Um Olhar que Cura as doenças Espirituais em http://padrepauloricardo.org/cursos/doencas-espirituais-um-olhar-que-cura

Temática do livro acima: Doenças Espirituais:

Título do livro: Um Olhar que Cura

Testemunho: tenho lido o livro acima e estou admirado da síntese e fidelidade ao pensamento da igreja, retomada da patrística e da doutrina da Igreja e documentos papais citados. Discute-se os pecados capitais (que vem da nossa inclinação acumulativa de afastar-se de Deus pelo endosso às nossas tendências e corrupção, cuja raiz ontológica remonta ao pecado original - de nossos país no Éden, querer ser igual a Deus - soberba e egoísmo radicais... Há esquemas na p. 36 e 37, que visualizam bem a Filáucia - apegado às criaturas como comida (prazer desmedido pelo sexo) , dinheiro (idolatria pela riqueza e futebol e outros fanatismos) e fama (apego ao poder e imagéticas da tecnologia, esquecendo-se do outro, há várias formas de hedonismo e egocentrismo), isto é, riqueza, avareza e vaidade.) Jesus nos advertiu quem quiser se salvar, vai perder-se, mas quem se perder em Cristo, salvará a si e será sinal de salvação para os outros. Existe um paralelismo entre os pecados capitais e as doenças espirituais (da alma que atinge o corpo e o corpo social... e da Igreja...). Só Deus é perfeito, completo, único, santo, eterno, nós o contrário dele. Mas ele nos pediu que seguíssemos Cristo - verdadeira imagem de Deus - nós: em Cristo: nós somos a semelhança de Deus na criação e no projeto salvífico de Deus proposto à Igreja em todos os tempos pelo Evangelho e os caminhos místicos e sacramentais na Eucaristia.

_____________

Aqora é o texto encontrado na internet:

Doenças Espirituais: Um Olhar que Cura

padrepauloricardo.org › CursosO livro "Um Olhar que Cura - Terapia das Doenças Espirituais", é um esforço de levar a um número ainda maior de pessoas um esclarecimento acerca dessa ...

Diz o Catecismo da Igreja Católica que "o desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus" (CIC 27). Pode-se inferir dessa afirmação que o homem foi criado fundamentalmente bom por Deus, já que Ele é o Sumo Bem e a Suma Perfeição. Esta é a primeira notícia: o homem é bom.

Apesar dessa bondade fundamental, ontológica, o homem ESTÁ mal. Esta é uma das consequências do pecado dos primeiros pais. Por causa da desobediência deles, por herança, toda a raça humana encontra-se maculada pela tendência ao pecado. Esta afirmação pode ser comprovada pela simples observação cotidiana, quando percebe-se até mesmo em crianças pequenas, que nem chegaram à idade da razão uma tendência para o egoísmo, para a mentira. É a lei da gravidade do pecado original. Assim, o homem está doente, mas não é doente. Esta é a segunda grande notícia.

Em consequência do pecado original, a natureza humana está enfraquecida em suas forças, submetida à ignorância, ao sofrimento e à dominação da morte, e inclinada ao pecado (inclinação chamada de concupiscência)" (CIC 418)

O livro "Um Olhar que Cura - Terapia das Doenças Espirituais", é um esforço de levar a um número ainda maior de pessoas um esclarecimento acerca dessa condição humana. Nas páginas iniciais, o livro traz que:

É próprio do homem amar, como é próprio da luz iluminar. Esta verdade ressoa em nossos corações como algo evidente e, ao mesmo tempo, difícil de acreditar. Ao ouvi-la, sentimos um forte apelo para alçar voo na arriscada aventura de amar. Mas dentro de nós - melhor ainda, diante de nossos olhos - encontramos a evidência patente de nossa fragilidade: uma espécie de força que nos leva a chafurdar na lama. A grandeza de nosso chamado contrasta clamorosamente com a miséria de nossa situação.

Desde os séculos mais remotos, a humanidade perplexa percebe estas duas tendências contraditórias, mas não consegue explicá-las. Nós, cristãos, no entanto, aprendemos a origem dessa contradição por meio da única realidade que poderia esclarecê-la: a Revelação.

Um olhar que cura: este é o livro lançado pela Ed. Canção Nova, 2008, 159 p.

A Revelação nos ensina: o homem é bom, mas está mal. Ou seja, o homem não é uma doença, mas está doente. E seu estado de doença espiritual requer uma cura.

Assim, este curso se propõe a "ser uma pequena introdução ao

conhecimento deste estado doentio e de sua terapia de acordo com a tradição mais antiga da Igreja", colocando o doente sob o olhar de Cristo, ao mesmo tempo compassivo e exigente. O olhar severo é o amor que exige conversão e nos desafia. O olhar amoroso é o amor que acolhe e perdoa. Num único semblante, é possível contemplar o mistério pascal, morte e ressurreição, amor que supera todo o entendimento: o olhar que cura.

FONTE: http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&tbo=d&output=search&sclient=psy-ab&q=um+olhar+que+cura+terapia+das+doen%C3%A7as+espirituais&oq=um+olhar+que+cura&gs_l=hp.1.5.0l4j0i30l5.916834.920445.1.929587.17.15.0.2.2.2.512.4961.2-7j5j2j1.15.0...0.0...1c.1.9aNmwjQRK7k&psj=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&bvm=bv.1355534169,d.eWU&fp=34fb01d2970cafe8&bpcl=40096503&biw=1360&bih=643