a cabana da colina [parte6]o receptáculo de ouro

Entrementes meia hora mais tarde após percorrer o terreno acidentado,acercaram-se da entrada dos cinco montes,era um local de pouca vegetação,pouco visitado.

o líder da gang aproximou-se do sr Anderson dizendo:-temos o cristal,espero que não seja balela a sua teoria doutor.

-meus estudos apontam que esse cristal é a chave de entrada para esta cidade senhor,o problema é encontrar o receptáculo dele...

-amanhã é o grande dia do solsticio de inverno,o dia indicado para abrir a porta dessa maldita cidade,espero que ate o horário indicado,tenham tudo acertado!-tornou o homem visivelmente irritado.

os meninos caminhavam juntos com as mãos amarradas,marcos havia atado seu celular ao tornozelo dentro da meia comprida que usava,o sr Anselmo pensava desesperadamente numa saída.

Momentos mais tarde,estavam dentro da área dos cinco montes que rodeavam o mesmo local,era um lugar ermo,árido e sem vida.mais adiante,entre dos montes mais altos haviam ruínas de pedras sobrepostas.

os montes estavam equidistantes entre sí.

os homens fizeram fogo com madeira ressequida que encontraram na redondeza,pararam para o almoço.

as duas da tarde,os arqueólogos saíram na companhia dos capangas do chefe,estavam com pés e mãos livres,mas sob ameça de armas de fogo.

iniciaram o trabalho investigatório num dos montes,o mais baixo,um elevado de pedras com cerca de 10 metros de altura,algumas partes recoberta com musgo esverdeado.

Marcos comentou:-será que essa cidade é por aqui mesmo?a mensagem dizia que as cabeças olhavam para o caminho,talvez ainda não seja a cidade.-não estou vendo nada aqui além de montanhas,pó e pedras.-disse thomas

-tem coisas que escapam aos olhos as vezes-comentou Daniel

....

No limiar da noite,quatro dos cinco montes haviam sido inspecionados,mas nada foi encontrado.

três fogueiras foram acesas em redor do acampamento pra afugentar os chacais do deserto além de outros animais.

os meninos pediram permissão para acompanharem os arqueólogos no dia seguinte,visto que teriam pouco tempo para encontrar o receptáculo.assim foi acordado,contudo,o chefe deu ordens de que se alguém tentasse algo,poderiam mata-los.

tentaram reaver seus materias mas não lhes foi permitido.

a manhã começou sob forte tensão,fizeram um fogo cercado por pedras ,logo as 7:30 da manhã todos estavam tomando café e comendo pães assados em pedras quentes com ovos fritos.

a manhã era clara e límpida,nenhuma nuvem no céu.

estavam próximos as ruínas do monte ao norte,parecia mesmo um monte demolido,pedra sobre pedra,havia uma brecha entre as ruínas e o monte do norte,ao fundo via-se um Oásis,cercado de palmeiras,onde animais se juntavam pra beber água.

Distante dalí,na cidade de onde partiram,os pais de Daniel haviam se juntado aos Pais dos outros garotos,já haviam sido alertados sobre a viagem,e como já haviam aguardado sua volta ha alguns dias,não estavam mais dispostos a esperar.estavam no departamento de policia,a mãe de marcos havia passado mal e foi conduzida ao hospital.

o chefe de policia disse que iriam averiguar a situação junto a embaixada do Peru,e dar andamento nas buscas.

Já eram 11:45 da manhã e o monte norte estava sendo inspecionado,os arqueólogos estavam sendo ajudados pelos meninos sob mira de armas de fogo.nada parecia fazer progresso,a subida do monte era difícil,escarpada,repleta de sulcos formados nas pedras milenares,bem pouca vegetação rasteira,já ressecada,e algumas plantas altas com espinhos,o cenário em volta era desolador,não parecia haver nada que denotasse uma cidade da magnitude com que era afamada.

tinham poucas horas para o solsticio,Daniel lembrou-se do seu aparelho infra-vermelho,poderia fazer uma varredura com ele e localizar algo que diferisse de pedras,no caso do receptáculo...

o monte norte foi todo vasculhado e nada encontrado,fizeram uma parada para o almoço.fizeram uma tenda grande,

os homens fizeram um sopa de cheiro ruim,e gosto pior.

