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A concepção do ensino na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Currículo de Língua Portuguesa

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias constitui-se de um conjunto de disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (LEM), Educação Física e Arte.

O ser humano é um ser de linguagens!

A construção do conhecimento humano,
o desenvolvimento das artes, da ciência, da filosofia
e da religião foram possíveis graças à linguagem
que permeia a construção de todas as
atividades do homem. Não apenas a representação
do mundo, da realidade física e social, mas
também a formação da consciência individual, a
regulação dos pensamentos e da ação, próprios
ou alheios, ocorrem na e pela linguagem.
_____________
a contextualização
na área pode se dar em três níveis:
1• A contextualização sincrônica, que ocorre
num mesmo tempo, analisa o objeto em relação
à época e à sociedade que o gerou.

2 • A contextualização diacrônica, que ocorre
através do tempo, considera o objeto cultural
no eixo do tempo.
3 • A contextualização interativa, que permite
relacionar o objeto cultural com o universo
específico do aluno. Como ele é visto hoje?
Que tipo de interesse ele ainda desperta?
Quais as características desse objeto que
fazem com que ele ainda seja estudado,
apreciado ou valorizado?

__________

questão da contextualização remete-nos
à reflexão a respeito da intertextualidade e da
interdisciplinaridade. De que maneira cada
objeto cultural se relaciona com outros objetos
culturais? Como uma mesma ideia, um mesmo
sentimento, uma mesma informação são tratados
pelas diferentes linguagens?
____________


A consciência linguística e a
consciência crítica dos usos que se fazem da
língua estrangeira devem possibilitar o acesso
a bens culturais da humanidade. Os estudos de
Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira Moderna
constituem-se em excelentes meios para
a sensibilização dos alunos para os mecanismos
de poder associados a uma língua.


Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais
– PCN (2006), a linguagem é a capacidade
humana de articular significados coletivos
em sistemas arbitrários de representação, que
são compartilhados e que variam de acordo
com as necessidades e experiências da vida em
sociedade. A principal razão de qualquer ato de
linguagem é a produção de sentido.

O homem conhece o mundo por meio de suas
linguagens e de seus símbolos. À medida que
ele se torna mais competente nas diferentes linguagens,
torna-se mais capaz de conhecer a si
mesmo, a sua cultura e o mundo em que vive.

Trata-se de usar as diferentes linguagens
como meios de organização da realidade,
nela constituindo significados, em um processo
centrado nas dimensões comunicativas da expressão,
informação e argumentação.

Utilizar-se da linguagem é saber colocar-se como agente do processo de produção/recepção.

Por cultura entendemos a urdidura de muitos
fios que se interligam constantemente e que
respondem às diferentes formas com que nos
relacionamos com as coisas do mundo, com
os outros seres humanos e com os objetos e
as práticas materiais da vida.

______________________

Currículo de Língua Portuguesa

Contrapondo ao tupi-guarani, silenciado no século XIX definitivamente, o ensino da língua portuguesa começou com  a Reforma feita pelo Marquês de Pombal, em 1759. Esta tornou
obrigatório, em Portugal e no Brasil, o ensino da
Língua Portuguesa. Esse ensino passou a seguir
a tradição do ensino do latim, ou seja, passou
a ser visto como ensino da gramática do português.
Até o final do século XIX, observamos
ainda o ensino da retórica e da poética.

Fatores externos levaram à democratização
do ensino: os filhos dos trabalhadores chegaram
à sala de aula nas décadas de 1950 e 1960.

As Propostas Curriculares do Estado de São Paulo, construídas
no período de 1986 a 1993 e que deram
origem aos Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCNs) do Ensino Fundamental, de 1997, e aos
PCNs do Ensino Médio, de 1998, constituem a
base sobre a qual ele se desenvolve.

TEXTO
Totalidade semiótica de sentido constituída
por uma combinação de linguagens e
operações aplicadas ao fluxo de uma produção
semiótica concreta.

ENUNCIAÇÃO
Ato ou acontecimento pelo qual um indivíduo
empírico, por meio de trabalho físico e
mental, produz um enunciado que será recebido,
em processo interativo e social, por outro
indivíduo. Esse acontecimento instaura um “eu”
que, dentro do enunciado, assume a responsabilidade
do ato de linguagem e um “você” constituído
pelo “eu” (enunciador) do texto.

A LITERATURA participa da consolidação da
teia humana que chamamos “sociedade”. Então,
o prazer do texto se constitui como jogo
entre a compreensão do próprio texto como fenômeno
de leitura literária e a interação com a
delicada trama social que é a instituição literária.
O texto literário vocaciona-se à eternidade
e à reflexão humana, mas é atualizado por uma
comunidade leitora que segue um intrincado e
plural conjunto de regras semióticas e sociais.
O centro da aula de Língua Portuguesa é o texto, não apenas escrito...

Tipologias e gêneros textuais DEVEM SER ESTUDADOS COMO:Tipologias-gêneros textuais e Texto-discurso-história, com o objetivo central, do ponto de vista dos conteúdos, é compreender que, nas situações
reais de comunicação, diferentes textos, compostos em diferentes linguagens, podem apresentar uma forma de organização interna
semelhante.

Escolhemos quatro grandes discursos para estudo: o publicitário,
o jornalístico, o artístico e o político, focando habilidades como: leitura, escrita, oralidade, audição e de estudos de aspectos gramaticais. Isso

Desse modo, uma foto, uma cena de telenovela,
uma canção, entre muitas outras possibilidades,
são textos.

