Textos e questões em http://www.vestibulinhoetec.com.br/download/prova_ant/84.pdf

Caro candidato,

1. Responda a todas as questões contidas neste caderno e, depois, transcreva as alternativas assinaladas para esta Folha

de Respostas Intermediária.

2. Preencha os campos desta Folha de Respostas Intermediária, conforme omodelo a seguir:

3. Não deixe questões embranco.

4. Marque comcuidado e assinale apenas uma resposta para cada questão.

5. Posteriormente, transcreva todas as alternativas assinaladas nesta Folha de Respostas Intermediária para a Folha de

Respostas Definitiva, utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

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GABARITO OFICIAL - retificado

Processo Seletivo Vestibulinho Etec - 2º SEM/12

Exame: 17/06/12

Questão - Alternativa e Critério p/ desempate em três colunas em http://www.vestibulinhoetec.com.br/download/prova_ant/85-ret.pdf

1 D C1 26 E C1

2 D C2 27 E C2

3 A C1 28 C C1

4 B C2 29 B C1

5 D C2 30 A C1

6 D C3 31 E C1

7 C C5 32 B C1

8 D C1 33 D C1

9 C C2 34 C C2

10 A C2 35 B C1

11 C C2 36 E C1

12 Anulada C1 37 B C2

13 B C1 38 A C4

14 D C3 39 B* C2

15 A C1 40 E C3

16 E C4 41 D C1

17 D C5 42 E C5

18 B C1 43 C C2

19 A C1 44 B C5

20 A C3 45 D C3

21 D C4 46 E C1

22 C C1 47 A C1

23 D C1 48 D C4

24 C C1 49 E C3

25 D C1 50 C C2

* Alternativa retificada

CRITÉRIOS PARA DESEMPATE

1. C1 - aplicar conhecimentos desenvolvidos no ensino fundamental para a compreensão da realidade

e para a resolução de problemas;

2. C2 - interpretar diferentes tipos de textos como crônicas, poesias, charges, tabelas, gráficos, mapas,

imagens e outras formas de representação;

3. C3 - analisar criticamente argumentos apresentados nas questões;

4. C4 - reconhecer e relacionar diferentes formas de linguagens, abordagens e técnicas de

comunicação e expressão;

5. C5 - avaliar ações e resoluções de acordo com critérios estabelecidos.

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Um outro olhar

O que vem à sua cabeça quando você ouve as

palavras poluição, trânsito, problemas com saneamento básico, lixo, enchentes, necessidade de áreas

verdes, contrastes entre bairros centralizados e bairros

periféricos? Provavelmente vêm imagens das situações

enfrentadas por quem mora em espaços urbanos.

E para pensar um pouco sobre essas condições, a

que todos estamos ligados, é que escolhemos o tema

cidades para este Vestibulinho.

Refletir a respeito das questões urbanas e não

nos deixarmos levar pelo comodismo ou por atitudes

individualistas são bons caminhos para transformarmos

as cidades em um lugar em que valha a pena viver.

Bom trabalho!

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Perfeição

Celebrar a juventude sem escolas

As crianças mortas

Celebrar nossa desunião

Vamos celebrar nossa tristeza

Vamos celebrar nossa vaidade

Vamos comemorar como idiotas

A cada fevereiro e feriado

Todos os mortos nas estradas

Os mortos por falta

De hospitais

Vamos celebrar nossa justiça

A ganância e a difamação

Vamos celebrar os preconceitos

O voto dos analfabetos

Comemorar a água podre

E todos os impostos

(http://www.vagalume.com.br/legião-urbana/perfeicao Acesso: 09.05.2012. Adaptado)

___________________________

A imagem mostra a escultura do poeta Carlos Drummond de Andrade, criada pelo artista mineiro Leo Santana, instalada em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro.

(http://www.biografia.inf.br/carlos-drummond-de-andrade-poeta.html

Acesso em: 10.02.2012.)

A escultura foi feita em bronze, em tamanho natural,

em comemoração ao centenário de nascimento do

escritor. Nela observamos a frase do poeta: “No mar

estava escrita uma cidade”.

Quando o bronze se encontra exposto ao ar, ocorre

o fenômeno da oxidação, formando na superfície do

metal uma camada cinzento-esverdeada de sais de

cobre que, de certa forma, evita maiores estragos na

escultura.