Daniel e thomas não quiseram comer,o chefe da gang parecia estar fora de sí,dando tiros nos montes,gritando alto:

-ninguém desses enganadores vão sair vivos daqui se não encontrarem meu tesouro!!!Alguns homens haviam ido ao Oásis pegar agua,o sr Anselmo estava sentindo dores na perna e precisou pedir medicamentos que estavam na sua maleta.

o homem procurou o remédio na maleta e levou até a ele,ficando próximo a Daniel e Thomas.

o Pai de marcos instava com eles para comerem pois iriam precisar de forças,o homem ficou observando Thomas,um olho apertado:

-Eu acho que já lhe vi em algum lugar moleque!!

Thomas identificou que era o homem que viera a cidade disfarçado de carteiro,ele respondeu:-não creio senhor,nunca lhe vi antes!!

o chefe da gang veio ao centro da tenda para comer,foi-lhe servido frango assado.ele olhou no balde de sopa e com olhar de desdem disse:

-comam esse lixo,pode ser sua ultima refeição!!

-Daniel disse:-Senhor será que poderia pegar meu aparelho infra vermelho?quem sabe podemos achar o receptáculo mais facilmente.

o homem apertou o olho e franziu o lábio,respondendo:-pensa que me engana moleque,sei que aqueles aparelhos são transmissores,celulares e etc,ja mandei queimar tudo!!

-m-mas s-senhor-gaguejou daniel

-sem mais nem menos faltam menos de duas horas para acharem o objeto,vamos já!!

minutos depois as turmas centraram suas forças para pesquisar as ruinas,muitas pedras foram retiradas e até mesmo uma dinamite foi usada pra quebrar um bloco grande de pedras,nada foi encontrado,parecia um monte de pedras que ruiu.

Eram 1:45 da tarde e todos ja estavam exaustos e sem espectativa alguma.o senhor Anselmo ofereceu uma quantia altíssima de 1 milhão de dólares para a soltura de todos.mas a oferta foi recusada.

a essa altura o homem parecia enlouquecer,gritando:-fui enganado!fui enganado voces vão me pagar!!!

o tempo estava limpo, eram 1:52 da tarde,o local desolado,o ar seco.

Vinicius viu o balde com água cheio debaixo da tenda,logo teve uma idéia..

pediu para um dos arqueólogos levar o balde até ao centro dos 5 montes,um dos homens o acompanharam,sempre com uma arma na mão.

assim que chegaram ao local,o balde com agua foi posto num local plano.

o sr Anderson que também os seguia lhe perguntou:

-o que pretende com isso rapaz??

-é uma tentativa senhor,vi isso num filme....

-em que consiste essa tentativa rapaz,não me parece lógico.

-temos que esperar a agua assentar,ficar totalmente sem oscilação,daí

firmar os olhos na imagem dos montes,se houver algo que brilhe vai aparecer no espelho dágua.

o sr Anderson olhou desacreditado dizendo:

-enquanto isso vou voltar as buscas...faltam menos de horas para o solstício.

O tempo parecia escorregar por entre os dedos dos arqueólogos que já não sabiam mais o que fazer após tantas buscas.

Daniel e os meninos estavam desalentados e com fome, Thomas

principiou a praguejar:

-Maldita a hora que tivemos essa infeliz idéia de vir pra cá..agora seremos comida de chacais!!

-Não diga isso thomas,eu tenho fé que tudo vai dar certo.-retrucou daniel

o Senhor Anselmo havia subido sua oferta para 5 milhões de dólares,mas nada parecia conter a ira do lider da gang.

eram 2:25 da tarde quando um grito ecoou,era Vinicius:

-venham ver acho que encontrei algo no topo do terceiro monte!!!

aproximaram-se pressurosos,o sr Anselmo pediu sua maleta precisava pegar um binóculo.o aparerelho lhe foi dado,ele passou a vasculhar o topo do terceiro monte,e eis que surgiu ali um brilho levemente dourado.