Os tipos textuais abrangem cinco categorias
principais: narrar, relatar, prescrever, expor e
argumentar.

Por exemplo, dentro da tipologia
narrativa encontramos os gêneros conto,
fábula, apólogo, romance, telenovela etc.


 Cada esfera de utilização da língua constrói seus modelos
relativamente estáveis orientados pelo conteúdo temático, pelo estilo e pela construção composicional. É o que denominamos gêneros textuais - eventos linguísticos e ações sociais - ou são ilimitados, são artefatos linguísticos construídos histórica e culturamente pelas pessoas para atingir objetivos específicos em situações sociais particulares.

Alguns exemplos de gênero são aula,
fofoca, monografia, debate, horóscopo, conversa
telefônica, conversa em roda de amigos,
tese de doutoramento etc.

O discurso é a linguagem
em interação, que leva em conta o que está
dito ou silenciado, os valores, os sentimentos,
as vivências e as visões de mundo dos interlocutores
envolvidos em uma determinada situação
comunicativa. É o produto de uma enunciação
formado por todos os elementos que concorrem
ao processo de significação, de tal modo
que supera a simples somatória dessas partes.
O discurso esquematiza as experiências a fim
de torná-las significantes e compartilháveis.

___________________

Conta de luz, telenovela, fofoca, aula são
alguns exemplos de gêneros que, pelo constante
uso social, não oferecem muitas dificuldades
de compreensão. O mesmo não podemos
dizer de outros gêneros textuais menos
frequentes em nosso cotidiano, mas também
importantes, tais como a crônica, o editorial, a
reportagem, o romance, o artigo de opinião,
o ensaio etc.

Os gêneros surgem de acordo com sua
função na sociedade; seus conteúdos, seu estilo
e sua forma estão sujeitos a essa função.
Isso quer dizer que conhecer um gênero não
é apenas conhecer suas características formais,
mas, antes de tudo, entender sua função e saber,
desse modo, interagir adequadamente. Em
outras palavras, desenvolver habilidades que
possibilitem essa interação.

Pode ser relativamente simples ensinar
as características formais de um gênero; por
exemplo, uma carta sempre começa com um
vocativo. Mas ensinar o uso social dessa carta,
bem como a função e o valor desse vocativo,
é muito mais desafiador.

