MACHADO DE ASSIS EM AUDIOLIVRO. http://www.geocities.ws/adrianojornalista/machadodeassis3.html

É comum hoje a venda de livros em audiolivros

________________

A exposição conta hoje com 150 quadros de reproduções de manuscritos, fotos e documentos que compõem uma peculiar fotobiografia do escritor, já que há muitos materiais inéditos, fotografias jamais publicadas em livro ou periódico algum. São documentos que vão de sua certidão de batismo ao seu cortejo fúnebre.

Outro projeto que visa a divulgação do autor de Helena é um audiolivro, entitulado Os melhores contos de Machado de Assis, a qual comemorará o centenário da ABL. O compact disc tem a participação de Letícia Malard, José Américo Miranda Barros, Mauro Rosa, Jonas Vilela de Carvalho e Luís Carlos França.

A Exposição Itinerante Machado de Assis, a qual pode ser solicitada por qualquer instituição de ensino ( sem ônus para o solicitante ), será transformada num CD-ROM. Este vai conter um arquivo fotográfico com as imagens da exposição, uma janela de entrevistas e o ensaio Teatro e tragédia na produção romanesca de Machado de Assis, vencedor do Prêmio União Brasileira de Escritores versão 95, de autoria do professor Mauro Rosa.

Ainda não é um Monet...

O professor Milton Collares ressalta a importância da exposição sobre Machado de Assis com palavras fortes: “É um acervo tão importante para ser apresentado e visitado que, se tivéssemos competência para torná-lo público, e, se a sociedade reconhecesse seu valor, sua exposição teria a mesma importância que se deu à recente mostra dos quadros de Monet ou à anterior exposição de esculturas de Rodin no Rio e em São Paulo”.

O Instituto Cultural Machado de Assis, apoiado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, está aberto à participação de empresas e beneméritos que tenham quaisquer interesses acerca do tema. E a “Casa de Machado de Assis” está empenhada em adquirir materiais sobre o escritor para ampliar o acervo.

http://www.machadodeassis.org.br/abl_minisites/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=10&UserActiveTemplate=machadodeassis

Relação Completa:

ABREU, Modesto de. Machado de Assis. Rio de Janeiro; Norte ed., 1939.

______. Machado de Assis, mestre do conto e do verso. Anuário Brasileiro de Literatura, Rio de Janeiro, 1941.

______. A Obra-prima do humorismo machadiano: Memórias Póstumas de Brás Cubas. "Aspectos", Rio de Janeiro, 21-23, jun-out., 1939.

ABREU, Valdomiro de. Machado de Assis e um crítico. Araçatuba; 1943.

“Acadêmicos Homenageiam Escritor Machado de Assis”, A Tarde, Salvador, 22 abr. 1999.

AGUIAR, Luís Antônio. “Este Machado de Assis”, “O Escritor e seus Feitiços”, em Machado de Assis Novas Seletas. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2002.

______. Almanaque Machado de Assis: vida, obra, curiosidades e bruxarias literárias. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2008.

______. Tudo o que você queria saber sobre Machado de Assis num só livro. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2008.

“Ainda o Bruxo”, Jornal de Letras, Rio de Janeiro, n.7, mar. 1999 [sobre O Olhar Oblíquo do Bruxo, de marta de Sena].

ALBUQUERQUE, Medeiros e. Páginas de crítica....Rio de Janeiro; Leite Ribeiro & Maurílio, 1920.

______. Homens e Coisas da Academia Brasileira. Rio de Janeiro: Renascença, 1934.

ALVES, Constancio. Figuras. Rio de Janeiro; Ed. do Anuário do Brasil, 1921.

ALENCAR, Mário de. Alguns escritos. Rio de Janeiro; H. Garnier, 1910.

ALMEIDA, Heloísa Lentz de. A vida amorosa de Machado de Assis. Rio de Janeiro, Livraria Central, 1939.

ALMEIDA, Renato. Machado de Assis. Revista Americana, 6, 1918.

ALPI, Giusepe. "Introduzione Biografica e Note". In: ASSIS, Machado de. Memoire Postume de Braz Cubas. 1929.

“Ambigüidade Marca o Romance”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 jun. 1999.

AMARAL, Andrey do. O máximo e as máximas de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna, 2008.

AMORIM, Celso. "Uma obra em Movimento". In: O obra de Machado de Assis. Ensaios premiados no 1º Concurso Internacional Machado de Assis. Ministério das Relações Exteriores. Governo Federal / 2006.

ANDRADE, Ana Luiza. Com o futuro nas mãos. Chapecó, Santa Catarina: Grifos, 1999.

______. “Cronologia da Vida Literária de Machado de Assis”, em Machado de Assis, Crônicas de Bond. Santa Catarina: Argos, 2001.

______. Transportes pelo olhar de Machado de Assis. “Passagens entre o livro e o jornal”. Chapecó, Santa Catarina: Grifos, 1999.

ANDRADE, Gentil de ( org.). Pensamentos e Reflexões de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1990.

ANDRADE, Almir. Machado de Assis, o Romancista. Revista do Brasil, Rio de Janeiro, 2, jun., 1939.

ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. Rio de Janeiro; Americ-edit, 1924.

______. Aspectos da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro, Americ-Edit., 1943.

______. "Contos e Contistas". In: O Empalhador de Passarinhos. 3a edição, São Paulo, Martins, 1972.

ÂNGELO, Hersílio. Análise Literária: À Carolina. Revista do Livro, Rio de Janeiro, 3, set, 1958.

ANDREASSI, Lourdes, Décio, João e Retorno ao romance eterno:Dom Casmurro de Machado de Assis. Lisboa: 1972.

ANUÁRIO BRASILEIRO DE LITERATURA. Como imaginaCapitu. Rio de Janeiro, 1940. ( Reportagem com caricaturistas e ilustradores ).

AMARAL, Amadeu. O elogio da mediocridade ( estudos e notas de literatura ). Sâo Paulo; Ed. Nova Era, 1924.

ARANHA, Graça. Machado de Assis e Joaquim Nabuco. Comentários e notas à correspondência entre esses dois escritores. Rio de Janeiro, Monteiro Lobato & Cia., 1923.

______. (Org.) Correspondência de Machado e Assis e Joaquim Nabuco. Prefácio à 3a edição de José Murilo de Carvalho.Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras / Topbooks, 2003.

ARARIPE JÚNIOR, Tristão de Alencar. Machado de Assis. Revista Brasileira, Rio de Janeiro, jan. 1895.

______. Obra Crítica de Araripe Júnior. (1888-1894 ). Rio de Janeiro, Fundação Casa de Rui Barbosa , 1960. Vol.2.

ARAUJO, Hugo Bressane de. O aspecto religioso da obra de Machado de Assis. Rio de Janeiro; Cruzada da boa imprensa, 1939.

ARNULFO, M. Irmão. A arte velada de Machado de Assis. Porto Alegre; Tip. Champagnat, 1958. Separata de Veritas, revista da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

ATHAIDE, Austregésilo de. Religião e Política na obra de Machado de Assis. Revista Brasileira, Rio de Janeiro, 17., 1946.

ATHAIDE, Tristão de. A Evolução do conto no Brasil. Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, 1958.

______. Machado de Assis, o Crítico. Revista do Brasil. Rio de Janeiro, 2, jun., 1939.

______. Três Ensaios sobre Machado de Assis. Rio de Janeiro, p. Bluhm, 1941.

AUSTREGÉSILO, Antônio. Alguns aspectos psicológicos de Machado de Assis. Revista da Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, 58, jul-dez., 1939.

AUTORES E LIVROS. A Manhã. Suplemento Literário, Rio de Janeiro, 28, set., 1941.

AVELAR, Idelber. "Ritmos do Popular no Erudito: Política e Música em Machado de Assis". In: O obra de Machado de Assis. Ensaios premiados no 1º Concurso Internacional Machado de Assis. Ministério das Relações Exteriores. Governo Federal / 2006.

ÁVILA, Aristides. O Contista número um da língua portuguesa. In: ASSIS, Machado de. Contos Fluminenses. São Paulo, Clube do Livro, 1959.

AZEREDO, Magalhães. Homens e Livros. Rio de Janeiro, Garnier, 1902.

AZEVEDO, Alvaro Augusto de Almeida. A linguagem de Machado de Assis. São Paulo; Revista dos Tribunais, 1944.

BAGBY, Albert I., Jr. Iaia Garcia. Lexington : UP of Kentucky, 1977.

BAGNO, Marcos (org.). Machado de Assis para principiantes. São Paulo: Ática, 1999.

BANDEIRA, João Carneiro Sousa. Páginas literárias. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1917.

BANDEIRA, Manuel. Apresentação da poesia brasileira. Rio de Janeiro,Casa do Estudante do Brasil, 1946.

______. Machado de Assis, poeta. Revista do Brasil, Rio de Janeiro, 2, jun. 1939.

BAPTISTA, Abel Barros. Autobibliografias: solicitação do livro na ficção de Machado de Assis. Lisboa, Editora Relógio d´Água, 1998.

______. Em nome do apelo do nome: duas interrogações sobre Machado de Assis. Lisboa, Editora Litoral, 1991.

______. “Instinto de Universalidade”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 mar. 1999 [entrevista concedida a Adriano Schwartz].

