Projeção azimutal OU PLANA em http://pt.wikipedia.org/wiki/Proje%C3%A7%C3%A3o_azimutal

Projeção azimutal é a projeção cartográfica que se obtém sobre um plano tangente a um ponto qualquer da superfície terrestre o qual ocupa o centro da projeção.[1] Classifica-se como projeção azimutal polar, projeção azimutal equatorial e projeção azimutal oblíqua, conforme o ponto central seja, respectivamente, um pólo, um ponto no equador ou um ponto intermediário entre o equador e o pólo.[1]

No caso do plano ser tangente ao pólo, os paralelos aparecerão representados nos círculos concêntricos, que tem como centro o pólo e os meridianos no lugar dos cardeais, convergindo todos para o ponto de contato. Neste tipo de projeção, as deformações são pequenas nas proximidades do pólo, mas aumentam à medida que nos distanciamos do centro e o mesmo efeito se aplicaria quando a projeção é feita num determinado paralelo de latitude nesse caso os cardeais indicariam os rumos e as coordenadas, a partir do ponto de contacto, sofreriam distorções.

A projeção azimutal, no caso da convenção cartográfica, é originada a representar regiões polares pois apresenta menos distorções nas regiões próximas do ponto central. Tem uma grande utilidade em navegação aérea e análise geopolítica. O emblema da ONU consiste numa projecção azimutal equidistante do mapa mundo (menos a Antárctica) centrada no Pólo Norte, rodeada de ramos de oliveira. Os ramos de oliveira são um símbolo de paz e o mapa mundo representa todos os povos do mundo.Branco e azul são as cores oficiais das Nações Unidas.

[editar]Links

Projeção azimutal sobre o pólo terrestre

Referências

↑ a b A summary of map projections in ArcView

Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.