Para entender quem somos

Início > Notícias ▼ > Cultura >



Para entender quem somos

Selecionamos algumas páginas da Internet onde é possível navegar por quase tudo o que diz respeito à “alma do brasileiro”. Saiba um pouco mais sobre cada uma delas e comece a sua viagem.

IPHAN

Pela rica página do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é possível fazer um grande passeio pelos jeitos de ser do Brasil sem sair de casa. Além de cuidar do patrimônio arquitetônico do país com seus imóveis, cidades, obras artísticas e até paisagens, o Iphan é responsável pelo chamado patrimônio imaterial. Na página da instituição, é possível encontrar, por exemplo, informações e a história dos ritmos que formaram o samba carioca ou conhecer o fandango caiçara do litoral de São Paulo e do Paraná, um ritmo tocado na viola em bailes acompanhados de mesas fartas.

Também pode saber mais sobre a comida brasileira, conhecendo, por exemplo, uma das práticas mais tradicionais da Bahia: a produção e venda, em tabuleiro, do Acarajé, quitute que até hoje pode ser saboreado em inúmeras esquinas de Salvador e que gerou controvérsia depois que a Fifa tentou proibir sua comercialização próxima ao estádio de futebol que vai receber jogos da Copa em 2014.

A página ainda traz informações sobre outras tradições culinárias brasileiras. É o caso de um dos queijos mais saborosos do Brasil, exclusividade mundial, produzida a mais de século no interior de Minas Gerais: o queijo Canastra.

Jangada Brasil

Eles são pesquisadores, designers e músicos interessados na “cara e alma brasileiras”, como fazem questão de afirmar. Resolveram criar a revista eletrônica depois de vivenciarem uma situação inusitada em 1998. Ao pesquisarem na Internet palavras como “feijoada” e “caipirinha” perceberam que a grande maioria dos resultados encontrados – setenta e cinco por cento, aproximadamente – apontava para páginas no exterior. Quando buscavam temas como lendas, danças e poesia popular, o resultado era pior, não aparecia quase nada. Os criadores da página foram o publicitário e designer Claudio Ribeiro; a historiadora Gláucia Santos Garcia; o ilustrador, artista gráfico e tradutor Marcos Jardim Fernandes; e o músico Alessandro Valente Vieira. Eles ainda contam com a colaboração da pesquisadora Marilia Santos Garcia e do sociólogo Roberto Gomes Coelho.

Mas depois dessa experiência, o grupo de amigos apaixonados pelo Brasil resolveu criar com recursos próprios, um website que promovesse o registro e a divulgação da cultura popular brasileira e suas mais diversas formas de expressão em todas as épocas de sua história. A ideia é que fosse um espaço que servisse como fonte de referência para assuntos relativos às raízes mais profundas do povo brasileiro.

A publicação virtual divide-se em seções temáticas, tem periodicidade mensal e é disponibilizada gratuitamente. Hoje, o site tem o equivalente a 12 mil páginas impressas com todas essas informações, o que valeu à Jangada Brasil uma série de prêmios, além de torná-la referência sobre o país para publicações estrangeiras.

Biblioteca de ritmos

A mundialmente famosa diversidade musical brasileira é abordada de forma dinâmica nessa página que traz a história, as origens e a atualidade dos nossos mais variados ritmos musicais. Vídeos, entrevistas, textos e trechos de músicas ou composições inteiras estão apresentadas. A proposta dos criadores é manter um grande banco de dados com pesquisas permanentes. “Nossa missão é realizar um registro e conhecer as pessoas que mantêm, muitas vezes com dificuldades, a tradição musical brasileira”.

Revista Raiz

Dicas, histórias, artigos, música, vídeos e reportagens sobre o universo da cultura popular brasileira tradicional e também sobre as transformações contemporâneas vividas nesse universo. Do cinema ao samba; do hiphop à capoeira; do futebol ao maracatu; da música caipira à cultura digital; dos contos tradicionais e superstições ao teatro moderno. Tudo isso pode ser consultado gratuitamente na página da publicação.

Revista Brasil de Folclore

Uma das mais importantes fontes de pesquisa produzidas no país para tratar de folclore e cultura popular. O periódico circulou entre 1961 e 1976 e traz artigos dos principais estudiosos e especialistas no assunto. Também tem referências bibliográficas, resenhas, e informações sobre cursos, exposições e festivais. Toda a série foi

http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?view=article&catid=15%3Adicas-culturais&id=1358%3Apara-entender-quem-somos&option=com_content&Itemid=43
Enviado por J B Pereira em 15/08/2013
Código do texto: T4436215
Classificação de conteúdo: seguro