NA DOR E NAS CRISES, OLHE QUE HÁ AINDA UMA ESPERANÇA... CORAGEM... SIGA EM FRENTE...

Meu amigo e minha amiga em Cristo,

"Nada nos pode separar do amor" (S. Paulo) - ágape de Jesus, Salvador...

"Tendo amado os que estavam no mundo, amou-os até o extremo de sue amor." (João, Cap. XIII, 1).

"Quero que o amor de vocês sejam alegres, eis a melhor solução e remédio", dizia São Francisco de Assis.

A esperança não morre enquanto não chegarmos à eternidade: ela é temperada pela provação, está pela fé, a fé e a esperança são legitimadas pela caridade. Deus é amor e só ele nos entende!

Tenha a esperança entre os desesperançados... Tende confiança, ele venceu o mundo, com ele você vai vencer... porque ele tem uma projeto para você AGORA e uma casa ou morada de recompensa na eternidade...

VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PORQUE DEUS O QUIS E O QUER DESDE TODA A ETERNIDADE... SÓ ISSO É MOTIVO DE SUA FELICIDADE E LIBERDADE....

DÊ A SI UMA CHANCE E NÃO DESANIME... OLHE PARA CRUZ E ACREDITE QUE JESUS NUNCA O ABANDONOU... TODOS PODEM O NEGAR MAS DEUS NUNCA, JAMAIS... ELE É SEU AMIGO INVISÍVEL E UNICAMENTE VERDADEIRO, AMOROSAMENTE AMOR...

Realmente, sei de seu esforço e mesmo diante de seus fracassos o que vale para Deus é seu coração sincero e bom.

Se não se pode separar o que Deus uniu, como manter o casal que um deles já não encontra sentido no outro... Isso é um desafio e um paradoxo: só Deus sábio e bondoso pode restaurar o que se partiu ou se definhou... O ser humano nos é um mistério como Deus é a chave desse místico mistério paradoxal. Loucura seria ser Deus para penetrar em nós e nos outros - obrigar alguém nos amar, se o amor é gratuidade e doação...

Se fez quase tudo, cabe-nos orar... suplicar... desistir jamais de viver e amar... para isso o nosso ser foi projetado pelo dom de Deus - o homem é um ser para Deus e um ser no mundo (Gabriel Marcel, existencialista filósofo cristão).

Coragem, não se imponha a culpa total pelo fracasso e insucesso pelo seu casamento... sei de que a ama muito... Sei também que, fazendo de tudo, ela não corresponde (nem correspondeu) por motivos de coração dela (ninguém é de ninguém, não se pode obrigar a amar pois estaríamos negando ou forçando a natureza e os propósitos divinos e humanos do amor - amar é sentido de liberdade e doação, reciprocidade de atitudes e carinho...) Como amar se o outro não mais corresponde? Se o outro não nos corresponde em carinho e afeição? Se o outro adoeceu, você tenta de tudo, até que ele se posicione como gente, cidadã, mulher, pessoa, ser no mundo com opções - mesmo cujo estranhamento e direção podem vir contra a sua e não mais coincidir...

Ainda assim, debaixo do céu, vi que muitos querem ser felizes, mas alguns não conseguiram porque exigiram ou buscaram a liberdade, a felicidade e o amor onde não mais estão...

Vaidade, vaidade, tudo é vaidade... Que adianta alguém querer amar uma virgem e não consegue... será tido como tolo... Que posso fazer se o outro não me quer mais, matar-me não capaz e nem é de bom coração e de mente...

Há quem possa diferente me querer, me querer bem além da pessoa que amei por algum tempo... sofro não poder amar mais se a quero tanto...

Coloca diante de Deus sua oração e coração em dor...

Veja que Oséias fora o profeta da fidelidade à aliança, também tinha uma mulher que o abandonou, nem por isso deixou de viver e ser profeta... de se realizar em Deus...

Meu irmão em Cristo, eu o entendo e orei agora por você meu irmão... Perdoe a si se acha que não sou tão bom e merecedor do amor de uma pessoa que você tanto ama ou julgar amar ou amava... Veja que ela escolheu romper. Ela é livre para amar e deixar de amar. Você não pode mudar e nem Deus pode mudar o coração dela se ela não permitir.

