OS 10 MANDAMENTOS DA ÁGUA, A AVENTURA DA ÁGUA e ANO INTERNACIONAL DE VALORIZAÇÃO DA ÁGUA - 2013

OS 10 MANDAMENTOS DA ÁGUA E A AVENTURA DA ÁGUA

Vamos fazer viagem para cima e para baixo.

Pela Terra, pelo ar, pela galáxia, pelo mar, pelo sertão, pelas geleiras, pelo interior do corpo e da mente humana, pela natureza em seus caprichos e ciclos vitais.

O arco-íris, a aurora boreal, as mares, as pororocas do Amazonas...

A AVENTURA DA ÁGUA

Águas que movem moinhos e sonhos... Somos água em músculos e esqueleto pensante... Somos programados genética e culturalmente para nos merecer

Até virtualmente, a água é incrível, é fonte de saúde... Até de ver em paisagens os cenários da água são bons e terapêuticos: pontos de referência, de pontos de fuga e anti-estresse.

DIREITOS DA ÁGUA

Neste ano – 2013 – Ano internacional de valorização da água quero afirmar o presente de Deus para a Humanidade: a água.

1. A água deve ser admirada, cantada em verso e em prosa, desde sempre e eternamente. A água foi a condição de surgimento e da vida de muitas cidades e culturas desde a antiguidade...

2. Deve ser respeitada em duas diferentes formas e usos.

3. Deve ser conservada de modo saudável.

4. Deve ser usada e distribuída de modo democrático. A água é direito de todos!

5. Deve ser assumida de modo responsável e saudável.

6. Dever ser defendida e nos despertar indignação contra o egoísmo de grupos injustos e governos inescrupulosos.

7. Deve ser canalizada para o bem comum ou uso comum e libertação contra a seca.

8. Deve ser valorizada por ser a melhor bebida do mundo e a única de nos saciar a nossa sede.

9. Ser a garantia de vida no planeta.

10. Ser amada e acolhida por todos. A sociedade deve recuperar todas as águas para seu uso sustentável.

J B Pereira

___________

VEJA AS MAIS LINDAS PAISAGENS QUE NOS CONVIDAM A VALORIZAR A ÁGUA.

A ÁGUA É UM DOS ELEMENTOS VITAIS DA NATUREZA E DAS PAISAGENS.

SE A ÁGUA DESAPARECESSE,

A BELEZA DESSAS PAISAGENS PODERIAM TAMBÉM SUMIR.

Você não vai deixar ou vai?

Porque o Reforço Escolar e os alunos não deixarão...

FONTE: Disponível em: <http://lista10.org/diversos/as-10-paisagens-mais-impressionantes-do-mundo/>. Acesso em: 22/10/13.

2013 - ESTE É O ANO DE (RE)VALORIZAÇÃO DA ÁGUA

Nossa homenagem a todos que cuidam das águas...

Imagine o mundo sem água!

Imagine o mundo sem verde...

Imagine o mundo deserto...

Imagine o mundo sem vida.

Enquanto houver vida, verde,

Água, o homem viverá!

Esse círculo de energia é frágil como nos somos também.

Só valorizando o que é essencial à vida, a vida humana poderá ter sua existência preservada.

O feto humano tem uma bolsa de água: é seu primeiro mundo.

O organismo humano tem água em todas as suas células.

O cristalino de nossos olhos é água que nos capacita a enxergar.

Mas, sem respeito à água,

O homem deixará de existir, e a consciência da água ficará no mundo sem gente.

“- Tenho sede!” - Disse Jesus!

E você tem sede de quê?

- Água é a melhor bebida!

Reforço Escolar a favor do Ano internacional da Valorização da Águas.

LINDAS PAISAGENS COM ÁGUAS MUNDIAIS E BRASILEIRAS

O Brasil é mesmo uma terra com rica presença da água. Infelizmente, essa água está, cada dia, sendo contaminada pela indústria, pelos esgotos e pelo mau uso...

