a cabana da colina [parte4] a viagem

Vinicius ainda não havia confirmado sua presença,devido a viagem que os pais fariam.

contudo seu pai havia decidido trabalhar devido a demanda na empresa,as férias foram postergadas e vinicius foi liberado.no sábado pela manhã todos haviam aprontado seus apetrechos e colocado numa mochila.o sr Anselmo havia lhes dito para levarem blusas por causa do frio da noite,e para não se preocuparem com alimentação.

Marcos tinha um compartimento dentro de sua bota onde guardou alguns pequenos objetos e tbm uma bateria de celular.Vinicius além da mochila levava um cinto repleto de pequenas bolsas,Thomas usava uma calça similar a do exército,repleta de bolsos,com suas coisas.Daniel levava além do blusão,muitos chocolates na mochila,e uma bíblia pequena no bolso da camisa.

o Sr Anselmo explicou que levariam os passaportes somente para uma possível averiguação.Passaram a noite na casa de Daniel.

a Manhã de sábado era clara,uma névoa fina cobria a visão, a brisa fria soprava indiferente..

Sem delongas chegaram ao local combinado,onde o Sr Anselmo já os aguardava,eram 7:30 da manhã.o sr Anselmo distribuiu trajes pressurizados,iriam necessitar devido a altitude e velocidade de deslocamento do avião.

Após abordarem nos bancos apertaram os cintos,colocaram uma máscara de oxigênio,a cobertura do aparelho se fechou rapidamente.

o avião começou a subir verticalmente,devido aos propulsores a jato,logo,alcançaram uma boa altura.

os painéis de controle estavam iluminados,uma tela subiu verticalmente.

o Sr Anselmo disse:-traçar rota segura para a província de San Martín -Peru.na tela abriu-se uma imagem,o mapa que os levaria ate a cidade e planilhas de vôos dos aviões que passariam pela rota definida naquele horário.

o computador disse:- a rota foi traçada com sucesso,partiremos em 18 segundos...

Daniel disse pelo fone:-o Sr tem autorização para entrar no espaço aéreo do Peru?

-não-tornou o velho,mas eles nem vão saber que estamos lá..

-como pode ser isso??espantou-se daniel

-depois explico,preparem-se,vamos partir!

o avião que estava parado no ar ganhou mais altura e subitamente disparou em altissíma velocidade.

-piloto automático funcionando-disse o computador-imagens holográficas disponíveis na tela,visão on line indisponível.tempo estimado do vôo,1hora,8 minutos,48 segundos..

ao passo que as imagens se formavam na tela,podia-se perceber que a rota traçada pelo computador era perfeita.

-qual a velocidade desse modulo avião-perguntou thomas

-a velocidade máxima é de 6300km/h,apenas um caça da força aérea americana tem velocidade superior atualmente.-disse o sr Anselmo

-poxa é o máximo!!-disse Vinicius-tecnologia de ponta!

-certamente-tornou o velho...

-primeiro vamos a san martín mas chegando em cajamarca vou lhes mostrar as ventanillas de otuzzo,muito curioso,tbm a necrópole pré inca...

-hei não estamos numa viajem turística-ralhou marcos

-não seja tão rude,o sr Anselmo esta sendo muito gentil conosco-bronqueou Daniel

-me perdoem-tornou marcos-não consigo parar de pensar no meu Pai...

Entrementes alguns minutos mais tarde,o céu começava a clarear,a luz e o calor do sol rompiam a névoa densa.

estavam atravessando o espaço aéreo da selva amazônica,um mar verdejante se abria sobre eles,parecia não ter fim.

ao longe o horizonte se mostrava arqueado devido a altura que estavam podiam ver a curvatura da terra.

Daniel não parava de ler a bíblia,marcos falou desdenhosamente:

- tudo isso é medo?(risos)

-se tivesse medo não teria vindo,mas não gosto de alturas!