Conteúdos gerais
Traços característicos de textos narrativos
• Enredo, personagem, foco narrativo, tempo, espaço
• Estudos de gêneros textuais
• Gêneros textuais narrativos e suas situações de comunicação
• Estudos linguísticos
• Noção de tempo verbal, modo subjuntivo na narrativa, subjuntivo e os verbos regulares,
articuladores temporais e espaciais
• Substantivo, adjetivo, pronomes pessoais, formas de tratamento, verbo, advérbio
• Sinônimos e antônimos
• Uso dos “porquês”
• Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de textos narrativos em diferentes situações de comunicação
• Interpretação de texto literário e não literário
• Fruição
• Situacionalidade
• Coerência
• Coesão
• A importância do enunciado
• Produção de síntese
• Produção de ilustração
Roda de leitura oral
Roda de conversa
47
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
1º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances,
contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Saber procurar informações complementares em dicionários, gramáticas, enciclopédias,
internet etc.
• Selecionar textos para a leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesses (estudo,
formação pessoal, entretenimento, realização de tarefas etc.)
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas
• Inferir e reconhecer elementos da narrativa
• Analisar narrativas ficcionais: enredo, personagem, espaço, tempo e foco narrativo
• Produzir texto com organização narrativa
48
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
5a- série/6o- ano do Ensino Fundamental
2º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Estudo da narratividade em diferentes gêneros
Gênero textual crônica narrativa
Gênero textual letra de música
Estudos linguísticos
• Tempos e modos verbais, verbos modalizadores, locução verbal
• Compreensão do sentido das palavras (em contexto de dicionário, em contexto de uso,
na noção do radical das palavras etc.)
• Questões ortográficas
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de crônica narrativa, letra de música e outros gêneros em diferentes
situações de comunicação
• Formulação de hipóteses
• Interpretação de textos literário e não literário
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
Roda de leitura oral
Roda de conversa
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances,
contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto escrito
• Reconhecer e compreender a narratividade em imagens
49
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2º- Bimestre
• Transpor textos de linguagem verbal para outras linguagens
• Transpor texto de linguagem não verbal para outras linguagens
• Criar estratégias para a apresentação oral de um projeto
• Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores das narrativas
policiais ou de enigma
• Reconhecer características do gênero crônica narrativa
• Produzir quadro-síntese com características do gênero crônica narrativa
• Reconhecer traços característicos do gênero letra de música
50
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
5a- série/6o- ano do Ensino Fundamental
3º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Discurso artístico: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros narrativos articulados por projetos
Construção de projeto artístico
Estudos linguísticos
• Substantivo, adjetivo, artigo, numeral
• Pontuação
• Tempos e modos verbais
• Discursos direto e indireto
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de tipologias e gêneros narrativos articulados
por projeto artístico
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
51
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
3º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances,
contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para a elaboração de
textos narrativos
• Compreender aspectos linguísticos em funcionamento no texto narrativo
• Reconhecer, na leitura de textos ficcionais, elementos que indiquem o comportamento e
as características principais das personagens
• Identificar problemas e criar soluções que possam ajudá-los a organizar projetos
• Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar projetos
52
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
5a- série/6o- ano do Ensino Fundamental
4º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Discurso artístico: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros narrativos articulados por projetos
Construção de projeto artístico
Estudos linguísticos
• Questões ortográficas
• Acentuação
• Pronomes
• Tempos e modos verbais
• Discursos direto e indireto
• Figuras de linguagem
• Pontuação
• Adjetivos e locuções adjetivas
• Advérbio e locuções adverbiais
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de tipologias e gêneros narrativos articulados
por projeto artístico
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
53
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
4º- Bimestre
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances,
contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, os estudantes
desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas
• Reconhecer no texto indícios de intencionalidade do autor
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Posicionar-se como agente de ações que contribuem para sua formação como leitor, escritor e
ator em uma dada realidade
• Refletir sobre os critérios de seleção/leitura de livros, ampliando-os ou modificando-os a
partir de discussões coletivas
• Identificar problemas a partir da observação da realidade
• Reconhecer elementos conotativos
Competências de produção de textos (Saresp)
COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e
situacionais da proposta de produção de texto
COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos
organizacionais da tipologia textual em questão
COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto de forma lógica, demonstrando
conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais necessários para a construção
coerente do texto
COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da escrita à
situação comunicativa
54
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
6a- série/7o- ano do Ensino Fundamental
1º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Traços característicos da tipologia relatar nos gêneros relato oral e relato autobiográfico
Estudos de gêneros narrativos
Estudos de gêneros do agrupamento tipológico relatar
Narrar e relatar: semelhanças e diferenças
Traços característicos de textos jornalísticos
Estudos linguísticos
• Conectivos: preposição, conjunção
• Frase, oração, período
• Tempos e modos verbais
• Locução verbal
• Formas nominais
• Advérbio e locução adverbial
• Pontuação
• Interjeição
• Oralidade × escrita: registros diferentes
• Linguagens conotativa e denotativa
• Questões ortográficas
• Acentuação
• Artigo
• Numeral
Variedades linguísticas
Conteúdos de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de textos organizados nas tipologias narrar e relatar em diferentes
situações de comunicação
• Inferência
55
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
1º- Bimestre
• Formulação de hipótese
• Interpretação de textos literário e não literário
• Leitura em voz alta
• Etapas de elaboração da escrita
• Paragrafação
Roda de leitura oral
Roda de conversa
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia relatar, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens,
relatos de experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Ler e interpretar textos da tipologia relatar, inferindo seus traços característicos em
situações específicas de comunicação
• Analisar textos, identificando os valores e as conotações que veiculam
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Distinguir e ressignificar as características da tipologia narrativa em contraste ao
agrupamento tipológico relatar
• Criar hipótese de sentido a partir de informações dadas pelo texto (verbal e não verbal)
• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas
• Inferir informações subjacentes aos conteúdos explicitados no texto
• Fruir esteticamente objetos culturais
56
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
6a- série/7o- ano do Ensino Fundamental
