GÓTICO EM http://pt.scribd.com/doc/138822297/Livro-Apostila-Do-EJA

O estilo romântico não sobreviveu sequer ao século XII, permitindo nascer na França setentrional o aparecimento do estilo gótico.As diferenças inovadoras foram descobertas pelo método de alobar uma igreja por meio de arcos transversais, desejaram empregar pilares leves e“costelas” estreitas nas arestas da abóbada. Passou a ser o ideal dos arquitetos construir igrejas quase à maneira como hoje se constrói estufa.Surgia uma ideia dominante das catedrais góticas, desenvolvidas ao norte da França durante a 2ª metade do século XII.O princípio de cruzamento de “nervuras” não foi suficiente, foi preciso unir segmentos de arcos –criando os arcos mais achatados ou pontiagudos, se-guindo as exigências da estrutura.No interior de uma catedral gótica somos leva-dos a compreender complexas interações de traços expressões que mantêm a grandiosa abóbada em seu lugar. Todo o interior parece tecidos delicados, fustes e nervuras e ao longo as paredes da nave parecem reunir no capitel dos diversos pilares que são formados por um feixe de varas de pedras.Eram formadas de vitrais policromos que refugam como rubis e esmeraldas. Os pilares, nervuras erendilhados despendiam cintilações douradas.Nos portais, as figuras esculpidas que se aglomeram nos poéticos das grandes catedrais góticas permitiam que significado e mensagem pudessem ser entendidos e meditados pelos fiéis.A tarefa dos pintores nórdicos era a iluminação de manuscrito; observe “o sepultamento de cristo”:“Mostra-nos semelhante importância em exporos sentimentos das figuras. A virgem debruça-se so-bre o corpo morto de Cristo e S. João entrelaça amão, numa atitude de profundo pesar”.No século XIII,a época das grandes catedrais, a França era o mais rico e o mais importante da Euro-pa. Somente na segunda metade século XIII é que um escultor italiano começou a seguir o exemplo dos mestres franceses e a estudar os métodos da escultura clássica a fim de representar a natureza de modo mais concrescente.A arte italiana encontrou o pintor genial florentino Giotto de B. As mais famosas obras de Giotto são os murais ou afrescos (pintura ainda fresca, ou úmida).Ele criou a ilusão de que a história sagrada es-tava acontecendo diante dos nossos olhos, já não era suficiente examinar as representações mais antigas da mesma cena e adaptar aqueles modelos consagrados pelo tempo a um novo uso.Observe a obra, o tema é o velório em torno do corpo de Cristo, a virgem abraçando-lhe pela última vez.

http://pt.scribd.com/doc/138822297/Livro-Apostila-Do-EJA
Enviado por J B Pereira em 05/08/2013
Código do texto: T4419766
Classificação de conteúdo: seguro