BARBIERI, Ivo. "Nas dobras das ambiguidades de Esaú e Jacó". Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 81, 1985.

______. 'O lapso' ou uma psicoterapia de humor. IN: JOBIM, José Luís. "A Biblioteca de Machado de Assis". Rio de Janeiro. ABL / Topbooks. 2000.

______. “Um Romance de Muitas Leituras”, em Ivo Barbieri (org.), Ler e Reescrever Quincas Borba. Rio de Janeiro: Eduerj, 2003.

______. “O Lapso ou uma Psicoterapia do Humor”, em José Luís Jobim (org.), A Biblioteca de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Topbooks, 2001.

BARBOSA, Francisco de Assis. Machado de Assis em miniatura. São Paulo; Ed. Melhoramentos, 1958.

______. "Machado de Assis e o mito de Apolo". Revista Brasileira, Rio de Janeiro, 1958.

______. O Romance, a Novela e o Conto no Brasil. Rio de Janeiro, MES, 1950.

BARBOSA, João Alexandre. “Magias Parciais de Dom Casmurro”,Cult, São Paulo, n. 24, pp. 60-63, jul. 1999.

BARBOSA, Rui. O Adeus da Academia a Machado de Assis. Rio de Janeiro, Casa de Rui Barbosa, 1958.

______. Machado, Herculano e Rio Branco. Org. Simões, 1950.

BARREIROS, Artur. Biografia de Machado de Assis. Rio de Janeiro, Lombaerts & Cia., 1884.

BARRETO Filho, José. Introdução a Machado de Assis. Rio de Janeiro; Livraria Agir, 1947.

______. "Machado de Assis". In: A Literatura do Brasil. Direção de Afrânio Coutinho, Rio de Janeiro, José Olympio/Niterói, UFF, 1986. Vol. 4.

______. " Machado de Assis". In: O Romance brasileiro. Org. por Aurélio Buarque de Holanda. Rio de Janeiro, O Cruzeiro, 1952.

______."O Romancista" . In: ASSIS, Machado de.Obra Completa. Rio de Janeiro, Aguilar, 1971. Vol. 1.

BARROS, Homero Batista de. Machado de Assis (Conferência).Curitiba, 1940.

BARROS, Manoel de. “Meu Clássico”, O Globo, Rio de Janeiro, 3 jul. 1999 [elege Memorial de Aires].

BASTIDE, Roger. " Machado de Assis, Paisagista". Revista do Brasil. Rio de Janeiro, 3, nov., 1940.

BASTOS, Dau. Machado de Assis: num recanto, um mundo inteiro. Rio de Janeiro: Garamond Editora, 2008.

BASTOS, Hermenegildo. “Machado de Assis nas Escolas”, Jornal de Brasília, Brasília, 7 abr. 1999.

BELLEI, Sérgio Luiz Prado. Machado de Assis: uma poética da nacionalidade. Ed. Travessia, 1989.

BELLO, José Maria. Inteligência do Brasil. Rio de Janeiro; Ed Nacional, 1938.

______. Novos estudos críticos. Rio de Janeiro; Rev. dos Tribunais, 1917.

______. Retrato de Machado de Assis. Rio de Janeiro; Ed. A Noite, 1952.

“Bentinho e José de Alencar Saem Derrotados”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 jun. 1999.

BERARDINELLI, W. Medicina e médicos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1951.

BERGO,Vittorio. "Machado de Assis e a Gramática". In: Sociedade Brasileira de Língua e Literatura. Estudos Universitários de Lingüística, Filologia e Literatura: homenagem ao Prof. Dr. Sílvio Elia. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1990, pp. 265-78.

BERRINI, Beatriz. Eça e Machado. São Paulo: EDUC., 2005.

BETELLA, Gabriela kvacek. Bons Dias !: o funcionamento preciso da inteligência em terra de relógios desacertados – As crônicas de Machado de Assis. São Paulo: Ed. Revan, 2006.

______. Narradores de Machado de Assis. São Paulo: EDUSP, 2007.

BIRCHAL, Hennio Morgan. A Ironia e o "Humour" em Eça de Queiroz, Machado de Assis e Joaquim Paco d´Arcos. Separata da Revista " Bracara Augusta", tomo 30, fasc.69, 1981, Lisboa.

BITTENCOURT, Liberato. Machado de Assis ou o desrespeito ao ídolo acadêmico. Rio de Janeiro, Oficina do Ginásio 28 de Setembro, 1939.

BITTENCOURT, Mona. “Unidos na Vida e na Morte”, Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 22 abr. 1999.

BIZZARRI, Edoardo. Machado de Assis e a Itália. Sâo Paulo; Instituto Cultural Ítalo-Brasil, 1961.

BLAKE, Augusto Vitorino Alves Sacramento. Dicionário Bibliográfico Brasileiro. Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1898.

BLOOM, Harold. Gênio:Os Cem autores mais Criativos da História da Literatura.Tradução de José Roberto O´Shea. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.

BORGES, Antônio Fernando. Braz, Quincas e Cia. Rio de Janeiro, Companhia das Letras, 2003.

______. Memorial de Buenos Aires. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

BORGES, Dain. “Foreword”, em “Machado de Assis, Esaú and Jacob”. Nova York: Oxford University, 2000.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo, Cultrix, 1970.

______. Machado de Assis: o enigma do olhar. São Paulo, Ed. Ática, 1999.

______. "A Máscara e a Fenda". In: Et alii Machado de Assis. São Paulo, Ática, 1982.

______. “Apresentação”, em Machado de Assis, Contos Fantásticos. São Paulo: Ática, 1973.

______. “Uma Figura Machadiana”, Esboço da Figura: Homenagem a Antônio Candido. São Paulo: Duas Cidades, 1979.

______. “Situaciones Machadianas”, em Machado de Assis, Cuentos. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1978.

______ (Organização). Machado de Assis – Antologia e Estudos. São Paulo: Ática, 1982.

______. Machado de Assis: O Enigma do Olhar. São Paulo: Ática, 1999.

______. Brás Cubas em Três Versões. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2006.

BOSI, Alfredo, GARBUGLIO,José Carlos, CURVELLO,Mario, FACIOLI, Valentim. Machado de Assis. Coleção Escritores Brasileiros: antologia e estudos. São Paulo, Ática, 1982.

BOTELHO, João da Costa. Primeiro centenário do nascimento de Machado de Assis, discurso proferido na sessão solene do Instituto Histórico e Geográfico do Pará no dia 21 de junho de 1939. Belém; Livraria Clássica, 1941.

BOTREL,J. F.; MASSA, J. M.; POUPET, A. Etudes luso-brésiliennes. Rennes : Fac. des Let. & Sci. Humaines, 1966.

BRANCHES, Victor. Dicionário Bibliográfico Luso-Brasileiro. São Paulo, Fundo de Cultura, 1965.

BRANCO, Joaquim. “Conto em Lá Menor”, Jornal Panorama, Cataguases, 27 jun. 1999.

BRANDÃO, Octávio. O niilista Machado de Assis. Rio de Janeiro; organização Simões, 1958.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Exposição Machado de Assis, centenário de nascimento de Machado de Assis, 1839-1939. Rio de Janeiro; MEC, 1939.

BRAYNER, Sônia. Labirinto do espaço romanesco. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1979.

BROCA, José Brito. Machado de Assis e a política e outros estudos. Rio de Janeiro; Organização Simões, 1957.

______. "A Literatura de Guerra no Brasil" . Cultura Política. Rio de Janeiro, 31, 1943.

______. "Na Década Modernista: Machado de Assis au dessus de la melée" . Revista do Livro, Rio de Janeiro, set., 1948.

______. Os inimigos de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

BUENO, Alexei. “Machado Poeta”, em “Machado de Assis, Melhores Poemas”. São Paulo: Global, 2000. CALDWELL, Helen. The Brazilian Othello of Machado de Assis: A Study of "Dom Casmurro". Berkeley, University of California Press, 1960.

______. Counselor Ayres' Memorial. Berkeley : U. of Calif. P, 1973. 224 pp.

______. Introdução. MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Esau and Jacob. Berkeley: U. of California P., 1965.

______. Introdução. In: MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Counselor Ayres' Memorial. Berkeley: U. of Calif. P., 1972, 196 p.

______. Machado de Assis: the brazilian master and his novels. Berkeley: U. California, 1960. 194 p.

______. Machado de Assis: The Brazilian Master and His Novels. Berkeley : U. of Calif. P, 1970.

______. O Otelo Brasileiro de Machado de Assis. Ateliê Editorial, Rio de Janeiro, 2002.

______. Machado de Assis. Rio de Janeiro: Global. Coleção Melhores Poemas, 2008.

CAETANO, Maria do Rosário. “Cinema Brasileiro Deve uma Grande Adaptação”, Jornal de Brasília, Brasília, 7 abr. 1999.

CALHEIROS, Pedro. A Recepção de Machado de Assis em Portugal. Revista Travessia.

CÂMARA, Joaquim Mattoso. Ensaios machadianos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1977. Em convênio com o Instituto Nacional do Livro, Ministério da Educação e Cultura.

CÂMARA JÚNIOR. J. Matoso. "Cão e Cachorro no Quincas Borba, de Machado de Assis". Revista de Cultura, Rio de Janeiro, 29, 1941.

