Perdão: condição saudável entre pessoas e gerações
Imagine as pessoas se dando bem! Imagine a paz e a justiça, fruto de equilíbrio e compreensão...
Os Beatles inspiraram-se nessas utopias e ideias para contagiar gerações de que a paz é um imperativo do desenvolvimento e um dos desejos mais radicais da humanidade.
Também filósofos e místicos apostaram nessa atitude. Amor é atitude e não mero valor romântico ou sentimentalismos de poesia e canções, mas que na prática não resultam engajamento.
Axiologia, deontologia, ética, valores morais podem impregnar a vida inteira de grupos e esferas de poder. Muitos abortaram a ética do mundo político, científico, sexual, religioso... Muitos dizem querer Deus, mas perseguem e matam... Deus pode ficar guardado em um baú velho, dentro das igrejas ou nos quadros e livros... Enquanto isso, não nos modificamos, porque isso exigirá atitudes de partilha, perdão...
Justiça é condição de quem vive em sociedade democrática...
Imagine que você superou aquele conflito. ódio, lembranças ruins...
Teve a coragem de perdoar e ser perdoado... Também erramos a cada dia... Às vezes, ofendemos, julgamos mal, falamos mal... Tudo vem do coração da mente preconceituosa, temerosa, ociosamente imprudente, medo de perder o poder, o lugar, a necessidade de ser visto e amado... O ser humano busca-se reconhecer e ser reconhecido... Infelizmente, reconhecemos só os de nosso partido, de nosso time de esporte, de nossa turma, de nossa escola, de nossa igreja, nossa cidade, do bairro, do sindicato, do clube, etc. Tendemos a menosprezar o diferente, o desigual, o pobre, o outro - para o qual também somos outro...
Perdoar tem uma base divina em frágil suporte humano, que somos nós mesmos... Perdoar é libertador, saudável, uma atitude de colocar-se no húmus, esterco, cinza, um olhar de compaixão, humildade, generoso coração, aperto de mão, de não virar as costas ao outro, que errou... É colocar-se na pele de quem erra e compreender às vezes as falhas de modos de viver, agir, pensar, sentir o outro e sua fragilidade. Somos todos sujeitos a errar, cair, isolar-se, envergonhar-se, ter receio de desculpar-se... Ostentamos uma fortaleza, que na verdade é prepotência, arrogância, medo, ostracismo, vaidade, intolerância...
Não é fácil admitir-se errado, pecador, limitado, equivocado, etc.
Então, perdoar é uma forma libertadora e saudável de não cair de novo na armadilha do ego, do olhar ferino, do medo, da hipocrisia, da maldade, da exclusão de si e do outro, da incomunicabilidade, da incapacidade de rever seus pontos de vista...
Nem sempre o outro é a confirmação de meu pensar e desejar...
Nem sempre meu ponto de vista coincide com o do outro. Porque cada cabeça e coração têm caminhos diferentes... mas não impossível de negociar, vencer-se, aproximar-se, compadecer do outro, admitir que podemos dialogar, rever nossos pontos de vista pelo bem do outro e da vida...
Ética é um exercício permanente de não à corrupção, à vaidade, à soberba, ao ostracismo, ao medo de abrir-se... ao outro.
"Caso encerrado", vida nova em Cristo, no bem, no belo, no respeito, do esvaziamento de si... Ninguém consegue perdoar e ser ético sem estar aberto à novidade do outro, da vida, da ética, do perdão.
É uma experiência libertadora, saudável... vale a pena viver e permitir experienciar...
Não é sinal de fraqueza e medo... é sinal de amor, respeito e possibilidade de paz e reconvívio.
Vida para frente, esqueça o passado, que não mais existe!
Quem fica no passado não vive o presente... É uma chance de viver o presente, o agora e o aqui.
Perdoar é vontade de recomeçar!
Acredita-se que os construtores, segundo William Douglas, são aqueles capazes de "criar o novo, mudar futuros, redimir erros, buscar soluções bem perto de si, realizar-se..."
Sua atitude revela quem você é! Sua atitude hoje pode mudar seu presente e futuro, redimensionar sua impressão do ontem...