2º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Estudo de gêneros do agrupamento tipológico relatar
Gênero textual notícia
Gênero textual relato de experiência
Estudos linguísticos
• Frase, oração, período
• Advérbio
• Adjetivo
• Figuras de linguagem
• Função conotativa
• Questões ortográficas
• Pronomes pessoais, possessivos, de tratamento
• Discursos direto e indireto
• Tempos e modos verbais
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de notícia, relato de experiência e outros gêneros em diferentes
situações de comunicação
• Interpretação de textos literário e não literário
• Intertextualidade
• Etapas de elaboração da escrita
• Importância do enunciado
• Coesão
• Coerência
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa
Roda de leitura oral
Roda de conversa
57
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia relatar, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens,
relatos de experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Analisar e interpretar textos do gênero relato, identificando os valores e as conotações
que veiculam
• Produzir quadro-síntese com características dos gêneros relato de experiência e notícias
de jornal
• Inferir informações subjacentes aos conteúdos explicitados no texto
• Ressignificar produções textuais a partir de conhecimentos linguísticos
• Construir critérios para ler notícias a partir de conhecimentos sobre o jornal como mídia
impressa
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Comparar variedades linguísticas de acordo com o contexto comunicacional
• Reconhecer diferentes tipos de coesão que permitem a progressão discursiva
do texto
• Fruir esteticamente objetos culturais
58
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
6a- série/7o- ano do Ensino Fundamental
3º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Discurso da esfera do jornalismo: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros do agrupamento tipológico relatar articulados por projetos
Construção de projeto jornalístico
Estudos linguísticos
• Verbo (ênfase nos verbos do dizer)
• Funções da linguagem
• Pontuação
• Discursos direto e indireto
• Tempos e modos verbais
• Pontuação
• Conectivos
• Questões ortográficas
• Concordâncias nominal e verbal
• Sujeito e predicado
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros do agrupamento tipológico
relatar articulados por projeto jornalístico
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
59
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
3º- Bimestre
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia relatar, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens,
relatos de experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas
• Ler enunciados, depreendendo deles informações e orientações para a escrita
• Identificar sequências lógicas de enunciados
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Produzir textos escritos de acordo com a situação comunicativa e o contexto no qual se
inserem
• Utilizar conhecimentos sobre a língua e sobre gêneros textuais para a elaboração e
realização de projetos coletivos
• Analisar aspectos discursivos e linguísticos do gênero priorizado, em função do contexto
comunicacional
• Compreender textos orais e escritos por meio de retomada dos tópicos do texto
• Fruir esteticamente objetos culturais
60
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
6a- série/7o- ano do Ensino Fundamental
4º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Discurso jornalístico: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros do agrupamento tipológico relatar articulados por projetos
Construção de projeto jornalístico
Estudos linguísticos
• Figuras de linguagem
• Preposição
• Uso dos “porquês”
• Forma e grafia de algumas palavras e expressões
• Discursos direto e indireto
• Marcadores de tempo e lugar
• Pontuação
• Elementos coesivos
• Pronome: pessoal, possessivo
• Verbos do dizer
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros do agrupamento tipológico
relatar articulados por projeto jornalístico
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
61
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
4º- Bimestre
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia relatar, em situações de aprendizagem
orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em notícias, reportagens,
relatos de experiência, autobiografia e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores do gênero textual
reportagem
• Analisar textos, identificando os valores e as conotações que veiculam
• Formular hipótese de sentido a partir de informações do texto (verbal e não verbal)
• Coletar, organizar informações e fazer anotações sobre os textos apresentados a partir de
critérios preestabelecidos
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Distinguir conectivos e demais elementos de coesão próprios de relatos orais e escritos
• Ressignificar produções textuais a partir de conhecimentos linguísticos
• Ampliar conhecimentos sobre determinado autor, tema jornalístico, estilo de um jornal ou sobre
um gênero em questão, aprendendo a antecipar informações e a interpretar os textos lidos
• Construir critérios para retirar um livro da biblioteca a partir do conhecimento que se tem
do autor e da obra
• Fruir esteticamente objetos culturais
Competências de produção de textos (Saresp)
COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e
situacionais da proposta de produção de texto
COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos
elementos organizacionais da tipologia textual em questão
COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto de forma lógica, demonstrando
conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais
necessários para a construção
coerente do texto
COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da escrita à
situação comunicativa
62
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
7a- série/8o- ano do Ensino Fundamental
1º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Traços característicos de textos prescritivos
Gênero textual anúncio publicitário
Estudos de gêneros prescritivos
Textos prescritivos e situações de comunicação
Estudos linguísticos
• Conceito de verbo
• Modo imperativo nas variedades padrão e coloquial
• Como e por que usar a gramática normativa
• Imperativo negativo
• Pesquisa no dicionário
• Modo indicativo (verbos regulares)
• “Tu”, “vós” e variedades linguísticas
• Irregularidades do indicativo
• Discurso citado
• Frase e oração
Conteúdos de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de textos prescritivos em diferentes situações de comunicação
• Fruição
• Interpretação de textos literário e não literário
• Intertextualidade
• Coerência
• Coesão
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade de voz, elocução e pausa
Leitura dramática
Roda de conversa
63
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
1º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia prescritiva/injuntiva, em situações
de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras
de jogos, anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Ler e interpretar textos prescritivos/injuntivos, inferindo seus traços característicos em
situações específicas de comunicação
• Analisar textos prescritivos/injuntivos e construir quadro-síntese
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Comparar usos linguísticos na norma-padrão e coloquial
• Inferir características de anúncios publicitários a partir de conhecimento prévio
• Analisar a intertextualidade presente em um texto
• Comparar características da tipologia prescritiva/injuntiva em textos de diferentes gêneros
64
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
7a- série/8o- ano do Ensino Fundamental
2º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Estudo de gêneros textuais prescritivos
Traços característicos de textos prescritivos
Gênero textual anúncio publicitário
Gênero textual regra de jogos
Estudos linguísticos
• Período simples
• Verbo (termo essencial da oração)
• Sujeito e predicado
• Vozes verbais
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de anúncios publicitários, regras de jogos e outros gêneros em
diferentes situações de comunicação
• Interpretação de textos literário e não literário
• Fruição