Deus os fez para ser livres e amar. Não cabe você decidir o presente e o futuro dela, nem ela pode mudar a você totalmente, porque estaria sendo tirânica. Você não a pode obrigar a amar se ele não mais quer... se não estaria sufocando e ela o odiaria mais e cada vez mais... Nem se pode matar a si e a ela, não seria uma solução teologica e espiritual viável... Ninguém tem o poder de dar a vida e tirar a vida...

É egoismo pensar que ela não será de ninguém a não ser sua... se ela não acredita mais e nem aceita mais viver com você... é um processo paradoxal, doloroso... libertador se você ver que fez de tudo para reabilitar a relação, se você agora se aceita mais (não se punindo ou se culpando pelo fracasso de seu casamento...) Muitos são os que não se realizam no casamento; houve tempo antigo que as pessoas eram obrigadas a ficar até morrer e fingir que se gostavam para manter casa, filhos, propriedades...

Se o amor não for de coração e amadurecer na liberdade e nos amos ... ele é fadado ao fim... cumpriu seu destino... o destino que a vida ou os homens o impuseram ....

Não sou perito em casamento, também tenho filho, mulher e alguns motivos de dificuldade, nada que compara a seu caso... rezo pra que o Espírito de Deus o conforte e o indique o caminho a seguir e não se lamentar e nem fazer qualquer coisa ruim a você , seus filhos (dê a eles ainda o que resta: o bom exemplo, para que eles o vejam como pai e amigo de caminhada porque eles podem precisar de você ainda... São seus filhos e nunca o deixarão de ser.)

Eu o admiro porque você tem acreditado no valor do casamento como projeto de vida. Mas, não sei, parece-me que a depressão ou angústica ou necessidade de viver a própria vida fez da pessoa que amava, uma pedra grande e dura em sua vida... A beleza e a indiferença se alojaram nela e isso o faz entristecer como algo estranho e contraditório. Não é o que você desejaria a ninguém...

Não desejo que fique a sofrer mesmo na sensação de que tudo foi uma miragem e fracasso ou ilusão...

Passe a folha, reedite sua vida, procure viver. SIM, VIVER E DAR O DIREITO AINDA QUE VIVER OS RESTINHO DE TEMPO QUE DEUS O DÁ NA TERRA, MESMO QUE TUDO PAREÇA SEM SENTIDO...

QUE A CASA FICOU SEM SENTIDO... QUE A VIDA PARECE TER ACABADO...

PROCURE AJUDA NÃO SE ISOLE, REZE, SAI DE SI E SIGA A DIANTE COMO FEZ TANTOS COMO VOCÊ QUE VIRAM SEU CASAMENTO ARRUINAR CONTRA A VONTADE.

É UMA SOCIEDADE E COMO TAL DEPENDE DO OUTRO PARA SER VIVA... SE O OUTRO NÃO QUER NÃO HÁ COMO NÃO FECHAR A PORTA E DISSER EU TENTEI... AGORA PRECISO CONTINUAR A CAMINHAR EM OUTRA DIREÇÃO... EU GOSTO DE MIM... MESMO QUE O OUTRO ME NÃO QUEIRA MAIS.

EU TENHO O DIREITO DE CONTINUAR, A PROCURAR SER EU E SER FELIZ... NÃO NASCI GRUDADO NO OUTRO... MEU DESTINO DEPENDE DE MIM... E DEUS ME AMA COMO SOU...

EU ACREDITO EM VOCÊ, MEU IRMÃO. CORAGEM, JESUS FALOU E FAÇA SUA VIDA A MELHOR OBRA, MECÂNICA, AULA, ENCONTRO, LUZ, CAMINHO, PROJETO QUE DEUS LHE DEU CAPACIDADE.

SEU FRACASSO, SUA MORTE, SUA VINGANÇA, SUA OPINIÃO, AGORA SEU TEIMAR NÃO PODEM MAIS CONTROLAR O OUTRO SE ELE NADA MAIS QUER... SIGA EM FRENTE , POIS O PASSADO JÁ NÃO EXISTE, VOCÊ SÓ TEM O PRESENTE E FUTURO É QUESTÃO DE OPÇÃO E ESCOLHAS AGORA.