No entanto, a ação continuada da chuva ácida dissolve

parte dessa camada protetora e permite uma corrosão

mais profunda.

(http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/quimica/11chuvasacidas.htm#vermais Acesso em: 10.02.2012.Adaptado)

Pensando nisso, assinale a alternativa que preenche, correta

e respectivamente, a frase a seguir.

O bronze é uma liga metálica constituída principalmente por

____________ e ___________, sendo que sua oxidação

é um fenômeno ___________.

(A) ferro ... carbono ... químico

(B) ferro ... carbono ... físico

(C) cobre ... carbono ... físico

(D) cobre ... estanho ... físico

(E) cobre ... estanho ... químico

Questão 36

Leia os poemas de Carlos Drummond de Andrade.

Poema 1

Poema 2

(BARBOSA, Rita de Cássia. Literatura Comentada: Carlos Drummond de Andrade. São Paulo: Nova Cultura, 1988.Adaptado)

Considerando as duas cidades descritas nos poemas de

Drummond, pode-se concluir corretamente que

(A) as duas cidades são iguais, pois apresentam as mesmas

características no que diz respeito às escalas sociais e

econômicas.

(B) as duas são cidades distintas, classificadas conforme

suas características sociais, políticas e econômicas e

apresentam diferente hierarquia urbana.

(C) ambas as cidades são tecnicamente avançadas, ou

seja, locais onde se desenvolvem pesquisas de ponta e,

devido a essa característica, polarizamo país.

(D) o ritmo de vida agitado na cidade grande traz benefícios

à população, sobretudo na área ambiental, e esse ritmo

deveria ser adotado nas cidades pequenas.

(E) a cidade pequena atualmente está desconectada do

cotidiano globalizado, apresentando um ritmo lento que

compromete o desenvolvimento das metrópoles.

____________

OUTRAS DISCIPLINAS EM SEGUIDA:

Questão 20: É muito importante lembrarmos que o período medieval teve também um desenvolvimento urbano. Segundo o historiador Jacques Le Goff,

“a cidade da Idade Média é uma sociedade abundante, concentrada em um pequeno espaço, um lugar de produção e de trocas em que se

mesclam o artesanato e o comércio alimentados por uma economia monetária. É também o berço de um novo sistema de valores nascido da

prática laboriosa e criadora do trabalho, do gosto pelo negócio e pelo dinheiro”.

(LEGOFF, Jacques.Por amor às cidades. São Paulo: Ed. Unesp, 1998, p. 25.Adaptado)

De acordo com Jacques LeGoff, é válido afirmar que

(A) o novo sistema de valores citado é o capitalismo, que tem como base as atividades da burguesia.

(B) as cidades desenvolvidas na Idade Média fortaleceram o sistema feudal, incentivando a agricultura.

(C) a principal atividade econômica das cidades medievais era a produção monocultora para exportação.

(D) as cidades medievais eram prósperas comercialmente devido ao incentivo da Igreja à prática da usura.

(E) o proletariado surge nesse período, pois comas cidades medievais têminício as atividades industriais.

questão 25: O historiador Sérgio Buarque de Holanda analisou as diferen-

ças entre as cidades construídas, no início da colonização do

continente sul-americano, por espanhóis e portugueses. Segundo

esse autor, “para muitas nações conquistadoras, a construção de

cidades foi o mais decisivo instrumento de dominação que conheceram”. Além disso, o autor observou que “ao contrário da colonização portuguesa, que foi antes de tudo litorânea, a espanhola

preferiu as terras do interior e os planaltos”.

(HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil.

SãoPaulo:Cia. das Letras, 1995, p. 95-99.Adaptado)

Sobre as opções de portugueses e de espanhóis para a

localização das cidades coloniais, é correto afirmar que

(A) as condições geográficas não foram levadas em

consideração na escolha dos locais para a fundação das

cidades.

(B) a dominação europeia nas Américas utilizou as estruturas urbanas construídas anteriormente pelos indígenas.

(C) os territórios portugueses e os territórios espanhóis

foram igualmente urbanos, pois ambos eram colônias de

povoamento.