As paisagens hoje estão sendo destruídas pelo turismo irresponsável.

Cheias de paisagens, como; praias, florestas, cachoeiras e rios, a natureza brasileira tem reservas ecológicas que estão sendo invadidas e desprezadas, portanto devemos conhecê-las, defendê-las e valorizá-las e preservar sua área e os seres vivos que nelas existem.

O arco-íris deve ser sinal de paz e do espetáculo da natureza.

Só continuará se preservarmos as águas e houver chuva suficiente para a formação de cores vivas no nosso céu...

Lago do Limoeiro - Águas de São Pedro, Estado de São Paulo, Brasil

As fontes Gioconda - Águas de São Pedro, Estado de São Paulo, Brasil

Fonte Almeida Sales - Fazenda Palmeiras, Águas de São Pedro, Estado de São Paulo, Brasil

Fonte da Juventude

Rua Antonio Feijó, Águas de São Pedro, Estado de São Paulo, Brasil

Juventude, teu nome é água!

Água como sede de amor e paz...

Água como desejos de felicidade...

Águas como juventude eterna.

Teu nome Águas leva a indicaçao de que o presente depende das águas que conserva e usa!

As fontes de águas é a responsabilidade de que o futuro deve irrigar o presente com o sonho de um mundo com águas.

Baía dos Porcos, Fernando de Noronha (PE)

Não tenhamos espírito de porco para destruir o que mais amamos...

Não tenhamos medo de conservar o que mais amamos...

Lagoinha do Leste, Florianópolis (SC)

Como a águia, contemplei temeroso as alturas, tudo era muito lindo, incrível, ameaçador, com a força do vento no meu rosto e o barulho do mar e o movimento das águas bem debaixo de meus pés...

Como a águia queria mergulhar nas águas, mas não tinha asas... garra e bico... e coragem...

Mas, não preciso precipitar, nem preciso de asas, bico e garra.

Tenho meu espírito que tudo contempla: quero que haja felicidade e desejo de paz no mundo; que não falte água para a humanidade...

Mas, os homens e as mulheres se esqueceram do sonho das águas; esqueceram que nasceram para serem águias...

Taipu de Fora, Barra Grande (BA)

Meus dias eram tristes, não entendia o destino a todos congrega e inquieta...

Mas, quando o sol se refletia nas águas de minha morada terrenal, a minha alma se alegrou. E dei os melhores mergulhos dentro de mim.

Como um foca e foquei o mundo das águas exteriores, espelhos eternos da alma em sua morada e me deliciei com tudo, porque tudo era belo, bom e verdadeiro.

Patacho, São Miguel dos Milagres (AL)

Que tal um passeio a cavalo entre areias, muita água, águas de coco, você e seu amor?

Animais, verde, rochas difusas entre as águas, água salgada como salgado é a lágrima de nossos olhos se não houver a águas, nossa irmã!

Chapada Diamantina

Diante do colosso da natureza em planos diferentes sobrepostos, reúna à humildade da paisagem, a luz que vem das rochas, a cor de vários matizes...

O homem é o resumo e o desafio de embalar esse sonho em viva realidade, sem morrer o desejo de povoar o mundo com o sonho de um mundo melhor para as águas do corpo e da natureza.

Dê você mesmo o nome para esta paisagem...

Dê você mesmo sentido a paisagem de sua vida.

Águas como horizonte entre as montanhas, sol ao longe e nuvens que dançam na natureza.

A vida é uma viagem, uma visão de energias e cores vivas, que, aos poucos, se escondem no ser humano para continuar viva em cada gota d’água de seu corpo.

Cachoeira Seljalandsfoss, Islândia

Quem visita esse mundo, torna-se um com ele.

São imagens de verde, águas e sombra-luz que os olhos registram para a mente e para a eternidade.

O que seria tudo isso tão belo, sem a água como elemento arrebatador e encantador?

