• Fruir esteticamente objetos culturais

76

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

8a- série/9o- ano do Ensino Fundamental

4º- Bimestre

Conteúdos

Conteúdos gerais

Discurso político: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos

Construção de projeto político

Estudos linguísticos

• Pontuação

• Período composto por subordinação

• Conjunção

• Crase

• Regências verbal e nominal

• Concordâncias verbal e nominal

Variedades linguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos

articulados por projeto político

• Interpretação de textos literário e não literário

• Inferência

• Fruição

• Situacionalidade

• Leitura dramática

• Leitura em voz alta

• Coerência

• Coesão

• Informatividade

• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa

• Etapas de elaboração e revisão da escrita

• Paragrafação

77

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

4º- Bimestre

Habilidades

Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,

em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em

debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas

tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:

• Reconhecer e analisar texto de estrutura opinativa

• Resumir texto opinativo

• Posicionar-se como agente de ações que contribuam para sua formação como leitor,

escritor e ator em uma dada realidade

• Reformular ideias, apresentando novos argumentos e exemplos

• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

• Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar projeto

coletivo

• Produzir uma versão final de um texto com marcas de intervenção

• Fruir esteticamente objetos culturais

Competências de produção de textos (Saresp)

COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e

situacionais da proposta de produção de texto

COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos

elementos organizacionais da tipologia textual em questão

COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto de forma lógica, demonstrando

conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais necessários para a construção

coerente do texto

COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da escrita à

situação comunicativa

COMPETÊNCIA V – Proposição – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,

demonstrando um posicionamento crítico e cidadão a respeito do tema

78

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

1a- série do Ensino Médio

1º- Bimestre

Conteúdos

Esferas de atividades sociais da linguagem

As diferentes mídias

A língua e a constituição psicossocial do indivíduo

A língua portuguesa na escola: o gênero textual no cotidiano escolar

A literatura na sociedade atual

Lusofonia e história da língua portuguesa

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de

diferentes indícios

Estruturação da atividade escrita

• Projeto de texto

• Construção do texto

• Revisão

Textos prescritivos (foco: escrita)

Projeto de atividade midiática (reportagem fotográfica, propaganda, documentário em vídeo,

entre outros)

Texto lírico (foco: leitura)

Poema: diferenças entre verso e prosa

Texto narrativo (foco: leitura)

Conto tradicional

Texto argumentativo (foco: escrita)

• Opiniões pessoais

Texto expositivo (foco: leitura e escrita)

• Tomada de notas

• Resumo de texto audiovisual (novela televisiva, filme, documentário, entre outros)

• Legenda

79

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

1º- Bimestre

Relato (foco: leitura e escrita)

• Notícia

Informação, exposição de ideias e mídia impressa

Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos contextos

de leitura

Funcionamento da língua

Análise estilística: verbo, adjetivo e substantivo

Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero

Construção da textualidade

Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto

Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

Visão crítica do estudo da gramática

Compreensão e discussão oral

A oralidade nos textos escritos

Discussão de pontos de vista: Literatura e Arte

Expressão oral e tomada de turno

Habilidades

Espera-se que, tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com o

estudo, bem como a construção semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações de

aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso de diferentes

tipos textuais, priorizando, contudo, a tipologia expositiva, e desenvolvam as seguintes

habilidades:

• Relacionar o uso da norma-padrão às diferentes esferas de atividade social

• Identificar ideias-chave em um texto, concatenando-as na elaboração de uma síntese

• Elaborar projetos escritos para executar atividades

• Elaborar sínteses de textos verbo-visuais, compreendendo a linguagem como realização

cotidiana em circulação social por meio de gêneros textuais de diferentes tipologias

• Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária

80

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

1º- Bimestre

• Reconhecer a língua portuguesa como realidade histórica, social e geográfica, como

manifestação do pensamento, da cultura e identidade de um indivíduo, de um povo e de

uma comunidade

• Elaborar estratégias de leitura e de produção de textos diversos (verbais e não verbais),

respeitando as suas diferentes características de gênero e os procedimentos de coesão e

coerência textuais

• Relacionar linguagem verbal literária com linguagem não verbal

• Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais

• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes

morfológicas estudadas no bimestre: verbo, adjetivo, substantivo

81

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

1a- série do Ensino Médio

2º- Bimestre

Conteúdos

Esferas de atividades sociais da linguagem

A exposição artística e o uso da palavra

Comunicação e relações sociais

Discurso e valores pessoais e sociais

Literatura e Arte como instituições sociais

Variedade linguística: preconceito linguístico

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de

diferentes indícios

Estruturação da atividade escrita

• Projeto de texto

• Construção do texto

• Revisão

Texto prescritivo (foco: escrita)