• Inferência
• Coerência
• Coesão
• Intencionalidade
• Informatividade
Roda de conversa
65
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia prescritiva/injuntiva, em situações
de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras
de jogos, anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Analisar o efeito de uma dada variedade linguística no texto
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Analisar anúncios publicitários produzidos em diferentes suportes
• Identificar e analisar níveis de persuasão do texto publicitário
• Reconhecer o conceito de intencionalidade
• Pesquisar textos coerentes com tema preestabelecido
• Interpretar texto de forma a compreender o raciocínio autoral
66
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
7a- série/8o- ano do Ensino Fundamental
3º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Discurso da esfera da publicidade: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros prescritivos articulados por projetos
Construção de projeto publicitário
Estudos linguísticos
• Complementos da oração (objetos direto e indireto, agente da passiva,
complemento nominal)
• Figuras de linguagem
• Questões ortográficas
• Discurso citado
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros prescritivos articulados por
projeto publicitário
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
67
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
3º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia prescritiva/injuntiva, em situações
de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras
de jogos, anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Selecionar e escolher anúncios publicitários de acordo com orientações dadas
• Comparar anúncios, tendo em vista diferentes públicos-alvo
• Pesquisar objetos culturais a partir de tema e público-alvo
• Selecionar objetos culturais coerentes com tema e público-alvo
• Construir estratégia publicitária pertinente ao público-alvo
• Identificar e reconhecer a produção de texto como processo em etapas de reelaboração
• Produzir versão final de um texto, com marcas de intervenção
• Apresentar análises orais de anúncios publicitários
• Apresentar oralmente os resultados de uma análise de grupo
68
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
7a- série/8o- ano do Ensino Fundamental
4º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Discurso da esfera da publicidade: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros prescritivos articulados por projetos
Construção de projeto publicitário
Estudos linguísticos
• Funções complementares: objeto direto, objeto indireto, agente da passiva e
complemento nominal
• Funções acessórias: adjunto adnominal, aposto, adjunto adverbial, vocativo
• Pontuação
• Concordâncias verbal e nominal
• Regências verbal e nominal
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros prescritivos articulados por
projeto publicitário
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
69
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
4º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia prescritiva/injuntiva, em situações
de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em receitas, regras
de jogos, anúncios publicitários e outros gêneros dessa tipologia, os estudantes desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Ressignificar a construção de anúncio publicitário, após sistematização de características
• Ressignificar suas produções textuais a partir de seus conhecimentos linguísticos
• Avaliar, segundo critérios, os trabalhos apresentados pelos grupos
• Selecionar informações a partir de critério preestabelecido
• Organizar informações a partir de critério preestabelecido (organização da informação por
meio de articuladores)
• Identificar e reconhecer critérios de organização da informação em parágrafos
(informações novas/informações repetidas)
• Resumir narrativas e texto expositivo
Competências de produção de textos (Saresp)
COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e
situacionais da proposta de produção de texto
COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos
elementos organizacionais da tipologia textual em questão
COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto de forma lógica, demonstrando
conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais necessários para a construção
coerente do texto
COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da escrita à
situação comunicativa
70
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
8a- série/9o- ano do Ensino Fundamental
Conteúdos
1º- Bimestre
Conteúdos gerais
Traços característicos de textos argumentativos
Traços característicos de textos expositivos
Estudos de gêneros da tipologia argumentativa
Estudos de gêneros da tipologia expositiva
Argumentar e expor: semelhanças e diferenças
Estudos linguísticos
• Marcas dêiticas (pronomes pessoais)
• Pontuação
• Elementos coesivos (preposição e conectivos)
• Concordâncias nominal e verbal
• Questões ortográficas
• Pronome relativo
• Adequação vocabular
• Período simples
• Crase
Variedades linguísticas
Conteúdos de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de textos argumentativos
e expositivos em diferentes situações de
comunicação
Interpretação de textos literário e não literário
• Leitura em voz alta
• Inferência
• Coerência
• Paragrafação
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Elaboração de fichas
Apresentação oral
Roda de conversa
71
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
1º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,
em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em
debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas
tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler e interpretar textos argumentativos, inferindo seus traços característicos
• Analisar textos argumentativos e construir quadros-síntese
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Debater oralmente sobre temas variados, selecionando argumentos coerentes para a
defesa de um dado ponto de vista
• Identificar tipos de argumentos em textos de opinião
• Produzir resenhas utilizando os conhecimentos adquiridos sobre textos argumentativos
• Analisar temas diversos, selecionando argumentos que justifiquem pontos de vista
divergentes
• Fruir esteticamente objetos culturais
• Saber revisar textos, reconhecendo a importância das questões linguísticas para a
organização coerente de ideias e argumentos
72
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
8a- série/9o- ano do Ensino Fundamental
2º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Estudo de gêneros textuais da tipologia argumentativa
Estudo de gêneros textuais da tipologia expositiva
Gênero textual artigo de opinião
Gênero textual carta do leitor
Estudos linguísticos
• Pontuação
• Figuras de linguagem
• Colocação pronominal
• Regências verbal e nominal
• Funções da linguagem
• Período composto por coordenação
• Articuladores sintáticos argumentativos
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de artigo de opinião, carta do leitor e outros gêneros em diferentes
situações de comunicação
• Formulação de hipótese
• Inferência
• Interpretação de textos literário e não literário
• Informatividade
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
Roda de conversa
73
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,
em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em
debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas
tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Ler e interpretar textos expositivos e argumentativos, inferindo seus traços característicos
• Selecionar informações de acordo com os objetivos ou intencionalidades da situação
comunicativa
• Identificar, escolher e classificar argumentos que sejam a favor ou contrários à defesa de
um ponto de vista
• Analisar imagens do ponto de vista de seu caráter político
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Compreender, identificar e utilizar os mecanismos de coerência e coesão no texto
• Construir parágrafos argumentativos de acordo com o contexto da situação comunicativa
• Criar hipótese de sentido a partir de informações encontradas no texto
• Fruir esteticamente objetos culturais
74
