O Preço de uma Estrela (Capítulos 5, 6 e 7)

CAPÍTULO 5: VIAGEM

Senti um frio na barriga ao subir no ônibus, tive um pouco medo, tristeza e euforia dentro mim, tudo ao mesmo tempo. Medo e também euforia, porque eu estou indo para um lugar novo, diferente, sem muito planos para quando eu chegar lá. Tristeza, pois o olhar molhado da minha mãe, e os conselhos determinados do meu irmão, me deixaram com incertezas do que eu estou fazendo, afinal, está sendo um tiro no escuro, se eu acertar será muita sorte.

- TCHAU, MINHA FILHA!

Dei um último aceno para minha mãe, da janela do ônibus, e ele fez a curva me distanciando completamente da minha família.

R$ 300,00. Coragem. Determinação. Vou chegar ao Rio e procurar uma pousada, super barata. Não estou me preocupando em comer, consigo ficar bem com um, ou dois pacotes de bolachas por dia, isso quer dizer que comida para mim, ficará em torno de uns cinco reais por dia. Bebida, fico com água, na pousada deve ter banheiro, assim mesmo se eles não me derem ou cobrarem por um copo d'água da torneira, eu tomo água da pia do banheiro ou do chuveiro, quando for tomar banho. É nojento tudo isso, mas estou disposta a tudo.

Então, anotando em meu caderno de planos.

1. Procurar uma pousada super barata.

2. Localizar um lugar para comprar bolacha.

3. Procurar as agências que eu pesquisei na internet.

4. .......

Bom, o quatro eu ainda não sei, dependerá da resposta que eu tiver das agências. Ai que frio na barriga, daqui a pouco eu chego no Rio. Calma Liani, mantenha a calma.

CAPÍTULO 6: AGÊNCIA

Cheguei no Rio. Estou tão cansada da viagem, mas preciso ainda aguentar para procurar uma pensão super barata.

- Nossa, como a rodoviária é linda!

- Ei garota, dá licença!

- Ah, sim, claro!

Um homem passou com uma mala enorme perto de mim, estava tão vislumbrada com a rodoviária que nem percebi a multidão atrás de mim. Tenho que parar de ser idiota, é apenas uma rodoviária, nada tão estupendo.

- Oi! Eu gostaria de saber onde tem uma pousada por aqui.

Achei o balcão de informações e fui perguntar sobre pousadas, como meu irmão me explicou. A atendente me disse algumas coisas com um sotaque bem carioca e engraçado, e me deu um panfleto com algumas opções, tudo muito caro. Resolvi então sair para procurar, mas chegando perto da saída da rodoviária eu voltei, fiquei com medo de sair e me perder, ou ser assaltada, ou sei lá o que poderia acontecer.

Dezoito horas! Já faz uma hora que eu estou aqui na rodoviária, tomando coragem para sair.

- Foi um engano, eu não devia ter vindo, melhor eu voltar para casa.

"Mas e meu sonho? Ser atriz? Minha vida?", foi pensando nisso que eu tomei coragem, respirei fundo e sai para a cidade maravilhosa.

Dezenove horas e trinta minutos. Estou deitada em uma beliche, na cama debaixo. Consegui uma pousada depois de uns quarenta, cinquenta minutos procurando e pesquisando. A mais barata que eu achei: R$ 25,00 reais a diária. Paguei dois dias, me restam R$ 250,00. Agora só me resta...dormir.

- Olá, meu nome é Liani Souza Mendes, eu gostaria de falar com alguém sobre a profissão de atriz. Para saber como que eu faço, se...

- Aguarde um momento. A senhorita terá que falar com o senhor Igor Chaves, mas ele está em reunião agora.

- Ah, tudo bem.

- Assim que a reunião terminar, eu falo com ele para ver se tem como ele te atender.

- Certo.

Acordei bem cedo e já vim para o endereço de uma agência que achei na internet. Espero que tudo dê certo, porque não começou tudo muito bem, já que tive que esperar uma hora até a agência abrir. Cheguei muito cedo.

Uma hora e quarenta minutos depois de eu falar com a secretária da agência, o senhor Chaves apareceu e me chamou para um conversa.

- Então, eu gosto de atuar e quero ser atriz, daí eu gostaria de saber mais sobre isso, sobre o que eu preciso fazer para conseguir um papel, etc.

- Você já tem algum trabalho pronto? DRT? Book? Algum vídeo?

- Não, mas eu já atuei na escola. Eu fiz várias peças.

- Então, geralmente trabalhamos com atores profissionais, que possuem DRT, que é uma cart...

- Eu sei o que é, já pesquisei sobre isso. Mas não existe nenhum curso, ou algo do tipo que eu possa fazer para...

- Exitem cursos, workshops e muito mais. Como você não possui nenhum trabalho pronto para me apresentar, este seria um dos caminhos. Podemos fazer um book, você pode fazer alguns cursos que eu te indicarei e se aparecer algo com o seu perfil, te indicamos para um teste.

- Ah! E quanto custa tudo isso?

- O book, com um vídeo de sua atuação, que melhora o seu currículo, custa R$ 1650,00. Os cursos, estão em média de uns R$ 100,00 mensais. Você pode pagar a vista o book com o vídeo, ou dividimos em até 8 vezes nos cartão de crédito, ou cheque.