Retomar e desequivocar-se é redefinir-se filosófica e espiritualmente.
Somos nós que construimos nosso viver com atitudes saudáveis, além de sucesso e fracasso. Isso pode ser uma armadilha do ego, do sistema, da educação, da ideologia...
"Ama é faça tudo que queres..." (confissões de santo Agostinho). "Quem ama nasceu de Deus, porque Deus é amor... " (São João Evangelhista).
O destino da vida está em nossas mãos, porque não há destino se não o quisermos e façamos, pois, o nosso próprio... Podemos ser diferentes e perdoar, por que não?
A primeira dificuldade é vencer a nós mesmos em pequenas decisões e atitudes saudáveis e corajosas. Perdoar a quem nos ofendeu... Como perdoar se não aprendemos agora.
Supere-se, invente-se, transforma-se, ultrapassa-se, ir a além e vencer seus desafios e limites emocionais e psicológicos... sociais e ideológicos.
Respeitar não é tolerar, nem impor medo...
Supere os entraves e riscos de seu olho interior...
Tudo posso em Cristo que me perdoou!
Vencer no medo, no ressentimento, nos preconceitos, no receio de que o que os outros vão pensar de mim...
Viva o presente! Deixe de se culpabilizar.
Viver é saber finalizar uma etapa recomeçar outra, mesmo que as dificuldades sejam tamanhas... Sempre haverá dificuldades... entraves, medos, receios, pensar que nada adianta, que o outro não vai mudar...
Eu é que quero mudar ou espero que o outro mude, por quê?
Viver é ousar-se! Somos uma metamorfose ambulante; não estamos ainda prontos, que bom, podemos fazer algo mais e diferente... podemos reeditar nossas vidas...
É preciso saber perdoar, viver para a educação do amor e da liberdade interior...
É preciso aprender com os próprios erros e acertos da vida. Adquirir energia e coragem de transformar-se. Senão o tempo passa, a gente envelhece e ficamos presos a mitos... tabus... ideologias... guetos...
O que vale é o ser humano... é curtir a vida responsalmente, ser ético com todos, ecologicamente respeitoso com o planeta, os animais e a natureza... Todos somos irmãos e a nossa casa é a Terra.
Não somos eternos. Tudo fica em marcas de amor ou de não amor...
Se não conseguir, peça ajuda. Há sempre alguém em quem mirar...
O silêncio e o exemplo fala eloquentemente em cada esquina... Os jornais anunciam também coisas boas, só que em pequenas doses que não enxergamos... porque vemos o pior em tudo... somos medrosos e queremos que tudo mude sem que demos nossa parte.
Traumas e erros fazem parte de nossa história, mas a vida segue em frente... Ficamos no passado a lamentar. E isso resolver alguma coisa?
Ninguém deve ficar com pena de ninguém... Mas respeitar e agir como gente, cidadão, cristão, ou outra opção saudável...
"Tudo vale a pena/ se a alma não é pequena..." (Fernando Pessoa)
Acreditar no hoje como potencialidade e atitude de quem quer vencer a si e coragem para ir ao encontro do outro... Acredite em si hoje...
Não tema medo, sua fé o guiará... Levante e vá em por caminhos bons e éticos...
E você mais saudável pode ajudar a si e aos outros, sua família, igrejas, clubes, amigos, vizinhos, escolas, muitos e muitos... Começa a cada passo: veja os 12 passos do A.A: ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, mesmo nao seja dominado pelo alcoolismo. Os doze passos são uma espiritualidade da busca de sentido da vida e reconhecimento de que precisamos de ajuda para ser bom, belos e éticos...
Trilhe seu próprio caminho e busque bons referenciais... Não está só na busca pelo sentido da vida, do amor, do perdão, do respeito, de um mundo melhor e justo... ético e ecológico saudável.
Não fique a culpar e isolado...
Então, perdoe e experimente as forças e energias, as graças divinas e os bens que a alegria do perdão podem proporcionar aos homens sábios e humildade de coração.
"Vinde a mim vocês que estão decepcionados, cansados... pois eu os aliviarei, porque sou manso e humilde de coração. Pai, perdoa porque não sabem o que fazem... Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o extremo de seu amor..." Cristo