DESAFIOS DA TECNOLOGIA À EDUCAÇÃO ATUAL
http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf
"Ler é registrar o mundo pela palavra", afirma Paulo Freire
______________________
A sociedade do século XXI é cada vez
mais caracterizada pelo uso intensivo do conhecimento,
seja para trabalhar, conviver ou exercer
a cidadania, seja para cuidar do ambiente em
que se vive. Todavia, essa sociedade, produto
da revolução tecnológica que se acelerou na segunda
metade do século XX e dos processos políticos
que redesenharam as relações mundiais,
já está gerando um novo tipo de desigualdade
ou exclusão, ligado ao uso das tecnologias
de comunicação que hoje medeiam o acesso
ao conhecimento e aos bens culturais. Na sociedade
de hoje, é indesejável a exclusão pela
falta de acesso tanto aos bens materiais quanto
ao conhecimento e aos bens culturais.
___________
A tecnologia imprime um ritmo sem precedentes
ao acúmulo de conhecimentos e gera
profunda transformação quanto às formas de
estrutura, organização e distribuição do conhecimento
acumulado.
__________________
Hoje, mais do que nunca, as transformações tecnológicas podem
atropelar o trabalho de uma escola que se
cristaliza em “modelos” estanques. Nesse sentido,
os gêneros devem receber o enfoque específico
de cada disciplina e, ao mesmo tempo, precisam
ser trabalhados de modo interdisciplinar.
_______________
Saber ler um jornal é
uma habilidade “histórica”, porque precisamos
conhecer os modos como a manchete, a notícia,
o lead, a reportagem etc. conectam-se e distribuem-
se, estabelecendo ligações nada lineares,
e também o caráter multimídia do jornal, que
se estabelece entre os diferentes códigos utilizados
(uma imagem pode se contrapor a uma
manchete, por exemplo, criando, até mesmo,
um efeito de ironia).
______________________
leitor está associado a domínios
de circulação dos textos próprios de determinadas
esferas discursivas, ou seja, de âmbitos
da vida social – como o trabalho, a educação, a
mídia e o lazer – em que o texto escrito adquire
formas particulares de produção, organização e
circulação. Nesse sentido, todo texto articula-se
para atingir um leitor socialmente situado, tendo
em vista um objetivo definido, atualizando-se,
em seu meio de circulação, sob a forma de um
gênero discursivo específico.
Textos são classificados segundo
______________________
o Currículo da Secretaria da Educação do Estado
de São Paulo tem como princípios centrais: a
escola que aprende; o currículo como espaço
de cultura; as competências como eixo de
aprendizagem; a prioridade da competência
de leitura e de escrita; a articulação das competências
para aprender; e a contextualização
no mundo do trabalho.
_______________________
Currículo é a expressão do que existe na
cultura científica, artística e humanista transposto
para uma situação de aprendizagem e
ensino. Precisamos entender que as atividades
extraclasse não são “extracurriculares” quando
se deseja articular cultura e conhecimento.
_________________
Quando os pontos de partida são diferentes, é
preciso tratar diferentemente os desiguais para
garantir a todos uma base comum.
_______________________
A escola deve fazê-lo coletivamente,
tendo à frente seus gestores, que devem capacitar
os professores em seu dia a dia, a fim
de que todos se apropriem dessa mudança de
foco. Cabe às instâncias responsáveis pela política
educacional nos Estados e nos municípios
elaborar, a partir das DCN e dos PCN, propostas
curriculares próprias e específicas, para que as
escolas, em sua Proposta Pedagógica, estabeleçam
os planos de trabalho que, por sua vez, farão,
das propostas, currículos em ação – como
no presente esforço desta Secretaria.
__________________
Em síntese, as linguagens incorporam
as produções sociais que se estruturam mediadas
por códigos permanentes, passíveis de
representação do pensamento humano e capazes
de organizar uma visão de mundo mediada
pela expressão, pela comunicação e pela
informação.
_____________________
As relações linguísticas, longe de ser uniformes,
marcam o poder simbólico acumulado
por seus protagonistas. Não há uma competência
linguística abstrata, mas, sim, limitada pelas
condições de produção e de interpretação dos
enunciados determinados pelos contextos de
uso da língua. Esta utiliza um código com função
ao mesmo tempo comunicativa e legislativa.
_______________
A escola, sobretudo hoje, já não
é a única detentora de informação e conhecimento,
mas cabe a ela preparar seu aluno para
viver em uma sociedade em que a informação
é disseminada em grande velocidade.
___________________