Adele (Capítulo 78)

CAPÍTULO 78: VISITAS

a) Mãe

Estava com muita raiva de todo mundo, acho que o doutor me aplicou um sedativo naquela vez que eu me descontrolei, como ele pôde? Eu quero ir embora, não posso ser obrigada a ficar ali.

Já faz algum tempo que estou nesse hospital, acho que quatro dias, desde aquele dia do sedativo eu não falo com ninguém, só os ouço ficarem falando sobre comer, me fazem perguntas mas eu não respondo. Uma enfermeira vem sempre aqui ver como eu estou, eu viro de lado, com as costas para a porta e finjo que estou dormindo, não quero ver ninguém.

- Adele? Filha você está acordada?

Minha mãe não quis me tirar daqui, estou brava até com ela, não quero conversar, me virarei de lado, de costas para ela e fingirei que estou dormindo.

- Meu bem, não sei se você está dormindo ou está acordada, mas saiba que eu te amo muito. Adele, minha filha, eu estou preocupada com você, eu sei que você está com raiva, mas você precisa se curar, você não está comendo nada que lhe damos, o doutor Guimarães disse que teremos que colocar uma sonda em você, caso você continue assim. Eu não quero isso filha, você precisa conversar, precisamos saber como você se sente, para te ajudar meu bem. Naquele dia, o doutor pediu para que eu saísse do quarto, você estava revoltada, eu estava chorando muito por te ver assim, então eu sai. Ele disse que precisou apertar um botão para chamar os enfermeiros porque ele não conseguiria te conter sozinha, de tão nervosa que você estava. Ele não faz por mal, para te acalmar precisou te aplicar o sedativo, porque seria prejudicial para você ficar se debatendo, você está muito fraca, seus ossos estão fracos, qualquer queda é possível que eles se quebrem. Bebê, eu te amo, eu só quero seu bem, me escute, eu jamais faria algo que fosse te prejudicar, minha vida é você, por favor nos ajude, porque a gente quer te ajudar, EU QUERO TE AJUDAR, eu te amo muito filha, lembre-se sempre disso. Os médicos sabem que você está fugindo deles, que você finge que está dormindo. Não deixe sua saúde ficar pior, eu não quero te perder. Adele, por favor, deixe-nos te ajudar. EU TE AMO FILHA, TE AMO MUITO!

Eu deixei cair umas lágrimas assim que minha mãe saiu do quarto. Ela não irá me perder, mas ela precisa me tirar daqui, este lugar é que me prejudica!

b) A voz que faz meu coração disparar

Que saco é esse lugar! Ai, eu estou começando a ficar com fome, mas eu não vou comer. Eu não vou comer enquanto eu ficar aqui. Se bem que ficar sem comer é ruim, preciso comer alguma coisa, que não engorde, mas que me dê um pouco de forças. Isso! Como eu não pensei nisso antes? Eu vou comer pelo menos um pouco para eu ter um pouco de forças, porque eu estou me sentindo um pouco fraca, assim tendo forças eu posso fugir daqui. Boa Adele! Eu irei fugir desse hospital, daí não terei que aguentar essas ladainhas desses médicos patéticos.

Ainda não retiraram a sopa do almoço. Eles sempre me trazem comida, mas eu não como, então eles deixam a bandeja aqui para eu comer mais tarde, pelo menos agora isto irá funcionar.

Tomei umas cinco colheradas de sopa, bebi o suco que eles também trazem. Só espero que isso tudo não seja industrializado, senão será pior para mim, irei engordar dez vezes. Vou me deitar e fingir que estou dormindo, caso alguém apareça.

Nossa, estou ficando com sono, acho que vou cochilar um pouquinho.

- Adele? Você está acordada, querida?

Minha mãe! Acho que vou falar com ela.

- Bom, ela não responde, deve estar dormindo ou simplesmente fingindo que está dormindo, ela não fala com ninguém, está nos evitando.

- Entendo. Mesmo assim posso ficar aqui com ela por um tempo?