______. "Machado de Assis e o Corvo de Edgard Poe" . Revista do Livro, Rio de Janeiro, 3, set. , 1958.

CAMARGO, Juracy. Festa dos personagens de Machado de Assis. Peça radiofônica, representada na Rádio Nacional, na data centenária de Machado de Assis. Cópia datilografada.

CAMPOS, Haroldo de. " Arte pobre, Tempo de pobresa, Poesia menos": In: ______. Os Pobres na Literatura Brasileira. São Paulo, Brasiliense, 1983.

CÂNDIDO, Antônio. " Esquema de Machado de Assis". In: ______. Vários Escritos. São Paulo, Duas Cidades, 1970.

______. Literatura e Sociedade. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1980.

CANUTO, Ângela. Machado de Assis: Memórias de um frasista.Maceió: Edufal, 1999.

CARA, Salete de Almeida. "Machado de Assis", seleção de crônicas. Rio de Janeiro: Global, 2003.

______. “Prefácio”, em Machado de Assis, Melhores Crônicas. Rio de Janeiro: Global, 2003.

CARDIM, Elmano. Na Minha Seara. Rio de Janeiro, Tip. do Jornal do Comercio, 1949.

CARDOSO, Patrícia da Silva. Hoje amanuense. Amanhã diplomata?: a memória em "O amanuense Belmiro" e "Memorial de Aires". Letras, Curitiba, n. 47, p. 39-53, 1997.

CARDOSO, Wilton. Tempo e memória em Machado de Assis. Belo Horizonte; Estabelecimentos gráficos Santa Maria, 1958.

______. "Os olhos de Capitu. Ensaio de interpretação estilistica" . Kriterion., Belo Horizonte, out-dez., 1947.

CARPEAUX, Otto Maria. Pequena Bibliografia Crítica da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro, Letras e Artes, 1964.

CARRER, Aline; GLEDSON, John. Rio de Assis - Imagens Machadianas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 1999.

CARVALHAL, Tânia Franco. Towards the study of the canon in brazilian literature: Machado de Assis and Jean Ferdinand Denis. In: HENDRIX, Harold; KLOEK, Joost; LEVIE, Sophie; PEER, Will van (Ed.). The search for a new alphabet: literary studies in a changing world. Amsterdam: Benjamins, 1996.

CARVALHO, Affonso de. Machado de Assis. Palestra realizada em 30 de outubro de 1915 no salão da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto. São Paulo; Tipografia Tribuna da França, 1915.

CARVALHO, Alair Alves de. A estratégia do desvio da ênfase: um exercício de intertextualidade em Machado. In: ABRALIC. Anais. v. 2. Porto Alegre: ABRALIC, 1988. p. 206-211

CARVALHO Filho, Aloísio de. Machado de Assis e o problema penal. Salvador, Bahia; Livraria Progresso editora, 1959.

______. O processo penal de Capitu. Conferência na Academia de Letras da Bahia em 29 de setembro de 1958. Salvador; Imprensa Regina, s.d.

CARVALHO Filho, Francisco Aloysio de. et al. Machado de Assis. Salvador: Academia de Letras da Bahia; Universidade da Bahia, 1958.

CARVALHO Filho, Francisco Luís. “Adultério Era mais Grave”,Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 jun. 1999.

CARVALHO, José Murilo de. “As Duas Repúblicas”, em Machado de Assis e Joaquim Nabuco: Correspondência. Rio de Janeiro: Topbooks / Academia Brasileira de Letras, 3. ed., 2003.

CAVALHO, Napoleão de. O que pensou e disse Machado de Assis. Rio de Janeiro: Dublin, 2004. 353 pgs.

CARVALHO, Ronald de. Pequena História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro, Briguiet, 1919.

CASASANTA, Mario. Machado de Assis, escritor nacional. Rio de Janeiro; Federação das Academias de Letras do Brasil, 1939. Separata do livro Machado de Assis (conferências).

______. Minas e os mineiros na obra de Machado de Assis. Belo Horizonte; Os Amigos do Livro, 1932.

______. Machado de Assis e o tédio à controvérsia. Belo Horizonte; Os Amigos do Livro, 1934.

CASTELO, José Aderaldo. "O Ideário crítico de Machado de Assis". Revista de História. São Paulo, 11, jul-set., 1952.

______. Interpretações da obra de Machado de Assis. Lisboa, 1961.

______. Realidade e ilusão em Machado de Assis. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1969.

______. Machado de Assis: crítica. Rio de Janeiro: Agir, 1959. 107 p. (Nossos Clássicos; 38)

CASTRO, Manuel Antônio de. "O Enigma "É": Capitu ou Dom Casmurro?". Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 33-34, 1973.

______. Realidade e Ilusão em Machado de Assis. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1969.

CASTRO, Moacir Werneck de. “Suje-se Gordo!”, Jornal do Brasil, Rio de Janeiro 11 maio 1999.

CASTRO, Válter de. Metáforas Machadianas. Estruturas e Funções. Brasília. Instituto Nacional do Livro/ Rio de Janeiro. Ao Livro Técnico. 1977.

CAVALCANTE, Djalma - Os contos completos de Machado de Assis. Prefácio de Arnaldo Niskier. Universidade Federal de Juiz de Fora em co-edição com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2003.

______. “Os Primeiros Contos que Machado Contou”, em Machado de Assis: Contos Completos, organizado por Djalma Cavalcante. São Paulo-Juiz de Fora: Imprensa Oficial-UFJF, 2003.

CÉSAR. Ana Cristina. Literatura Não é Documento. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1980.

CHAGAS,Wilson. A fortuna crítica de Machado de Assis. Porto Alegre, RS, Brasil : Movimento, 1994.

CHALHOUB, Sidney. A história nas histórias de Machado d e Assis: uma interpretação de "Helena". Revista do Departamento de História - FAFCH/ Unversidade Federal de Minas Gerais, 1992.

______. e PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (Org.). A História contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. (Histórias do Brasil)

CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis Historiador. São Paulo: Cia. das Letras, 2003.

CHAVES, Flávio Loureiro. O Mundo Social de Quincas Borba. Porto Alegre, Movimento. 1974.

______. Romances para estudo: "Esaú e Jacó". Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. 187 p

CHEDIAK, Antonio José. Introdução ao texto crítico do "Quincas Borba". Rio de Janeiro; Instituto Nacional do Livro, s.d. Suplemento da Revista do Livro, 2.

______. Apêndice: Comissão Machado de Assis. In: MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Quincas Borba. Rio de Janeiro: INL, 1970. (Obras de Machado de Assis; 7)

COELHO, Machado. Machado de Assis. Belém; Gráfica Norte, 1939.

COELHO, Marcia Maria e OLIVEIRA, Marcos Fleury de. "O bruxo do Cosme Velho - Machado de Assis no espelho". São Paulo: Alameda Editorial, 2005.

CONCÍGLIO, Mariazinha. A Ciranda de Machado. Lisboa: Universitária Editora, 1995.

______. A Ciranda de Machado. São Paulo, Editora Kansa, 1991.

CONDE, Hermínio de Brito. A tragédia ocular de Machado de Assis. Rio de Janeiro; Ed. A Noite, 1942.

______. La tragédia ocular de Machado de Assis. Tradução de Elcira Pinticart. Buenos Aires; El Ateneo, 1947.

CONY, Carlos Heitor.”O Rio de Machado de Assis”, Guia de Programação, set. 1997 [sobre o documentário com esse título].

CORÇÃO, Gustavo. "Apresentação" . In: ASSIS, Machado de. Romance. Coleção Nossos Clássicos. Rio de Janeiro, Agir, 1959.

______. "Introdução". In: ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Edição crítica de Maximiano de Carvalho e Silva. São Paulo, Melhoramentos, 1965.

______. O desconcerto do mundo. Rio de Janeiro, Livraria Agir Editora, 1965.

______. "Machado de Assis Cronista.". In: ASSIS, Machado de. Obra Completa. Org. Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro. Aguilar, 1979.

______. Machado de Assis cronista. In: MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Obra completa. v. 3. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985. p. 325-331. {Diário de Notícias, [s.l.], 28 set.; 5 out. 1958.}

CORDEIRO, Francisco de Basto. Vultos que passaram (esboços biográficos). Rio de Janeiro; Ed. da Cultura intelectual feminina, 1944.

______. Machado de Assis que eu vi. Rio de Janeiro; Liv. São José, 1961.

______. Machado de Assis na Intimidade. Rio de Janeiro, Pongetti, 1965.

CORREIA, Marlene de Castro. Afinidades entre bruxos: Machado de Assis e Carlos Drummond. In: SECCHIN, Antônio Carlos; ALMEIDA, José Maurício Gomes de; SOUZA, Ronaldes de Melo e (Org.). Machado de Assis: uma revisão. Rio de Janeiro: In-Fólio, 1998. p. 93-101.

COSTA, Benedito. Le Roman au Brésil. Paris, Garnier, 1918.

COSTA, Cecília. “O Descobrimento do Livro”, O Globo, Rio de Janeiro, 5 nov. 1999.