(D) a colonização portuguesa baseou-se em feitorias comerciais litorâneas, e a espanhola baseou-se na extração de

minerais no interior.

(E) as cidades coloniais portuguesas seguiram o modelo de

construção católico, e as espanholas seguiram o modelo

arquitetônico protestante.

Questão 27: Na segunda metade do século XIX, a Europa industrializada precisava acomodar uma população que, ano a ano, crescia. Algumas indústrias

construíam vilas operárias, geralmente próximas das empresas, para que funcionários e familiares morassem. Mas, poucos trabalhadores

aceitavam essa oferta, pois achavam que, quando voltassem para casa, encontrariam mais um regulamento pendurado na porta referindo-se

a quase todas as suas ações da vida particular; não seriam mais, portanto, os donos em sua própria casa. Assim,muitos operários preferiam

morar em bairros periféricos com pouca estrutura urbana.

(ARIÈS, Philippe & DUBY,Georges. História da vida privada vol. 4. São Paulo: Cia. das Letras, 2009, p. 293.Adaptado)

Analisando as informações contidas no texto, pode-se concluir corretamente que

(A) os donos das fábricas ofereciam as moradias aos operários, em respeito à legislação trabalhista da época.

(B) os operários optavam pelas periferias, pois ali havia conjuntos habitacionais garantidos para a classe trabalhadora.

(C) os operários rejeitavam a moradia nas vilas operárias devido à motivação religiosa, já que nas vilas não havia igrejas.

(D) as vilas operárias eram oferecidas pelos governos, pois a Constituição determinava que esta era uma obrigação do Estado.

(E) o cotidiano da fábrica era cheio de regras e de restrições, as quais seriam estendidas às vilas operárias construídas pelas

empresas.

Questão 34: A cidade dos animais

Desde a Antiguidade, praticamente todas as grandes civilizações mantiveram coleções de animais

em cativeiro, uma vez que esse hábito era sinal de riqueza e de poder dos governantes da época. Esse

costume continuou entre os nobres até o século XVIII, quando se formaram os primeiros zoológicos nas

cidades europeias.

À medida que o espírito científico aumentava durante os séculos XVIII e XIX, os zoológicos passaram a ser vistos como locais de estudo e não apenas lugares para diversão. Com o desenvolvimento de

pesquisas sobre o comportamento dos animais na natureza, observou-se a necessidade de melhorar

esses espaços com elementos que os tornassem semelhantes aos habitats naturais dos animais.

Na cidade do Rio de Janeiro, em 1888, fundou-se, com animais vindos de diversos países, o primeiro

zoológico brasileiro. O seu imponente portão de entrada permite o acesso a uma área com riachos, lagos

artificiais,muito verde e diferentes espécies de animais, entre elas, algumas hoje ameaçadas de extinção,

como o urubu-rei, a ararajuba e o cachorro-do-mato-vinagre.

(http://www.remea.furg.br/edicoes/vol13/art09.pdfAcesso em: 19.02.2012.Adaptado)

(Portão da entrada do zoológico do Rio

de Janeiro - http://www.riototal.com.br/riolindo/tur005-zoologico_entrada.jpgAcesso

em: 19.04.2012.)

Sobre os zoológicos, pode-se afirmar corretamente que

(A) ajudam na preservação dos animais, pois modificam totalmente suas posições nas cadeias alimentares.

(B) são utilizados, hoje em dia, exclusivamente como áreas de recreação e de lazer para os habitantes da cidade.

(C) servem para informar as pessoas sobre a necessidade de conservação da biodiversidade e sobre a existência de fauna

ameaçada de extinção.

(D) realizam projetos para alterar profundamente o habitat natural dos animais, impondo mudanças no comportamento biológico

das espécies a fim

de adaptá-las à vida no cativeiro.

(E) beneficiam as pessoas que vivem em áreas rurais e, por esse

motivo, possuem pouco ou nenhum contato coma natureza,

o que significa conscientizá-las sobre a preservação das espécies locais.

Em 1858, a cidade do Rio de Janeiro recolhia, sozinha,mais impostos do que várias cidades brasileira.

http://www.vestibulinhoetec.com.br/download/prova_ant/85-ret.pdf
Enviado por J B Pereira em 27/04/2013
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