Aquela voz. Meu coração já está disparado só de ouvir a voz dele. Eu vou falar com ele. NÃO! Melhor eu ficar quieta, não posso olhá-lo, ele vai rir de mim, me chamar de louca por estar aqui, dizer o quanto nojento foi aquela noite para ele, por ele ter pego na minhas gorduras, dizer o quanto eu sou gorda.

- Oi Adele! Não sei porque você está evitando todo mundo, quero muito que não faça a mesma coisa comigo, mas pelo visto, você fará, não é mesmo? Sua mãe me deu um tempo para ficarmos sozinhos. Estava preocupado, conversei com seu irmão ontem, ele me contou que você estava aqui, no hospital, fiquei preocupado, ele não sabia me dizer certamente o motivo de você estar doente. Bom, eu precisava te ver, saber como você está, por isso estou aqui. Tenho tantas perguntas, só que esse não é o momento nem o lugar, sua saúde é mais importante do que as minhas dúvidas. Sua mãe me disse mais ou menos que você está com transtorno alimentar, parece que é ortorexia, anorexia, ela não pôde me explicar direito o que você tem, mas me disse algo que é grave, você está abaixo do peso ideal. Eu estou preocupado, muito preocupado com você. Adele, eu gosto de você, te ver assim me desanima muito, você é linda, naquela noite em que ficamos juntos, pude ter certeza disso, eu conheci você por inteira e passei a te amar mais ainda. Você é maravilhosa, em todos os aspectos. Não sei o que você pensou no dia seguinte, não sei se fiz algo que você não gostou, só sei que penso muito naquela noite, PENSO MUITO EM VOCÊ. Vou ficar em São Carlos por mais uns dois dias, ficarei aqui o tempo todo, esperando você querer falar comigo. Eu estou do seu lado, eu quero te ver como eu via antes, alegre, tímida, engraçada. Espero que melhore, eu estou aqui para o que precisar. Agora eu já vou, o horário da visita acabou, a enfermeira já apareceu na janela do quarto me apontando o relógio, até e melhore por favor!

Ele me deu um beijo na cabeça e ouvi seus passos em direção a porta. Murilo! Ele gosta de mim, pensei tudo errado sobre aquela noite. Eu gosto tanto dele, eu.....Não posso deixá-lo assim, preocupado. Ele e minha família precisam ficar melhores, eles têm que entender que eu estou bem. Eu estou saudável!

c) Minha outra paixão

O Murilo está lá fora, minha mãe está lá fora. Por que eles são assim? Será que ninguém entende meu lado? Eu sou feia, sou gorda, eu necessito comer pouco, se bem que o que eu como não é pouco, para mim é suficiente. Eu procuro comer apenas frutas, verduras e legumes porque eu sei que são alimentos saudáveis, apesar de existir a história dos transgênicos, o problema da industrialização, entre outras coisas, eu sei que esses alimentos são mais saudáveis do que uma carne por exemplo, principalmente pelo fato de ter menos calorias. Ficar no estômago com uma maçã ou uma folha de alface o dia todo me sustenta muito bem, eu não tenho fome, eles precisam entender que esta é minha necessidade, meu corpo aguenta isso, eu comando as coisas, ele já aprendeu. Comer três vezes por dia, para algumas pessoas pode ser certo, mas para mim não, cada um tem um organismo, cada um tem uma necessidade.

Estava sentada na cama pensando, em meio a este momento, a porta se abriu, eu não tive tempo de me deitar, virar e fingir que estava dormindo, precisei encarar a pessoa que entrava.

- Lucas!

- Adele.

- Sai daqui, eu não quero papo com ninguém, adeus!

Deitei na cama, me virei de costas para ele e me cobri com o lençol até a cabeça.

- Entendo! Apesar de achar sua atitude infantil, entendo que se esconder parece a melhor opção, afinal quando fazemos algo de errado, sofrer as consequências não é tão legal.

Como assim fazer algo de errado? Eu não fiz nada de errado, as pessoas que estão fazendo tudo de errado. E EU NÃO SOU INFANTIL!

- Sua mãe me ligou hoje de manhã. Disse que estava resolvendo um monte de coisas e acabou esquecendo de me avisar. Coitada Adele, acho que você está dando muito trabalho!

