A cabana da colina [parte 1]

Eram Passados os dias de fim de Outono do ano de 2019,e após a densa tempestade que se precipitara na cidade naquela tarde,Daniel,

abriu a janela de seu quarto e sem querer notou que no alto da colina um velhinho se esforçava sobre o telhado danificado da cabana ,tendo que descer e subir pra efetuar alguns reparos.

Ao longe pode ver o seu esforço e certa pressa para arrumar o dano causado pela ventania, logo desceu para a rua,e subiu a colina meio desconfiado.aproximou-se do velhinho que subia a escada e disse:- não sabia que alguém morava aqui..

o velho olhou de lado e franziu a testa dizendo:-moro aqui ha vinte anos

rapazinho,o que deseja?

Daniel ficou surpreso com a Resposta e disse:-o Senhor não ta precisando de ajuda ai?

o velho que já alcançara o telhado,enxugou a testa com a manga da camisa e respondeu num tom seco:-não!

Daniel ficou quieto por um instante,pondo-se a observar a cabana mais detalhadamente,a porta estava aberta!aquilo era uma grande novidade..

aproximando-se um pouco mais da entrada da casa,olhou a parede interna da cabana onde haviam alguns quadros pendurados,ja amarelados pelo tempo. a quietude que pairava foi cortada pela voz do velho,um tanto ríspida:-o que quer aqui garoto?Daniel meneou a cabeça em direção ao velho dizendo:

-Eu o vi consertando o telhado,vim aqui pensando em ajuda-lo.

-quantos anos voce tem rapazinho?indagou o velho

-doze!-respondeu

-mora aqui ha doze anos e não me conhece?disse o velho descendo a escada.

-bem moro aqui ha uns três anos e nunca fui de vir pra esses lados,também nunca percebi que morava alguém aqui.

-Pois é eu moro aqui,e agora você vá para sua casa que eu já acabei meu trabalho,preciso descansar..

-Quem são aquelas pessoas no quadro-atalhou Daniel

o velho contornou a entrada da cabana entrou pela porta e em seguida a fechou.Daniel ficou parado por um instante,a noite começava a cair,logo resolveu voltar pra casa.

No dia seguinte,na escola comentou com os amigos:

-galera conheci o velhinho que mora na cabana no alto da colina!

Seus amigos ficaram se entreolhando,com ar de negação.

Marcos disse então:-que cabana é essa?

-aquela que fica após o topo da colina,uma cabana bem antiga.-respondeu Daniel

-você falou com ele-indagou Marcos

-claro!

-k k k k k-disse marcos

-hei porque você riu?

-aquele velho é maluco viu,ninguém vai naquele lugar.ele é ranzinza e fedorento!k k k k

-bem ele não gostou muito da minha presença,mas falei um pouco com ele e me pareceu bem lucido e não tava fedendo não.-retrucou Daniel

-claro que não a chuva deu um banho nele né?? k k k

Vinicius comentou:- soube que a família dele morreram todos num acidente,mulher,filhos e a mãe,só ele escapou..faz uns 15 anos eu acho,desde então ele não sai mais daquele barraco velho,não tem parentes nem amigos,e dizem ate que virou ateu.

-Isso é muito triste-comentou Daniel

-é mesmo!-concordou Thomas

-vou orar por ele-disse Daniel

-k k k-disse marcos-vai orar por um ateu?...

entrementes,após o fim da aula,Daniel,Thomas e Vinicius fizeram um acordo de ir ate a cabana pra espionar o velho a noite.assim ficaram acertados.

As luzes da Cidade a noite rebuscavam a neblina que caia ao principiar a noite.o frio do inverno naquele ano estava sendo implacável.

Eram 8:15 da noite quando chegaram Vinicius e Thomas,Daniel pegou seus apetrechos e quando iam dobrando a esquina Marcos apareceu.

-pensaram que iam me deixar fora dessa?-he he

-ok!então vamos,mas sem fazer alarde!-disse Daniel

Marcos disse:

-vejam,trouxe um par de rádios comunicadores,podemos formar duas equipes...

Após a subida da colina,a lua mostrava-se grande e imponente no céu,com um ar de mistério,escondida por trás da neblina fria que caia.

Daniel e Vinicius formaram um grupo , Thomas e Marcos formaram outro.

A noite parecia esconder a cabana escura,não havia nenhuma outra casa na circunvizinhança,tudo era tomado por arvoredos e algumas arvores frondosas que balançavam com o vento.