Preachers Rock, Preikestolen, Noruega

“No principio, Deus ordenou:

- Façam-se as águas!” (livro da Criação, Gênesis, Bíblia)

E a água se fez! |Imagine o mundo com as águas e a alegria de todos... Até de Deus!

Fez-se água na criação e no coração. Fez-se água na canção: Planeta ÁGUA.

Essa paisagem é de deixar água na boca e nos olhos...

Skaftafeli, Islândia

Há milhões de anos, as águas habitam a terra, cantam segredos e memórias com magia silenciosa.

E o homem teria coragem de tudo desprezar, se ele é também uma gruta de águas misteriosas?

Lago Plitvice, Croácia Cavernas de Mármore, Chile Chico, Chile

Vancouver, Canadá Vale dos Dez Picos, Moraine Lake, Canadá

O espírito de Deus e dos ancestrais pairavam sobre as águas puras e azuis ou em neves como indicando uma infância e velhice suaves eternas... Eternas metas e lindas paisagens...

E o homem se fez presente e fez pontes entre si e o verde, entre o olhar distante e o próximo.

Cachoeira Multnomah Falls, Oregon, EUA Benteng Chittorgarh, Índia

Monte Roraima, Venezuela

Imagine o mundo sem imaginação.

E o mesmo que imaginar nada:

O mundo sem água e sem névoa,

Sem sonho para gente imaginar e sonhar...

_______________

Seca d'Água - Projeto: Nordeste Já

http://letras.mus.br/nordeste-ja/1287804/

É triste para o Nordeste o que a natureza fez

Mandou cinco anos de seca e uma chuva em cada mês

E agora em 85 mandou tudo de uma vez

A sorte do nordestino é mesmo de fazer dó

Seca sem chuva é ruim

Mas seca d'água é pior

Quando chove brandamente depressa nasce um capim

Dá milho, arroz e feijão, mandioca e amendoim

Mas com em 85 até o sapo achou ruim

Maranhão e Piauí estão sofrendo por lá

Mas o maior sofrimento é nessas bandas de cá

Pernambuco, Rio Grande, Paraíba e Ceará

A sorte do nordestino é mesmo de fazer dó

Seca sem chuva é ruim

Mas seca d'água é pior

O Jaguaribe inundou a cidade de Iguatu

E Sobral foi alagada pelo Rio Acaraú

O mesmo estrago fizeram Salgado e Banabuiu

Ceará martirizado, eu tenho pena de ti

Limoeiro, Itaíçaba, Quixeré e Aracati

Faz pena ver o lamento dos flagelados dali

Seus doutores governantes da nossa grande nação

O flagelo das enchentes é de cortar coração

Muitas famílias vivendo sem lar, sem roupa, sem pão

A sorte do nordestino é mesmo de fazer dó

Seca sem chuva é ruim

Mas seca d'água é pior(3x)

__________________

CHEGA DE MÁGOA

(criação coletiva)

Gravadora: CBS/Coomusa (Sony Music) (No. 81446)

Lançamento: 1985 (Compacto Simples)

(MILTON)

Nós não vamos nos dispersar

Juntos é tão bm saber

Que passado o tormento

Será nosso esse chão

(DJAVAN)

Água, dona da vida

Ouve essa prece tão comovida

(RITA LEE)

Chega

Brinca na fonte

Desce do monte

Vem como amiga

(CORO)

Te quero água de beber, um copo d’água

Marola mansa da maré

Mulher amada

Te quero orvalho toda manhã

(GAL)

Terra, olha essa terra

Raça valente, gente sofrida

(GONZAGUINHA)

Chama,

(ELBA)

Tem que ter feira,

(GONZAGUINHA)

Tem que ter festa,

(GONZAGUINHA E ELBA)

Vamos pra vida

(CHICO)

Te quero terra pra plantar,

(CHICO E FAFÁ)

Te quero verde

(CAETANO)

Te quero casa pra morar,

(CAETANO E SIMONE)

Te quero rede

(PAULA TOLLER E ROGER)

Depois da chuva o sol da manhã

(MARIA BETHÂNIA)