Trabalho? Esse não é o Lucas que eu conheço, porque ele está falando assim comigo? Ele não está vendo como eu estou sofrendo? Era para ele estar do meu lado, principalmente depois de anos de amizade, mas parece que ele também está contra mim.

- Distúrbios alimentares? Acho que foi isso que ela me contou, ficamos horas conversando sobre isso, contei tudo que eu sabia sobre você para o médico, parece que você não quer falar, então ele está conversando com as pessoas que convivem ou conviveram com você, para ter um relatório um pouco completo.

Não acredito! É por isso que ultimamente eu tenho ficado sozinha, nem minha mãe tem ficado muito tempo comigo. Como assim ele está conversando com meus amigos e familiares? Isso não é invasão de privacidade?

- Na verdade, eu não estou nem um pouco surpreso por saber que você está aqui porque não se alimenta direito. Eu sabia que você tinha algum problema.

- EU NÃO TENHO PROBLEMA, LUCAS!

Parei de evitar uma conversa com ele na hora. Levantei furiosa da cama! Tenho problema? A bun......Odeio pensar coisas feias.

- Então agora você quer conversar?

- SAI DAQUI!

- Não!

- O que você está fazendo? Era para você ficar do meu lado!

- Então agora a sua situação tem dois lados?

- Sim, o lado do bem é o meu.

- Além de ser maniqueísta?

- É!

- Fala sério? Você não está entendendo nada!

- Claro que estou! Eu não tenho problema nenhum com comida! Eu odeio hospital você sabe disso.

- Não, você odeia a verdade. Você não gosta de admitir as coisas. Você sabe que está doente......

- EU NÃO ESTOU DOENTE, LUCAS!

- Adele, você já se olhou no espelho?

- Já!

- E o que você vê?

- O que você está vendo agora: uma pessoa horrorosa!

- Ok! Se é isso que você vê eu não vou discordar, afinal eu também vejo isso.

- Você o quê?

- Eu disse que você está certa. Você está horrorosa, magra de mais, infantil, egoísta, burra.

- Lucas você está me ofendendo.

- E não é isso que você quer que eu faça?

- Hã?

O Lucas sentou ao meu lado na cama.

- Adele, não adianta eu ficar dizendo que você é linda, que teu corpo é belo, que você não é gorda, que tudo que você pega aí e diz que é gordura, na verdade é somente pele. Você tem que ver isso com seus próprios olhos, você tem que perceber isso. Sua mãe me disse que você não está conversando com ninguém, nem com ela, a pessoa que você diz que é a mais importante na sua vida.

- Mas minha mãe é a pessoa mais importante da minha vida, só que ela não entende que...

- Que você está saudável. Tudo bem você pensar assim, eu li sobre isso, é comum. Andei pesquisando sobre essas coisas principalmente depois de ver sua paranoia de não comer na frente das pessoas, de ter obsessão por alimentos de menores calorias possíveis, de praticar esportes loucamente, entre outras manias que você apresentava. Eu não vou ficar falando para você o que todo mundo diz, é jogar saliva fora.

- Rs, jogar saliva fora?

- Fui descontente nessa. Rsrsrs. Pense: se todo mundo está aqui no hospital, se eu adiei minhas provas um pouco, se aquele cara veio da nossa cidade até aqui, se sua mãe pediu dias de licença do trabalho, se o Augusto deixou de trabalhar alguns dias, se os médicos estão conversando com várias pessoas, se existe muita gente envolvida nessa situação toda por causa de você, você não acha que realmente estamos pensando no seu bem? Pensando em curar você? Pensando em te ver longe desse lugar o mais rápido possível? Pensando em te ver SAUDÁVEL?

- Eu.....eu não sei Lucas.

- Bom começo. Pelo menos você mudou o discurso de "Não estão pensando no meu bem".

- Eu não falo assim.

- Eu sei sua boba, sua voz é linda.

O Lucas segurou minha mão com uma de suas mãos, com a outra acariciou meu rosto.