• Projeto de atividade extracurricular

Texto narrativo (foco: leitura)

• Crônica

Texto teatral (foco: leitura)

Diferenças entre texto teatral e texto espetacular

• Fábula

Texto lírico (foco: leitura)

• Poema

Texto expositivo (foco: leitura e escrita)

• Folheto

• Resumo

O texto literário e a mídia impressa

Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

82

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

2º- Bimestre

• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos

contextos de leitura

Funcionamento da língua

Análise estilística: verbo

Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero

Construção da textualidade

Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica

e referencial, temática

Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

O conceito de gênero textual

Polissemia

Compreensão e discussão oral

Discussão de pontos de vista em textos literários

Expressão de opiniões pessoais

Situação comunicativa: contexto e interlocutores

Habilidades

Espera-se que, tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com

o estudo, bem como a construção semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações

de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso

de diferentes tipos textuais, priorizando, contudo, a tipologia expositiva, e desenvolvam

as seguintes habilidades:

• Adaptar textos em diferentes linguagens, levando em conta aspectos linguísticos,

históricos e sociais

• Reconhecer características básicas do texto dramático teatral

• Localizar informações visando a resolver problemas, no campo das instituições linguística

e literária, em dicionários, enciclopédias, gramáticas, internet etc.

• Avaliar a própria expressão oral ou a alheia durante ou após situações de interação,

fazendo, quando possível, os ajustes necessários

• Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbal e

não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc.

83

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

2º- Bimestre

• Distinguir as marcas próprias do texto literário e estabelecer relações entre o texto literário

e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político

• Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do

texto literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras críticas

em diferentes situações

• Estabelecer relações entre as informações do texto lido com outras de conhecimento prévio

• Identificar em textos o uso de tempos verbais no eixo do presente ou do pretérito para

reconhecer eventos anteriores e posteriores a esses tempos

• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso do verbo

• Utilizar procedimentos iniciais para a elaboração do texto: estabelecer o tema; pesquisar

ideias e dados; planejar a estrutura; formular projeto de texto

84

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

1a- série do Ensino Médio

3º- Bimestre

Conteúdos

Esferas de atividades sociais da linguagem

A literatura como sistema intersemiótico

O eu e o outro: a construção do diálogo e do conhecimento

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de

diferentes indícios

Estruturação da atividade escrita

• Projeto de texto

• Construção do texto

• Revisão

Texto prescritivo (foco: escrita)

• Projeto de texto

Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)

• Estrutura tipológica

Texto expositivo (foco: leitura e escrita)

• Fôlder

• Entrevista

Texto lírico (foco: leitura)

• O poema e o contexto histórico

Texto narrativo (foco: leitura)

• O conto

• Comédia e tragédia (semelhanças e diferenças)

As entrevistas e a mídia impressa

Relações entre literatura e outras expressões da Arte

Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

85

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

3º- Bimestre

• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos

contextos de leitura.

Funcionamento da língua

Análise estilística: verbo, adjetivo, substantivo

Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero

Construção da textualidade

Construção linguística da superfície textual: coesão

Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática

Intersemioticidade

Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

Relações entre os estudos de literatura e linguagem

Compreensão e discussão oral

Discussão de pontos de vista em textos literários

Expressão de opiniões pessoais

Hetero e autoavaliação

Habilidades

Espera-se que, tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com

o estudo, bem como a construção semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações

de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso

de diferentes tipos textuais, priorizando, contudo, a tipologia expositiva, e desenvolvam as

seguintes habilidades:

• Construir um conceito de Literatura a partir de sua dimensão semiótica,

compreendendo-o como sistema intersemiótico

• Analisar, em um texto, os mecanismos linguísticos utilizados na sua construção

• Reconhecer diferentes elementos internos e externos que estruturam uma entrevista,

apropriando-se deles no processo de construção do sentido

• Reconhecer marcas da alteridade do coenunciador presentes no texto

• Identificar e explicar as diferenças entre comédia e tragédia

86

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

3º- Bimestre

• Reconhecer, em contos, entrevistas e poemas, marcas linguísticas que singularizam os

diferentes gêneros

• Identificar os efeitos de sentido resultantes do uso de determinados recursos expressivos,

em contos, entrevistas e poemas

• Reconhecer características básicas do poema lírico

• Posicionar-se criticamente diante do texto do outro, defendendo ponto de vista coerente

a partir de argumentos

• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes

morfológicas e discursivas: verbo e conectores

87

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

1a- série do Ensino Médio

4º- Bimestre

Conteúdos

Esferas de atividades sociais da linguagem

A construção do caráter dos enunciadores

A palavra: profissões e campo de trabalho

O texto literário e o tempo

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de diferentes

indícios

Estruturação da atividade escrita

• Projeto de texto

• Construção do texto

• Revisão

Texto narrativo (foco: leitura)

• Prosa literária: comparação entre diferentes gêneros de ficção

• Cordel

• Epopeia

Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)

Ethos e produção escrita

A opinião crítica e a mídia impressa

Estratégias de pós-leitura

• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos

contextos de leitura

Intencionalidade comunicativa

Funcionamento da língua

Análise estilística: pronomes, artigos e numerais

Conhecimentos linguísticos e de gênero textual

Construção da textualidade

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática

88

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

4º- Bimestre

Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

Relações entre os estudos de literatura e linguagem

Compreensão e discussão oral

Discussão de pontos de vista em textos literários

Expressão de opiniões pessoais

Estratégias de escuta

Habilidades

Espera-se que, tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com

o estudo, bem como a construção semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações

de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso

de diferentes tipos textuais,

priorizando, contudo, a tipologia exposiçã, e desenvolvam as

seguintes habilidades:

• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes

morfológicas: verbo, artigos e numerais

• Posicionar-se criticamente diante do texto do outro, defendendo ponto de vista coerente

a partir de argumentos

• Identificar e analisar mecanismos de ruptura no texto narrativo tradicional

• Reconhecer as principais diferenças e semelhanças entre gêneros literários narrativos

• Reconhecer e analisar a expressão literária popular, estabelecendo diálogos intertextuais

com a produção literária erudita

• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes

morfológicas: verbo, pronomes, artigos e numerais

• Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes relações

intertextuais

89

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

2a- série do Ensino Médio

1º- Bimestre

Conteúdos

Esferas de atividades sociais da linguagem

A linguagem e a crítica de valores sociais

A palavra e o tempo: texto e contexto social

Como fazer para gostar de ler literatura?

O estatuto do escritor na sociedade

Os sistemas de arte e de entretenimento

O século XIX e a poesia

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de

diferentes indícios

Estruturação da atividade escrita

• Projeto de texto

• Construção do texto

• Revisão

Texto narrativo (foco: leitura)

• Textos em prosa: romance

• Comédia

Textos prescritivos (foco: escrita)

• Projeto de texto

Texto lírico (foco: leitura)

Poema: visão temática

Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)

• Artigo de opinião

• Anúncio publicitário

Argumentação, expressão de opiniões e mídia impressa

Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos

contextos de leitura

90

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

Funcionamento da língua

Análise estilística: conectivos

Aspectos linguísticos específicos da construção da textualidade

Construção linguística da superfície textual: uso de conectores

Coordenação e subordinação

Formação do gênero

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática

Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

2a- série do Ensino Médio

2º- Bimestre

Conteúdos

Esferas de atividades sociais da linguagem

Literatura e seu estatuto

O escritor no contexto social-político-econômico do século XIX

O indivíduo e os pontos de vista e valores sociais

Romantismo e Ultrarromantismo

Valores e atitudes culturais no texto literário

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de

diferentes indícios

Estruturação da atividade escrita

• Planejamento

• Construção do texto

• Revisão

Texto prescritivo (foco: escrita)

• Projeto de texto

Texto narrativo (foco: leitura e escrita)

• Romance

• Conto fantástico

Texto lírico (foco: leitura)

• Poema: a denúncia social

Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)

