Adele ( Capítulos 17 e 18)

CAPÍTULO 17: PERÍODO NEGRO

Ai que dor de cabeça! Droga! Prometo nunca, mas NUNCA mais beber! O que aconteceu ontem? Será que paguei mico? Melhor voltar e pensar em tudo, se eu conseguir. Rsrsrs! Nem me lembro direito. Eu sai com a Simone, bebi, droga eu bebi, não devia ter feito isso, mas agora já foi, hum, o que mais, ah, dancei, dei o fora em três carinhas, falei de várias coisas: minha decepção pela usp, minha linda mãe, sobre o Murilo. Liguei....Ah droga! Então não foi um sonho, eu falei do Murilo. Ah, depois eu penso nisso. Minha cabeça dói! Melhor eu tentar me recompor. Nunca fiquei bêbada, se minha mãe me pegar assim, nem sei. Melhor eu beber muita água. Lembro que li em algum lugar que ressaca é falta de água no corpo, acho que era isso, por isso é preciso beber muita água, para purificá-lo. Ah!

Fui no banheiro e na cozinha, e para minha grande alegria, minha mãe estava lá. Que droga, só hoje ela não poderia querer ficar o dia todo na cama?

- Oi Linda! E aí, como foi ontem à noite?

- Bem! Mas voltei tarde e.....Aaaaaaai!....Estou com sono ainda, vou ficar mais um pouco na cama. Depois a gente conversa, está bem?

- Bom dia bobona.

- Não enche Fernando! Mãe?

- Tudo bem querida, depois conversamos.

Entrei no quarto e capotei. O que eu faço? Será que ela percebeu?

- E aí coisa!

- Aaaaaah! Sai Fernando!

- Toma isso aqui!

- O que é isso?

- Êxtase e pinga! Rsrsrsrs. Brincadeira. É analgésico e água. Bebe e fica ai por um tempinho, acho que uma, duas horas, daí você vai se sentir melhor.

- Mamãe que mandou? Ela sabe que eu bebi? Dei muito na cara?

- Não. Não, e.....Não! Eu só tenho 16 anos, Ades, mas já fiquei muito mais de ressaca que você. Aliás, julgando seu jeito, acho que é a primeira vez. Rsrsrs.

- HÁ-HÁ-HÁ! Até parece. Como você ficou de ressaca sem a mamãe ou eu saber.

- Casa de amigos. Eu, quando durmo na casa deles, é para poder sair, daí eu e meus amigos enchemos a cara, nos divertimos nas baladas, e quando eu volto, se eu ficar de ressaca no outro dia, eles também estarão, então minha preocupação é mínima, já que os adultos que perceberem irão xingar eles, não a mim, pois são pais deles e não meus. Logo conheço alguém de ressaca de longe, pois já fiquei E já cuidei muito de gente assim. A Gabi, minha antiga ficante já ficou muito assim, foi por isso que a deixei.

- Ai! Valeu Nando!

- Sorte que você não está vomitando, senão seria certeza que a mamãe perceberia.

- Eu prometo que NUNCA MAIS irei beber.

- Isso você promete agora para descumprir amanhã. É o que todo mundo de ressaca fala. E não se preocupa, mamãe não percebeu nada e nem vai perceber.

Ele saiu do quarto e eu fiquei lá, toda jogada. E a minha promessa é verdadeira, não sou igual a todo mundo.

Ano de 2011

a) Os Resultados

Ah, não vejo a hora de ver os resultados, todos saem hoje. Estou aqui na frente do computador já faz meia hora, apertando F5. Ah que ansiedade! Eu fiz a segunda fase das outras que prestei, menos para a usp. Sem problemas, eu irei para as outras, eu vou conseguir.

Saiu, saiu, saiu!!!

Impossível! Cadê? Cadê? Cadê? Vamos! Vamos! ADELE CARDOS BRAGA! ADELE CARDOSO BRAGA! Cadê meu nome? Cadê?

Não consigo compreender, eu dei duro, eu estudei. Acho que não foi suficiente, pois meu nome não está em nenhuma lista.

b) Fim da Amizade??

Mais tarde, depois de chorar nos braços de minha mãe, resolvi voltar à lista para procurar o nome do Lucas. Estava lá, o pequenino nome dele, Lucas Rocha, ele conseguiu duas faculdades, dentre elas, havia uma que era o meu sonho. Meu sonho e o dele. Quando entramos o cursinho e eu conheci realmente a usp, eu disse que iria para lá, e ele, como sempre do meu lado, disse que nós dois iríamos pois ela também era o sonho dele. Fizemos vários planos juntos de morar junto e tudo. Mas agora só ele conseguiu. Confesso que ao mesmo tempo que estou feliz por ele, eu estou com um pouquinho de inveja, mas talvez ele mereça mais do que eu.

