2. Magali e o manual da Amizade

Só quero o manual do bom senso.

Ontem à noite minha melhor amiga e eu brigamos. Transtornada, fui para casa decidida a nunca mais dizer-lhe qualquer palavra.

Fui para a cama magoada demais para conseguir dormir. Minha melhor amiga havia me dito duras palavras.

Pensei que fosse mais uma briguinha boba entre amigas. Afinal, os melhores amigos sempre brigam. O problema era aceitar que alguém que se diz sua amiga “quase irmã” te magoe durante uma discussão boba sobre o que levar para uma viagem marcada para o fim de semana.

Levantei da cama arrasada. Depois do banho, desci para pegar o jornal e me distrair um pouco com as notícias. Para minha surpresa, havia um envelope branco sem remetente.

Abri-o curiosa e comecei a ler. As letras me eram um pouco desconhecidas para conseguir identificar seu autor, que dizia:

“Olá. Desculpa a intromissão. É que ontem pude reparar que você e sua melhor amiga brigaram. Sinto muito. Verdadeiros laços de amizade nunca devem ser quebrados!

Você é teimosa, sua amiga é intolerante. Por isso, venho, por meio destas palavras, tentar convencê-la a deixar as mágoas e o ressentimento de lado. Acredite: não vale a pena! Amizade assim é para sempre. Valorize isso. Não jogue fora uma amizade verdadeira por questões fúteis.

Se ao menos uma de vocês não admitir seus erros, talvez sejam capazes de destruir algo belo e humano que levaram anos para cultivar e ser construído.

Escolhe você para ser a parte que deve ceder. Você e o orgulho não combinam. Certamente você rebateria dizendo que foi ela que errou contra você. Mas será que você nunca precisou ser perdoada por algum erro? Pois saiba que todos nós erramos, e muitas dessas vezes não merecemos perdão. Só os grandes de espírito nobre conseguem perdoar àqueles que lhes tem ofendido. E você sabe o tamanho da sua nobreza. Perdoe.

Dê à sua melhor amiga a oportunidade de reparar o erro que cometeu. – Eu não tive – a vida sempre nos reserva algumas surpresas e, infelizmente, às vezes, desagradáveis. Não espero que isso lhes aconteça.

Vamos, deixe de lado sua idiossincrasia em nome de tudo de bom que vocês aprenderam juntas.

Faça a sua parte para que o outro faça a dele”.

Eu só quero o manual do bom senso.

Magali.

Marciela Taylor
Enviado por Marciela Taylor em 23/10/2012
Código do texto: T3947366
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.