carta de apresentação e TEXTO DE EXIBIÇÃO em http://www.mesadoeditor.com/index.php

A carta de apresentação é um texto de enorme importância, pois é normalmente o primeiro que o agente ou a editora irão ler. Ele precisa ser bem estruturado, de forma a despertar a curiosidade da editora para seu trabalho. Apenas como sugestão, segue uma estrutura básica, válida tanto para obras de ficção como de não-ficção:

O QUE FAZER:

1) O primeiro parágrafo deve conter apenas uma frase. Inicie com uma frase que imediatamente prenda a atenção do editor. Um exemplo para ficção: "Pode alguém morrer mais de uma vez?". Um exemplo para não-ficção: "Criar filhos no Brasil é mais seguro que no Japão".

2) Use o segundo parágrafo para descrever a obra de forma muito sucinta. Como regra geral, faça isso em apenas três frases. Tente ser específico e escrever com cores fortes. Por exemplo, em vez de dizer "Houve uma série de assassinatos em uma pequena cidade", prefira "Quatro mulheres foram estranguladas na pequena Rockville em apenas duas semanas". Se for uma obra de não-ficção, use este parágrafo para chamar a atenção para suas maiores qualidades. Mostre que conhece as outras publicações similares e explique por que motivo a sua se destaca.

3) Use o terceiro parágrafo para fazer um breve resumo de seu currículo e sua experiência. Também aqui é importante ser conciso, a menos que tenha itens relevantes a exibir, como livros publicados ou premiações literárias. Cuidado para não incluir informações irrelevantes, a menos que chamem realmente a atenção do agente ou editora. Por exemplo, se você já participou de uma olimpíada, isto é interessante mesmo que seu livro seja de ficção. Como premiações ou olimpíadas são casos raros, o importante é ser criterioso. Uma exceção aqui é para livros de não-ficção. Neste caso, se você tem um currículo importante no campo de que trata sua obra, coloque-o, ainda que seja extenso. Sua função aqui é credenciá-lo como autor, e isso é vital neste caso. Não apenas a formação acadêmica deve ser considerada. Você pode não ser um PhD, mas se trabalha com animais há trinta anos, esta é uma informação relevante para um livro sobre treinamento de cães de ataque.

Outro dado importante para ficção ou não-ficção é a sua possibilidade de promover o próprio livro, uma vez publicado. Se você tem acesso à mídia, se for um ator ou jornalista, ainda que não seja famoso, deixe isso claro.

4) Finalize com alguma informação adicional que sua obra eventualmente tenha, como um testemunhal significativo, por exemplo.

Atenção: obras biográficas são uma exceção às regras de não-ficção. Projete sua carta de apresentação para uma biografia ou livro de família da mesma forma como faria para uma obra de ficção.

O QUE NÃO FAZER:

• Não inicie com "A quem possa interessar" ou "Prezado editor". Lembre-se que esta não é uma carta comum. É um texto de marketing.

• Não faça uma carta de apresentação extensa. Lembre-se que, se fosse um texto impresso, não poderia ser maior do que uma única página.

• Não coloque na carta nenhum trecho extraído de sua obra.

___________________

O QUE É O TEXTO DE EXIBIÇÃO ?

O texto de exibição é um trecho curto de sua obra que será exibido, de forma aleatória, nos textos rolantes da tela principal da MESA DO EDITOR. É como uma breve degustação de seu texto e seu estilo, sempre aos olhos dos agentes e das editoras que chegam à página de entrada (apenas para assinantes).

Atenção para as seguintes diretrizes:

- Ele deve, necessariamente, ser um trecho extraído da obra. Recomendamos selecionar um trecho bem-humorado ou que possa realmente chamar a atenção para seu trabalho.

- Ele não pode apresentar a obra a que pertence.

Não use trechos do tipo: "Esta obra é a união de diversos..."

- Não inclua título ou nome do autor. Ambos aparecerão automaticamente no momento da exibição.

- Pode usar maiúsculas, mas não digite palavras inteiras em maiúsculas.

- Não o coloque entre aspas.

- Use no máximo 6 linhas e não pule linhas.

- Não use links de hipertexto.

- Não deixe o trecho com palavras ou frases incompletas.

- Use apenas caracteres latinos.

Atenção: se estas regras não forem respeitadas, o texto de exibição será automaticamente deletado da ficha desta obra.

Se não desejar que um texto de exibição de sua obra seja apresentado na tela de entrada, simplesmente não preencha este campo.

Obs.: se você programou para que seu nome não apareça nas listas públicas ou se programou para que os dados desta obra não apareçam nas listas públicas, este texto não será exibido na página de entrada do portal.

http://www.mesadoeditor.com/index.php
Enviado por J B Pereira em 02/08/2013
Código do texto: T4417006
Classificação de conteúdo: seguro