Fui atá a casa do Lucas. Eu liguei, mas ele deu caixa postal, então resolvi ir até lá, com certeza ele estaria em casa.

Dindon.

- Oi Adele!

- Oi Dona Luisa. O Lucas está?

- Sim querida, ele está no quarto, já sabe onde fica, né? Vai lá!

- Ah, está bem. Licença.

O quarto do Lucas é lá no fundo do corredor, há muita privacidade e quase nenhum barulho, diferente do meu, que fica entre a sala e o quarto do meu irmão, logo muito barulhento. Tudo que eu falo, ouço e talvez até o que eu penso, vai para os dois cômodos, E o inverso também vale.

- Oi sumido!

- Oi Adele.

- Parabéns! (dei um super abraço nele)

- Ah! Obrigado!

- Você vai ser o melhor advogado do mundo.

- Rsrsrs. Não é para tanto. Mas prometo ser justo.

- E eu sei que será.

- Ah, eu....eu sinto muito por você.

- Ah, esquece, eu confesso que estou triste, mas fazer o quê, né? Como minha mãe disse "Se ficar triste, fizesse o pessoal da faculdade te aprovar, valeria a pena, mas você sabe que isso não acontecerá". E agora eu tenho mais uma oportunidade para prestar a usp e passar, claro que para isso terei que fazer um sacrifício de ir mais um ano para o cursinho, aguentando as mesmas piadas, as mesmas matérias, etc. Espero que não seja monótono.

- Mas você vai lá para estudar.

- Eu sei, mas eu quero dizer que....ah, você entendeu, eu quero conseguir estudar muito mais, para isso me esforçarei, contudo se for muito chato, prefiro ficar em casa, e provavelmente não estudarei muito.

- Tudo bem. Mas você ficará feliz, afinal verá aquele cara, o Murilo.

- Ah, que isso, até parece, eu nem quero saber dele.

- Não foi isso que eu percebi na sua ligação.

- Ligação??

- É! Aquela em que você estava BÊBADA e me disse que estava gostando do MURILO.

- Como você disse eu estava bêbada. Rsrsrs.

- Mas estava dizendo a verdade. Você acha que eu não percebi que no final do ano passado você gostava de falar e de ficar com ele.

- Que isso Lucas, ele é só meu amigo, nada mais E eu não me relaciono com ninguém de lá. O cursinho é um local para estudar, não vou para...

- Corta essa Adele, se ele pedisse, tenho certeza que você aceitaria ficar com ele.

- Quem é você e o que você fez com o Lucas Rocha?

- Só estou dizendo a verdade.

- Não! Lucas você está diferente. Primeiro você some, depois parece que está me ignorando, me evitando. No caminho de ida e volta do cursinho você nem falava comigo, eu é que tentava puxar conversa, era mais silêncio. E agora, agora você fica falando coisas sobre mim que.....Eu não estou entendo Lucas, o que aconteceu? Por que você está tão mudado.

- Acho que é porque, ao contrário de você, eu estava estudando e não pensando em como alguém é TUDO.

- O quê?

- Você entendeu. Eu só me pergunto, se ele é tão tudo como você disse, por que ele não está aqui te consolando por você não ter passado em nada?

- Eu não passei em NADA porque eu não soube responder as questões direito. Talvez tenha sido porque não vivi na biblioteca, me escondendo do mundo, esquecendo dos amigos.

- É verdade, mas viver na biblioteca me fez passar na USP.

Não conseguia segurar mais, deixei cair uma lágrima. Estava chocada. Ele não pode ter dito isso.

- É! Talvez você tenha razão. Só que viver na biblioteca não fez você PASSAR NA USP SOMENTE, também fez você se transformar em alguém que eu não gosto, alguém que eu nunca mais quero ver na minha frente. Acabou! A nossa amizade acabou.

- Assim você pode ficar livre para....para.....

- Para você viver feliz na USP. Adeus.

- Adeus.

c) Por que mamãe??

Sai da casa do Lucas arrasada. Deixei ele e a nossa amizade para trás. Nunca mais quero saber dele. Metido assim só por ver seu nome na lista de aprovados da melhor universidade do país, imagine quando ele se formar. Idiota! O Lucas é um idiota!

Chegando em casa, eu precisava escrever no meu diário, agora somente ele era meu melhor amigo. Meu único amigo. Mas o dia já estava ótimo que não poderia ficar PIOR.

- Mamãe?

- Ah, Adele, eu...

- O que a senhora está fazendo?