Estava assutada. Talvez ele tenha percebido, me deu um sorrisinho amarelo, como se estivesse dizendo "Eu sei, é caro mesmo". É um absurdo tudo isso. O que eu vou fazer? Eu não tenho todo esse dinheiro.

- Então, qual seria o melhor jeito de pagamento para você?

- Eu acho que....Eu posso pensar?

- Hum, tudo bem, mas saiba que somos o melhor preço do mercado e isto será uma oportunidade de você investir em seu talento, em seu futuro artístico, pois você é linda, seus cabelos são muito bonitos.

- Obrigada, mas eu preciso falar com minha mã...família primeiro. Eu só estou pesquisando mesmo.

- Certo. Eu vou te passar o meu cartão e você me liga para dar uma resposta, tudo bem?

- Tudo! Obrigada.

- Ah, se você fechar um contrato com a gente em até uma semana, eu te ofereço um curso de modelo gratuito, pois assim você pode ir para as duas áreas.

Modelo? Eu estou aqui para ser atriz, que idiota!

- Tudo bem, eu preciso ver certinho com minha família e aí e te ligo.

Não sei se foi minha expressão ou o jeito que eu falei, ou quem sabe até a minha roupa, mas só sei que o senhor Chaves não insistiu muito e me deixou ir embora.

Saindo da agência meu mundo desabou. Achei que seria mais fácil, ou um pouco mais barato tudo, mas pelo visto não é, o que eu faço agora? Não estou afim de voltar para casa como uma derrotada e eu larguei a faculdade por um motivo, SER ATRIZ!

CAPÍTULO 7: EMPREGO

Está chegando o fim do meu segundo dia aqui na pensão, todos as agências que eu fui ontem e hoje deram o mesmo resultado para minha pergunta: muito caras e preciso do bendito DRT, para me ajudar muito.

Talvez seja idiota o que eu vou fazer, talvez seja loucura, mas eu decidi ficar mais no Rio, ainda tenho um pouco de dinheiro, dá para eu ficar mais uns seis dias na cidade e procurar por mais coisas, como cursos gratuitos ou qualquer outra coisa para eu me profissionalizar como atriz, é impossível que em uma cidade como o Rio não haja nada gratuito para teatro.

Vou lá na recepção e vou pagar as diárias e amanhã cedo vou na prefeitura ou qualquer outro lugar para saber sobre cursos de teatro.

Minha temporada no Rio de Janeiro está acabando, amanhã é meu último dia na cidade e todos os dias têm sido o mesmo: levantei cedo, procurei alguns cursos, conversei com várias pessoas e nada. Não existe nada que eu possa fazer sem dinheiro! Hoje é a última vez que eu vou tentar algo.

DRT! DRT! DRT! A maioria dos testes que eu vi precisam de algum trabalho pronto, ou de DRT, e as que não precisavam disso, eram para papéis masculinos ou a personagem não tinha o meu perfil. É tudo muito difícil essa vida, é....Aiiiiii! Eu me esqueci complemente que amanhã eu preciso sair daqui, mas eu não quero sair. Eu preciso de mais dinheiro, eu preciso fazer alguma coisa para conseguir um emprego, qualquer coisa, até me prostituir se for o caso.

Droga! Que adianta eu pensar nisso, se eu sei que não tenho coragem. Vou caminhar um pouco pelo quarterão, para eu poder pensar.

Ai que fome! Vou ali na Cantina comprar um pacote de bolacha, porque o que eu comprei ontem já acabou.

- Oiiii!

- Olá! Mais um pacote de bolacha?

Dei um sorriso amarelo para a atendente. Agora ela deu de me vigiar? Tudo bem que eu vim aqui todos esses dias comprar bolacha, mas poxa! É indelicado ficar reparando nos clien....

Em meio aos meus pensamentos sobre a indelicadeza da atendente, meu olhar caiu em uma plaquinha do lado da caixa de balas.

"PRECISA-SE DE GARÇONETE".

Não acredito!

- Vocês estão contratando?

A atendente olhou para a plaquinha e para mim.

- É claro!

- Mas como eu faço? Eu preciso entregar um currículo, ou.....

- Não! Você só precisa falar com o dono.

- E quem é ele? Ele está aí? Eu poss...

- Calma! Está desesperada para arrumar um emprego, né?

- Você não sabe o quanto.

- Antes de ir falar com ele, eu preciso te dizer umas coisas antes, só porque sua cara parece ser de gente legal.

"Deveria agradecer isso?", pensei enquanto lhe dava um sorrisinho sem graça.

- Primeiro, o pagamento não é bom. R$630,00 apenas. A não ser que ganhe gorjeta, daí dá para levar uma graninha melhor. Mesmo assim eu te aviso que no máximo são uns R$ 700,00 que conseguimos por mês. Trabalhamos 3X1, mas quando trabalhamos parece loucura. Ainda tem...

A atendente, que depois descobri que chama Joana, disse tudo de ruim do trabalho, achei até estranho pois se queriam contratar deveriam colocar alguém que falasse bem, não é mesmo?

Mesmo assim aceitei ir falar com o chefe, fiquei por volta de uma hora esperando para falar com ele, depois conversamos por uma meia hora. Assim, depois de praticamente implorar o emprego, explicando a minha situação, ele me deu uma semana de experiência na lanchonete com nome Cantina.