Adele (Capítulos 27 e 28)

CAPÍTULO 27: PROBLEMAS, PROBLEMAS E MAIS PROBLEMAS

Três meses já se passaram desde a última vez que eu vi o Lucas. Falar com ele pelo telefone não é a mesma coisa, tantas coisas estão acontecendo, e eu não consigo contar pelo telefone. Ele não veio mais para cá desde que suas férias acabaram e ele precisou voltar para usp, parece que está cheio de trabalhos e provas. Sinto saudades.

Outubro, esse mês me atormenta. Não estou nervosa. Ah, quem eu quero enganar? Eu estou muito nervosa, choro todo dia, tudo está do mesmo jeito. Para tentar mudar minha rotina, mês passado eu conversei com um grupo de teatro aqui da cidade, fui até a oficina deles lá no centro. Bom, foi ótimo aquele dia, eu me diverti muito, eles passaram um texto comigo e eu amei.

Eu vi pela internet um anúncio do grupo, eles estão começando ainda, então eu liguei e marquei um dia só para ir conhecer, eu sei que isso já me causou muita dor, que eu disse a mim mesma que nunca mais iria pensar nisso, mas quando eu vi o anúncio achei muito legal, eles souberam mesmo chamar a atenção na propaganda, e como eu queria me descontrair dos estudos eu fui até lá.

O lugar é muito legal, tem um palco, é bem colorido e existem atrizes gordinhas lá. Eles me apresentaram tudo e no final, ao invés de eles me dizerem para fazer um curso na oficina, que é pago, ele me fizeram uma proposta de trabalho. Lembro até hoje do momento.

- Nossa aqui é bem legal mesmo, mas eu preciso ir embora agora.

- Ah, que pena Adele. Você não pode ficar mais um pouquinho?

- Sinto muito, mas é que eu faço cursinho, começa daqui a pouco e eu vou de ônibus, então você já sabe né?

- Está bem. Então é melhor a gente falar agora. Eu falo ou você fala Hugo?

- Par ou ímpar Estela?

- Eu falo então. É que enquanto você estava com o Guilherme vendo o camarim, eu e o Hugo, que somos os coordenadores, bom, nós adoramos o jeito que passamos o texto com você e queremos que você entre para o nosso grupo.

- Eu?

- É. Nós estamos querendo montar aquela peça que estávamos passando o texto, então estamos procurando uma atriz para fazer o papel da Lurdinha. O Hugo vai fazer o Teodoro e eu serei a Angela. Nós só iríamos te mostrar a oficina e se você quisesse fazer o curso estávamos de portas abertas. Mas você tem a característica da Lurdinha. Não estamos te ofendendo Adele, mas você é bem branquinha e seus cabelos e olhos são bem negros. A Lurdinha é uma menina doente, como você deve ter reparado pelo texto, e depois ela se torna um fantasma, então assim que te vi achei que você seria a menina perfeita para vivenciar o papel, por isso resolvi passar o texto com você e percebi, pela sua leitura, que você é boa para atuar também. Iremos apresentar em escolas e alguns festivais. Portanto, estamos te oferecendo esse papel, se você quiser ficaremos muito felizes.

Fiquei super feliz, não sabia o que dizer, estava boquiaberta. Quem diria que isso iria acontecer comigo? Mas disse que iria pensar e no outro dia eu liguei dizendo que não aceitaria. Estava no meu segundo ano lutando para entrar na usp, precisava continuar com isso, mesmo duvidando se é realmente o que eu quero.

Não contei isso para o Lucas, fiquei super balançada com a proposta. Eu ainda amo atuar, não devia ter ido para lá. E agora o que eu faço? Não estou conseguindo estudar muito como ultimamente. Eu me sinto cansada, fico pensando se ser engenheira é realmente o que eu quero e eu estou com medo, acho que não vou conseguir passar.

Sempre falo com minha mãe, mas agora ela parece que já está cheia de mim, toda hora que eu vou falar, ela só me escuta e muda de conversa. Também, pareço um disco arranhado com a mesma história, ela não sabe o que fazer, ela não pode fazer nada.