-É o receptáculo!!!-exclamou ele

os arqueólogos e o ajudante do chefe que possuia o cristal aproximou-se dele.

-deixe-me ver-disse o ajudante tomando o binóculo

um sorriso se abriu quando ele visualizou o objeto:

- Estamos salvos!!estamos milionários!!rápido preciso por o cristal no receptáculo.

o líder da gang mudou o humor repentinamente,dizendo:

-por causa disso não vou mata-los mais,vou deixar que os chacais façam esse trabalho!! e passou a rir como um louco.

Thomas tenso gritou:

-Vocês são todos covardes!o líder da Gang apenas ria desdenhosamente do desespero de Thomas,enquanto o ajudante desconfiado aproximou-se dele mordendo o lábio:

- Já sei quem é você moleque,foi você quem me enganou na cidade quando fui procurar a casa do sr Anderson,por isso não encontramos a casa.Thomas acuado afastou-se.

- Senhor deixe-me mata-lo agora!gritou o homem sacando o revolver

-não se exalte!-disse o líder,primeiro vamos pegar nosso tesouro,depois veremos isso!

Entrementes o homem escalava o monte com destreza,o receptáculo estava no topo.

eram 3:05 da tarde quando ele alcançou o topo,o objeto estava bem fixado,parecia um cálice alongado dourado,meio que recoberto pelo pó das montanhas,logo, o cristal se encaixou perfeitamente.

O sr Anderson comentou:

-Esse cristal serve como um prisma que vai direcionar uma luz para algum lugar e ativar algum mecanismo que desconhecemos para abrir a porta para a cidade perdida,pode estar em qualquer lugar.

o líder da gang disse a ele:

-o sr é um bom profissional,pena que sua carreira dure tão pouco.

e passou a rir desdenhosamente.

o sol brilhava forte não haviam nuvens no céu,Daniel pediu sua mochila ao chefe,ele retrucou:

-rapaz você esta achando que sou a fada mágica e bondosa?

-tem apenas chocolates lá,por favor estamos com fome senhor.

-deixe-me ver essa mochila!

o ajudante trouxe a mochila,o chefe inspecionou brevemente dizendo:

-tome,comam a vontade,vão precisar de forças pra ajudar a trazer meu tesouro!e passou a rir

o Sr Anselmo comentou:-ele esta muito confiante,isso se chama febre do ouro,as pessoas ficam loucas...

o tempo do solsticio se aproximava,o homem que havia subido ao cume do monte voltou.todos estavam apreensivos,o sr Anderson contava os segundos no seu relógio,a hora havia chegado.

Repentinamente um facho de luz intensa vindo do cristal atravessou o

vale,indo apontar na montanha ao lado das ruínas.

ouvi-se um barulho,algumas pedras caíram do alto da montanha,todos se aproximaram curiosos,sendo a equipe de arqueólogos,e a turma que estava com o sr Anselmo indo na frente,sob mira de armas de fogo.

um grande portal havia sido aberto na parede da montanha.

-Isso não estava aqui!!-disse o sr Anselmo- como pode?

-Parecia uma montanha comum- disse o sr Anderson,ninguém diria que aqui havia um portal..interessante!!

-vai ficar mais interessante quando eu pegar esse tesouro,vamos logo!-disse o chefe da gang.

o pórtico do portal tinha um simbolo grande representando o sol,as portas eram feitas de pedra maciça,o local era escuro,logo entraram com lanternas e duas tochas acesas.

haviam algumas inscrições nas paredes,desenhos representando animais e algum tipo de ritual,na outra parede havia o que parecia ser uma planta da cidade desenhada na parede,logo reconheceram os montes,e o lago ao fundo que parecia bem maior do que era.

ouviu-se um som estranho saindo do fundo da caverna,como um revoar forte de asas,o sr Anselmo gritou:-para o chão todos!!!