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
8a- série/9o- ano do Ensino Fundamental
3º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Discurso político: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos
Construção de projeto político
Estudos linguísticos
• Regências verbal e nominal
• Período composto por subordinação
• Conjunção
• Preposição
• Anafóricos
• Pontuação
• Período composto
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos
articulados por projeto político
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
75
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
3º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,
em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em
debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas
tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Identificar, escolher e classificar argumentos que sejam a favor ou contrários à defesa de
um ponto de vista
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Identificar e reconhecer a produção de um texto como processo em etapas de
reelaboração
• Produzir versão final de um texto com marcas de intervenção
• Construir ponto de vista que represente o interesse do grupo majoritário
• Construir conceito de “ato político” a partir de situação de comunicação
• Construir opinião crítica a partir de informações e análises apresentadas
• Analisar imagens sob o ponto de vista de seu caráter político e social
• Realizar apresentação oral adequada à situação de interlocução
• Fruir esteticamente objetos culturais
76
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
8a- série/9o- ano do Ensino Fundamental
4º- Bimestre
Conteúdos
Conteúdos gerais
Discurso político: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos
Construção de projeto político
Estudos linguísticos
• Pontuação
• Período composto por subordinação
• Conjunção
• Crase
• Regências verbal e nominal
• Concordâncias verbal e nominal
Variedades linguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos
articulados por projeto político
• Interpretação de textos literário e não literário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leitura dramática
• Leitura em voz alta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa
• Etapas de elaboração e revisão da escrita
• Paragrafação
77
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
4º- Bimestre
Habilidades
Espera-se que, tendo como referência principal as tipologias argumentativa e expositiva,
em situações de aprendizagem orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em
debate regrado, textos de opinião, artigo de divulgação científica e outros gêneros dessas
tipologias, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Reconhecer e analisar texto de estrutura opinativa
• Resumir texto opinativo
• Posicionar-se como agente de ações que contribuam para sua formação como leitor,
escritor e ator em uma dada realidade
• Reformular ideias, apresentando novos argumentos e exemplos
• Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
• Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar projeto
coletivo
• Produzir uma versão final de um texto com marcas de intervenção
• Fruir esteticamente objetos culturais
Competências de produção de textos (Saresp)
COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e
situacionais da proposta de produção de texto
COMPETÊNCIA II – Tipologia – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos
elementos organizacionais da tipologia textual em questão
COMPETÊNCIA III – Coesão/Coerência – Organizar o texto de forma lógica, demonstrando
conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais necessários para a construção
coerente do texto
COMPETÊNCIA IV – Registro – Adequar as convenções e normas do sistema da escrita à
situação comunicativa
COMPETÊNCIA V – Proposição – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
demonstrando um posicionamento crítico e cidadão a respeito do tema
78
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
1a- série do Ensino Médio
1º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
As diferentes mídias
A língua e a constituição psicossocial do indivíduo
A língua portuguesa na escola: o gênero textual no cotidiano escolar
A literatura na sociedade atual
Lusofonia e história da língua portuguesa
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de
diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto de texto
• Construção do texto
• Revisão
Textos prescritivos (foco: escrita)
Projeto de atividade midiática (reportagem fotográfica, propaganda, documentário em vídeo,
entre outros)
Texto lírico (foco: leitura)
Poema: diferenças entre verso e prosa
Texto narrativo (foco: leitura)
Conto tradicional
Texto argumentativo (foco: escrita)
• Opiniões pessoais
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Tomada de notas
• Resumo de texto audiovisual (novela televisiva, filme, documentário, entre outros)
• Legenda
79
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
1º- Bimestre
Relato (foco: leitura e escrita)
• Notícia
Informação, exposição de ideias e mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos contextos
de leitura
Funcionamento da língua
Análise estilística: verbo, adjetivo e substantivo
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero
Construção da textualidade
Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Visão crítica do estudo da gramática
Compreensão e discussão oral
A oralidade nos textos escritos
Discussão de pontos de vista: Literatura e Arte
Expressão oral e tomada de turno
Habilidades
Espera-se que, tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com o
estudo, bem como a construção semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações de
aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso de diferentes
tipos textuais, priorizando, contudo, a tipologia expositiva, e desenvolvam as seguintes
habilidades:
• Relacionar o uso da norma-padrão às diferentes esferas de atividade social
• Identificar ideias-chave em um texto, concatenando-as na elaboração de uma síntese
• Elaborar projetos escritos para executar atividades
• Elaborar sínteses de textos verbo-visuais, compreendendo a linguagem como realização
cotidiana em circulação social por meio de gêneros textuais de diferentes tipologias
• Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária
80
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
1º- Bimestre
• Reconhecer a língua portuguesa como realidade histórica, social e geográfica, como
manifestação do pensamento, da cultura e identidade de um indivíduo, de um povo e de
uma comunidade
• Elaborar estratégias de leitura e de produção de textos diversos (verbais e não verbais),
respeitando as suas diferentes características de gênero e os procedimentos de coesão e
coerência textuais
• Relacionar linguagem verbal literária com linguagem não verbal
• Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes
morfológicas estudadas no bimestre: verbo, adjetivo, substantivo
81
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
1a- série do Ensino Médio
2º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
A exposição artística e o uso da palavra
Comunicação e relações sociais
Discurso e valores pessoais e sociais
Literatura e Arte como instituições sociais
Variedade linguística: preconceito linguístico
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de
diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto de texto
• Construção do texto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto de atividade extracurricular
Texto narrativo (foco: leitura)
• Crônica
Texto teatral (foco: leitura)
Diferenças entre texto teatral e texto espetacular
• Fábula
Texto lírico (foco: leitura)
• Poema
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Folheto
• Resumo
O texto literário e a mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
82
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
2º- Bimestre
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos
contextos de leitura
Funcionamento da língua
Análise estilística: verbo
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero
Construção da textualidade
Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica
e referencial, temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