O cenário era meio assustador,da cabana emanava apenas uma fraca luz pela fresta da janela.em baixo haviam dois cômodos de madeira bem feitos,em cima havia um comodo menor,de forma que o topo do teto da cabana era circular,feito de um material desconhecido.Marcos e Thomas avançaram por trás da cabana enquanto Daniel e Vinicius se aproximaram da parte da frente.

Thomas enroscou-se numa linha de pesca,mas logo se desvencilhou.

A casa parecia estar vazia,Daniel aproximando-se da cabana colou o ouvido na parede da casa,Vinicius ficou de Vigia.nenhum sinal de vida,o velho devia estar dormindo.a janela velha estava entreaberta..

Entrementes Marcos viu uma escada de madeira velha,logo a colocou em direção a uma pequena janela do que parecia ser o quarto,e subiu para observar.Thomas olhando pra janela de onde emanava a fraca luz,onde Marcos se dirigia,levou um susto quando o radio vibrou na sua cintura,era Daniel:-tudo bem ai?aqui to olhando pela janela da sala,ta tudo muito escuro aqui...vou ligar meu aparelho de infra vermelho pra detectar..-aqui tudo ok-atalhou Thomas-o Marcos esta subindo a escada que da acesso ao quarto do velho.mas afinal de contas que que a gente ta fazendo aqui??nesse baita frio!!

-calma-disse Daniel,concordamos em vir e agora não vamos voltar sem informações.

-ok bravo2 desligando!

Nesse instante Marcos alcançava a janela do quarto,havia apenas uma vela acesa na cabeceira da cama,mas o velho não estava deitado la!..

Daniel abriu levemente a Janela da frente que estava entreaberta,a luz de um lampião que estava sobre uma antiga cristaleira iluminava o ambiente.os quadros dispostos na parede pareciam trepidar ao balançar da chama do lampião..

Marcos observava o quarto semi escuro quando viu algo se mover e uma luz forte iluminar o rosto de um homem..assustado tentou descer apressadamente a escada,mas faltando alguns degraus a escada quebrou-se.Marcos caiu ao chão,Thomas aproximou-se com o olho fixo na janela,uma sombra apareceu na janela sob a penumbra da luz fraca..Thomas pegou o radio e ligou:-bravo2 chamando.. bravo2 chamando...rápido!!Daniel atendeu apreensivo:-Bravo1-o que houve ai?

-venham rápido por favor,o Marcos caiu da escada!!

Daniel e Vinicius seguiram ate os fundos e junto a eles surgiu o velho com um lampião na mão,inquirindo-os:

-o que estão fazendo aqui jovenzinhos?

Daniel pegou Marcos e tentou levanta-lo,mas ele sentiu uma forte dor no pé direito.o velho segurou seu pé e tirou o tênis,mexeu um pouco e ao ver Marcos reclamar de dor disse:-ele deve ter sofrido uma luxação ou algo assim,venham a minha casa por favor.

Marcos apoio-se no velho e logo estavam dentro da cabana.

passou um remédio que tinha guardado numa garrafa metálica,que tinha um cheiro forte,massageou o pé de Marcos,uma cor alaranjada se formou segundos depois,pouco tempo depois ele sentiu-se melhor.o velho fitou os rostos dos meninos num tom severo,dizendo:

-não se deve invadir a casa dos outros rapazinhos!poderiam se dar muito mal.porque fizeram isso?

Thomas comentou-eu disse a mesma coisa pra esse cabeça dura..porque viemos aqui?

Daniel disse então que foram la sem nenhum motivo,apenas por curiosidade!Vinicius comentou-a cidade toda pensa que o Senhor é um velho eremita ateu,que não tolera seres humanos é verdade ?

o velho levantou a sobrancelha,depois balançou a cabeça:

Ora essas,porque pessoas tem sempre de por conceitos naquilo que não conhecem?Vinicius comentou:

-acho que é a necessidade de dar uma explicação mesmo que tosca a uma coisa que lhes perturba.(risos)

-verdade -disse o velho

um momento de silencio perdurou por alguns instantes até Thomas dizer:-bem,ta na hora da gente ir embora,mas como vamos levar o Marcos?

Marcos se pôs de pé e já não sentia tanta dor,o velho lhe forneceu uma bengala,ficaram de devolve-la.

-procure ir ao médico pra ver se não foi uma luxação viu,tenham uma boa noite!

-Boa noite-disse Daniel-alias o senhor não nos disse seu nome.

-meu nome é Anselmo,desculpem pelo que fiz,na verdade fui avisado antes de entrarem no meu quintal,ao passar pela cerca alguem viu uma linha de pesca?