Chega de mágoa,

Chega de tanto penar

(CORO)

Canto, o nosso canto,

Joga no vento

Uma semente, gente

Olha essa gente

(ELISETE CARDOSO)

Te quero água de beber

Um copo d’água

Marola mansa da maré

Mulher amada

(GILBERTO GIL)

Te quero terra pra plantar

Te quero verde

Te quero casa pra morar

Te quero rede

(ELISETE CARDOSO)

Depois da chuva o sol da manhã

(CORO)

Canto e o nosso canto

Joga no tempo uma semente

(CORO)

Gente

(ROBERTO CARLOS)

Quero te ver crescer bonita

(CORO)

Olha essa gente

(ERASMO CARLOS)

Quero te ver crescer feliz

(CORO)

Olha essa gente

(ROBERTO E ERASMO)

Olha essa terra, olha essa gente

(CORO)

Olha essa gente

(ROBERTO CARLOS)

Gente pra ser feliz, feliz

(CORO COM TIM MAIA)

Te quero água de beber

Um copo d’água

Marola mansa da maré

Mulher amada

Te quero terra pra plantar

Te quero verde

Te quero casa pra morar

Te quero rede

Depois da chuva o sol da manhã

( FAGNER )

Chega de mágoa

Chega de tanto penar.

clique sobre a foto

ir para Compactos

CHEGA DE MÁGOA

SECA D´ÁGUA

_________________

1985 foi o ano da solidariedade. O combate à morte, no sentido crucial da palavra, foi também o estandarte de luta para cantores e músicos americanos e ingleses reunidos nos projetos ''USA FOR AFRICA'' e ''LIVE AID'' em benefício das vítimas da fome etíope. O primeiro projeto que reuniu 45 das mais expressivas estrelas da música pop americana no elepê ''WE ARE DE WORLD'', entre os quais Michael Jackson, Diana Ross, Kenny Rogers, Quincy Jones, Ray Charles, Bob Dylan e Bruce Springsteen, rendeu mais de 55 milhões de dolares.

Na verdade, não foi a primeira vez que os artistas usaram a música como arma em prol de mudanças sociais e políticas. Nos anos cinqüenta os quadris de Elvis Presley* mexeram com a política americana. Nos sessenta o engajamento político veio nas canções de protesto de Bob Dylan e Joan Baez. Depois as coisas tomaram outros rumos. A música perdeu a força da conscientização política e acabou simplesmente como uma declaração de conformismo e comodismo.

