Livro, eterno objeto de desejo - artefato cultural que articula tato, visal e audição, nada perde diante da internet em http://nos-todos-lemos.blogspot.com.br/2012/01/livro-objeto-de-desejo.html
LER É BOM E SAUDÁVEL.
PERMITA ESCOLHER UM AMIGO INSEPARÁVEL: O LIVRO.
VISITE A BIBLIOTECA MAIS PRÓXIMA DE SUA CASA OU DE UMA ESCOLA.
VISITE A BIBLIOTECA DO SENAI
VISITE A BIBLIOTECA DO SENAI GRANDE HOTEL DE ÁGUAS DE SÃO PEDRO, SP.
J B Pereira
Houve quem apostasse no fim do livro à medida que ele passasse a ser intertexto virtual.
Com a invenção da impressa moderna por Gutemberg no Renascimento, houve um investimento maior e sua democratização ainda é objeto de especulação - porque, se de um lado é caro, de outro é um artefato cultural instigante, atiça os sentidos do corpo e a intuitividade e curiosidade da mente e da alma.
O livro representa um emblema que transcende seu formato meramente físico - que por si só já se constitui uma vantagem de um companheiro silenciosa de viagem interior e mental, emotiva e socialmente capaz de catalizar os interesses de grupos e comunidades em processo de registro de suas memórias.
O livro evoca momentos de várias fases da vida humana, especialmente as historias infantis, os contos, as fábulas, os mitos e os entes do folclore.
Uma casa sem livro é um corpo sem alma, defendia Cícero, quando havia os pergaminhos ainda e sua corporificação era o Biblos. Bíblia é o plural de Biblos. Book é o livro! Facebook: um livro evocador de um perfil, ou seja, o rosto de alguém - o programa de redes sociais hoje na internet, onde milhões de jovens se comunicam, até adultos...
Livro ainda é um bom presente.
Ele nos proporciona a sensação de estabilidade e aconchego quando viajamos, estamos em outros ambientes, até em férias, nas praias...
Sugiro os livros: Dom Quixote, O Pequeno Príncipe, A menina que roubava... Leia a primeira página da Bíblia, os salmos, O Cântico dos Cânticos (= Cantares), Imitação de Cristo, os textos de Gabriel Marcel, minha dissertação http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/mestletras/A_DISSERTACAO_de_JOSE_JOAO_BOSCO_PEREIRA.pdf - última atualização em 25/09/12, às 10:49:10.
, PEREIRA, José J. Bosco. Momentos Poéticos. SEFOR, DIVINÓPOLIS, 2006, 64 P., Publicações de trabalhos acadêmicos em site de universidades: HTTP ̸ ̸sgcd.assis.unesp.br̸ Home̸PosGraduaçao̸Letras̸SEL̸anais_2010̸josejoao.pdf e www.uem.br (Maringá, Paraná)
Publicação virtual: Dialogo intertextual entre a pulsão lírica de Edgar Allan Poe e de Sebastião Bemfica Milagre, na Revista GLÁUKS, da Universidade Federal de Viçosa: glauks@ufv.br ou http://www.cielli.com.br/downloads/176.pdf
, minhas crônicas em RECANTO DAS LETRAS com o nome J B Pereira (sem ponto entre as letras e com espaço entre elas), Aventuras de Gulliver, os poemas de Edgar Allan Poe...
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/1658571/a-menina-que-roubava-livros
Autor: Zusak, Markus
Editora: Intrinseca
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em "A Menina que Roubava Livros", livro há mais de um ano na lista dos mais vendidos do "The New York Times". Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de...
_______________
Vik Muniz - Lixo extraordinário
Lixo Extraordinário , Vik Muniz, textos Alexei Bueno e Vik Muniz, G. Ermakoff casa editorial, 2010 Livro fenomenal que não pode se...
Marisa Lajolo - Monteiro Lobato - um brasileiro sob medida
Apaixonado, idealista, irônico, rabugento, sonhador, radical, contraditório... Monteiro Lobato é um pouco como todos nós, brasileiros. Ora ...
Dia da Cultura - Uma Homenagem a Poesia - Mário Quintana
"Creio que um verdadeiro poeta, ainda que soubesse ser o único sobrevivente humano na face da terra, ainda assim escreveria poemas. Indagar ...
100 Anos de Poesia - Augusto dos Anjos
Augusto dos Anjos VERSOS ÍNTIMOS Vês, Ninguém assistiu ao formidável Enterro de tua última quimera. Somente a Ingratidão - es...
Pablo Neruda / Presente de um Poeta
Imagem: Lígia Guedes - Macaé- RJ Imagem: Lígia Guedes - Macaé - RJ "Perdemos outra vez este crepúsculo. Ninguém nos viu esta tarde de...
http://nos-todos-lemos.blogspot.com.br/2012/01/livro-objeto-de-desejo.html
_________
Pensando nos motivos que me levaram a aquisição no término do ano passado, da coleção de Otto Maria Carpeaux - História da literatura Ocidental lembrei de que talvez não seja apenas o conhecimento simplesmente da capacidade narrativa do autor Otto (conhecer "O Livro de Ouro da História da Música, do referido autor, já é um bom motivo), como também talvez não apenas o gosto que tenho por temas que envolvam história. Procurando ainda justificativas para minha aquisição lembrei de um artigo de um jornal da UFRJ, que faz referência a que as vendas de livros são feitas por influência da internet, ou do que nela absorvemos (veja artigo que publiquei aqui - Literatura - arte sem limite):
"Mercado a crescer que tem dependido e muito das redes sociais que tem feito este papel de escoar a produção literária, através da internet, como informa a Câmara Brasileira do Livro (CBL), que apenas 0,87% dos livros do Brasil são vendidos desta forma (também boca a boca dos autores e leitores)."
Talvez minha decisão tenha sido baseada em um conjunto de fatores e me deixei influenciar definitivamente por um blog que divulga literatura, o Mundo de K e antecipei esta aquisição que terá utilização a médio prazo mas que é um eterno investimento para quem é amante das letras e pretende um dia ter uma biblioteca.
Otto Maria Carpeaux, um autor que vale a pena investir!