Adele (Capítulos 29, 30 e 31)

CAPÍTULO 29: O RESULTADO ESPERADO

Eu passei ansiosa o tempo todo desde que acabaram todas as provas. Parte de mim queria que saísse os resultado rapidamente, outra parte se perguntava sobre o Murilo.

A segunda fase da unicamp passou, estava desesperançosa, mas não tão preocupada, sabia o que iria fazer se não conseguisse nada: iria trabalhar, tirar minha carta e guardar dinheiro para viajar para Alemanha.

O dia do resultado chegou, eu tinha quase certeza de que teria uma resposta negativa que nem liguei o computador para ver a lista de aprovados, não queria ficar triste.

Miau-Miau-Miau.

- Oi Luc!

- E aí você está bem?

- Ah, nem tanto. E aí como estão suas férias?

- Melhor agora, porque vi um resultado que me deixou muito feliz.

- Para Lucas! Você está falando sério?

- Pelo que eu me lembre seu nome é Adele Cardoso Braga, né?

- Lucas...

- AGORA VOCÊ É MINHA COLEGA USPIANA ADELE! PARABÉNS!

- AAAAAAAAAAAAAAAH!

- Ai meu ouvido!

- EU ESTOU SUPER FELIZ....AH EU NÃO ACREDITO! MÃÃÃÃE! DEPOIS EU FALO CONTIGO LUCAS! OBRIGADA!

Joguei o celular no sofá e liguei o computador. Minha mãe me abraçava, chorava e dizia "EU SABIA ADELE, EU SABIA!".

Minha emoção estava de mais. Quando a página carregou e eu vi meu nome, ADELE CARDOSO BRAGA, na lista de aprovados, eu fiquei muito feliz. Não sabia o que fazer, pulei, gritei, chorei, e fiz tudo ao mesmo tempo. Ai meu Deus, eu agradeci Ele todo o momento. Agradeci a todos do cursinho. Deu certo, estava difícil de acreditar. Estava muito difícil. Eu passei. EU PASSEIIIIII! Não dá nem para explicar a minha emoção, ela é imensa. AAAAAAAAAAAH!

CAPÍTULO 30: COMEMORAÇÃO

Eu e minha família saímos para comemorar em uma pizzaria. Minha mãe, apesar de não ter muito dinheiro, sempre diz "Trabalho tanto todos os dias, se não sobra um dinheiro para ter um pouco de lazer, então está perrengue a nossa situação.", e ser "perrengue" para ela não era legal.

Queria muito que o Lucas fosse também, afinal ele me ajudou muito, tanto com os estudos quanto com as emoções, mas desde que ele saiu de férias, ele foi viajar com os pais. O pai dele pegou férias no emprego também, e como as contas estavam quitadas, usou o décimo terceiro para ir viajar com a família. Parece que eles estão no Nordeste do Brasil, acho que em Fortaleza. Ele só volta dia seis de fevereiro, daqui dois dias.

No dia seis o Lucas chegou de viagem e já me ligou. Combinamos então de irmos juntos no cursinho. Ele agora é veterano na usp, então disse que queria conhecer seus bixos, principalmente um que também passou em direito na universidade que ele estuda.

- Usp e Unicamp?

- É! Muito legal, né?

- Eu nem preciso perguntar para qual você vai né?

- É tão óbvio que eu vou para USP?

- Não, imagina Ades. Foi só um palpite.Rsrsrs.

Eu podia escolher. Achei que tinha ido mal nas provas, mas não, eu passei, na usp e na unicamp. Me desesperei à toa. Sou muito assim: sofro antes da hora, e muitas vezes desnecessariamente. Ter acreditado me mim, me deu forças para continuar, mas a teoria do pessimismo não desgrudava da minha cabeça: acreditar que vai dar tudo errado, pois se der certo eu vibro de alegria mas se der errado eu não sofro tanto. Mas agora eu sei que deu certo, ACREDITAR EM MIM MESMA, ESSA É A MELHOR TEORIA QUE EU POSSO CARREGAR PELO RESTO DA MINHA VIDA.

Eu posso escolher, isso é tão legal e emocionante, além de confuso. Na verdade eu estava certa de que iria para usp, mas depois que eu vi meu nome na unicamp, tenho sentido que devo ir para lá. O meu campus da usp é em São Carlos, eu não conheço ninguém lá, estou insegura. Já na unicamp, eu tenho a minha avó em Campinas, apesar da universidade ficar em um distrito da cidade, ainda assim eu me sinto mais segura de ir para lá. Na verdade eu ainda não sei direito, estou pensando. Por que eu não passei só na Usp? Que droga!

Cadê o Murilo? Achei que ele estaria aqui hoje, mas pelo visto ele não está. Queria tanto a opinião dele. Acho que me enganei em tudo, achei que ele gostava de mim, que se afastou para não me prejudicar nos estudos, mas pelo visto errei. Eu já passei, agora nada pode nos atrapalhar. Não sou mais aluna do cursinho, então ele não será expulso se namorar comigo. Precisava muito falar com ele, mesmo sabendo que não valho nada para ele, ou melhor, que sou somente uma simples aluna, EX-ALUNA. Ah, eu gostaria de vê-lo pela última vez, ver seu sorriso, seu olhar. Só queria saber se ele está feliz por mim, se ele procurou meu nome na lista de aprovados pelo menos, saber a opinião dele sobre a minha dúvida das faculdades. Mas ele não está aqui. Acho que é um sinal, um sinal de que tudo foi imaginação, uma imaginação boa, linda. Ele nunca gostou de mim, tenho que aceitar isso.

- Adele!

- Ah, oi professor!