FAÇA O MELHOR E VIRE A MESA: SURPREENDA-SE, REMEXA-SE, VENÇA-SE, ACREDITE EM VOCÊ QUANDO O OUTRO NÃO MAIS O QUER, não existe apenas o outro, EXITEM OUTROS E OUTRAS COMO NÓS ESTAMOS AGORA A NOS COMUNICAR E A VIVER...

NINGUÉM PODE VIVER EM SEU LUGAR E TOMAR SUAS DECISÕES... NÃO SE PRENDA MAIS AO PASSADO, NÃO SOFRA MAIS, RIA DE SI, CHORE DE SI, AVANCE, ARRISQUE, VIVA MAIS, VIVA MELHOR E PERMITA SER FELIZ E D~E UM PASSO PARA SER DIFERENTE OU SER VOCÊ MESMO, VEJA AONDE TUDO PODE DAR... COMO UM RIO QUE CONTORNA AS PEDRAS POR MAIORES E GRANDES QUE SEJAM...

"JESUS VEIO PARA O QUE É SEU, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM PORQUE SUAS OBRAS NÃO ERAM DE LUZ E SIM DE TREVAS..."

SÃO JOÃO - CAP. 1º.

OS GRANDES HOMENS NÃO FICARAM NA LAMENTAÇÃO - SUPERARAM-SE E METAMORFOSEARAM-SE EM ENERGIA E PROJETOS DE VIDA E OUSADIA...

OS Místicos NÃO SE ENTREGARAM AO NÃO DO Demônio... VENCERAM SUAS TENTAÇÕES... O CRISTO FOI TENTADO A DESISTIR, A DEIXAR DE CAMINHAR E NELE TEMOS O MODELO E O PARADIGMA DE VENCEDOR... OUSADIA, CORAGEM, CRIATIVIDADE, VONTADE DE SEGUIR E NÃO SE ABATER....

SEU IRMÃO QUE ACREDITA EM VOCÊ

REZE COM FÉ E NÃO DEIXE DE VIVER - A SOLUÇÃO DE NOSSOS PROBLEMAS ESTÁ DENTRO DA GENTE E PERTO DE QUEM NOS PODE AJUDAR.. DENTRO VEM DE DEUS E PERTO DE AMIGOS E GENTE COMO A GENTE QUE SOFRE.

NOS ESTADOS UNIDOS ALGUNS HOMENS FIZERAM A SOCIEDADE DE HOMENS JUNTOS SUPERANDO PROBLEMAS EMOCIONAIS, FAMILIARES, PROFISSIONAIS... ÉTICOS, SEXUAIS....

VEJA OS 12 PASSOS DO A.A,

1º ENTREGUEI MEU PROBLEMA E CASAMENTO AO SENHOR... E ELE ME AJUDOU A VER TUDO MELHOR E A CARREGAR A CRUZ OU TOMAR NOVO RUMO PORQUE ELE NÃO ME QUER INFELIZ E DOENTE....

2º julguei QUE COM ELE TEREIA FORÇA PARA ENCARAR A MIM E MEU FRACASSO, MEU MEDO, MINHA VONTADE DE MORRER, DE NÃO SOFRER MAIS.. E ELE ME FOI O COMPANHEIRO DA SOLIDÃO E DE MEU MEDO E MEU FRACASSO.

3º TOMEI A DECISÃO DE VIVER CADA DIA PORQUE DE VAGAR SE VAI AO LONGE... NÃO PODERIA DAR CONTA DE TUDO E NÃO FICAR CADA DIA DE CADA VEZ... É DISSO QUE SE FAZ O CAMINHO E O CAMINHO E O MOTIVO E A PAZ DE VIVER... QUANDO NÃO SE QUER VIVER TUDO ...