O conceito de gênero textual
Polissemia
Compreensão e discussão oral
Discussão de pontos de vista em textos literários
Expressão de opiniões pessoais
Situação comunicativa: contexto e interlocutores
Habilidades
Espera-se que, tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com
o estudo, bem como a construção semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações
de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso
de diferentes tipos textuais, priorizando, contudo, a tipologia expositiva, e desenvolvam
as seguintes habilidades:
• Adaptar textos em diferentes linguagens, levando em conta aspectos linguísticos,
históricos e sociais
• Reconhecer características básicas do texto dramático teatral
• Localizar informações visando a resolver problemas, no campo das instituições linguística
e literária, em dicionários, enciclopédias, gramáticas, internet etc.
• Avaliar a própria expressão oral ou a alheia durante ou após situações de interação,
fazendo, quando possível, os ajustes necessários
• Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbal e
não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc.
83
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2º- Bimestre
• Distinguir as marcas próprias do texto literário e estabelecer relações entre o texto literário
e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político
• Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do
texto literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras críticas
em diferentes situações
• Estabelecer relações entre as informações do texto lido com outras de conhecimento prévio
• Identificar em textos o uso de tempos verbais no eixo do presente ou do pretérito para
reconhecer eventos anteriores e posteriores a esses tempos
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso do verbo
• Utilizar procedimentos iniciais para a elaboração do texto: estabelecer o tema; pesquisar
ideias e dados; planejar a estrutura; formular projeto de texto
84
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
1a- série do Ensino Médio
3º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
A literatura como sistema intersemiótico
O eu e o outro: a construção do diálogo e do conhecimento
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de
diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto de texto
• Construção do texto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto de texto
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Estrutura tipológica
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Fôlder
• Entrevista
Texto lírico (foco: leitura)
• O poema e o contexto histórico
Texto narrativo (foco: leitura)
• O conto
• Comédia e tragédia (semelhanças e diferenças)
As entrevistas e a mídia impressa
Relações entre literatura e outras expressões da Arte
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
85
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
3º- Bimestre
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos
contextos de leitura.
Funcionamento da língua
Análise estilística: verbo, adjetivo, substantivo
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero
Construção da textualidade
Construção linguística da superfície textual: coesão
Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática
Intersemioticidade
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Relações entre os estudos de literatura e linguagem
Compreensão e discussão oral
Discussão de pontos de vista em textos literários
Expressão de opiniões pessoais
Hetero e autoavaliação
Habilidades
Espera-se que, tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com
o estudo, bem como a construção semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações
de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso
de diferentes tipos textuais, priorizando, contudo, a tipologia expositiva, e desenvolvam as
seguintes habilidades:
• Construir um conceito de Literatura a partir de sua dimensão semiótica,
compreendendo-o como sistema intersemiótico
• Analisar, em um texto, os mecanismos linguísticos utilizados na sua construção
• Reconhecer diferentes elementos internos e externos que estruturam uma entrevista,
apropriando-se deles no processo de construção do sentido
• Reconhecer marcas da alteridade do coenunciador presentes no texto
• Identificar e explicar as diferenças entre comédia e tragédia
86
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
3º- Bimestre
• Reconhecer, em contos, entrevistas e poemas, marcas linguísticas que singularizam os
diferentes gêneros
• Identificar os efeitos de sentido resultantes do uso de determinados recursos expressivos,
em contos, entrevistas e poemas
• Reconhecer características básicas do poema lírico
• Posicionar-se criticamente diante do texto do outro, defendendo ponto de vista coerente
a partir de argumentos
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes
morfológicas e discursivas: verbo e conectores
87
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
1a- série do Ensino Médio
4º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
A construção do caráter dos enunciadores
A palavra: profissões e campo de trabalho
O texto literário e o tempo
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de diferentes
indícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto de texto
• Construção do texto
• Revisão
Texto narrativo (foco: leitura)
• Prosa literária: comparação entre diferentes gêneros de ficção
• Cordel
• Epopeia
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
Ethos e produção escrita
A opinião crítica e a mídia impressa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos
contextos de leitura
Intencionalidade comunicativa
Funcionamento da língua
Análise estilística: pronomes, artigos e numerais
Conhecimentos linguísticos e de gênero textual
Construção da textualidade
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática
88
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
4º- Bimestre
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Relações entre os estudos de literatura e linguagem
Compreensão e discussão oral
Discussão de pontos de vista em textos literários
Expressão de opiniões pessoais
Estratégias de escuta
Habilidades
Espera-se que, tendo como principal referência as esferas de atividades relacionadas com
o estudo, bem como a construção semiótico-cultural do conceito de literatura, em situações
de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, os alunos façam uso
de diferentes tipos textuais,
priorizando, contudo, a tipologia exposiçã, e desenvolvam as
seguintes habilidades:
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes
morfológicas: verbo, artigos e numerais
• Posicionar-se criticamente diante do texto do outro, defendendo ponto de vista coerente
a partir de argumentos
• Identificar e analisar mecanismos de ruptura no texto narrativo tradicional
• Reconhecer as principais diferenças e semelhanças entre gêneros literários narrativos
• Reconhecer e analisar a expressão literária popular, estabelecendo diálogos intertextuais
com a produção literária erudita
• Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes
morfológicas: verbo, pronomes, artigos e numerais
• Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes relações
intertextuais
89
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2a- série do Ensino Médio
1º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
A linguagem e a crítica de valores sociais
A palavra e o tempo: texto e contexto social
Como fazer para gostar de ler literatura?
O estatuto do escritor na sociedade
Os sistemas de arte e de entretenimento
O século XIX e a poesia
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de
diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto de texto
• Construção do texto
• Revisão
Texto narrativo (foco: leitura)
• Textos em prosa: romance
• Comédia
Textos prescritivos (foco: escrita)
• Projeto de texto
Texto lírico (foco: leitura)
Poema: visão temática
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Artigo de opinião
• Anúncio publicitário
Argumentação, expressão de opiniões e mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos
contextos de leitura
90
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo

Funcionamento da língua
Análise estilística: conectivos
Aspectos linguísticos específicos da construção da textualidade
Construção linguística da superfície textual: uso de conectores
Coordenação e subordinação
Formação do gênero
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2a- série do Ensino Médio
2º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
Literatura e seu estatuto
O escritor no contexto social-político-econômico do século XIX
O indivíduo e os pontos de vista e valores sociais
Romantismo e Ultrarromantismo
Valores e atitudes culturais no texto literário
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de
diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção do texto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto de texto
Texto narrativo (foco: leitura e escrita)
• Romance
• Conto fantástico
Texto lírico (foco: leitura)
• Poema: a denúncia social
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Artigo de opinião
Argumentação, expressão de opiniões e mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos
contextos de leitura
92
Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
2º- Bimestre
Funcionamento da língua
• Análise estilística: advérbio e metonímia
• Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero
• Coesão e coerência com vistas à construção da textualidade
Identificação das palavras e ideias-chave em um texto
Interação entre elementos literários e linguísticos
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial, temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Processos interpretativos inferenciais: metáfora
Compreensão e discussão oral
Concatenação de ideias
Discussão de pontos de vista em textos opinativos
Expressão de opiniões pessoais
Habilidades
Espera-se que, pelo uso de diferentes tipos textuais, tendo como principal referência as esferas
de atividades relacionadas com a mídia, bem como as relações temporais entre linguagem
e indivíduo, em situações de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, e
priorizando a tipologia argumentativa, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Inferir o sentido de palavras ou expressões em textos literários do século XIX,
considerando o contexto que as envolve
• Contextualizar histórica e socialmente o texto literário produzido no século XIX
• Reconhecer diferentes elementos que estruturam o texto narrativo (personagens,
marcadores de tempo e de localização, sequência lógica dos fatos) na construção do
sentido do romance e do conto do século XIX, apropriando-se deles no processo de
elaboração do sentido
• Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por
meio de argumentação lógica
93
Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2º- Bimestre
• Estabelecer relação entre a tese e os argumentos apresentados para defendê-la ou refutá-la
• Inferir tese, tema ou assunto principal nos gêneros textuais: artigo de opinião, romance,
conto fantástico e poema
• Reconhecer recursos prosódicos e expressivos frequentes em texto poético (rima, ritmo,
assonância, aliteração), estabelecendo relações entre eles e o tema do poema
• Reconhecer o texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos
direitos e valores humanos atualizáveis na contemporaneidade
• Identificar o valor semântico e expressivo do advérbio na construção coesiva de um texto
• Identificar o valor expressivo da metáfora e da metonímia na construção coesiva de um
texto
• Confrontar um texto produzido antes do século XX com outros textos, opiniões e
informações, posicionando-se criticamente, levando em conta os diferentes modos de ver
o mundo presente
• Diferenciar ideias centrais e secundárias de um texto
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Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
2a- série do Ensino Médio
3º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
Ética, sexualidade e linguagem
Literatura e seu estatuto
O escritor no contexto social-político-econômico do século XIX
As propostas pós-românticas e a literatura realista e naturalista
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de
diferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção do texto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto de texto
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Reportagem
• Correspondência
Texto narrativo (foco: leitura)
• O símbolo e a moral
Texto lírico (foco: leitura)
• O símbolo e a moral
• Poema: a ruptura e o diálogo com a tradição
Relato (foco: escrita)
• Ensaio ou perfil biográfico
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Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
3º- Bimestre
A expressão de ideias e conhecimentos e a mídia impressa
Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos
contextos de leitura
Funcionamento da língua
A sequencialização dos parágrafos
Análise estilística: preposição
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero
Coesão e coerência com vistas à construção da textualidade
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial, temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Compreensão e discussão oral
Concatenação de ideias
Intencionalidade comunicativa
Discussão de pontos de vista em textos opinativos
Hetero e autoavaliação
Habilidades
Espera-se que, pelo uso de diferentes tipos textuais, tendo como principal referência as esferas
de atividades relacionadas com a mídia, bem como as relações temporais entre linguagem
e indivíduo, em situações de aprendizagem orientadas por atividades de leitura e escrita, e
priorizando a tipologia argumentativa, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
• Relacionar diferentes produções textuais aos valores próprios da sexualidade e
contemporaneidade
• Relacionar a produção textual presente à herança cultural acumulada pela língua
portuguesa nos processos de continuidade e ruptura
• Organizar adequadamente os parágrafos de um texto visando a atingir a proposta
enunciativa
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Língua
Portuguesa Currículo do Estado de São Paulo
3º- Bimestre
• Elaborar estratégias de produção de textos expositivos e argumentativos
• Inferir tese, tema ou assunto principal nos diferentes gêneros: reportagem,
correspondência, poema, ensaio e/ou perfil biográfico
• Concatenar ideias na estruturação de um texto argumentativo

Currículo do Estado de São Paulo
Língua
Portuguesa
2a- série do Ensino Médio
4º- Bimestre
Conteúdos
Esferas de atividades sociais da linguagem
Literatura e rea
http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf
Enviado por J B Pereira em 16/11/2013
Reeditado em 16/11/2013
Código do texto: T4573766
Classificação de conteúdo: seguro

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Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
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J B Pereira