Thomas disse:-sim eu me enrosquei nela.

o velho sorriu- pois é ela é meu aviso contra intrusos,um tipo de alarme!...

Três dias mais tarde,numa tarde ensolarada de sábado,os meninos voltaram pra entregar a bengala ao velho.

Marcos caminhava sem problemas,o remédio do sr anselmo parecia milagroso.

bateram palmas dessa vez,o sr Anselmo surgiu na porta da frente,os convidando pra entrar.

-Oi,não estava esperando por voces,mas Parece que adivinharam heim,hoje fiz meus pães de salsicha e calabresa,vamos tomar um cafe.

Daniel vira algo diferente no velho,um certo entusiasmo..

o rosto já bem desgastado pelo tempo,repleto de pequenas marcas,a barba esbranquiçada por fazer,os cabelos grisalhos em desalinho.

Entraram sem preâmbulos,Thomas logo viu um antigo tabuleiro de xadrez,e começou a contempla-lo.-poxa esse é dos bons heim!!

-ah,não acredito que sabes jogar?inquiriu o velho

-não sei apenas,eu sou o melhor da cidade!k K-gabou-se

-ah é então vamos ver..esta falando com o antigo campeão da cidade!!o velho logo dispôs o tabuleiro sobre uma mesinha de centro,Daniel perguntou:quem são essas pessoas dos quadros?

o velho volto-lhe um olhar sombrio-são lembranças de um passado feliz rapazinho.mas não gostaria de falar disso agora tudo bem?

Daniel meneou com a cabeça concordando.

a tarde apesar de estar ensolarada,estava fria,uma brisa gelada se propagava pela casa..

o sr Anselmo mostrou-lhes sua cabana,os pães saíram quentinhos do forno a lenha,o café foi servido em canecas de ferro esmaltadas,sentados próximo a lareira que ardia levemente,aos breves

estalos da madeira,o sr Anselmo se pôs a falar sobre seu passado.

ha 18 anos atras,numa viagem a cidade natal de sua esposa,um pavoroso acidente ceifou a vida de sua esposa,dois filhos,e sua mãe.

apenas ele escapou com vida do acidente,sem saber mesmo porque,uma vez que desejava mesmo era estar morto junto com seus familiares.

o sr Anselmo mostrou aos meninos,os resultados do desastre em seu corpo.a perna mais curta após uma cirurgia de redução do fêmur,o antebraço com placas,e algumas marcas no rosto que mesmo que cicatrizando,deixou sequelas.

Daniel ficou comovido com a história do velhinho:

-Quantos anos o senhor tem agora?

-64-disse o sr Anselmo...Thomas atalhou:

-poxa que história,então é por isso que o senhor virou ateu?

o velho baixou a cabeça,dizendo:

-não sou ateu,mas estou de relações cortadas com Deus.sei que ele existe,mas enfim não espero nada dele..

Daniel aproximou-se dizendo:

-o senhor acha que foi Deus quem lhe causou este mal?

-certamente-tornou o velho-eu tinha uma vida feliz,não tinha grandes pretensões na vida,mas Deus resolveu por fim ao meu sonho,nunca mais os verei,que belo prêmio recebi..uma lagrima cortou o seu rosto,seguindo caminhos sinuosos devido as cicatrizes.

-o senhor já leu a bíblia?-disse daniel

-sim já!-mas parei de ler faz quase duas décadas!-disse o velho sem erguer a cabeça.

-Ja leu a história de Jó?-indagou Daniel

-não me recordo..porque?

-porque em Jó a gente fica sabendo quem é que causa os males as pessoas,será que é Deus?

Daniel leu o relato no livro de Jó,o sr Anselmo ficou paralisado.

-esta vendo quem é que causa o mal a nós?não é Deus,mas sim seu opositor,o diabo,aqui Deus permite que ele aflija a Jó porque só assim teria a resposta a pergunta de satanás,entendeu?

Daniel passou a lhe mostrar na bíblia,tudo relacionado a aquele tema.

o sr Anselmo estava sentado,e ao ouvir tantas novidades,chorava discretamente:

-você é algum pastor rapazinho?

-não senhor,mas eu pesquiso a bíblia,meu tio é religioso e me ensina algumas coisas,quem sabe um dia ..(risos)

Após aquela conversa,Thomas alertou:

-Olha,já esta ficando tarde,temos que ir.

Após uma breve despedida o sr Anselmo,os convidou a voltar ali no outro sábado,desta vez para uma pescaria.