4º ADMITIR TER ERRADO FEIO E MINHA CULPA DE FRACASSOS E RECEIOS COLOQUEI DIANTE DE DEUS NA ESPERANÇA DE QUE ELE ME INDICASSE COMO DEVERIA EU FAZER... E AOS POUCOS DESCOBRI COMO PODIA FAZER E VIVER COM MEUS PROBLEMAS

5º CONVERSEI COM MEUS AMIGOS E COM OS QUE TAMBÉM SOFREM BUSCAMOS MEIOS DE FALAR E CONVIVER COM NOSSOS MEDOS, CULPAS, COBRANÇAS E FRACASSOS...

6º FIZ O INVENTARIO DE MINHA VIDA E O ENTREGUEI A DEUS PARA QUE ELE ME LIBERTASSE DE MIM E ME AJUDASSE A NÃO FICAR NO PASSADO.

7º PROCUREI UM JEITO DE DAR UMA CHANCE A MIM E SER FELIZ COMO FILHO DE DEUS E PESSOA EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE OPORTUNIDADES E CORAJOSAMENTE DECIDIR VIVER E NÃO ME FAZER NENHUM MAL E NEM MAL ALGUM A QUEM ME PREJUDICOU OU NÃO MAIS ME AMOU... NEM CULPAR OS QUE ME OFENDERAM OU NÃO ME ESCOLHERAM CONVIVER COMIGO...

8º ACEITEI SER EU MESMO E VER COMO SOU ÚNICO E AMADO POR DEUS COM MINHAS IMPERFEIÇÕES E RECEIOS - CULPAS E VONTADE DE VIVER E SER ALEGRE E FELIZ... SABER QUE NÃO SOFRO SÓ E NEM SOU O ÚNICO A SOFRER...

9º SUPLIQUEI A DEUS FORÇA E CORAGEM PARA NÃO DESISTIR, NÃO MATAR, NEM MATAR NINGUÉM, NEM FUGIR, NEM NEGAR O QUE ACONTECIA COMIGO... NEM BUSCAR FUGAS DROGAS, VIOLÊNCIA, NADA QUE PUDESSE ME PREJUDICAR E PREJUDICAR OS MEUS FAMILIARES E AMIGOS... OU QUAISQUER OUTRAS PESSOAS.

10º DEPOIS DE MUITO SOFRER E OUTRAS CAÍDAS E DECAÍDAS, MEDOS E ARROGÂNCIA, FUGAS, SENTI FINALMENTE A SERENIDADE, A PAZ E A VERDADE A RESPEITO DE MINHA VIDA E MINHAS ESCOLHAS... O QUE APRENDI FOI QUE AJUDANDO A MIM E AOS OUTROS CONSEGUI E CONSEGUIMOS UM RESULTADO MELHOR E SAUDÁVEL NA GRAÇA DE DEUS. CONQUISTEI A ESPERANÇA DE VIVER COM ALEGRIA E AUTOCONFIANÇA E O MEU PROJETO SE ABRIU EM NOVAS CONQUISTAS E POSSIBILIDADES...

11º AGRADECI A DEUS A PACIÊNCIA E A PACIÊNCIA DOS OUTROS PARA COMIGO E DESCOBRI QUE PODERIA SER FELIZ E AMAR E NÃO FORÇAR A NINGUÉM A MIM AMAR... AMAR É ARTE DE CORRESPONDER O BEM E SER LIVRE PARA DIZER QUEM SOU PARA O OUTRO E DEIXAR QUE ELE SEJA ELE MESMO.

12º MESMO QUANDO HOUVER NUVENS NUBLADAS ACREDITO QUE O SOL AINDA PODE BRILHAR E QUE PRECISO DE AJUDA E NÃO VOU ME FECHAR EM MEU APARTAMENTO E CASA... NÃO DEIXAREI DE AMAR E VIVER POIS HÁ ALGUÉM COMO EU QUE TAMBÉM BUSCA UM JEITO DE SER FELIZ ... HÁ TRATAMENTOS E TERAPIAS PARA MELANCOLIA, DEPRESSÃO E MEDO OU OUTRAS FOBIAS E FRACASSOS... O MELHOR REMÉDIO É ACEITAR -SE COMO EU SOU E NÃO FORÇAR AS PESSOAS A GOSTAR DE MIM.. em CRISTO, APRENDI A AMAR, PERDOAR, NÃO DOMINAR, NÃO EXIGIR O QUE NÃO PODEM ME DAR... CADA PESSOA TEM SEUS LIMITES COMO EU TENHO OS MEUS... DEFEITOS...