- Você já é pálida Adele, por ser super branquinha, mas agora você está mais ainda. Quando você me contou que tentou pular do morro, eu te disse que você estava sendo egoísta....

- Pensando em me livrar dos problemas.

- Se esquecendo das pessoas......

- Que me amam, que se importam comigo.

- E você prometeu que nunca mais tentaria aquilo.

- Mas eu não tentei, nunca mais eu cogitei a ideia de me matar.

- E o que você está fazendo agora?

Fiquei em silêncio, somente olhando para ele. Ele estava mesmo dizendo que eu estou querendo me matar?

- Você não quer ajuda, você sabe que está doente Adele. Você sempre foi tão inteligente, informada sobre tudo, mas acho que agora você não é mais a Adele toda nerd que eu conheço. Você sabe dos problemas sobre bulimia, anorexia, ortorexia, entre outros transtornos alimentares. Você é esperta, você sabe disso.

- Eu.....eu só quero ser magra. As pessoas magras conseguem tudo Lucas: os meninos que ela gostam, gostam delas; conseguem passar rapidamente no vestibular e no que desejam; são atrizes, modelos; têm muitos amigos; todos as desejam.

- Você tem dois caras que parecem estar apaixonados por você, senão não estariam aqui. Você passou em engenharia mecânica na usp, o que é para poucos. Você já foi convidada para participar de uma peça, mas recusou por causa do cursinho. Você é uma grande pessoa Adele, consegue o que quer e merece mais do que muitas pessoas pois é persistente, demostrando que deseja realmente o que persegue. Não chora!

- Você deve me achar uma idiota, eu tento emagrecer, minha vida gira em torno disso.

- Apesar de eu achar que você não precisa, se você quiser continuar com essa ideia de emagrecer, existem outros métodos saudáveis, tipo academia. Lógico que não excessivamente, mas se você for todo dia, malhar uma hora, de acordo com o que o personal te indicar, certeza que você pode comer de tudo, que você vai continuar linda, MAGRA, forte, bela.....

O Lucas foi se aproximando do meu rosto, meu coração já estava batendo rápido, então foi acontecendo: meu rosto também foi se aproximando do dele, nossos lábios cada vez mais próximos, estava de olhos fechados, conseguia sentir a respiração dele, e ele provavelmente sentia a minha, completamente acelerada, estávamos bem próximos, tocamos nossos lábios....

- Adele.

Recuei rapidamente para cabeceira da cama, o Lucas ficou de pé em um salto. Estava muito envergonhada, mesmo percebendo que era minha mãe, eu ainda estava muito envergonhada. O Lucas então, todo vermelho, coitadinho! Rsrsrs.

- Ah, me desculpem! Eu achei que você já havia saído Lucas.

- Não, quer dizer, sim....Desculpa senhora Adelaide, eu já estava terminando minha conversa com a Adele.

- Ah, pelo menos alguém com quem ela converse.

- Eu dei um jeitinho.

- Percebi o seu jeitinho.

- Mãe!

- Ah minha filha, fico tão feliz em te ver assim, acordada! Obrigada Lucas.

- Não foi nada.

- Então Lucas, eu sei que vocês querem conversar mais, mas é que o horário de visitas acabou já faz um tempinho, a enfermeira acabou de perceber e veio me perguntar se você já havia saído, eu disse que sim, mas não tinha certeza, então eu vim ver. Acho melhor a gente sair, antes que ela venha nos tirar daqui.

- Claro! Adele, eu já vou indo então, pense em tudo que eu te falei, só queremos te ajudar, precisamos de você e você precisa da gente no momento, deixe-nos te ajudar, ok?

O Lucas se aproximou de mim, me deu um abraço e cochichou no meu ouvido.

- Você sabe que é muito importante para mim. Então me ajude a cuidar de você se mantendo viva em todos os sentidos.

Ele me deu um beijo na bochecha, se afastou e me deu um sorriso.

- Teh!

Retribui o sorriso. Ele é muito fofo!

- Teh!

O Lucas e minha mãe saíram do quarto. Mais uma vez sozinha, será que estou agindo certo?