O JOGO DE DAMA APLICADO AO VALOR E UTILIDADE DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO DIA A DIA

NOME DO PROJETO: O JOGO DE DAMA APLICADO AO VALOR E UTILIDADE DOS ALIMENTOS NO DIA A DIA

EDUCAÇÃO ALIMENTAR ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS

Categoria 6 - Segurança e Saúde

Karina Christine Bressan Neptune – karinaneptune@yahoo.com.br

Luciang Moya Santos – luciangmoya@hotmail.com

Maria Angélica Schievano Danelon – nsdanelon@ig.com.br

Roseneide Cristina Ferraz Cella – rcfcella@hotmail.com

José João Bosco Pereira – jbosconato@hotmail.com

ETEC “Cel. Fernando Febeliano da Costa”- Piracicaba.

A alimentação é uma necessidade básica do ser humano. Na fase escolar é que a criança pode estar mais susceptível aos distúrbios nutricionais. A escola desempenha papel fundamental na formação de hábitos de vida dos estudantes. Ela é responsável pelo conteúdo global, inclusive do ponto de vista nutricional. Para que a educação nutricional se efetive em seus objetivos deve estar aliada ao emprego de metodologias lúdicas e dinâmicas em sala de aula. A aplicação de atividades lúdicas, como jogos, tende a motivar a participação espontânea do aluno durante a aula, além de favorecer o desenvolvimento do cooperativismo, da socialização, da afetividade e da construção do conhecimento entre os alunos. O objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo educativo, visando à formação de hábitos alimentares saudáveis para escolares a partir do terceiro ano do ensino fundamental. O jogo constará de perguntas e respostas em que os participantes irão responder e, nos acertos, evoluem para cada momento lúdico. O jogo será confeccionado em papel gráfico colorido e aplicado às crianças neste período etário em uma unidade de ensino fundamental da cidade de Piracicaba. O projeto propõe de maneira lúdica abordar o assunto científico de suma importância para a saúde e a qualidade de vida de modo a atingir o público infantil, despertando e desenvolvendo as práticas e os conhecimentos sobre alimentação saudável durante a vida familiar e social.

PALAVRAS-CHAVE: alimentação; educação nutricional; escolar; jogos lúdicos.

JUSTIFICATIVA: Aprende-se melhor quando rimos ou brincamos. Desde pequenos temos a sensação de prazer ao brincar... Muitos dos bons hábitos e costumes alimentares foram se modificando com a indústria dos alimentos. Teve, é claro, o lado bom. Contudo, o corre-corre do trabalho e a vida moderna se impuseram, afastando-nos das refeições familiares - apenas reservadas aos domingos... E algumas frutas, alimentos foram deixados em segundo plano por motivos econômicos e substituídos por enlatados e outros como guloseimas que a garotadas gosta e leva para as escolas e creches. A obesidade é um problema dos países industrializados. Nesse sentido, propomos jogos aplicados à alimentação saudável, com perguntas e respostas simples que nos devolvam aos bons e melhores hábitos de uma alimentação colorida, equilibrada e sugestiva.

Em principio, alguns jogos infanto-juvenis podem ser aplicados ao nosso objetivo.

Objetivo geral: Realizar ludicamente momentos interativos entre gerações diferentes para conscientizar jovens e crianças sobre a alimentação saudável.

Objetivo específico: A elaboração de jogos aplicados à alimentação saudável pode começar pelo jogo de dama ou de xadrez, conforme o gosto das pessoas envolvidas. Há de se preparar uma lista de perguntas e respostas para a execução serena e com ambiente amigo em que os jogadores possam se divertir e aprender aos poucos valores alimentares saudáveis.

CONCLUSÃO EM ABERTO

E PALAVRA ABALIZADA DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO em

Unesp desenvolve jogo educativo que auxiliar na reeducação alimentar

O jogo mostra que não é necessário deixar de comer o que gosta, mas, sim, balancear a alimentação de forma inteligente

http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/32844/foto-saude/unesp-desenvolve-jogo-educativo-que-auxiliar-na-reeducacao-alimentar, acesso em 22/04;13, às 00:49.

Um novo jogo para reeducação alimentar desenvolvido na Universidade Estadual Paulista (Unesp) incentiva hábitos saudáveis. A iniciativa, coordenada pelo professor do Instituto de Química (IQ) da Unesp Élson Longo, contribui para a reeducação alimentar.

O jogo mostra que não é necessário deixar de comer o que gosta, mas, sim, balancear a alimentação de forma inteligente, para que seja possível comer de tudo sem exageros e, assim, manter uma alimentação mais equilibrada.

Com esta parceria em 2010, a Aptor Games, empresa que surgiu e mantém intensa parceria com a universidade, criou o Ludo Educativo e o Ludo Educa Jogos, que renderam mais de 2 milhões de acessos pelo mundo todo.

O game foi desenvolvido junto ao Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), um centro integrado de pesquisa científica e tecnológica financiado pela Fapesp, cujo foco principal é o desenvolvimento de novos materiais inorgânicos e de novas tecnologias de síntese e processamento.

Entre os aspectos inovadores do Centro salienta-se o componente educacional, em todos níveis de sua missão. Além de desenvolver os programas de iniciação científica e de pós-graduação, vinculados a programas de renome como IQ da Unesp.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.scielo.br/pdf/rn/v21n4/v21n4a01.pdf, Acesso em 22/04/13, às 00:40.

. Brasil. VIII Conferência Nacional de Saúde. Anais

da VIII Conferência Nacional de Saúde. Brasília:

Ministério da Saúde; 1986.

26. Buss PM. Promoção e educação em saúde no

âmbito da Escola de Governo em saúde da Escola

Nacional de Saúde Pública. Cad Saúde Pública.

1999; 15(Supl 2):177-85.

27. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes

necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e

Terra; 1999. Coleção Leitura.

28. Boog MCF. Educação nutricional: passado,

presente e futuro. Rev Nutr. 1997; 10(1):5-19.

Política Nacional de Alimentação e Nutrição.

Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de

Atenção Básica. 2a.ed. rev. Brasília: Ministério da

Saúde; 2003.

7. Valente FLS. Direito humano à alimentação:

desafios e conquistas. São Paulo: Cortez; 2002.

J B Pereira e http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/32844/foto-saude/unesp-desenvolve-jogo-educativo-que-auxiliar-na-reeducacao-alimentar
Enviado por J B Pereira em 22/04/2013
Reeditado em 30/06/2013
Código do texto: T4252999
Classificação de conteúdo: seguro