• Artigo de opinião

Argumentação, expressão de opiniões e mídia impressa

Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos

contextos de leitura

92

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

2º- Bimestre

Funcionamento da língua

• Análise estilística: advérbio e metonímia

• Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero

• Coesão e coerência com vistas à construção da textualidade

Identificação das palavras e ideias-chave em um texto

Interação entre elementos literários e linguísticos

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial, temática

Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

Processos interpretativos inferenciais: metáfora

Compreensão e discussão oral

Concatenação de ideias

Discussão de pontos de vista em textos opinativos

Expressão de opiniões pessoais

Habilidades

Espera-se que, pelo uso de diferentes tipos textuais, tendo como principal referência as esferas

de atividades relacionadas com a mídia, bem como as relações temporais entre linguagem

e indivíduo, em situações de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, e

priorizando a tipologia argumentativa, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:

• Inferir o sentido de palavras ou expressões em textos literários do século XIX,

considerando o contexto que as envolve

• Contextualizar histórica e socialmente o texto literário produzido no século XIX

• Reconhecer diferentes elementos que estruturam o texto narrativo (personagens,

marcadores de tempo e de localização, sequência lógica dos fatos) na construção do

sentido do romance e do conto do século XIX, apropriando-se deles no processo de

elaboração do sentido

• Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por

meio de argumentação lógica

93

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

2º- Bimestre

• Estabelecer relação entre a tese e os argumentos apresentados para defendê-la ou refutá-la

• Inferir tese, tema ou assunto principal nos gêneros textuais: artigo de opinião, romance,

conto fantástico e poema

• Reconhecer recursos prosódicos e expressivos frequentes em texto poético (rima, ritmo,

assonância, aliteração), estabelecendo relações entre eles e o tema do poema

• Reconhecer o texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos

direitos e valores humanos atualizáveis na contemporaneidade

• Identificar o valor semântico e expressivo do advérbio na construção coesiva de um texto

• Identificar o valor expressivo da metáfora e da metonímia na construção coesiva de um

texto

• Confrontar um texto produzido antes do século XX com outros textos, opiniões e

informações, posicionando-se criticamente, levando em conta os diferentes modos de ver

o mundo presente

• Diferenciar ideias centrais e secundárias de um texto

94

Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

2a- série do Ensino Médio

3º- Bimestre

Conteúdos

Esferas de atividades sociais da linguagem

Ética, sexualidade e linguagem

Literatura e seu estatuto

O escritor no contexto social-político-econômico do século XIX

As propostas pós-românticas e a literatura realista e naturalista

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de

diferentes indícios

Estruturação da atividade escrita

• Planejamento

• Construção do texto

• Revisão

Texto prescritivo (foco: escrita)

• Projeto de texto

Texto expositivo (foco: leitura e escrita)

• Reportagem

• Correspondência

Texto narrativo (foco: leitura)

• O símbolo e a moral

Texto lírico (foco: leitura)

• O símbolo e a moral

• Poema: a ruptura e o diálogo com a tradição

Relato (foco: escrita)

• Ensaio ou perfil biográfico

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Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

3º- Bimestre

A expressão de ideias e conhecimentos e a mídia impressa

Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos

contextos de leitura

Funcionamento da língua

A sequencialização dos parágrafos

Análise estilística: preposição

Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero

Coesão e coerência com vistas à construção da textualidade

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial, temática

Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

Compreensão e discussão oral

Concatenação de ideias

Intencionalidade comunicativa

Discussão de pontos de vista em textos opinativos

Hetero e autoavaliação

Habilidades

Espera-se que, pelo uso de diferentes tipos textuais, tendo como principal referência as esferas

de atividades relacionadas com a mídia, bem como as relações temporais entre linguagem

e indivíduo, em situações de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, e

priorizando a tipologia argumentativa, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:

• Relacionar diferentes produções textuais aos valores próprios da sexualidade e

contemporaneidade

• Relacionar a produção textual presente à herança cultural acumulada pela língua

portuguesa nos processos de continuidade e ruptura

• Organizar adequadamente os parágrafos de um texto visando a atingir a proposta

enunciativa

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Língua

Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

3º- Bimestre

• Elaborar estratégias de produção de textos expositivos e argumentativos

• Inferir tese, tema ou assunto principal nos diferentes gêneros: reportagem,

correspondência, poema, ensaio e/ou perfil biográfico

• Concatenar ideias na estruturação de um texto argumentativo

Currículo do Estado de São Paulo

Língua

Portuguesa

2a- série do Ensino Médio

4º- Bimestre

Conteúdos

Esferas de atividades sociais da linguagem

Literatura e rea

http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf
Enviado por J B Pereira em 16/11/2013
Reeditado em 16/11/2013
Código do texto: T4573766
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