Vamos conhecer o Brasil?

Era o livro adotado na quarta-série primária. E era o primeiro título que eu via na forma interrogativa. Mas desde a sua capa, aquele livro me chamou a atenção. Trazia ela um mapa do Brasil dividido em suas unidades federativas e a maior parte delas contendo desenhos coloridos, expressivos das vocações e das atividades econômicas dos estados.

Assim, via-se cana-d-açúcar, café, as palmeiras, os animais, paisagens chaminés, locomotivas... índios, sertanejos, jangadas... de sorte que o mapa parecia pequeno para abarcar aquela profusão de recursos e riquezas.

O interior do livro correspondia ao que se anunciava na capa: descrevia com minúcias e de forma interessante as virtudes, belezas e riquezas de nossa terra. Até a humilde palmeira da carnaúba se entronizava num capítulo próprio. Dela, dizia-se, tudo se aproveitava - antecedendo, quiçá, ao espertinho Bombril que acabou ganhando o qualificativo das mil e uma utilidades.

Não voltarei ao quarto-ano primário mas tenho a esperança ainda de ver uma carnaubeira. Ou uma "hevea brasiliensis." Ou será mais prudente passar a borracha em tudo isso?

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 04/10/2013
Reeditado em 12/05/2022
Código do texto: T4510420
Classificação de conteúdo: seguro