a cabana da colina [parte3]-o avião maluco
A policia chegou a casa que fora explodida minutos depois,segundo investigações,a casa havia sido toda revirada,e ao final decidiram por explodi-la.
Pela manhã,a mãe de marcos arrumou as coisas que iria necessitar no bagageiro do carro,fez uma breve ligação para a mãe,e logo estavam na estrada,viajando ate a cidade vizinha onde morava a avó de marcos.
horas mais tarde na cabana,todos se reuniram exceto marcos.
a situação estava bastante delicada,o sr Anselmo sugeriu ao ler a carta e o mapa holográfico que marcos lhes enviara por mensagem,que deveriam aguardar por noticias nos próximos dias...
Entrementes três semanas se passaram,marcos estava inquieto,nenhuma correspondência chegou na sua antiga casa.
o tio de marcos,o sr Giuliano nonni,estava visitando sua mãe após alguns anos distante,surpreendeu-se em ver sua irmã ali.
-Ma que grata surpresa,o que há contigo Isabelle?porque está aqui na casa da mama?
marcos ia dizendo,quando sua mãe lhe tomou a frente:
-nada demais mano,Anderson foi novamente a uma expedição e estava me sentindo muito só e vim ver a mamãe.
-ah sim-disse Giuliano,um grande sorriso no rosto-nada como a comida da mama e o carinho dela,na itália sinto uma tremenda falta da mama,estou pensando em leva-la comigo...
-não faça isso-cortou isabelle num tom seco-ela tem muitos netos aqui,e todos nós também a amamos,porque não vem você pra cá?
Giuliano coçou a cabeça,ele era envolvido com jogos ilegais na itália e ganhava muito dinheiro com seu ofício.
-pode ficar com a mama,sono statu,não se pode brincar mais ?mama mia...
Três dias depois na tarde de domingo,Giuliano anunciava que partiria no dia seguinte.Na segunda pela manhã,sem receber nenhuma notícia do Pai,marcos extremamente ansioso resolveu contar tudo para o tio em secreto.
Giuliano colocou a mala no chão e apreensivo ficou a enrolar a ponta do bigode com os dedos,marcos deu-lhe o numero do seu aparelho celular.
depois de dar alguns conselhos ao sobrinho,Giuliano disse-lhe:-Ritorneró caro nipoto...
-o que o Senhor disse?não entendi!!-tornou marcos
o tio abraçou ternamente a sua mãe e irmã,e se despediu com um sorriso,marcos ficou falando alto em pensamentos:-fujão!!!
a mãe disse-deve ser um jargão falado na itália,seu tio tem muito disso..
duas semanas se passaram sem noticias,a mãe de marcos ligou novamente no consulado do Peru,pedindo explicações.
disseram que a policia federal daquele País já estava no caso,mas até então nem sinal deles..
Três semanas inquietantes se passaram quando o telefone tocou,ansiosa,Isabelle atendeu,era uma ligação do consulado do Peru.
Não haviam encontrado vestígios da equipe de arqueólogos,e a policia estava saindo fora do caso.
a noticia foi um choque para todos,Isabelle não conseguiu conter o choro,marcos também muito entristecido foi para o seu quarto.
no começo da noite,Daniel ligou para o amigo:
-como estão as coisas,alguma notícia?
-sim,tenho notícias,uma das piores possíveis...
-como assim?-atalhou Daniel
-ligaram em casa do consulado do Peru,a policia abandonou o caso,nem sinal da equipe do meu pai.
-meu Deus!!,mas isso é seríssimo!temos que fazer algo...
-o que podemos fazer?seu Deus não pode ajudar?
-ele pode e vai ajudar,mas temos que ter alguma atitude..-tornou Daniel
pensativo.
-por exemplo,e se nós fossemos a esse lugar procura-los?
-é uma possibilidade!!podemos pensar nisso,apesar das imensas dificuldades que teremos a frente,vamos conversar com o sr Anselmo,e depois volto a falar com você,fica em paz amigo.
-como posso ficar em paz,eu to muito triste...
Dois dias depois na cabana,sob um clima de tensão,Daniel explicou a situação a todos,o fato é que não podiam esperar mais,teriam que tomar uma atitude.
o sr Anselmo disse:
-já estive no Peru há quatro anos atras,para fazer-mos uma viagem até lá,temos a principio dois grandes problemas.
-Quais são?-inquiriu Thomas
-a primeira é que vocês não tem passaporte,nem consentimento dos pais para viajarem,a segunda é que não sabemos pra onde eles foram,não há nenhuma referência,é como procurar um alfinete num barril de agulhas!!
-Quanto a primeira questão podemos pensar numa saída,mas a segunda ...poxa que situação.-disse daniel
-voltamos a estaca zero!exclamou Vinicius
Thomas entremeou a conversa:
-talvez não,e o mapa será que não tem nada que indique a posição dessa tal cidade do povo perdido?
-ótima idéia!-disse daniel
-bem lamento dizer,mas o mapa que temos foi mal escaneado,só consigo saber que a cidade ficaria ao norte do Peru.
-então temos que pegar o original..-tornou daniel
-se o marcos souber o numero do celular do Pai dele,poderemos rastrea-lo pelo satélite.-atalhou o velho
-certamente que ele tem-disse daniel-vamos busca-lo,direi a mãe de marcos que ele vai passar uns dias na minha casa...
No dia seguinte uma chuva fina se precipitava,enquanto um vento frio balançava a copa das arvores ao redor.
Marcos que não quisera tomar o café da manhã,estava com a testa colada na vidraça do quarto quando avistou um carro branco parando adiante de sua casa.