______. “O Sonho Possível: Capitu e Maria Eduarda Amigas”, O Globo, Rio de Janeiro, 15 maio 1999.

COSTA, Lígia Militz da. Ficção brasileira: paródia, história e labirintos - Chico Buarque, Josué Guimarães, Mario de Andrade, Roberto Bittencourt Martins, Luiz Antonio de Assis Brasi, Nélida Piñon, Machado de Assis. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria, 1995.

COSTA, Maria Velho da. Madame. Sobre textos de Eça de Queiroz (Os Maias) e Machado de Assis (Dom Casmurro). Lisboa: Dom Quixote, 1999.

______. Madame: Sobre textos de Eça de Queirós (Os Maias) e Machado de Assis (Dom Casmurro). Lisboa: Dom Quixote, 1999. (Autores e língua portuguesa).

______. Madame: versão de cena: sobre textos de Eça e Queirós e Machado de Assis. Lisboa/Porto: Cotovia, Teatro Nacional São João, 2000.

COSTA, Oton. Conceitos e Afirmações. Rio de Janeiro, Pongetti, 1939.

COSTA, Pedro Pereira da Silva. A vida dos grandes brasileiros, 5: Machado de Assis. Série editada por Afonso Arinos de Mello Franco e Américo Jcobina Lacombe. São Paulo, Ed. Tres, 1974.

COUTINHO, Afrânio. A filosofia de Machado de Assis. Rio de Janeiro; Ed. Vecchi, 1940.

______. A filosofia de Machado de Assis e outros ensaios. Rio de Janeiro; Liv. São José, 1959.

______. Machado de Assis na Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1990.

______. "Machado de Assis e o problema do mestiço". Revista do Brasil, Rio de Janeiro, 3, fev., 1940.

______. A tradição afortunada: o espírito de nacionalidade na crítica brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968.

______. Conceito de literatura brasileira. Petrópolis: Vozes, 1981.

______. Crítica e críticos. Rio de Janeiro: Simões, 1969. p. 195-199

______. Introdução: estudo crítico. In: MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Obra completa. v. 1. Organização: Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

______. Um Machado diferente. In: MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Obra completa. v. 3. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985. p. 1027-1028

______. & SOUSA, J. Galante. Enciclopédia de Literatura Brasileira. 2 vol. Rio de Janeiro: MEC & Oficina Literária Afrânio Coutinho, 1995.

COUTO, José Geraldo. “Um Crítico do Brasil”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 mar. 1999.

COUTO, Pedro do. Páginas de Crítica. Lisboa, Livraria Clássica A. M. Teixeira, 1906.

CRULS, Gastão. A Aparência do Rio de Janeiro. Notícia histórica e descritiva da cidade. Rio de Janeiro, José Olympio, 1949.

CRUZ Jr., Dílson F. Estratégias e Máscaras de um Fingidor. A Crônica de Machado de Assis. São Paulo, Nankin, 2002.

______, Dilson F. Estratégias e máscaras de um fingidor: a crônica de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nankim Editorial, 2002.

CUNHA, Fausto. Caminhos reais, viagens imaginárias : estudo sobre os meios de transporte na ficção brasileira. Rio de Janeiro : Ministério dos Transportes, Centro de Documentação e Publicações, 1974.

CUNHA, José Lima. Revisão de Machado de Assis: exame de erros e ardis literários. Rio de Janeiro: Americana, 1973.

CUNHA, Patrícia Lessa Flores da. Machado de Assis, um escritor na capital dos trópicos. Porto Alegre: IEL. Editora Unisinos, 1998.

______. Poe e Machado: a experiência do conto americano. Cadernos do Instituto de Letras, Porto Alegre, n. 16, p. 71-78, dez. 1996.

CUNHA, Tristão da. "Contos de Machado de Assis". Revista do Brasil, Rio de Janeiro, 2, jun., 1939.

______. Cousas do tempo. Rio de Janeiro: Anuário do Brasil, 1922.

CURVELO, Mário. "Polcas para um Fausto Suburbano" . In: BOSI, Alfredo et alii. Machado de Assis. São Paulo, Ática, 1982.

______. Falsete à poesia de Machado de Assis. In: BOSI, Alfredo et. al. Machado de Assis. São Paulo: Ática, 1982. 526 p. (Coleção Escritores Brasileiros; 1. Antologia e Estudos) p. 477-496.

DALL´AGNOT, Rosângela de Sant`Anna. “Dom Casmurro: Uma proposta de entendimento psicológico”. Passo Fundo: Revista de Filosofia e Ciências Humanas, 2000.

DAMULAKIS, Gerana. “O Bruxo Revisitado”, A Tarde, Salvador, 1º mar. 1999 [sobre Contos/Uma Antologia, de Machado de Assis, organizado por John Gledson].

DANTAS, Júlio. Machado de Assis. Lisboa: Academia das Ciencias, 1940.

DÉCIO, João. "Aspectos do Romance Realista de Machado de Assis". Alfa, Marília, n. 3, p. 45-55, mar.1963 mar., 1963.

DELPECH, Adrien. "Préface".In: ASSIS, Machado de. Quelques Contes. Paris, Garnier, 1910.

DESSAU, Albert. Der mexikanische revolutionsroman. Berlin: Rutten & Lening, 1967.

DIMAS, Antônio. O espelho irônico de Machado: entrevista com John Gledson. Cult. Revista Brasileira de Literatura. São Paulo, n. 24, p. 42-50, jul. 1999. {El espejo irónico de Machado: entrevista com John Gledson. Cuadernos Hispanoamericanos, Madrid, n. 598, p. 35-45, abr. 2000.}

DINIZ, Camila; FIGUEIREDO, Fábio; OLIVEIRA, Anelito. O defunto e a escrita: Machado de Assis segundo Brás Cubas. Belo Horizonte: Orobó, 1999.

DINIZ, Edinha. "Machado de Assis". Rio de Janeiro, Ed. Moderna, 2003. Coleção Mestres da Literatura.

DIXON, Paul B. Retired Dreams: "Dom Casmurro", myth and modernety. West Lafayette, Ind.: Purdue University Press, 1989.

______. Os contos de Machado de Assis : mais do que sonha a filosofia. Porto Alegre, RS, Brasil : Movimento, 1992.

DOMINGUES, Octávio. A concepção hereditária no "D. Casmurro". Rio de Janeiro; Ed. do Autor, 1941.

D'ONOFRIO, Salvatore. Conto Brasileiro: Quatro Leituras Petrópolis : Vozes., 1979.

DOYLE, Plínio (org). Machado de Assis, 15 volumes encadernados com recortes de jornais e revistas de/sobre Machado de Assis no período de 1939-1967. Arquivo Museu de Literatura da Fundação Casa de Rui Barbosa.

______. “Meu Clássico”, O Globo, Rio de Janeiro, 2 out. 1999.

DUARTE, Eduardo de Assis. Machado de Assis - Afro-descendente. Rio de Janeiro: Ed. Companhia das Letras, 2006.

DUTRA, Lia Correa. "Algumas Mulheres de Machado de Assis". Revista do Brasil. Rio de Janeiro, 2, jun. 1939.

EDWARDS, Jorge. "Machado de Assis"". Ed. Ômega, 2002.

“'Efeito Rosiska' Desmontou Acusação”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 jun. 1999.

ELLIS, Keith. "Technique and Ambiguity in Dom Casmurro". Hispania, Washington, 45, 1962.

ESCÓSSIA, Fernanda da. “Dom Casmurro, 100, Chega à Internet e Enfrenta ‘Recriação’”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 4 mar. 1999.

“Espaço Machado de Assis Será Inaugurado na ABL”, Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, 12 dez. 1999.

ESTRELLA, Hairton Miceli e MONTEIRO, Ivan da Costa. A metalinguagem em Quincas Borba. Rio de Janeiro: Acadêmica, 78 p., 1973.

EULÁLIO, Alexandre. " De um Capítulo de Esaú e Jacó ao Painel do Último Baile" . Revista do Departamento de Filosofia da FFLCH da USP. São Paulo, 1983.

FACIOLI, Valentim. A crônica. In: BOSI, Alfredo et. al. Machado de Assis. São Paulo: Ática, 1982. p. 86-87.

______. Várias histórias para um homem célebre: biografia intelectual. In: BOSI, A. et al. Machado de Assis. São Paulo: Ática, 1982. p. 9-59

______. “A Fraude e a Gaforinha: A Crônica de Machado de Assis”, em Dílson F. Cruz Jr., Estratégias e Máscaras de um Fingidor. A Crônica de Machado de Assis. São Paulo, Nankin, 2002.

______. Um Defunto Estrambótico: Análise e Interpretação das “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. São Paulo, Nankin, 2002

FAORO, Raimundo. Machado de Assis: A Pirâmide e o Trapézio. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1974.

FARACO, Carlos Alberto. Um mundo que se mostra por dentro e se esconde por fora. In:, MACHADO DE ASSIS Joaquim Maria. "O alienista". São Paulo: Ática, 1996. p. 1-30

FARIA, João Roberto. “A comédia refinada de Machado de Assis”, em Machado de Assis, Teatro. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FARIA, João Roberto Gomes de. Idéias Teatrais e o Século XIX no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2001.