Tendo aceitado o convite todos partiram,as palavras da bíblia pareciam ecoar no coração do sr Anselmo,que logo se pôs a ler novamente os textos citados por Daniel.

Alguns dias mais tarde na escola,Vinicius disse:-poxa como sabia sobre aquele assunto na bíblia?Daniel franziu a testa enigmático-hummm...digamos que meu tio falou desse assunto dias atras e eu anotei os textos no meu aparelho.(risos)

-imaginei,você anota tudo nesse caderninho virtual-riu Vinicius.

Marcos comentou meio impaciente:

-Que conversa mais careta foi aquela de bíblia com o sr Anselmo?ta virando crente?affff- se tiver mais desse papo da próxima vez me fala que nem vou!

Daniel retrucou:- bem,pode deixar que não falo mais sobre esse assunto,agora me diz ai,se você acha coerente deixar alguém crer numa mentira que alias lhe trás rancor e tristeza?

-Entendo o que quer dizer-sabe eu gostei do velhote-disse Marcos-mas não me amarro nisso.

-tudo bem-tornou Daniel-vamos encerrar o assunto.

No dia seguinte na decisão dos jogos estudantis do colégio Fênix da cidade,o time de Futebol de Daniel,Thomas,Marcos e Vinicius,havia chegado a final no dia anterior num jogo bem acirrado.

Vinicius era o goleiro,na arquibancada da quadra,um par de olhos azuis os fitava com ternura..

após o final do primeiro tempo o time de Daniel perdia por 3x1.

Ao tomarem um pouco d`água,Marcos reclamava com os amigos que pareciam desanimados quando:-Ei meninos-disse o técnico-tem um velhote querendo falar com vocês aqui,mando ele embora?ele ta insistindo em falar com vocês,velho chato!

nesse meio tempo o velho entrou sem ser anunciado,o técnico ralhou:

-o senhor é muito mal educado viu!não disse para esperar??

-Ei mas é o sr Anselmo!!-disse Thomas

-deixe ele aqui-disse Daniel surpreso-pode nos deixar a sós??

o tecnico saiu desconfiado e os meninos abraçaram o sr Anselmo:

-o que o senhor faz aqui,como soube??-disse Marcos

-eu acompanhei outros dois jogos de vocês e nem me viram.(risos)-mas

hoje resolvi vir falar com vocês sobre este jogo,o detalhe é o seguinte...

o sr Anselmo pegou a prancheta do técnico e mostrou o erro dos meninos no jogo,também reiterou:

-vocês tem que ter mais força de vontade,estão jogando como derrotados porque?quero ver vocês levantando o troféu no final!

Após o recomeço do jogo,Daniel avançou pela direita e quando ia chutar foi derrubado dentro da grande área:era Penalti!

Daniel converteu o gol e olhou pra plateia,cumprimentando o sr Anselmo que vibrava.

alguns minutos depois,Thomas num chute forte de fora da área empatou o jogo!a partida seguiu repleta de muitas faltas,faltando dois minutos para o final,Daniel cruzou na área e Marcos escorou de cabeça,era o gol da virada!!

Vinicius,o capitão chamou o time pra não se distraírem,suportaram a pressão até o final,quando o juiz decretou o fim do jogo!

os meninos olharam pra arquibancada,mas o sr Anselmo não estava lá.

procuraram-no,mas não o encontraram.

ao levantar o troféu,tiraram uma foto animada.

As férias do meio do ano iriam se iniciar na próxima semana,Vinicius iria sair de viagem com os pais por duas semanas,Daniel,Thomas e Marcos não tinham nada planejado.

Sexta-feira combinaram em ir ao cinema,na despedida das férias da turma que compareceu em peso.

No sábado pela manhã,todos se juntaram na casa de Daniel,prontos pra pescaria,mas não tinham varas de pescar!

-Que que a gente faz agora?indagou Thomas

-Talvez o sr Anselmo tenha algumas varas a mais,senão a gente volta e compra algumas,ok?-disse Daniel

-Tá feito!-tornou Thomas

Instantes mais tarde diante da Cabana,bateram palmas.

o Sr Anselmo os convidou a entrar.coincidentemente ele tinha muitas varas de pesca guardada,estava terminando a cesta com lanches,em breve partiriam.

Enquanto ele voltava a cozinha Vinicius viu em sua estante uma estátua muito antiga,ergueu a mão para pega-la e ao puxa-la a estante deu meia volta,mostrando uma entrada secreta.

surpresos,os meninos deram uma olhada no que havia ali,desceram alguns degraus,Thomas exclamou:-poxa,que lugar maneiro!!

o Sr Anselmo surgiu no alto da escada dizendo:

-não deu nem tempo de mostrar a vocês a minha cabana de verdade...