-ta explicado!disse Vinicius (risos)

momentos mais tarde,o avião se aproximava do norte do Peru,o sr Anselmo passou a falar com alguém numa linguagem desconhecida.

passaram por montanhas altas e subitamente o avião foi diminuindo a velocidade,parando sobre uma clareira.

o avião desceu calmamente devido aos retropropulsores,ate que pousou.após tirarem seus trajes,desceram.

o sr Anselmo falava com dois homens ainda numa lingua estranha.

Vinicius começou a filmar os arredores,havia muita mata ao redor,e montanhas nuas rochosas ao longe.

o sr Anselmo os chamou e dali foram para uma pequena casa que se parecia com uma choupana,telhado de palha seca,e paredes de tijolos de barro.havia um fogão a lenha uma mesa com cadeiras,um armario velho,uma tábua de madeira perpendicular onde colocavam panelas e copos e um radio a pilha sobre ele,num outro compartimento algumas redes para dormir.o clima era muito agradável,

logo Daniel perguntou sobre a questão do avião não ser visto pelas autoridades e o sr Anselmo lhes explicou que o avião tinha bloqueadores de radar,entre outras coisas,por isso não poderia ser detectado.

ele se comunicava com seus empregados num dialeto da região,havia morado muitos anos ali e aprendido.

Tomaram ali um café da manhã,em seguida,o sr Anselmo pediu aos meninos que trocassem de roupas,para ficarem adaptados as vestimentas das pessoas da cidade.

logo,foram para o centro da cidade.a Plaza de San Martin era um grande espaço aberto ladeado por prédios,ao centro uma praça,repleta de pessoas.o sr Anselmo abriu algo que se assemelhava a um lap top,foi iniciada uma procura pelo local do último sinal do aparelho celular do sr Anderson.

nesse meio tempo,ele fez uma ligação,haviam encontrado vestígios da passagem do grupo de arqueólogos pela cidade;investigações junto a comerciantes davam conta de que eles teriam sido levados por funcionários do governo,para prestarem esclarecimentos na prefeitura da cidade.Pressuroso o sr Anselmo chamou um taxi,dizendo aos meninos:-parece que temos uma informação,temos que ir a prefeitura,rápido!

logo depois o taxi os levou ate a porta da prefeitura da cidade,eram 12:25,ao entrarem um funcionário mal encarado disse na entrada:

-horário de almoço,atendimento só após 13:30.

foram a uma lanchonete ali próximo,havia somente uma espécie de sopa com grão de bico e cubinhos de presunto,comida típica da região,levemente apimentada.

Após o almoço voltaram a prefeitura,já eram 1:35 da tarde.

Havia uma senhora sentada num guichê de atendimento,lendo uma revista.o Sr Anselmo cumprimentou-a no dialeto local,a mulher nem se moveu.ele disse:-necessito duma informação senhora...

a mulher arqueou a sobrancelha,movendo a cabeça lentamente em direção a ele.-o que deseja-disse ela

o sr Anselmo explicou brevemente sobre o assunto,a mulher disse-lhe:-não sei de nada.-não é possível!-tornou ele-um caso como esse todos ficariam sabendo aqui...

a mulher baixou a cabeça e voltou a ler a revista.

o sr Anselmo sacou do bolso uma nota de 100 dólares,a mulher olhou discretamente.ele disse:-por cem dólares a senhora pode me passar a informação?ela levantou-se,aproximou-se e pegou o dinheiro guardando-o no bolso,dizendo:-vou fazer um levantamento do seu imposto senhor,volto em seguida,aguarde.

o vigia na porta tinha os olhos grudados nos meninos que realmente queriam tirar-lhe a atenção,marcos lhe disse:-senhor podemos pegar aquela estátua para vê-la de perto.

o homem franziu a testa aproximando-se da estatua,estacou a dois passos,ficando parado,um olhar inquieto.

thomas comentou:-melhor deixar essa cara ele ta meio pilhado!

a funcionária voltou com alguns livros.

-não há nenhuma referencia de entrada de estrangeiros aqui pelo menos há 1 ano e meio,veja os livros de presença aqui.

