DESAFIOS DA TECNOLOGIA À EDUCAÇÃO ATUAL

http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf

"Ler é registrar o mundo pela palavra", afirma Paulo Freire

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A sociedade do século XXI é cada vez

mais caracterizada pelo uso intensivo do conhecimento,

seja para trabalhar, conviver ou exercer

a cidadania, seja para cuidar do ambiente em

que se vive. Todavia, essa sociedade, produto

da revolução tecnológica que se acelerou na segunda

metade do século XX e dos processos políticos

que redesenharam as relações mundiais,

já está gerando um novo tipo de desigualdade

ou exclusão, ligado ao uso das tecnologias

de comunicação que hoje medeiam o acesso

ao conhecimento e aos bens culturais. Na sociedade

de hoje, é indesejável a exclusão pela

falta de acesso tanto aos bens materiais quanto

ao conhecimento e aos bens culturais.

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A tecnologia imprime um ritmo sem precedentes

ao acúmulo de conhecimentos e gera

profunda transformação quanto às formas de

estrutura, organização e distribuição do conhecimento

acumulado.

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Hoje, mais do que nunca, as transformações tecnológicas podem

atropelar o trabalho de uma escola que se

cristaliza em “modelos” estanques. Nesse sentido,

os gêneros devem receber o enfoque específico

de cada disciplina e, ao mesmo tempo, precisam

ser trabalhados de modo interdisciplinar.

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Saber ler um jornal é

uma habilidade “histórica”, porque precisamos

conhecer os modos como a manchete, a notícia,

o lead, a reportagem etc. conectam-se e distribuem-

se, estabelecendo ligações nada lineares,

e também o caráter multimídia do jornal, que

se estabelece entre os diferentes códigos utilizados

(uma imagem pode se contrapor a uma

manchete, por exemplo, criando, até mesmo,

um efeito de ironia).

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leitor está associado a domínios

de circulação dos textos próprios de determinadas

esferas discursivas, ou seja, de âmbitos

da vida social – como o trabalho, a educação, a

mídia e o lazer – em que o texto escrito adquire

formas particulares de produção, organização e

circulação. Nesse sentido, todo texto articula-se

para atingir um leitor socialmente situado, tendo

em vista um objetivo definido, atualizando-se,

em seu meio de circulação, sob a forma de um

gênero discursivo específico.

Textos são classificados segundo

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o Currículo da Secretaria da Educação do Estado

de São Paulo tem como princípios centrais: a

escola que aprende; o currículo como espaço

de cultura; as competências como eixo de

aprendizagem; a prioridade da competência

de leitura e de escrita; a articulação das competências

para aprender; e a contextualização

no mundo do trabalho.

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Currículo é a expressão do que existe na

cultura científica, artística e humanista transposto

para uma situação de aprendizagem e

ensino. Precisamos entender que as atividades

extraclasse não são “extracurriculares” quando

se deseja articular cultura e conhecimento.

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Quando os pontos de partida são diferentes, é

preciso tratar diferentemente os desiguais para

garantir a todos uma base comum.

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A escola deve fazê-lo coletivamente,

tendo à frente seus gestores, que devem capacitar

os professores em seu dia a dia, a fim

de que todos se apropriem dessa mudança de

foco. Cabe às instâncias responsáveis pela política

educacional nos Estados e nos municípios

elaborar, a partir das DCN e dos PCN, propostas

curriculares próprias e específicas, para que as

escolas, em sua Proposta Pedagógica, estabeleçam

os planos de trabalho que, por sua vez, farão,

das propostas, currículos em ação – como

no presente esforço desta Secretaria.

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Em síntese, as linguagens incorporam

as produções sociais que se estruturam mediadas

por códigos permanentes, passíveis de

representação do pensamento humano e capazes

de organizar uma visão de mundo mediada

pela expressão, pela comunicação e pela

informação.

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As relações linguísticas, longe de ser uniformes,

marcam o poder simbólico acumulado

por seus protagonistas. Não há uma competência

linguística abstrata, mas, sim, limitada pelas

condições de produção e de interpretação dos

enunciados determinados pelos contextos de

uso da língua. Esta utiliza um código com função

ao mesmo tempo comunicativa e legislativa.

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A escola, sobretudo hoje, já não

é a única detentora de informação e conhecimento,

mas cabe a ela preparar seu aluno para

viver em uma sociedade em que a informação

é disseminada em grande velocidade.

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http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf
Enviado por J B Pereira em 08/10/2013
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