______. “Alencar e Machado: Breve Diálogo Epistolar”, em GALVÃO, Walnice Nogueira & GOTLIB, Nádia Battella, “Prezado Senhor, Prezada Senhora: Estudos sobre Cartas”. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

FAZENDA, José Vieira. Antiqualhas e Memórias do Rio de Janeiro. Questões e crônicas históricas. Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1921.

FELINTO, Marilene. “Hoje Isso Tem o Nome de ‘Crítica-Ficção’”,Folha de S. Paulo, São Paulo, 4. mar. 1999 [sobre Dom Casmurro;Amor de Capitu, de Fernando Sabino; Capitu: Memórias Póstumas, de Domício Proença Filho].

FERNANDES, José Carlos. “Memórias Póstumas de Capitu”,Gazeta do Povo, Curitiba, 21 fev. 1999 [sobre o livro com este título de Domício Proença Filho].

FERNANDES, Rinaldo de (Org.). Capitu mandou flores: contos para Machado de Assis nos cem anos de sua morte. Rio de Janeiro: Geração Editorial Ltda., 2008.

FERNANDES, Sebastião. Figuras e Legendas. Rio de Janeiro, Pongetti, 1946.

FERREIRA, Eliane F. C. . Para traduzir o século XIX: Machado de Assis. São Paulo: Annablume e Academia Brasileira de Letras, 2004.

______. Machado de Assis sob as Luzes da Ribalta. 1. ed. São Paulo: Cone Sul, 1998. 224 p.

______. SARAIVA, J. A. ; BAPTISTA, A. B. ; HABERLY, D. T. ; MACEDO, H. ; PETIT, L. ; LISBOA, M. M. ; SENNA, M. ; DIXON, P. . Dom Casmurro e o plagiarismo múltiplo. In: Juracy Assmann Saraiva. (Org.). Nos labirintos de Dom Casmurro: ensaios críticos. 1 ed. Porto Alegre: PUCRS, 2005, v. , p. 61-82.

______. Contradições tradutológicas: o caso Machado de Assis. In: Paulo Sérgio Nolasco dos Santos. (Org.). Divergências e convergências em Literatura Comparada. 1 ed. Campo Grande: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2004, v. , p. 121-139.

______. REBELLO, L. ; CARVALHAL, T. F. . Tradução: visto permanente no passaporte virtual de Machado de Assis. In: Tânia Franco Carvalhal; Lúcia Sá Rebello; Eliane Fernanda Cunha Ferreira. (Org.). Transcriações: teoria e práticas. Porto Alegre: Evangraf, 2004, v. , p. 197-204.

______. Machado de Assis e o parasitismo tradutório. In: Cleudemar Alves Fernandes; João Bosco Cabral dos Santos. (Org.). Análise literária: tendências contemporâneas. Uberlândia: EdUFU, 2003, v. , p. -.

______. Machado e Camões:a citação enquanto tensão entre ficção e história. In: Eliana Amarante de Mendonça Mendes; Paulo Motta de Oliveira; Veronika Benn-Ibler. (Org.). Revisitações: edição comemorativa 30 anos da Faculdade de Letras da UFMG. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 1999, v. 1, p. 405-410.

______. A antecipação da identidade crítica literária brasileira. In: Ricardo J. Kaliman. (Org.). Memorias de Jalla. 1a. ed. San Miguel de Tucumán: Universidad Nacional de Tucumán, 1997, v. 2, p. 546-552.

______. Uma proposta de globalização do crítico literário Machado de Assis. In: Eduardo Coutinho. (Org.). Cânones & Contextos. Rio de Janeiro: Abralic/CNPq, 1996, v. 2, p. 449-456.

FIGUEIREDO, José. “Sucesso Faz Brasil e Portugal Rirem Juntos no Final”, O Globo, Rio de Janeiro, 2 maio de 1999 [opinião de Augusto Abelaira sobre Machado].

FIGUEIREDO Neto, Antonio Cesário do. Na pista de Rocinante ( resposta ao Sr. Luís Murat). Cuiabá; Escola Prof. Salesianos, 1928. O autor refere-se aos artigos de Luis Murat Machado de Assis e Joaquim Nabuco, na Revista da Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, n. 56-57, v. XXI, 1926.

FILHO, Luís Anselmo. Rua Cosme Velho, 18: relato do restauro do mobiliário de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 1998.

FISCHER, Luis Augusto. Machado e Borges e outros ensaios sobre Machado de Assis. Rio de Janeiro: Editora Arquipélago, 2008.

FITZ, Earl E. Machado de Assis. Boston: Twayne Publishers, 1989.

FONSECA, Gondim da. Machado de Assis e o hipopótamo. Biografia e análise. São Paulo; Ed. Fulgor, 1960.

______. Machado de Assis e o hipopótamo, uma revolução biográfica. São Paulo; Ed. Fulgor, 1960.

FOWKE, Edith. Dom Casmurro: Machado de Assis. Canadian Forum, 1953.

FRAGOSO, Augusto. "Achegas à Bibliografia Machadiana". Revista do Livro, Rio de Janeiro, 3, set., 1958.

FRANCE, Anatole. Machado de Assis et son oeuvre littéraire. Paris: L. Michaud, 1909.

FRANCISCO, Severino. “Conversa Inteligente sobre ficção”, Jornal de Brasília, Brasília, 7 abr. 1999 [ sobre Machado de Assis; Uma Revisão, de Antonio Carlos Secchin e outros].

FRANCO, Afonso Arinos de Melo. “O Velho Senado”, em Machado de Assis, O Velho Senado, edição comemorativa do nascimento de Machado de Assis. Brasília: Senado Federal, 1989.

FREIRE, Laudelino (dir.). Machado de Assis. Estante Clássica da Revista de Língua Portuguesa, vol. 2, jan. 1921. Rio de Janeiro: Typo-Litho.

______. Clássicos Brasileiros. Rio de Janeiro, Revista de Petrópolis, 1973.

FREITAS, Dylza. “Difícil Recriação Mantém encantamento”, O Globo, Rio de Janeiro, 13 fev. 1999 [sobre Capitu: Memórias Póstumas, de Domício Proença Filho].

______. “Um Século de uma Mulher voraz como a Ressaca”, O Globo, Rio de Janeiro, 13 fev. 1999 [sobre o centenário de Dom Casmurro].

FREITAS, Luís Paula. Perfil de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Ancora, 1947. 92 p.

FREITAS, Luiz Alberto Pinheiro de. Freud e Machado de Assis - Uma intercesão entre psicanálise e literatura. Editora Mauad, Rio de Janeiro, 2001.

FREITAS, Horácio Rolim de. Crônicas de Machado de Assis ou Crônicas Machadianas? Confluência. Rio de Janeiro: Liceu Literário Português, 16, 1998, p. 94-103.

FREITAS, Maria Eurides Pitombeira de. O Grotesco na Criação de Machado de Assis e Gregório de Matos. Rio de Janeiro, Presença, 1981.

FROSCH, Friedrich. "O tenebroso Problema da Patologia Cerebral. Algumas Considerações acerca d´O Alienista Machadiano". In: O obra de Machado de Assis. Ensaios premiados no 1º Concurso Internacional Machado de Assis. Ministério das Relações Exteriores. Governo Federal / 2006.

FUENTES, Carlos. Machado de la Mancha. México: Fondo de Cultura Econômica, 2001.

FURTADO, Celso. “O Que Faltou ao Brasil foi uma Revolução Política”, Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 2 out. 1999 [entrevista concedida a Rodrigo Alves. Referência a Machado]

GALVÃO, Carlos Tadeu de Andrade. “Quincas Borba: Variantes Prenhes de Questões”, em Ivo Barbieri (org.), Ler e Reescrever Quincas Borba. Rio de Janeiro: Eduerj, 2003.

GARBUGLIO, J. C. "A Linguagem Política de Machado de Assis" . In: BOSI, Alfredo et alii. Machado de Assis. São Paulo, Ática, 1982.

GERALDO, José. Redenção de Capitu. Brasília: Uniceub, 1999.

GLEDSON, John. A História do Brasil em Papéis avulsos de Machado de Assis. In: CHALHOUB, Sidney; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (Org.). A História contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. (Histórias do Brasil).

______.“Ele não Tem Descendentes Literários porque é Inimitável”, O Globo, Rio de Janeiro, 12 jun. 1999 [entrevista concedida a Cássia Maria Rodrigues].

______. “Geografia Mental”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 mar. 1999.

______. (Ed.). Introdução. In: MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Contos: uma antologia. 2 v. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

______. (Introdução e notas). Bons Dias! (Crônicas de Machado de Assis). São Paulo, Hucitec, 1990.

______. "Machado de Assis between Romance and Satire: ´A Parasita Azul`" . In: What`s Past is Prologue: A Collection of Essays in Honour of L. J. Woodward. Edimburgh, Scottish Academic Press, 1984.

______. Machado de Assis: Ficção e História. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986.

______. Machado de Assis: Impostura e Realismo. Uma reinterpretação de Dom Casmurro. Tradução de Fernando Py. São Paulo, Companhia das Letras, 1999

______. “Machado de Assis. O Rio de Janeiro em vários tempos”, em “Rio de Assis: imagens machadianas do Rio de Janeiro”. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 1999.