-e não podem ter sido enviados a capital,pra prestar os tais esclarecimentos?-indagou ele

-impossível-disse a mulher-aqui temos o controle de todas as pessoas que são extraditadas ou por algum motivo são levadas para averiguações.o sr Anselmo agradeceu a mulher,logo,saíram dali.

na viagem de volta a choupana,todos estavam absortos em pensamentos,o lap top emitiu um sinal.

o sistema havia encontrado o local de saída do ultimo sinal de celular.

san martín era uma província cercada de florestas e um grande parque nacional,o sinal fora localizado próximo a fronteira da cidade com a província de lamas,caminho por terra para cajamarca.

A noite após a refeição o sr Anselmo fez alguns contatos por telefone,depois lhes comunicou:

-meninos durmam cedo,partiremos para cajamarca as cinco da manhã...

horas mais tarde,no quarto,marcos na rede não conseguiu sufocar sua dor,chorando ele disse:-Eu acho que nunca mais vou ver meu Pai...

-não diga isso rapazinho-disse o sr Anselmo-estamos nessa luta,não desanime e durma você vai precisar de energias amanhã.

A noite havia chegado densa e fria,a falta de iluminação no meio do bosque fazia com que os animais saíssem livremente,eram 10 horas da noite e marcos sem sono chegou-se a janela,abrindo-a viu o céu ricamente iluminado de estrelas,a lua pintando as nuvens com nuances de prata.Daniel acercou-se do amigo dizendo:-veja o céu marcos,olhe novamente..marcos olhou-é esplendido!

-percebe algo em comum?

-todos estão brilhando é isso?

-não,veja a harmonia,preste atenção.

-espantoso!-tornou marcos

-acha mesmo que Deus que se importa com as estrelas,não se importaria conosco,que podemos lhe dar adoração?

um silencio logo se seguiu,voltaram pra rede..

naquela noite marcos fez sua primeira oração a Deus.

No dia seguinte já em Cajamarca,os amigos do sr Anselmo os recepcionaram com um belo café da manhã.

o avião foi escondido,as 8 da manhã alguns ex-funcionários,chegaram a casa onde estavam,o sr Anselmo os estava recrutando para a jornada.

logo,fizeram um reconhecimento da área próxima a cidade perdida pelo sistema holográfico do lap top podiam com detalhes alguns lugares...

um dos membros da equipe disse:

-pelo que vejo é a montanha ao norte,paralela a necrópolis pré-inca,é isso?-muito bem observado-disse o sr Anselmo

-dizem que esse lugar é amaldiçoado!-alardeou o homem,os olhos quase saindo das órbitas...

-não seja tolo,estamos no século 21-tornou o sr Anselmo...

como falavam em dialetos desconhecidos,os meninos se reuniram. Vinicius passou aos amigos um pequeno rádio comunicador sicronizado,de forma que os quatro podiam se comunicar entre si.

-talvez não seja necessário,mas também seria bom mantermos nossos celulares ligados no modo silencioso.tenho algum suprimento de baterias.boa sorte a todos nós!

-que Deus nos acompanhe!-disse marcos

-hum,o que você disse?inquiriu Thomas

-é força de expressão-explicou Daniel piscando o olho pra marcos-não encana..

horas mais tarde,no meio da mata fechada pararam para o almoço..

uma hora depois seguiram a rota traçada,que foi parar num desfiladeiro,

era um caminho um tanto estreito no dorso de uma montanha,Daniel ficou petrificado.a altura o incomodava ele não conseguia dar um passo na trilha..colocaram-no sobre uma lhama que servia como animal de carga,Daniel vendou os olhos,a essa altura tremia..fizeram a travessia,mas próximo ao final uma das lhamas pareceu escorregar e perder o equilíbrio na trilha de pedra,vindo a cair ladeira abaixo..

Mario B Duran
Enviado por Mario B Duran em 16/05/2013
Reeditado em 18/05/2013
Código do texto: T4294191
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.