No Brasil não foi diferente. Cansados de esperar por uma atitude do Governo Federal, artistas e músicos se reuniram num projeto semelhante ao ''USA FOR AFRICA'', uma altenativa para a arrecadação de verbas em ‘‘benefício da população carente do Nordeste’’. O projeto, batizado de ''NORDESTE JÁ'', uma realização do Sindicato dos Músicos Profissionais do Município do Rio de Janeiro, rendeu a gravação de um compacto simples com a participação de dos maiores nomes do canto e do instrumental nacional como Aizik, Alceu, Alceu Valença, Alcione, Alves, Amelinha, Antônio Carlos, Aquiles (MPB-4), Baby Consuelo, Bebeto, Belchior, Beth Carvalho, Bussler, Caetano Veloso, Camarão, Carlinhos Vergueiro, Carlão, Celso Fonseca, Charlot, Chico Buarque, Cláudio Nucci, Cristina, Cristovam Bastos, Dadi, Daltro de Almeida, Dinorah (as gatas), Dorinha Tapajós, Dori Caymmi, Ednardo, Edu, Edu Lobo, Eduardo Dusek, Elba Ramalho, Elifas Andreato, Elisete Cardoso, Elza Soares, Emilinha Borba, Eunydice, Erasmo Carlos, Fafá de Belém, Faini, Fátima Guedes, Fernando Brant, Gal Costa, George Israel, Geraldo Azevedo, Gereba, Gilberto Gil, Golden Boys, Gonzaguinha, Guilherme Arantes, Ivan Lins, Jamil, Jacques Morelembaum, Joana, João Mário Linhares, João do Vale, José Luiz, Joyce, Kleiton e Kledir, Kid Vinil, Lana, Leoni, Leo Jaime, Lúcio Alves, Luiz Avellar, Luiz Carlos, Luiz Carlos da Vila, Luiz Duarte, Luiz Gonzaga, Luiz Melodia, Lulu Santos, Magro (MPB-4), Malard, Manassés, Maria Bethânia, Marina, Marlene, Martinho da Vila, Marçal, Maurício Tapajós, Mauro Duarte, Mazola, Miguel Denilson, Mirabô, Miltinho (MPB-4), Milton Banana, Milton Nascimento, Milton Araújo, Miúcha, Moraes Moreira, Olívia Byington, Olívia Hime, O Quarteto, Paulinho da Viola, Patativa do Assaré, Paula Toller, Pareschi, Penteado, Perrotta, Perrottão, Pepeu Gomes, Raimundo Fagner, Rafael Rabello, Reinaldo Arias, Ricardo Magno, Rita Lee, Roberto de Carvalho, Roberto Carlos, Roberto Ribeiro, Roberto Teixeira, Rosane Guedes, Roger (Ultraje a Rigor), Rosemary, Rubão, Rui (MPB-4), Sandra de Sá, Sérgio Ricardo, Simone, Sílvio Cézar, Sueli Costa, Stephani, Tânia Alves, Tavito, Teo Lima, Telma, Telma Costa, Terezinha de Jesus, Tim Maia, Tom Jobim, Tunai, Verônica Sabino, Vilma Nascimento, Virgílio, Yura, Wagner Tiso, Walter, Zenilda, Zé da Flauta, Zé Ramalho, Zé Renato, Zizi Possi.

O compacto ''NORDESTE JÁ'' (Coomusa, No. 81446) tem as faixas Chega de Mágoa, uma criação coletiva dos participantes e Seca D'Água, também um arranjo coletivo em poema de Patativa do Assaré. Para a revista ''Veja'', em matéria publicada na edição do dia 5 de junho de 1985, foi de extrema importância a reunião dos artistas brasileiros em prol da população necessitada do Nordeste:

''Os 155 músicos que se reuniram no Rio de Janeiro, no início de maio, para gravar um disco em benefício da população carente do Nordeste finalmente divulgaram na semana passada, o resultado de seu mutirão. A partir da segunda-feira, dia 27, 3 000 emissoras de rádio do País incluíram em sua programação regular o lado 1 do compacto 'NORDESTE JÁ', a canção Chega de Mágoa, uma combinação de marcha-rancho e reggae jamaicano. Com o disco, que estaráà venda a partir do dia 10 nas 2 325 agências da Caixa Econômica Federal em todo o País, a 10 000 cruzeiros, os músicos brasileiros seguem os passos de seus colegas americanos, que transformaram num grande êxito o elepê We Are The World, em benefício das vítimas da fome que assola a Etiópia. Como no disco americano, nenhum dos artistas receberá um tostão por seu traba lho. Ao contrário do disco americano, porém, falta ao compacto brasileiro uma adequada produção de estúdio.

Chega de Mágoa é uma boa canção, de autoria de Gilberto Gil, com letra sua e de outros onze compositores que participam do disco, como Chico Buarque e Milton Nascimento - ainda que, no entusiasmo do mutirão, se tenha decidido assinar a música como 'criação coletiva'. Os solos vocais que se ouvem ao longo da canção, a cargo de artistas de primeiro time, são empolgantes, e entre o instrumental pode-se ouvir os pianos de Tom Jobim e Wagner Tiso. O que destoa em Chega de Mágoa, assim como no lado 2 do compacto, o animado forró Seca D'Água, é o monumental pandemônio formado pelo coro de 132 vozes desencontradas. Na gravação, esqueceu-se de que montar um coro não é juntar vozes, mas integrá-las sob uma regência e sob determinados padrões técnicos. O resultado é que em todas as intervenções do coro, se tem a impressão de que a gravação foi deslocada do estúdio para uma arquibancada de estádio de futebol.

