Mitologia Grega, por Gabrielle Furoni - 2A, ETEC ARY PEDROSO, prof. João Bosco. set. 2012.

Gabrielle Furoni nº 13 2 ºA

ETEC Dep. Ary De Camargo Pedroso

Disciplina: Filosofia

Professor : João Bosco

_______________________________________________

A mitologia foi uma forma que os gregos encontraram de transmitir mensagens e ensinamentos as pessoas a fim de explicar os fenômenos naturais ou acontecimentos políticos.

______

Como pessoas curiosas que eram, os gregos sentiram-se na necessidade de criar seres que explicassem a vida. Então surgiram as figuras mitológicas como: deuses, heróis, ninfas, titãs e centauros; estes influenciavam suas vidas e portanto deveriam ser agradados para se obter bons resultados.

_____

Titãs: 12 deuses que nasceram no início dos tempos.

Crono

Oceano

Ceos

Crio

Hipérion

Jápeto

Tétis

Febe

Têmis

Téia

Mnemósine

Réia

Eram ancestrais dos futuros deuses do olímpicos e também dos próprios mortais.

Nasceram da união entre Urano (céu) e Gaia (terra).

Eram seres híbridos, nenhum era humano por completo e todos tinham o poder de se transformar em animais.

_______

No início dos tempos Urano fazia diversos filhos em Gaia, mas como não se afastava dela, os filhos permaneciam no ventre da mãe. Insatisfeita com a situação Gaia incentivou um de seus filhos, o titã Crono, a decepar os órgãos genitais de Urano, fazendo-o se afastar dela. Esse metáfora é uma analogia a separação entre o céu e a terra

Após mutilar e derrotar Urano, Crono reinou e se tornou um pai terrível.

Crono comia todos os seus filho :o Réia (mulher e irmã de Crono)insatisfeita, deu uma pedra no lugar de seu filho para Crono comer.

Zeus era o nome do filho que Réia não entregou a Crono. Quando maior, ele deu uma poção ao pai que fez com que este vomitasse todos os seus irmãos.

Em seguida se deu a batalha que ficou conhecida como titanomaquia.

Deuses e titãs participaram desta batalha.

Os deuses ganharam, e ao fim da batalha, os titãs foram mandados ao Tártaro.

___

Crono- seu símbolo era a foice, uniu-se com Réia e deu origem aos deuses olímpicos.

Oceano- titã mais velho que teria gerado todos os rios, riachos e fontes existentes.

_____

Crio- casou-se com sua meia irmã Euríbia

Ceos- importância somente na construção da árvore genealógica.

Hipérion- titã das forças solares

______

Jápeto- Importante por causa de alguns de seu filhos (ex: Atlas)

Tétis- fertilidade, capacidade geradora e fecundante das águas

Febe- “luminosa” se uniu ao irmão Ceos, tiveram Letó, que mais tarde tornou-se uma das mulheres de Zeus e teve dois importantes deuses gregos: Apolo e Ártemis.

_________

Têmis- justiça e sabedoria, 2ª esposa de Zeus, inventou o oráculo e rituais religiosos. Antes de Apolo era chamada de “deusa das profecias”

Téia- Divindade solar, teve três filhos Hélio (Sol) Selene (Lua) e Éos (aurora)

Mnemósine- deusa da memória e 5ª esposa de Zeus, dessa união nasceram nove musas, deusas da literatura e das artes.

_________

Réia- irmã e mulher de Crono, enganou-o e evitou que Zeus fosse engolido. Foi mãe de outros deuses também como Poseidon e Hades.

____

Apesar de serem imortais, possuíam sentimentos assim como os humanos: ciúmes, inveja, traição ...

_________

Zeus- deus de todos os deuses, senhor do céu

Afrodite- deusa do amor, sexo e beleza

Poseidon- deus dos mares

Hades- deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo

Hera- deusa do matrimônio e maternidade

Apolo- deus da luz e das artes

Ártemis- deusa da caça

Ares- divindade da guerra

Atena- deusa da sabedoria e serenidade

Hermes- mensageiro dos deuses, representava comércio e comunicação

Hefesto- divindade do fogo e do trabalho

__________

OUTROS DEUSES:

Heróis ou semideuses- filhos de deuses com seres humanos. (Ex: Hércules e Aquiles)

Ninfas: seres femininos que habitavam os campos levando felicidade

Sátiros: corpo de homem, chifres e patas de bodes

Centauros: metade homem, metade cavalo

Sereias: metade mulher, metade peixe.

Górgonas: mulheres, espécie de monstros, com cabelo de serpente (Ex: Medusa)

Quimera: mistura de leão e cabra que soltava fogo pelas ventas.

____________

Gógonas: eram apenas três figuras mitológicas da Grécia Antiga : Medusa, Euríle e Esteno.

Supostamente possuíam a capacidade de transformar pessoas em pedra se esses olhassem diretamente em seus olhos.

__

O oráculo de Delfos era o mais importante centro religioso da Grécia.

Delfos (a sede do oráculo) originalmente pertencia a Gaia e era guardado por sua filha, a serpente Píton. O deus Apolo,associado ao dom da profecia, teria assumido o controle do lugar após matar a serpente, que caiu em uma fenda no solo e entrou em decomposição eliminando gases intoxicantes.

