O filho único e único, mundo jovem, Filho único Edição 427, Junho de 2012, p. 20, REVISTA E CANÇÃO DE ERASMO CARLOS.

"A filosofia não é apenas um ato de pensamento... é também um ato de compromisso." (Arcângelo R. Buzzi) http://filosofarpreciso.blogspot.com.br/2011/01/conheca-o-jornal-mundo-jovem.html

____________

É tudo muito relativo”, diz Tânia.

Mas por que os lares brasileiros estão diminuindo de tamanho? Entre os motivos da queda da fecundidade está o processo de urbanização do País (com isso, há menos necessidade de filhos para atuar como mão de obra na lavoura) e o avanço da educação, que amplia o acesso a métodos contraceptivos. Nos países desenvolvidos, o processo está mais avançado. Joshua Goldenstien, diretor do Instituto de Pesquisa Demográfica Max Planck, na Alemanha, escreveu um artigo com a observação de que a próxima geração de pais austríacos e alemães será a primeira em que o filho único é a regra e não a exceção. Nos anos 1960, a Europa representava 20% da população mundial. Em 2060, é esperado que ela corresponda a apenas 7,5%.

FONTE: http://www.istoe.com.br/reportagens/88719_DERRUBANDO+MITOS+DO+FILHO+UNICO+PARTE+1

___________

O estereótipo do filho único problemático nasceu em 1896 com o livro “Of Peculiar and Exceptional Children”, do psicólogo americano Granville Stanley Hall. Nele, o especialista descrevia os filhos únicos como mimados, pouco sociáveis e desajustados irremediáveis. Por décadas, esse estudo influenciou outros pesquisadores, até que trabalhos mais recentes indicaram que não há diferenças significativas no desenvolvimento emocional dos filhos criados sozinhos daqueles educados entre irmãos. “Acreditava-se que, por ter apenas um filho, a mãe e o pai iriam superprotegê-lo de um lado e cerceá-lo de outro, o que poderia causar alguns transtornos”, afirma Tânia Zagury, filósofa e autora do livro “Educar sem Culpa”. Na verdade, pais podem ser indulgentes, superprotetores ou permissivos demais seja qual for o tamanho da prole. O problema é que, se forem superprotetores com uma criança só, isso pesa mais sobre os ombros do pequeno. Também há essa falsa ideia de que o filho único é mais solitário. “Conheço famílias em que os irmãos brigam constantemente e crescem sem falar uns com os outros. É tudo muito relativo”, diz Tânia.

Cifras & Tablaturas » Erasmo Carlos

Filho Único

Hey mãe !!

Não sou mais menino

Não é justo que também queira

Parir meu destino

C

Você já fez a sua parte

Bm

Me pondo no mundo

C

Que agora é o meu dono , mãe

G

E nos meus planos não estão você

C

Proteção desprotege

G

E carinho demais faz arrepender

G

Hey mãe !!

Já sei de antemão

Que você fez tudo por mim

G

E jamais quer que eu sofra

G7 C

Pois sou seu único filho

Bm

Mas , contudo não posso fazer nada

C

A barra tá pesada , mãe

G

E quem está na chuva tem que se molhar

C

No início vai ser difícil

G

Mas depois você vai se acostumar

solo : Bm C G

Repete desde o início

C

No início vai ser difícil

G

Mas depois você vai se acostumar

FONTE: http://pegacifras.uol.com.br/cifras/erasmo-carlos/filho-unico_29035.html