Mesmo assim, Chega de Mágoa é uma canção de evidente vocação para o sucesso. O Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, de onde partiu a iniciativa do disco 'NORDESTE JÁ', espera que seu êxito se iguale ao dos grandes nomes da música brasileira. A tiragem inicial do disco será de 500 000 cópias,- o que o tornaria o compacto mais vendido no País nos últimos cinco anos. Nem todo o dinheiro recolhido com sua venda irá para o Nordeste. Do montante recolhido, o sindicato terá que pagar a prensagem dos discos, ao custo de 1 150 cruzeiros cada um, e dividirá com a Caixa Econômica o investimento de 1,3 bilhão de cruzeiros numa maciça campanha promocional pela TV. Os lucros reais do disco servirão para financiar a construção de centros de lazer na periferia das cidades mais carentes do Nordeste.

Para os artistas envolvidos no projeto, a gravação do compacto foi uma festa memorável, que durou três noites e manhãs varadas no estúdio sob o estímulo da música de Gil e de intermináveis remessas de garrafas de cerveja. De comum acordo, os artistas decidirarn que os solos vocais ficariam a cargo dos nomes mais célebres do elenco, para atrair os compradores do disco. ‘Não houve vedetismo de espécie alguma’, surpreende-se Elba Ramalho. Em meio ao congraçamento, não faltaram lances pitorescos. As cantoras Emilinha Borba e Marlene, arqui-rivais dos tempos da Rádio Nacional, encontraram-se pela primeira vez em muitos anos e riram de velhas rixas. Erasmo Carlos encontrou dificuldades em acertar a hora da entrada de sua voz é teve de ser regido por Chico Buarque. E num canto do estúdio Rita Lee deu aulas de rock a Elza Soares, recebendo, em troca, lições de samba. Em meio a boas atuações individuais e um mau coro, o clima de celebração tornou-se, afinal, o mais saboroso ingrediente do disco.''

Infelizmente, as rádios do País não tocaram a música Chega de Mágoa como o esperado. Raimundo Fagner chegou até a criticar as emissoras de rádio quando do lançamento do disco: ''As rádios, que deveriam entrar na campanha e fazer Chega de Mágoa vender um milhão, não tocam. E esse trabalho só tem sentido, só vai cumprir sua finalidade, se vender um milhão. E é para vender, a menos que alguém me prove que tudo não passa de uma falcatrua, que é só para encher o bolso do Marcos Freire.''

http://www.raimundofagner.com.br/nordesteja.htm

_________________

Catulo da Paixão Cearense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Catulo da Paixão Cearense

Catulo da Paixão Cearense (São Luís do Maranhão, 8 de outubro de 1863 — Rio de Janeiro, 10 de maio de 1946) foi um poeta, músico e compositor brasileiro. A data de nascimento foi por muito tempo considerada dia 31 de janeiro de 1866, pois a data original foi modificada para que Catulo pudesse ser nomeado ao serviço público.

Filho de Amâncio José Paixão Cearense (natural do Ceará) e Maria Celestina Braga (natural do Maranhão).

Mudou-se para o Rio em 1880, aos 17 anos, com a família. Trabalhou como relojoeiro. Conheceu vários chorões da época, como Anacleto de Medeiros e Viriato Figueira da Silva, quando se iniciou na música. Integrado nos meios boêmios da cidade, associou-se ao livreiro Pedro da Silva Quaresma, proprietário da Livraria do Povo, que passou a editar em folhetos de cordel o repertório de modismos da época.

Catulo da Paixão Cearense passou a organizar coletâneas, entre elas O cantor fluminense e O cancioneiro popular, além de obras próprias. Vivia despreocupado, pois era boêmio, e morreu na pobreza.

Em algumas composições teve a colaboração de alguns parceiros: Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Francisco Braga e outros.