- Parabéns! Estou muito feliz por você, você merece muito. Vi todo seu esforço durante os dois anos e realmente eu vibrei quando vi seu nome na lista de aprovados.

- Ah, obrigada! Mas eu só consegui porque tive ótimos professores.

- Que isso! Parabéns e vai se sujar!

Alguns professores vieram me abraçar, mas não muitos. Na verdade fiquei muito mal por isso. Poxa vida, eu passei, eu consegui, pensei que mais pessoas gostariam disso. É que existem outros cursos que são mais vangloriados pelas pessoas, assim aqueles que conseguiram os cursos mais difíceis são os mais bajulados. Ah que droga.

- Ei tudo bem?

- Tudo Luc!

- Deixa eu te sujar.

- Tudo bem. Joga um balde de tinta em mim. Rsrsrs.

O Lucas sujou meu rosto todo de tinta. Depois da obra de arte do Lucas em meu rosto, eu fui me reunir ao pessoal que passou. Foram muitas pessoas aprovadas, o cursinho é sensacional.

CAPÍTULO 31: DÚVIDAS

- Ai droga!

- Que foi?

- Eu estou com o carro do meu pai Adele. Acho que você vai ter que ir de ônibus já que está toda suja.

- Brincadeira, né?

- Se eu disser que não, você vai acreditar?

- Acho.....que....NÃO.

- Garota esperta! Rsrsrs.

- Lucas! Seu bobo! Rsrsrs.

- Vamos então.

No portão de casa.

- E aí por que você está assim?

- Assim como?

- Sério? Tem certeza que vai me responder com essa pergunta? Eu percebi que mesmo a gente lá, comemorando, você não estava a Adele comemorativa que eu conheço.

- Adele comemorativa?

- Vai Adele. Por que você estava E está assim, meio triste, eu acho?

- Murilo! Dúvidas! Não sei. Eu estava feliz quando vi meu nome na lista de aprovados da usp, mas agora vejo que para eu ser feliz mesmo é preciso mais do que isso. Quer dizer, eu não sei Lucas. Estou com medo, insegura, triste, muitas coisas.

- Achei que ser estudante da usp era o que você mais queria.

- E era....É. Não sei.

- Adele, sobre esse tal de Murilo, a única coisa que você deve fazer é falar com ele. Você precisa falar sobre seus sentimentos, porque senão ele pode se apaixonar por outra e você sempre será SÓ a amiga. Não podemos guardar o que sentimos com medo da resposta que iremos receber.

- Mas agora não adianta mais eu falar com ele. Lucas, ele.....ele parou de falar comigo. Desde que voltamos para o cursinho, ele não ia mais frequentemente, só nos dias que ele dava aula e às vezes ia um substituto no lugar dele. Uma vez eu fui falar com ele sobre um exercício, assim que acabou a aula, ele me explicou rapidamente e disse que estava atrasado, que precisava ir embora. Estava na cara que ele estava me evitando. Por quê? Eu não sei. Acontece que hoje ele não apareceu, não me disse parabéns nem por facebook, quer dizer, ele escreveu um "parabéns" em uma publicação que eu fiz na página do cursinho, mas foi só isso, mais nada. Dói admitir isso Lucas, mas....acho que era tudo invenção da minha cabeça. Eu via algo que eu queria ver, qualquer movimento dele eu interpretava como sinais de que ele gostava de mim porque eu queria isso. Mas a realidade é que ele nunca gostou de mim. Na verdade eu acho que ele acabou percebendo que eu gosto dele e resolver se afastar, pois ele não me correspondia.

- Adele! Então você precisa esquecê-lo. Achar outra pessoa, olhar ao seu redor, perceber que ele não é o único cara do mundo. Existem pessoas que gostam de você, pessoas que podem te fazer feliz, tipo...

- Eu sei Lucas, minha mãe me diz a mesma coisa sempre. Eu vou para faculdade agora e....não sei, acho que se aparecer alguém eu vou acabar aceitando, porque eu preciso esquecê-lo. EU NUNCA MAIS QUERO SABER DO MURILO, NUNCA MAIS.

- Não chora Adele. Droga! Ele não te merece.

- E agora Lucas, eu também estou com dúvidas sobre qual faculdade eu vou. Eu gosto da usp, lutei muito para ser aprovada, mas eu não sei se é isso mesmo que eu quero. Eu não te contei mas eu fui visitar uma oficina de teatro e descobri que minha paixão por atuar não acabou. Agora eu não sei se engenharia mecânica irá me deixar feliz, ou se.....Ah, Lucas eu estou com medo. Algo me diz para escolher a unicamp, mas a usp sempre foi a que eu quis.

- Bom, sobre isso, é difícil, mas...Adele você sempre me falou da usp, chorou muito por ela, mas você tem que ver se é isso mesmo que você deseja. Não vou te dizer qual faculdade escolher porque isso só depende de você. E sobre o curso, engenharia mecânica é uma boa, esta é a minha opinião. Mas mais uma vez eu te digo, você tem que ver se é isso mesmo que você quer, ver se você só não ficou encantada com o teatro ou se é realmente a profissão que deseja levar para o resto de sua vida. Não sou eu, nem sua mãe, ou qualquer outra pessoa que vai te dizer o que você precisa fazer, tudo vem daqui de dentro, dos seus sentimentos, só você pode dizer o que é realmente melhor para você.

- Eu preciso pensar. Só tenho um dia, pouco tempo, mas que dependendo do que eu escolher irá mudar minha vida. Vou entrar, depois a gente conversa mais.

- Tudo bem! Amanhã eu te ligo. E Ades, você será ótima em qualquer coisa que escolher.

- Obrigada! Gute Nacht!

- Bonne nuit!