O Murilo não fala mais comigo desde a festa. Ele não me deu parabéns no meu aniversário, ele não está indo mais no cursinho, se foi umas cinco vezes é muito, mesmo assim se ele me vê ele finge, eu acho que não me vê, porque ele entra na sala dos professores, não me cumprimenta mais, ou seja, a nossa relação acabou, era tudo invenção da minha cabeça, sabia disso. Só não sei o que aconteceu. Uma vez eu fui falar com ele, para perguntar sobre um exercício, ele foi super seco comigo, disse que estava atrasado e tal.

O que está acontecendo comigo? Eu não sei o que fazer. Nada vai dar certo. Devo me preparar para mais um ano de cursinho.

CAPÍTULO 28: O VESTIBULAR

Eu estou super feliz. Já fiz todas as provas: Unesp, Usp e Unicamp, e adivinha? Eu consegui ir para segunda fase da Usp. Ainda não saíram os resultados, mas eu tenho certeza que fui, pois acertei bem mais que a nota de corte do ano passado.

Antes de começarem as provas eu tive um sonho, foi muito legal e me deu forças para acreditar em mim. Eu sonhei comigo dizendo a mim mesma que eu conseguiria. Senti uma enorme emoção e passei a acreditar em mim. Isso, eu acho, deve ter sido primordial para eu ter conseguido. Agora estou mais confiante. A unesp eu não consegui, eu acertei bem menos que a nota de corte do ano passado, a unicamp eu não tenho certeza, mas a usp, eu já tenho sim, portanto não importa as outras, eu consegui a que eu queria. Agora eu preciso estudar para a segunda fase dela.

Eu ouvi uns boatos de que está proibido professores ter relação com alunos, por isso eu acho que o Murilo se afastou de mim, quer dizer, eu acredito que ele goste de mim, só que eu sei que ele gosta muito de dar aula no cursinho também, e para não correr o risco de perder o cargo resolveu se afastar de mim. Eu entendo, coitadinho. Ele é todo certinho também, por isso eu acho que um outro motivo deve ter sido a preocupação de me prejudicar, tipo namorar e estudar para o vestibular, acho que é complicado, ainda mais para mim, que sou toda desesperada, logo ele deve ter pensado nisso, assim resolveu se afastar. No último dia de aula, ele me deu um abraço e um beijo no rosto, dizendo que acreditava muito em mim, que eu iria conseguir. Ai, não sei, mas acredito que depois da segunda fase da usp, ele vai falar comigo, vai me adicionar no facebook, me chamar para sair e aí sim, iremos namorar.

O Lucas ainda não saiu de férias, parece que vai ficar enrolado por algum tempo, só vai ser liberado dia cinco de dezembro. Ai, estou com saudades dele, mas não sei direito, preciso muito estudar, tenho que estudar muito, quero ocupar todo o meu tempo estudando para a segunda fase, portanto quero evitar o máximo me distrair.

Falando em estudar, melhor eu ir recordar de tudo, por isso vou estudar.

Ano de 2012.

A segunda fase da usp passou, mas eu ainda tenho da unicamp. Verdade, eu consegui a unicamp também, estou felizinha, mas eu já estou muito cansada, não estou conseguindo estudar muito. Na verdade eu me programei para estudar muito para usp e não consegui cumprir, como tudo que eu programo não dá certo, desta vez não foi diferente. Eu programei todos os horários do meu dia, ia levantar de manhãzinha, estudar muito, mas não deu certo, eu não estudei o quanto devia. Chegou na hora da prova, eu fiz uma redação que parece que foi contra ao tema, no terceiro dia deixei questões em branco porque não conseguia fazer, foram umas três, as outras pelo que parece eu não fiz corretamente, comparando com a resolução dos outros cursinhos. Acho que não deu a usp, chorei muito depois que voltei da prova.

Eu sei que tenho que me esforçar para unicamp, tenho que estudar muito, mas não é a faculdade que eu quero, não consigo estudar mais, meu cérebro parece que vai explodir, não tenho mais ânimo. Aaaaah, minha vida é muito triste. Tudo dá errado, mesmo quando eu acredito que vai dar certo. Que droga, o que eu fiz para merecer tudo isso, eu não sei onde eu errei. Todo dia eu volto no passado, vejo toda a minha vida para entender porque eu sofro tanto no amor, na escola, enfim, em toda minha vida. Acontece que eu não consigo encontrar nada. Minha vida é péssima, nada dá certo. Nada!!!!