instantes depois passou por eles uma nuvem de morcegos negros,alguns dos quais se embrenhou com um dos homens,que permaneceu em pé,logo,caminhada seguiu adiante.

o tunel escavado na rocha ia se estreitando a medida que avançavam,um dos homens estavam a frente visualizou algo que refletiu ao bater da luz de sua lanterna,aproximou-se,encravado na parede dentro de um orificio estava um pequeno ídolo feito de ouro maciço.

ao tentar retira-lo,o ídolo somente deslizou,não saindo da parede,um ruído forte se ouviu,o chão abaixo dele começou a se retirar!

conseguiram se voltar antes de cair,logo adiante estava um imenso buraco que impossibilitava a passagem.o líder do grupo aproximou-se estupefato,dando-lhe uma bofetada no rosto:-o que fizeste?o homem apontou a lanterna para o ídolo que agora pendia para a frente.

-aquilo me parece uma alavanca -disse o sr anderson-agora temos que alcança-la,para repormos no lugar.

o homem que havia colocado o cristal no receptáculo se dispos a ir,amarram nele uma corda de modo que logo ele começou a escalar a parede que tinha várias imperfeições.

entrementes no Brasil a familia dos meninos estava em polvorosa,sem saber o que fazer após o comunicado do consulado Peruano,informando eles não tinham dado entrada no País legalmente,não havia nenhuma pista do seu paradeiro...

na caverna,o homem havia chegado até a alavanca,e após aciona-la,perdeu o equilíbrio,de modo que caiu no buraco!os homens logo começaram a puxa-lo,mas o chão eis que ia se voltando..o lider disse aos homens:-larguem a corda!

-senhor não podemos fazer isso,ele é nosso amigo!!

-já disse larguem a corda se não quiserem ir com ele!

os homens largaram a corda,o forte ruído do chão impactando na parede foi ouvido.Thomas disse baixinho:-bem feito,quem mandou ser um traíra..Daniel comentou:-não devemos desejar o mau ao próximo thomas.-não desejei-tornou thomas-apenas comentei,viu o que ele ganhou por ser um traidor e mau carater?

-vamos todos em frente gritou o lider,ninguem mexa em nada que encontrar preso as paredes ou qualquer coisa que verem!já estou ficando enfadado disso!!

seguindo a diante o tunel havia se estreitado mais,de modo que podiam passar apenas de um a um,tres tochas foram acesas,uma na frente,uma no meio e outra no final.os arqueólogos e o sr anderson pareciam maravilhados com os desenhos rupestres nas paredes,algo que parecia indicar o nascimento daquela civilização desconhecida.

-Isso é um tesouro arqueólogico-disse ele animado

-não me interessa isso!quero saber do meu tesouro,não de baboseiras..

o tunel muito escuro,pareceu aos poucos ganhar certa claridade,não sabiam de onde vinha a claridade ao fundo,mas havia algo que surgia brilhante entre as tênues luzes.o tunel subitamente começou a se abrir,de modo que logo,pareciam ter entrado numa grande sala fracamente iluminada.

Não se pode deixar de perceber a quantidade utensilios e aparatos que pareciam de ambito religioso,entre tantas outras coisas depostas ao fundo da caverna,tudo produzido em ouro maciço além de colares de pedras preciosas,entre outras coisas:o lider gritou:-vejam meu tesouro!!! e começou a rir feito um louco...

o sr Anderson olhou para o alto e viu o que pareciam pequenas janelas escavadas na parede perpendiculares, que traziam um pouco de luz exterior do sol.

o lider ordenou a todos fazerem uma breve refeição,estava muito animado,e disse sorridente:-comam bastante vão precisar de forças pra trazer este tesouro para fora..

os arqueólogos logo identificaram que aquilo era uma espécie de lugar onde o povo decidiu guardar todos os seus pertences,antes da tribo desaparecer,a cidade perdida não existia mais,havia se tornado uma porção de ruínas e um amontoado de pó que ficou no esquecimento.

Mario B Duran
Enviado por Mario B Duran em 27/07/2013
Reeditado em 27/07/2013
Código do texto: T4406792
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.