-como assim de verdade?-atalhou Daniel

o velho desceu as escadas e rapidamente explicou o que acontecia.

Nos anos 80 ele acreditava que haveria uma guerra mundial que iria causar uma catástrofe mundial.

Ele havia ganho muito dinheiro na exploração de diamantes na áfrica,ao voltar para o brasil comprou aquele terreno e fez nela uma fortaleza subterranêa,com algumas inovações tecnológicas:

estufa de vegetais,absorção de energia solar com painéis solares que ficavam nos fundos da propriedade,uma máquina que autolimpava toda agua das fontes que ele descobriu ali e capaz ate de diminuir os índices de possíveis radiações,entre outras coisas.

-mas isso é tecnologia de ponta!-disse Thomas-deve ser caríssimo!

-Sim,é!eu sou cientista!faço experiencias biológicas aqui,entre outros..

-Como é que é??-espantou-se Marcos

-não é a toa garoto,que seu machucado ficou bom logo!-tornou o velho-o remédio que passei tem nanosensores biológicos que detectam o problema e tratam a dor e inflamação pré existentes.(risos)-mas no seu caso foi só uma leve torsão mesmo,o liquido ficou alaranjado,lembram?

-Sim-respondeu Marcos boquiaberto.

Daniel aproximou-se dizendo:

-isso é realmente uma grande surpresa sr Anselmo,mas tem uma coisa que nem toda sua tecnologia pode dar jeito.

-o que pode ser?inquiriu curioso

-a morte!nenhuma tecnologia pode fazer um homem viver eternamente não é?

-Sim,é verdade Daniel!aprendi porém que o homem parece ter sido feito pra viver por tempo indefinido,mas essa condição foi perdida por algum motivo que a ciência desconhece.

-Sim,isso mesmo-tornou Daniel com um sorriso-bem agora vamos a nossa pescaria,outra hora vemos com mais detalhes as novidades da cabana.

Após descerem a encosta escarpada da colina,o sr Anselmo os levou a uma trilha que entrava num bosque cercado de muitas folhagens e arvores grandes,ao adentrar o bosque próximo a uma clareira,avistaram um grande rio caudaloso que se estendia por toda margem da colina,onde arvores frondosas cresciam próximo a leito do rio.

Antes de jogar a linha na água não puderam deixar de vislumbrar a paisagem:-parece o paraíso-disse Daniel sorridente

-Nunca ouvi falar desse lugar desde que moro aqui é realmente magnífico-disse Thomas

Haviam tucanos coloridos na copa das arvores,saguis nos galhos,cisnes que navegavam nas águas calmas do rio,muitos pássaros faziam seus ninhos nas arvores,no ar um conjunto de borboletas coloridas faziam um passeio ao longo do leito do rio,raios de sol se propagavam por entre frestas das arvores,as aguas do rio eram límpidas e cristalinas..

-É um lugar bastante incomum neste mundo industrializado e mortífero -disse o Sr Anselmo-creio que devemos deixar que permaneça assim,as pessoas não tem coragem de descer a encosta da colina,apenas vêem as arvores la embaixo e não imaginam o que há aqui.

-o homem tem acabado com o planeta por causa de tanta ganância!se entendessem que este é o lar de todos não seria assim-disse Thomas

-Ei Socorro!!Olhem só!!-gritou Marcos espantado-peguei esse peixão me ajudem aqui!! Todos ficaram rindo,o velho comentou:-Esse rapazinho é deveras muito agitado!!-(risos)

A pescaria foi muito animada,cada um levou para si três peixes,o restante foram devolvidos ao rio,o sr Anselmo explicou que assim a população de peixes continuaria grande e não se desperdiçaria nada.

Mais tarde ao voltar a cabana,o sr Anselmo os convidou para tomar um lanche,havia trocado de roupas e usava um óculos circular,logo disse:-bem ainda esta cedo,querem ver algumas coisas da cabana?

-Vamos-disse Daniel-mas antes quero que diga o que o Senhor estava escondendo em cima do telhado no dia da tempestade?

o velho puxou o óculos pra ponta do nariz,cruzando os braços:-você é muito observador rapazinho..(risos)

Mario B Duran
Enviado por Mario B Duran em 24/04/2013
Reeditado em 24/05/2018
Código do texto: T4257938
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.