______. “Mestre da Língua Portuguesa”, Jornal de Brasília, Brasília, 7 abr. 1999 [entrevista concedida a Joseana Paganini].

______. “O Espelho Irônico de Machado”, Cult, São Paulo, n. 24, pp. 42-50, jul. 1999 [entrevista concedida a Antonio Dimas].

______. Por um novo Machado de Assis. Rio de Janeiro: Ed. Companhia ória social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. (Histórias do Brasil).

______. Machado de Assis, Escritor em Formação (à roda dos jornais). São Paulo: Fapesp / Mercado de Letras, 2001.

______; CANO, Jefferson (Org.). Comentários da Semana. São Paulo: UNICAMP, 2008.

______ ; GUIDIN, Marcia Ligia; RICIERI, Francine Weiss (Org.). Machado de Assis: ensaios da crítica contemporânea. São Paulo: UNESP, 2008.

GRIECO, Agripino. Machado de Assis. Rio de Janeiro; Liv. José Olympio, 1959.

______. Viagem em torno de Machado de Assis. São Paulo : Martins, 1969. 220 p.

GRIECO, Agrippino. Amigos e inimigos do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954. 320 p. (Obras completas de Agrippino Grieco; 9).

GRINBERG, Keila, Grinberg, Lucia e Almeida, Anita Correia Lima de,. Para conhecer Machado de Assis. 2005. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 124 páginas.

GROPILLO, Ciléa. Machado de Assis. Um testemunho disperso, só reunido no sonho da sobrinha. Jornal do Brasil: 23 de junho de 1985. Caderno B.

GUERRA, Álvaro. Machado de Assis: sua Vida e suas Obras. São Paulo, Melhoramentos, 1923.

GUERRA, José A. Testemunhos de crítica. Recife : Univ. Federal de Pernambuco, 1974. 229 pp.

GUIDIN, Márcia Lígia. Armário de Vidro. A velhice em Machado de Assis. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.

GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Os Leitores de Machado de Assis. São Paulo: Nankin editorial / EDUSP, 2004.

GUIMARÃES, Hélio de Seixas (org.). Teresa. Revista de Literatura Brasileira. USP / Editora 34 / Imprensa Oficial do Estado, 2006.

______. Os leitores de Machado de Assis: o romance machadiano e o público de literatura no século 19. Rio de Janeiro: Nankim Editorial, 2004.

GULLAR, Ferreira. “Meu Clássico”, O Globo, Rio de Janeiro, 19 jun. 1999 [escolhe Dom Casmurro].

HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1972.

HENRIQUES, Ana Lucia de Souza. Machado d Assis, leitor de Ossian. IN: JOBIM, José Luís. "A Biblioteca de Machado de Assis". Rio de Janeiro. ABL / Topbooks. 2000.

______. “Machado de Assis leitor de Ossian”, em José Luís Jobim (org.), A Biblioteca de Machado de Assis.Rio de Janeiro: Topbooks, 2001.

HENRIQUES, Claudio Cezar . Intervenções Metalinguísticas de Machado de Assis. In: Programas e Resumos da XVI Jornada de Estudos Linguísticos - GELNE. Fortaleza: UFC,1998, p.34.

______. Machado de Asis, estudioso da língua. IN: JOBIM, José Luís. "A Biblioteca de Machado de Assis". Rio de Janeiro. ABL / Topbooks. 2000.

______. Atas da Academia Brasileira de Letras – Presidência Machado de Assis (1896-1908). Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2001.

______. “Machado de Assis, Estudioso da Língua”, em José Luís Jobim (org.), A Biblioteca de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Topbooks, 2001.

HILL, Amariles Guimarães. A Crise da Diferença. Uma leitura das Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro, Cátedra/Brasília, INL, 1976.

HISTÓRICO e resumo das atividades da Comissão Machado de Assis. Separata da Revista do Livro n. 13, Rio de Janeiro.

HOLANDA, Aurélio Buarque de. "Linguagem e Estilo de Machado de Assis" Revista do Brasil, Rio de Janeiro, 2, jul-ago., 1939.

______. A cobra de vidro. São Paulo: [s. ed.], 1944.

HOUAISS, Antônio. Introdução ao texto crítico das Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro; Instituto Nacional do Livro, s.d. Suplemento da Revista do Livro, 1.

______. Plano do dicionário das obras de Machado de Assis. Rio de Janeiro; Instituto Nacional do Livro, s.d. Separata da Revista do Livro.

______. Estudos Vários sobre Palavras, Livros, Autores Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1979.

HOURCADE, Pierre. Trois livres sur Machado de Assis. Lisbonne: Institut Français au Portugal, 1937.

IVO, Lêdo. " O Mar e o Pirilampo". Revista do Livro, Rio de Janeiro, 3, set. 1958.

______. Teoria e Celebração São Paulo : Duas Cidades, 1977.

______. Poesia Observada. Rio de Janeiro: Orfeu, 1967.

______. Confissões de um Poeta. Rio de Janeiro/Brasília: Difel/MEC, 1979.

______. O Aluno Relapso. São Paulo: Massao Ohno, 1991.

______. A República da Desilusão. Rio de Janeiro: Topbooks, 1994 [ensaio: “Um Clássico Ocidental”].

JACKSON, K. David. “A Metáfora Antropófaga”, Cult, São Paulo, n. 24, PP. 51-55, jul. 1999.

______. (Ed.). Transformations of literary language in Latin American literature: from Machado de Assis to the vanguards. Austin: U. of Texas at Austin, Abaporu, 1987.

JACQUES, Alfredo. Machado de Assis: Equívocos da Crítica. Porto Alegre, IEL / Movimento, 1974.

JANSEN, Roberta. “Mulher de Machado de Assis teria Escrito Parte de sua Obra”, Correio da Paraíba, João Pessoa, 11 abr. 1999.

JOBIM, José Luís. Por que é importante pesquisar a biblioteca pessoal de Machado de Assis? In: ANDRADE, Ana Luíza; CAMARGO, Maria Lúcia de Barros; ANTELO, Raúl (Org.). Leituras do ciclo. Florianópolis; Chapecó; ABRALIC, Grifos, 1999.

______. Por que é importante pesquisar a biblioteca pessoal de Machado de Assis?. Em Ana Luíza Andrade, Maria Lucia de Barros e Raul Antelo (org.). Leituras do Ciclo. Florianópolis/Chapecó: Abralic/Grifos, 1999.

______. (org.). A Biblioteca de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Topbooks, 2000.

______. "Machado de Assis, membro do Conservatório Dramático". IN: JOBIM, José Luís. "A Biblioteca de Machado de Assis". Rio de Janeiro. ABL / Topbooks. 2000.

JORNAL DE LETRAS. Rio de Janeiro, set., 1958. Número consagrado a Machado de Assis.

JUCÁ FILHO, Cândido. O Pensamento e a Expressão em Machado de Assis. Rio de Janeiro, L. Fernandes, 1939.

JUNQUEIRA, Ivan. Apresentação de Machado de Assis. São Paulo, Martins Fontes, 1987.

______. Introdução. In: O obra de Machado de Assis. Ensaios premiados no 1º Concurso Internacional Machado de Assis. Ministério das Relações Exteriores. Governo Federal / 2006.

KAISES, W. Fundamentos da interpretação e da análise literária. Coimbra: Armênio Amado, 1948.

KELLEY, Linda Murphy. An Analysis of the Development of the Feminine Image in Selected Novels by Machado de Assis. Tese de doutorado apresentada à Faculty of the Graduate School of Saint Louis University, 1978.

KELLY, Celso. Machado de Assis e outros pretextos... Rio de Janeiro, São José, 1972.

KINNEAR, John C. "Machado de Assis: to Believe or not to Believe". Modern Language Review, 71, 1976.

______. The Role of Dona Fernanda in Machado de Assis´ Novel "Quincas Borba". Münster, 1977.

KLOTZEL, André. “Uma Questão de Fidelidade”, em Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Sá Editora, 2001.

KNOWLTON JUNIOR, Edgar C. e SOUSA, J. Galante. Machado de Asis and his Lira Chinesa. Bibliografia de Machado de Assis. Macau: Imprensa Nacional, 1976.

KORACAKIS, Teodoro. “A Singularidade de Dona Fernanda”, em Ivo Barbieri (org.), Ler e Reescrever Quincas Borba. Rio de Janeiro: Eduerj, 2003.

KOTHE, Flávio R. O Cânone Brasileiro. Brasília: UNB, 2001

KRAEMER, Armand. Os romances de Machado de Assis. Porto Alegre : Sulina, 1971. 85 p. (Coleção Pereira Coruja)

LAET, Carlos de. O frade estrangeiro e outros escritos.Rio de Janeiro; Academia Brasileira de Letras, 1953.

______. "Machado de Assis" . In: Obras Seletas. Rio de Janeiro, Agir, FCRB / INL, 1983.

LAJOLO, Marisa. Machado de Assis. São Paulo: Abril Educação, 1980. 108 p. (Literatura comentada).

LAMEGO, Valéria. “A Síndrome dos Inéditos”, Veredas, Rio de Janeiro, PP. 6-8, jan. 1999 [sobre Contos/Uma Antologia, de Machado de Assis, organizado por John Gledson].

LEAL, César. Os cavaleiros de Júpiter. Ensaios. Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 1969.

