Filosofando sobre o capital...

E aí vem a velha vida e pergunta: qual é a sua?

Os donos do nosso mundo "velho-novo" podem responder. Na verdade o que era sonho, em nossas fracas mentes vazias, agora se tornou impossibilidade. Acreditar que algo possa ser diferente, ou que possamos mudar o mundo, virou utopia. Acreditar que alguém pode pensar diferente virou "psicofantasia".

O que a globo tem a nos dizer essa noite? Que devemos aceitar tudo de bom grado e que nossas famílias devem seguir seus exemplos à risca? Ou que ser pobre nos torna pessoas ruins, e que ser rico nos torna pessoas boas? Que devemos consumir produto midiático barato para alimentar o capital do país?

Desde o início dos tempos o capitalismo não era aceitável pelos menores, até o momento em que sua instalação na sociedade veio de uma forma simples de ser instalada: a manipulação a partir da ideia de ser melhor que o seu próximo. Quem tivesse mais estômago para explorar o trabalho de alguém que estivesse em baixa situação social, se daria melhor nessa nova "mais-valia", formando assim a burguesia tal como conhecemos.

Sim amigos, "qual é a sua" não é uma pergunta vazia. Tem a mesma complexidade da socrática "Só sei que nada sei". E se vierem me perguntar se conheço por completo esse fabuloso sistema social em que vivemos, responderei:

-Só sei que nada sei; apenas sei qual é a minha...

Daniel Lacerda
Enviado por Daniel Lacerda em 02/02/2013
Código do texto: T4118429
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.