Suas mais famosas composições são Luar do Sertão (em parceria com João Pernambuco), de 1914, que na opinião de Pedro Lessa é o hino nacional do sertanejo brasileiro, e a letra para Flor amorosa, que havia sido composta por Joaquim Calado em 1867. Também é o responsável pela reabilitação do violão nos salões da alta sociedade carioca e pela reforma da "modinha".

Bibliografia[editar]

Ontem ao luar, Murillo Araujo Editora Noite, Rio de Janeiro, 1951, 185 p, sua biografia.

Dicionário de curiosidades do Rio de Janeiro, A. Campos -Da Costa e Silva, s/data.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Catulo_da_Paix%C3%A3o_Cearense

___________

A Flor do Maracujá

Catullo da Paixão Cearense

Encontrando-me com um sertanejo,

Perto de um pé de maracujá,

Eu lhe perguntei:

Diga-me caro sertanejo,

Porque razão nasce branca e roxa,

A flor do maracujá?

Ah, pois então eu lhi conto,

A estória que ouvi contá,

A razão pro que nasci branca i roxa,

A frô do maracujá.

Maracujá já foi branco,

Eu posso inté lhe ajurá,

Mais branco qui caridadi,

Mais brando do que o luá.

Quando a frô brotava nele,

Lá pros cunfim do sertão,

Maracujá parecia,

Um ninho de argodão.

Mais um dia, há muito tempo,

Num meis que inté num mi alembro,

Si foi maio, si foi junho,

Si foi janeiro ou dezembro.

Nosso sinhô Jesus Cristo,

Foi condenado a morrê,

Numa cruis crucificado,

Longe daqui como o quê,

Pregaro cristo a martelo,

E ao vê tamanha crueza,

A natureza inteirinha,

Pois-se a chorá di tristeza.

Chorava us campu,

As foia, as ribeira,

Sabiá tamém chorava,

Nos gaio a laranjera,

E havia junto da cruis,

Um pé de maracujá,

Carregadinho de frô,

Aos pé de nosso sinhô.

I o sangue de Jesus Cristo,

Sangui pisado de dô,

Nus pé du maracujá,

Tingia todas as frô,

Eis aqui seu moço,

A estória que eu vi contá,

A razão proque nasce branca i roxa,

A frô do maracujá

http://letras.mus.br/catullo-da-paixao-cearense/687416/

___________________

Aguatopia.

Era uma vez, o mundo ideal da Água.

Um mundo cheio de sonhos e muita água.

Mas, os habitantes desse planeta

Não valorizavam a água e o planeta ficou deserto que nem Mercúrio, Vênus e Júpiter...

Percorri em minha nave o sistema solar.

Só encontrei nosso planeta com abundante água. Quando o sol encontra a chuva temos o arco-íris. Mas apenas menos de 2% da água é potável o restante 98 % é salgada.

Até no Saara, pode-se encontrar lençóis freáticos e alguns oásis.

Visitei o Brasil e Águas de São Pedro, vi que as águas estavam se contaminando pela ação irresponsável dos seres humanos.

Se não cuidarmos! Ficaremos sem água para beber.

A água é a melhor bebida e a única que sacia nossa sede.

Tenho Sede!

Faça-se a água. E a Água brotou das rochas e das áreas.

O sertão vai virar água.

O sertão vai virar um mundo de águas.

Imagine o mundo sem vida, sem água!

As sondas sondam o universo

Os planetas estão mortos com atmosfera líquida venenosa.

No sistema solar estamos sozinhos

Só a Terra é nosso lar, com água.

Se ficarmos sem água, mergulharemos na mágoa.

Eternamente frustrados por destruir o Planeta azul,

Nenhum igual há!

Veja o poder da água em FLOR DO MARACUJÁ – do poeta Catulo da Paixão Cearense

________________________

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 07/11/2013
Reeditado em 07/11/2013
Código do texto: T4560663
Classificação de conteúdo: seguro