LEAL, Cláudio Murilo. A poesia de Machado de Assis. Rio de Janeiro. Ed. Ludens, 2008, 205 p.

LEAL, Claudio Murilo (Org.). Toda poesia de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Record, 2008.

LEÃO, Múcio. Ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro; Edição da Revista de língua portuguêsa, 1923.

______. "O Contista Machado de Assis". In: Academia Brasileira de Letras. Curso de Conto. Rio de Janeiro, 1958.

______. "O Romance de Machado de Assis" In: Academia Brasileira de Letras. Curso de Romance. Rio de Janeiro, 1952.

LEITE Filho, José Barreto. Introdução a Machado de Assis. Rio de Janeiro: Agir, 1947. 270 p. {2. ed.: 1980}.

“Leitura de Contos de Machado de Assis Abre o Projeto Paixão de Ler”, O Globo, Rio de Janeiro, 6 nov. 1999.

LEON, Jorge Romero. Retórica de imaginación urbana: la ciudad y sus sujetos en Cecilia Valdes y Quincas Borba. Caracas, CELARG, 1997. 78 p. (Colección Cuadernos)

LIMA, Alceu Amoroso. Três ensaios sobre Machado de Assis. Belo Horizonte; Ed. Paulo Bluhm, 1941.

LIMA, Herman. Variações sobre o conto. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, Serviço de Documentação, 1952.

LIMA, José da Cunha. Revisão de Machado de Assis: exame de erros e ardis literários. Rio de Janeiro: Americana,1973.

LIMA, Luís Costa. "Machado de Assis e a estabilidade Imperial " . Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 71, 1982.

______. "Machado e a inversão do veto". In: O Controle do Imaginário. São Paulo, Brasiliense, 1984.

______. "Sob a face de um bruxo" . In: Dispersa Demanda. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1981.

LIMA, Manuel de Oliveira. " Machado de Assis et son oeuvre littéraire" . In: Machado de Assis et son oeuvre l ittéraire. Paris, Louis-Michaud, 1909.

LINHARES FILHO. A metáfora do mar no Dom Casmurro. Rio de Janeiro : Edições Tempo Brasileiro, 1978.

LINHARES, Temístocles. História Crítica do Romance Brasileiro. Belo Horizonte, Itatiaia/ São Paulo, EDUSP, 1987.

LITRENTO, Oliveiros. “Os Inimigos de machado de Assis”, Jornal do Comércio, Rio de janeiro, 24 abr. 1999 [sobre o livro com este título de Josué Montello].

LISBOA, Maria Manuel. Machado de Assis and Feminism: Re-reading the Heart of the Companion. Lewinston, Queenston, Lampeter: Edwin Mellen Press, 1996.

LOBO, Luiza. As metáforas do humor em Machado de Assis. IN: Críticas sem juízo. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1993.

LOPES, Denise. “Machado de Assis de Volta ao Rio”, Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 21 abr. 1999.

LOPES, José Leme. A psiquiatria de Machado de Assis. Rio de Janeiro, Livraria Agir Editora, 1974.

LOPES, Lucia Leite Ribeiro Prado. Machado de A a X. Rio de Janeiro: Editora 34, 2001.

LYRA, Heitor. Eça de Queiroz e Machado de Assis. Coimbra, Universidade de Coimbra, 1966. Separata do "V Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros".

LUCA, Heloísa Helena Paiva de. Apresentação. In: BALAS de estalo de Machado de Assis: edição completa e comentada. Organização: H. H. P. de Luca. São Paulo: Annalume, 1998.

LUCAS, Fábio. "Apresentação". In: ASSIS, Machado de Dom Casmurro. São Paulo, Ática, 1985.

MAC ADAM, Alfred A. Modern Latin-American Narratives: The Dreams of Reason. Chicago. Chicago University Press, 1977.

______. La retórica de los celos: "Dom Casmurro". In Carnal Knowledge: Essays on the Flesh, Sex and Sexuality in Hispanic Letters and Film, Ed. Pamela Bacarisse, Pittsburgh: Ediciones Tres Ríos.

______. “The Rhetoric of Jealousy: Dom Casmurro”, Hispanic Review, Filadélfia, pp. 51-62, jan.-mar. 1999.

MACADAM, Alfred J. “The Rhetoric of Jealousy: Dom Casmurro”,Hispanic Review, Filadélfia, pp. 51-62, jan.-mar. 1999.

“Machadianos”, Zero Hora, Porto Alegre, 14 ago. 1999.

Machado, Cassiano Elek. “Advogado Ataca com Pelé, Jango, Otto Lara e ‘Mosaico de Indícios’”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 jun. 1999.

“Machado de Assis é Tema de Debate”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 19 set. 1999.

“Machado de Assis: O Brasileiro do Século. Categoria Literatura”,IstoÉ, Rio de Janeiro, 28 abr. 1999.

“Machado e Psicanálise”, O Globo, Rio de Janeiro, 3 abr. 1999.

MACHADO, José Bettencourt. Machado of Brazil. The life and times of Machado de Assis. New York, Bramerica, 1953.

MACHADO, Leão. Machado de Assis, funcionário público. Palestra pronunciada em Campinas, em 27 de julho de 1939, no Centro de Ciências, Letras e Artes, São Paulo, Typ. Brasil, 1941.

MACHADO, Ubiratan (Org.) Roteiro da Consagração. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2003.

MACHADO, Ubiratan. “Apresentação”, em Ubiratan Machado (org.), Machado de Assis: Roteiro da Consagração. Rio de Janeiro: Eduerj, 2003.

MACHADO, Ubiratan. Bibliografia Machadiana. São Paulo: Edusp, 2005.

______. Três vezes Machado de Assis. Rio de Janeiro: Ateliê Editorial, 2007.

______. Dicionário de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2008.

MACHADO de Assis, entretien no Palácio do Itamaraty, a 23 de junho de 1939... Rio de Janeiro, Ministério das Relações Exteriores, Divisão de Cooperação Intelectual, 1939. Conferências de: Elmano Cardim, Bueno do Prado, Peregrino Junior, Renato Almeida, Teixeira Soares, Miguel Osório de Almeida. Encerramento pelo ministro Oswaldo Aranha.

MADEIRA, Wagner Martins. Machado de Assis: Homem Lúdico. São Paulo : Annablume / Fapesp, 2001.

MAGALHÃES Júnior, Raimundo. Machado de Assis, desconhecido. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1955.

______. Machado de Assis desconhecido. São Paulo, Editora Lisa-Livros Irradiantes, 1971.

______. Machado de Assis, funcionário público (no Império e na República). Rio de Janeiro; Ministério da Viação e Obras Públicas, Serviço de Documentação, 1958.

______. Ao redor de Machado de Assis (pesquisas e interpretações). Rio de Janeiro; Civilização Brasileira, 1958.

______. Machado de Assis e Charles Lamb. Revista do Livro, Rio de Janeiro, 3 (II), set. 1958.

______. Machado de Assis e sua pretendida indiferença política. Planalto. São Paulo, 10 (I), out. 1941.

______. (Seleção e apresentação). Contos sem data. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1956.

______. (Seleção e apresentação). Crônicas do Lélio. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1958.

______. ( Seleção e apresentação). Contos fantásticos. Rio de Janeiro, Bloch Editores, 1973.

______. Vida e Obra de Machado de Assis. 4 vols. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1981.

______. Vida e Obra de Machado de Assis: Ascenção. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 1981.

______. Idéias e imagens de Machado de Assis: dicionário antológico, com mil verbetes, abrangendo toda a obra machadiana, desde a colaboração em A Marmota ate o Memorial de Aires. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1956. 220 p.

MAGALDI, Sábato. Preparação de um Romancista. IN: “Panorama do Teatro Brasileiro”. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1962.

MAIA, Alcides. Machado de Assis: Algumas Notas sobre o "Humour". Rio de Janeiro, Jacinto Silva, 1912.

MAIA Neto, José Raimundo. Machado de Assis: brazilian pyrrhonian. West Lafayette: Purdue UP, 1994.

MAINARDI, Diogo. “Machado, Foice e Martelo”, Veja, São Paulo, 31 mar. 1999.

MALARD, Letícia. A vida do defunto autor. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

MALPIQUE, Cruz. "Para um possível perfil de Machado de Assis" . Brasília, Coimbra, 1946.

MANGABEIRA, Octavio. Machado de Assis. Rio de Janeiro; Civilização Brasileira, 1954.

______. Machado de Assis. Seus Contos e Romances em Ponto Pequeno. Rio de Janeiro, José Olympio, 1954.

MANHÃS, Maria. "Quincas Borba. Considerações sobre o Livro de Machado de Assis" . In: Psicologia da Mulher e outros trabalhos. Rio de Janeiro, Atheneu, 1977.

MARANHÃO, Haroldo. Memorial do fim: a morte de Machado de Assis. São Paulo: Marco Zero, 1991. 185 p.

MARCONDES, Ayrton. Por onde andará Machado de Assis?. Nankin Editorial, 2006.

______. Machado de Assis: exercícios de admiração. Rio de Janeiro: A Girafa, 2008.

MARIANO, Ana Salles & OLIVEIRA Maria Rosa Duarte de. Recortes Machadianos. São Paulo: EDUSC/Fapesp, 2003.

