O que é o homem para dele vos lembrardes? Ele é semelhante ao pó e menor que os anjos. Mas, Deus o fez com o cuidado de sua imagem e semelhança para sempre! (Salmo 08)

O SER HUMANO revela-se no seu olhar e se transcende à medida do seu amor ao mundo, a si, aos outros e à natureza. Essa complexidade antropológica constitui o peso e o vértice capazes de inclui-lo no rol dos heróis anônimos e elevá-lo acima das ações negligentes de tantos que se esqueceram de ser gente. Gente cuida de gente como o Ágape sublima o eros e a filia, contra o ódio e a indiferença. Ser gente é ser imperfeito na busca utópica da perfeição: "Sede perfeitos porque meu Pai é perfeito... Sede santos por eu sou santo." Jesus quis dizer que: eu vou contra a corrente-ideologia e a hipocrisia - que pretende esconder a verdade ou ignorá-la. CONHECEI A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ. (santo em grego é HAGIOS, que significa ser diferente e não absoluto - Só Deus é Absoluto, tudo mais é relativo, inclusive o ser humano. Isso nos faz pensar na nossa condição mortal ou contingência.).

Nós poderíamos nem existir, mas Deus nos quis como tais: nos desejou como filhos e filhas para Ele e d'Ele, desde toda eternidade. Nossa limitude ou finitude é uma categoria de espaço-tempo, ou seja, uma vida aqui e agora, paradoxal e sujeita a percalços, inclusive realizações efêmeras; outras realizações ultrapassam nossa história atual/concreta, porque beneficiam a humanidade como uma sustentabilidade ontológica e existencial, por exemplo, os feitos e pensamentos, obras e ações de inventores, escritores, místicos, dentre tantos outros. De que maneira podemos fazer nossa diferença histórica marcando nossa passagem pelo mundo, sendo que nossa condição é a eternidade e a nossa presença é finita nas relações interpessoais? De tiver de amar, estudar, realizar-se o momento fecundo e propício é o aqui e o agora.

Alguns termos em grego como santo e outros... em http://www.chavesdeenoch.org/html/grego.html

_____________