MAIS OU MENOS ESSES DOZE PASSOS AQUI REESCRITO POR MIM DE MODO LIVRE SÃO REFERENCIA DE BILL E BOB - MÉDICOS ALCOÓLATRAS - QUE CHEGARAM A FICAR NO FUNDO DO POÇO E PERDERAM TUDO DEVIDO AO ALCOOLISMO, ELES RESOLVERAM FUNDAR UMA SOCIEDADE DE AMIGOS COM OS MESMOS PROBLEMAS E O A.A. ESTÁ NO MUNDO TODO AJUDANDO MUITA GENTE...

DESSES PASSOS VIERAM ALATEEM, ALATEEM, NEURÓTICOS ANÔNIMOS, PESSOAS QUE PERDERAM TUDO, PERDERAM CASAMENTO, PERDERAM PARTE DO CORPO, PERDERAM FILHOS E FILHAS... HÁ MUITA GENTE COMO VOCÊ QUE SOFRE...

JESUS NO GETSÊMANI E NO GÓLGOTA SOFREU MUITO: SUOU SANGUE, PERDEU GRANDE QUANTIDADE DE ÁGUA, CHOROU MUITO, VENCEU: SE O GRÃO DE TRIGO NÃO MORRE FICA NA SOLIDÃO: SE ACASO MORRER MUITO FRUTO VAI DAR....

DEIXA MORRER A ROSA QUE JÁ DEU TUDO... OUTRA PODERÁ VINGAR EM SEU LUGAR... TUDO PODE SER VISTA DE OLHOS DIFERENTES - PORTANTO, MUDE O PONTO DE VISTA...

COLOQUE SUA VIDA NA MÃO DE MARIA , MÃE DE DEUS E DEUS O OUVIRÁ... NÃO LHE PEÇA QUE RESOLVA SEU PROBLEMA, MAS QUE O DÊ FORÇA PARA VIVER E LEVAR SUA CRUZ OU DESCOBRIR UM JEITO DE SER FELIZ - DEUS NÃO NOS QUER FILHOS VENCIDOS, FRACASSADOS, HUMILHADOS, MAS LIBERTOS E ALEGRES COMO CRISTÃO - SEGUIDORES DE JESUS - DEUS SALVA - O NOME DE JESUS TEM PODER E É CHAVE PARA QUEM TEM FÉ...

TUDO POSSO EM CRISTO QUE ME FORTALECE, DIZIA PAULO, CRIMINOSO DE CRISTÃO QUE SE CONVERTEU AO CRISTO E CAIU DO CAVALO A CAMINHO DE DAMASCO.... LUTOU ATÉ O FIM E SE FEZ DIFERENÇA NO CRISTIANISMO BEM EU SEU PROCESSO INiCIAL...

JESUS COMO PESSOA SENTIU O QUE VOCÊ SENTE... Você crê nisso.. não desanime e busque ajuda - Veja o lado humano e divino de Jesus que nos ama como somos....

Peça a alguém de sua confiança para o ouvir e o ajudar... talvez uma terapia... não deixe de rezar ou orar... leia a Bíblia...

Procure na internet os doze passos do AA - ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - ADAPTAR A SUA REALIDADE EMOCIONAL E INTERIOR...

QUANDO PUDER ME ESCREVA E DIGA COMO ESTÁ.... INDO E CRESCENDO MAIS EMOCIONALMENTE FORTE... NÃO SE DEIXE FRAGILIZAR E CORAGEM PARA SE LEVANTAR SE CAIR...

ESTAREI AQUI COM VOCÊ EM ORAÇÃO E COM CORAÇÃO ABERTO...

JESUS NOS AMA COMO SOMOS E O PROCURE DE CORAÇÃO SINCERO... SÓ ELE NOS PODE AJUDAR QUANTO TUDO MAIS FRACASSOU OU NOS SENTIMOS DESORIENTADOS...

MEU AMIGO OU MINHA AMIGA, DÊ A SI UMA CHANCE E NÃO DESANIME...

SEU IRMÃO EM CRISTO: JOÃO BOSCO