___________

Os gregos acreditavam que quando uma sacerdotisa- uma mulher de vida irrepreensível escolhida entre as camponesas- inalava os gases, ela tinha seu espírito possuído por Apolo,que fazia profecias por meio dela.

Numa espécie de transe ela respondia as perguntas em forma de poemas como os que estão presentes nas obras de Ilíada e Odisséia, de Homero.

________

Segundo a lenda, Perséfone (filha de Zeus e Deméter - deusa da agricultura) fora raptada por Hades, rei do mundo subterrâneo, que a forçara a se casar com ele. Desolada, Deméter saiu em busca da filha, esquecendo suas responsabilidades como deusa, o que prejudicou as colheitas e trouxe a fome aos mortais.

_________

HÉRCULES: Filho de Zeus e Alcmera.Executou 12 trabalhos:• Estrangulou e matou o invulnerável leão de Neméia;• Matou a hidra de nove cabeças de Lerna;• Capturou uma corsa de chifres de ouro depois de caçá-la durante um ano;• Capturou o grande javali de Erimanto, fazendo correr até ficar exausto;• Desviou o curso de dois rios para limpar as cavalariças do Rei Augias;• Afugentou as vorazes aves do lago Estínfalo e, quando voaram, matou-as a flechadas.

Capturou o touro selvagem de Minos;• Aprisionou as éguas de Diomedes, que se alimentavam de carne humana;• Pediu e obteve o cinto de Hipólita, a rainha das Amazonas;• Roubou o gado de Gerião, monstro de 3 cabeças, e plantou as colunas de Heracles;• Sustentou o céu enquanto Atlas saiu para procurar as maçãs de ouro de Hespérides, e depois fez Atlas retomar a sua carga do céu;• Capturou Cérbero, o cão de 3 cabeças.

_____

os heróis de Troia:

Aquiles o maior dos guerreiros gregos e descendente de Zeus era conhecido por sua implacável fúria, mas aprendeu na batalha que a “vida é só tristeza” e mostrou uma compaixão nova permitindo um funeral honroso ao seu inimigo Heitor.Ajax, que vinha logo depois de Aquiles em bravura, compreendeu que havia procedido de maneira irracional para com seus amigos e suicidou-se.

__________

Agamenon, comandante dos gregos e cunhado de Helena, foi morto por sua esposa Clitemnestra por ter sacrificado a vida da filha a Artemis.Ulisses, famoso pela sua astúcia, teve a idéia do cavalo de Troia.

________

Jasão e o seu grupo de heróis conhecidos como Argonautas, entre eles Hércules, Orfeu, Castor e Polux, partiram no navio “Argos” em busca do velocino de ouro. Ao chegar na Colquídia, Jasão pegou o velocino e fugiu com a filha do rei da Colquídia, Medeia. Eles viveram muito tempo felizes até que Jasão a deixou para se casar com Creusa. Medeia matou Creusa e seus filhos e depois fugiu. Jasão desolado vagueou pela Grécia até que um dia se deitou à sombra do Argos e morreu quando a proa caiu sobre ele.

____________

TESEU: Parente de Hércules. Limpou as estradas de Atenas e penetrou no labirinto de Creta para matar o Minotauro. Participou com outros Argonautas da caçada ao javali de Calidon e combateu os Centauros. Por fim, unificou a Ática.

___

ATLANTA: A mais aventurosa das mulheres. Tomou parte da caçada ao javali de Caridon. Prometeu casar com qualquer homem que a vencesse numa corrida a pé. Hipomenes ganhou-lhe a corrida levando a mão 3 maçãs de ouro. Sempre que ela o alcançava-o ele jogava uma maçã, e Atlanta Curvava para apanhá-la permitindo assim que ele a ultrapassasse.

_______

BELEFONTE: Recebeu ordem de matar a Quimera, um monstro que expelia fogo, tinha cabeça de leão, corpo de bode e uma serpente que se enrolava como uma cauda. Montado num pégaso, Belerofonte matou o monstro e depois tentou alcançar o Monte Olimpo, mas o cavalo o fez cair. Como resultado, Belerofonte passou a vagar aleijado e cego pela Grécia.

________

COMO ERA O SEXO NA ANTIGUIDADE:

A prostituição era regulamentada, o divórcio começou a existir e havia até deuses do sexo.

Na Grécia acreditava-se que o contato com a mulher menstruada faria o vinho novo ficar azedo e as árvores não darem mais frutos.

_

Prostituição e homossexualidade eram comuns, mas havia leis severas para punir abusos.

Gregos e romanos eram monogâmicos. Mas os greco-romanos descobriram que o amor não é eterno e aí surgiu o divórcio

A masturbação era vista como algo natural.

_____

Casais homossexuais eram comuns na Grécia, haviam até mitos para explicar a pederastia, a relação entre homens maduros e jovens: o primeiro dizia que Orfeu, um dos seres da mitologia grega, acabou se apaixonando por adolescentes depois que sua mulher, Euríade, morreu. Outra lenda afirma que a pederastia começou com o músico Tamíres, que foi seduzido pelo belo Jacinto.

______

Gabrielle Furoni nº 13 2 ºA

ETEC Dep. Ary De Camargo Pedroso

Disciplina: Filosofia

Professor : João Bosco