- Eu...Adele eu não estava lendo.

- Não? Me devolve isso!

- Adele eu não li....eu encontrei...

Não queria ouvir o que ela dizia, estava tão nervosa!

- Não tem explicação! Eu entro no meu quarto e encontro a senhora com meu diário aberto nas mãos, e a senhora vem me dizer que não estava lendo!

- Adele não fala assim comigo mocinha. Eu disse....

- Eu não posso confiar em mais ninguém. Nem na minha própria casa eu tenho privacidade. A senhora faz isso sempre é?

- Olha o respeito Adele! Você não pode....

- Respeito? Tem certeza? Sinto muito Dona Adelaide, mas é preciso dar respeito para poder receber.

Eu sai de casa, deixei ela falando sozinha. Por que mamãe? Por quê?

d) Gordura!!!!

Estava na rua. Sozinha. Andando sem rumo. Passei em frente a uma vidraçaria. Aqui foi onde eu comprei o espelho do meu quarto. O senhorzinho que vende é um homem feliz, ele me disse para sempre acreditar que eu consigo, foi assim com ele E ele conseguiu construir esse lugar e uma bela casa na rua debaixo.

Sempre tem espelhos na frente da loja, para demonstrar sua "obra de arte" como ele diz.

Estou me vendo no espelho. O Lucas e minha mãe diziam que eu era linda, mas eu não vejo nada. Onde eles enxergam isso? Eu sou obesa. Olha essa barriga, essa banha, o tamanho do meu braço. Eu sou horrível. HORRÍVEL!

CAPÍTULO 18: PENSAMENTOS MALIGNOS

Sai correndo da frente daquele espelho. Não adiantava eu não conseguia, o senhor me disse para acreditar, EU ACREDITEI MAS NÃO CONSEGUI NADA! Eu não consegui nada.

Eu sou horrível, não tenho confiança em mais ninguém. Minha mãe me decepcionou. Por que ela foi ler meu diário? Eu já conto tudo para ela, até quando eu bebi, no outro dia, depois da ressaca, eu contei para ela. Ela ERA minha melhor amiga!

MELHOR AMIGO! NÃO EXISTE! O Lucas! Por que ele estava agindo daquele jeito? Por que ele estava nervoso? O que eu fiz de errado?

Eu estava em cima de um morro, é o lugar mais alto da cidade. Eu amo aqui, para mim é o lugar mais lindo. De um lado se eu olhar vejo a cidade toda, do outro, eu vejo um campo lindo, com flores belas e enormes árvores. Sempre me escondo aqui. Esse contraste. Eu quero que esta seja a minha última visão do mundo. Quero esquecer de tudo que aconteceu e só ver isso, guardar isso.

Eu não deveria ter nascido, eu era para ser homem, vim por acidente. Achei que podia mudar minha vida, mas eu não consigo, sou fraca para isso. Achei que tinha um amigo, mas a realidade é que eu sou sozinha, sozinha na vida.

Nenhum garoto gosta de mim, sou obesa, nunca conseguirei namorar. Dois, esse é o número de garotos que eu achei bonitos e pensei em ficar, que eu ficaria feliz em ficar, mas eles preferiram as meninas magras, fiquei de fora.

Sempre fui estudiosa, nunca consegui nada com isso, as pessoas me chamavam de inteligente, os professores me amavam, mas só isso, não consegui nenhuma faculdade.

Minha mãe me apunhalou pelas costas. Dizia que sempre me amava, se me amasse respeitaria minha vida, não leria meu diário.

Há dois anos eu achei que havia ganhado na loteria quando conheci o Lucas, hoje vejo que foi azar. Ele deveria estar fingindo quando estava comigo. Também como eu pude imaginar que um menino bonito como o Lucas seria amigo de uma menina horrorosa como eu. Ele namorou com umas três meninas desde que nos conhecemos, todas belas, magras. Aposto que ele ficava comigo por dó, e agora que conseguiu se livrar de mim resolveu me contar a verdade, de uma forma dolorida.

Lá embaixo! Acho que são uns quatro, cinco metros. Será que vai doer muito? Se cair de costas a última imagem será o campo, se for de frente, será a cidade. Acho melhor de costas.

Calma Adele, daqui a pouco não terei mais nenhuma dor, nenhum sofrimento. Irei me sentir melhor, tudo vai acabar. As pessoas não terão mais uma visão horrenda de alguém no mundo, eu não existirei mais. Tudo será melhor. A vida das pessoas serão melhor. Eu não sofrerei mais. Vou contar até três e cairei de costas.

Um.

Essa imagem do campo.

Dois.

Esse cheiro das flores.

E.

Adeus sofrimento.