Apreensivo puxou a cortina e ficou a espreita,quatro pessoas saíram do carro,eram seus amigos!
minutos depois,marcos e sua mãe recepcionaram Daniel e os outros.
Daniel abraçou o amigo e poupando comentários disse a mãe de Marcos:
-será que posso leva-lo pra passar uma semana na minha casa?
a mãe de Marcos consentiu sem delongas,e após um lanche,a turma partiu rumo a cabana...
naquela tarde,o sr Anselmo com o mapa em mãos pediu um escaneamento completo a suzy,do local onde se situaria a cidade perdida.marcos passou o numero do celular do Pai,e como era de se esperar estava sem sinal,ou desligado.
suzy encarregou-se de descobrir de onde havia saído o ultimo sinal do aparelho.Marcos revia uma foto do Pai,tirada recentemente,o Sr Anselmo preparou alguns lanches..
minutos depois,suzy emitiu uma voz suave dizendo:-os dados ja foram processados sr Willy,o ultimo sinal do aparelho foram captados na cidade de san martín-norte do Peru,há 1mês e 7 dias.
os dados referentes ao mapa também estavam disponíveis,uma imagem holográfica se projetou sobre a mesa.
o sr Anselmo ficou muito espantado,correu até a gaveta pegando seu óculos,regressou apressado.
-esse mundo é pequeno-disse ele ao ver o holograma
-como assim?indagou daniel apreensivo.
-conheço as descrições desse local,fica próximo a antiga mina onde eu tinha uma participação na exploração de minérios,ouro,etc.no entanto não existe um apontamento direto do local da cidade perdida.
-isso é bom ou é ruim?perguntou marcos
-é muito bom,conheço esse lugar,fica em cajamarca,tenho amigos lá.
-Então quando é que nós vamos?indagou marcos,os olhos acesos-se precisar pego o dinheiro que tenho guardado no alçapão,devo ter uns 500,00 guardados...
-nada disse rapazinho-tornou o sr Anselmo,precisamos de um plano de ação,e também se seus Pais vão permitir que vocês viajem comigo.
-entendo-disse daniel-pode deixar que vamos falar com nossos pais,amanhã a tarde,voltamos com a resposta.
Após a saída dos meninos o sr Anselmo ficou revendo as imagens holográficas da região,suzy havia feito uma adequação do território conforme o mapa manuscrito.
o Sr Anselmo saiu da cabana e seguindo ate a parte lateral,onde haviam alguns arbustos,o terreno coberto de capim,acionou uma tecla do que parecia ser um controle remoto.o terreno pareceu deslizar a cobertura e os arbustos se afastaram,dando lugar a uma espécie de lage de aço.
um compartimento se abriu,o sr Anselmo desceu a escada.
a luz acendeu-se devido aos sensores de calor,alguns painéis se acenderam,era uma espécie de laboratório.
começou a separar alguns apetrechos necessários a viagem,em seguida fez uma ligação.
-preparem meu novo protótipo de avião,irei viajar em breve..
Numa casa não muito distante,Vinicius processava algumas informações no seu computador,a impressora trabalhava enquanto ele falava com os amigos via ligação multipla de celular.
-o negócio é o seguinte-disse Vinicius-se o sr Anselmo souber que não temos passaporte,nem pedimos autorização de nossos pais,esqueçe,ele não vai nos levar!
-verdade!disse marcos-então vamos fazer o seguinte..
marcos explicou sua idéia,diriam aos pais que um amigo iria passar uma semana na casa do outro,visto que estavam de férias seus pais não iriam reclamar.apesar de não concordar com os meios usados daniel,aceitou a proposta,deixariam no entanto uma mensagem remota,que seria dada 1 semana após suas faltas.
Thomas logo disse:-ta certo conseguimos isso,mas e quanto aos passaportes?que faremos?
Vinicius sorriu:
-to tratando disso agora mesmo,nossos passaportes estão quase prontos!fiz aqui em casa mesmo,quase idêntico aos originais.
-mas isso é ilegal!-disse daniel
-ta-tornou vinicius-mas sem eles não vamos a lugar algum!
-eu sei,eu sei...estamos com as mãos atadas,fazer o que né?será por uma boa causa.
No dia seguinte após o almoço o sr Anselmo chamou os meninos,todos compareceram,Vinicius mostrou-lhe os passaportes,contaram sobre a ``permissão``dos pais e a viagem fora acertada para o sábado.
o sr Anselmo os levou até a rua,caminharam até uma parte em declive,atravessaram a rua.havia uma especie de campo aberto,todo gramado,e no meio do campo um objeto grande coberto com um grande pano.ao avistarem saíram correndo em direção ao objeto,ficaram parados adiante dele sem saber o que era.
o velho adiantou-se-lhes e retirou o pano.ficaram todos estupefatos!
-o que é isso,parece um avião!!-disse marcos
-sim-disse o velho-eu diria que é um avião melhorado.
o avião tinha espaço pra seis pessoas,ao centro erguia-se um mecanismo por onde subia uma haste de aço,ao acionar um comando a a haste se abriu e subiu uma barra metálica grossa,na ponta da barra,abriram-se quatro pás...
-Ué-disse thomas-mas este avião vira helicóptero?que coisa maluca!!isso deve ter custado uma fortuna!!
-Isso mesmo -disse o sr Anselmo-e se cair na água,transforma-se num mini-submarino,em terra um carro anfíbio..apesar de ser um protótipo ele é muito seguro no modo helicóptero ou avião,ainda não foi testado em água e em terra,que tal vamos dar uma volta?