______. Recortes machadianos. Rio de Janeiro: Nankim Editorial, 2008.

MARINHO, João. Machado de Assis, precursor da acentuação ortográfica atual. Separata do Jornal do Comércio de 25 de junho de 1939.

MARINS, Alvaro. Páginas esquecidas. Uma antologia diferente de contos machadianos. Rio de Janeiro: Ed. Língua Geral, 2008.

MAROBIN, Luiz. Símbolos, arquétipos e mitos em Machado de Assis. Tese ao concurso para livre-docência da cadeira de literatura da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre; Ed. Meridional, 1963.

MARQUES, Xavier. Ensaios. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 1944.

MARTINS, Wilson. “Leituras Machadianas”, O Globo, Rio de janeiro, 1º maio 1999 [sobre Machado de Assis: O Enigma do Olhar, de Alfredo Bosi].

______. “Mortos Ilustres”, O Globo, Rio de Janeiro, 27 mar. 1999.

MARTINEZ, Mariana. “Mistério de Capitu Faz Cem Anos”, Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, 21 fev. 1999.

MARTINS, Wilson. A crítica literária no Brasil. v. 1. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. p. 169-174.

______. “Leituras Machadianas”, O Globo, Rio de janeiro, 1º maio 1999 [sobre Machado de Assis: O Enigma do Olhar, de Alfredo Bosi].

______. História da inteligência brasileira: 1855 - 1877. v. 3. 2. ed. São Paulo: Queiroz Editor, 1996. (Coroa Vermelha)

MASSA, Jean Michel. La bibliothèque de Machado de Assis. Separata da Revista do Livro, n. 21-22. Mar-jun, 1961.

______. La conaissance du grec chez Machado de Assis. Separata do Bulletin de la Faculté des Lettres de Strasbourg, ano 43, Abril, 1965.

______. Machado de Assis traducteur. Coimbra, 1966. Separata do v. IV das Atas do V Colóquio Internacional de estudos Luso-brasileiros.

______. La presence de Dante dan l´oeuvre de Machado de Assis. In: Études luso-brésiliennes por J.F.Botrel. Paris; Presses Universitaires de France, 1966.

______. "Autour de Machado de Assis. Caroline: Quelques Documents Retrouvés". Bulletin de la Faculté des Lettres de Strasbourg. Strasbourg, 2, mai-jun, 1964.

______. Dispersos de Machado de Assis. Rio de Janeiro, INL / MEC, 1965.

______. A Juventude de Machado de Assis (1839-1870). Ensaio de biografia intelectual. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1971.

______. Um ami portugais de Machado de Assis: Antonio Moutinho de Sousa. Lisboa: Fac. Letras, 1971. Separata da Rev. Fac. Letras de Lisboa, 3a Ser., 13.

______. La jeunesse de Machado de Assis 1839-1870: essai de biographie intelectuelle. Poitiers: 1969. Tese de doutoramento pela Faculdade e Letras e Ciências Humanas de Poitiers.

______. Bibliographie descriptive, analytique et critique de Machado de Assis; IV: 1957-1958. Rio de Janeiro : Livraria São José, 1965.

______. “Quarenta Anos depois”, em José Luís Jobim (org.), A Biblioteca de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Topbooks, 2001.

MATOS, Mario. Machado de Assis, o homem e a obra, os personagens explicam o autor. São Paulo, Ed. Nacional, 1939.

______. O personagem persegue o autor .Rio de Janeiro; Ed. O Cruzeiro, 1945.

______. "O Teatrólogo". In: ASSIS, Machado de . Obra Completa. Org. Por Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro, Aguilar, 1959.

MAUROIS, André. " Machado de Assis". Nouvelles Littéraires, Paris, juil., 1948.

MAYA, Alcides. Machado de Assis (algumas notas sobre o humor). Rio de Janeiro; Liv. Ed. Jacinto Silva, 1912.

MENNUCI, Sud. Machado de Assis. São Paulo: [s. ed.], 1943.

MELO, Gladstone Chaves de. Machado de Assis, defensor do homem. Coimbra, s.ed.,1964.

______. Le sens profond de l´oeuvre de Machado de Assis. Louvain: Centre d´Études Portugais et Brésilliennes, 1975.

MELO, Maria Elizabeth Chaves de. Machado de Assis, leitor de Lawrence Stern. IN: JOBIM, José Luís. "A Biblioteca de Machado de Assis". Rio de Janeiro. ABL / Topbooks. 2000.

______. “Machado de Assis, Leitor de Lawrence Sterne”, em José Luís Jobim (org.), A Biblioteca de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Topbooks, 2001.

MELO E SOUSA, Ronaldes de. “Narrativa Teatralizada do Real”,Jornal de Brasília, Brasília, 7 abr. 1999 [entrevista concedida a Severino Francisco].

MENDONÇA, Antônio Sérgio. "Pour Lire la Capitu (ou como ver através dos olhos de uma cigana oblíqua e disimulada)". Revista de Cultura Vozes, Petrópolis, 5, mar., 1971.

MENEZES, Carlos. “Memórias Póstumas de Capitu”, O Correio, Rio de Janeiro, 16 a 30 abr. 1999.

MENEZES, Cynara. “’Bentinho é Paranóico’, Argumenta Advogada de Capitu”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 jun. 1999.

MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides: Breve história da literatura brasileira. Rio de Janeiro, José Olympio, 1977.

______. "Gênero e estilo nas Memórias Póstumas de Brás Cubas". Colóquio/Letras. Lisboa, 8, 1972.

______. O romance carnavalesco de Machado de Assis. IN: "Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas". Rio de Janeiro, Ática Ed., 1991.

______. De Anchieta a Euclides: breve história da literatura brasileira. v. 1. Rio de Janeiro: Topbooks, 1966.

______. O romance carnavalesco de Machado. In: MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Memórias póstumas de Brás Cubas. 8. ed. São Paulo: Ática, 1981. p. 5-9

MEYER, Augusto. Preto & Branco. Rio de Janeiro; Instituto Nacional do Livro, 1956.

______. À sombra da estante (ensaios). Rio de Janeiro; José Olympio, 1947.

______. Machado de Assis. Rio de Janeiro; Liv. do Globo, 1935.

______. A Chave e a Máscara. Rio de Janeiro, O Cruzeiro, 1963.

______. "De Machadino a Brás Cubas". Revista do Livro, Rio de Janeiro, set., 1958.

______. A Forma Secreta. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1965.

______. Textos Críticos. Org. por João Alexandre Barbosa. São Paulo, Perspectiva / Brasília, INL 1986.

______. Da sensualidade na obra de Machado. In: BARBOSA, João Alexandre (Org.). Textos críticos. São Paulo; Brasília: Perspectiva; INL, 1986.

______. O romance machadiano: o homem subterrâneo. In: BOSI, Alfredo et. al. Machado de Assis. São Paulo: Ática, 1982. p. 357-363

______. Machado de Assis (1935-1958). Prefácio de Alberto da Costa e Silva.

Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2008.

MEYER, Marlyse. As mil faces de um herói-canalha e outros ensaios. Rio de Janeiro : Editora UFRJ, 1998.

MIGUEL, Salim. “Capitu: O Desabafo”, A Notícia, Florianópolis, 25 mar. 1999 [sobre Capitu: Memórias Póstumas, de Domício Proença Filho].

MILLEN, Manya e Pire, Paulo Roberto. “O Rio de Assis”, O Globo, Rio de Janeiro, 23 out. 1999.

MINDLIN, José (Org.). Machado de Assis.Seis contos escolhidos e comentados por José Mindlin. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2008.

MOISÉS, Carlos Felipe. “Counselor Aires and His Moviola”, em “Machado de Assis, Esaú and Jacob”. Nova York: Oxford University, 2000.

MOISÉS, Massaud. "Nota Preliminar". In: ASSIS, Machado de Esaú e Jacó. São Paulo, Cultrix, 1961.

______. Temas Brasileiros. São Paulo, Cultrix, 1964.

______. Machado de Assis: Utopia e Ficção. São Paulo, Cultrix, 2000.

______. História da literatura brasileira. v. 2. São Paulo: Cultrix; EDUSP, 1984

______. Introdução. MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Helena; Iaiá Garcia. São Paulo: Cultrix, 1962. (Obras escolhidas de Machado de Assis)

______. Nota preliminar. In: MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Crônicas, crítica, poesia, teatro. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1964. (Obras escolhidas de Machado de Assis) p. 11-14.

______. Pequeno dicionário de literatura brasileira. 5. ed. São Paulo: Cultrix, 1999.

MONTELLO, Josué. Estampas literárias. Rio de Janeiro; Organização Simões ed., 1956.

______.Caminho da fonte. Rio de Janeiro; Instituto Nacional do Livro, 1959.

______. Histórias da vida literária. Rio de Janeiro; Nosso Livro editora.

______. O presidente Machado de Assis. São Paulo; Martins, 1961.

______. Santos de casa, estudos de literatura. Fortaleza; Imp. Universitária do Ceará, 1966.

______. Machado de Assis. Editora Verbo, 1972.

______. Anedotário geral da Academia Brasileira de Letras. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.

______. A Academia Brasileira de Letras entre o Silogeu e o Petit Tr